Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Netanyahu vai discutir segunda fase do plano de Gaza com Trump no final deste mês
Netanyahu diz que segunda fase do plano dos EUA para Gaza está próxima, mas dependente de decisões sobre força internacional. Merz exige avanço imediato. Anexação da Cisjordânia segue em discussão.

Obras e documentos antigos do Museu do Louvre danificados após inundação
Inundação causada pela ruptura de um cano na biblioteca de antiguidades egípcias do Museu do Louvre danifica cerca de 400 obras de arte e documentos antigos.

Anita Guerreiro (1936-2025), fadista e actriz que sempre teve o fado na alma
Fadista, actriz, cantadeira, Anita Guerreiro deixou marca por onde passou, da rádio aos fados, do teatro de revista às marchas de Lisboa e à televisão. Tinha 89 anos.

Urgência do hospital de Santo Tirso com constrangimentos até às 8h de segunda-feira
Urgência geral do Hospital de Santo Tirso está com constrangimentos das 8h deste domingo às 8h de segunda, segundo informou a Protecção Civil.

Quando 40% dos estudos numa área revelam problemas, os tratamentos atrasam-se
Estudo identifica 243 publicações em modelos animais com AVC hemorrágico com falhas graves. Prevalência surpreende, mas volta a destapar algumas fragilidades da ciência — e também como as corrigir.

Catarina Martins na Beira Baixa para ouvir comunidades descontentes com projecto fotovoltaico
Candidata à presidência Catarina Martins visita este domingo Mata da Rainha, no Fundão. Deputada europeia critica grandes parques solares com “impacto brutal” e defende modelo descentralizado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade