Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O bipartidarismo sobreviveu. Mas por quanto tempo?
O Chega consegue aquilo que alguns partidos com muito mais longevidade e, nalguns caos, com momentos de expressiva representatividade nunca conseguiram. Opinião de Pedro Norton

Quem são os 20 reféns israelitas que estarão vivos e serão entregues pelo Hamas?
Espera-se que o Hamas entregue 20 reféns vivos a Israel na segunda-feira, como consequência do acordo de paz. Saiba quem poderão ser os libertados.

São Vicente: primeiro presidente de câmara do Chega agrediu delegado de mesa do PSD
José Carlos Gonçalves é o primeiro presidente de câmara da história do partido liderado por André Ventura

Pelo menos 48 mortos após chuvas torrenciais no México
Registaram-se 15 mortes no estado de Veracruz, 22 em Hidalgo, dez em Puebla e uma em Queretaro. O governo de Claudia Sheinbaum está a gerir um plano de resposta para apoiar as 139 cidades afectadas.

Montenegro: “Não me vou demitir, de certeza. Podem já tirar esse cavalinho da chuva”
O presidente do PSD e primeiro-ministro está na sede do PSD no Porto a acompanhar os resultados das eleições, assumindo que podem ser vistos como uma avaliação do trabalho do Governo.

Há leituras que nem precisam dos resultados finais
Se um partido não consegue, sozinho, estar presente no país como um todo, vale a pena ver se acabou por ser urbano-centralista por escolha, por características internas ou por falta de maturidade. Opinião de Carla Castro

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade