Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Avatar”, pulseiras e radiação. Ida à Lua é também um ensaio para o corpo humano
A viagem de regresso dos humanos à Lua começou ao final da noite desta quarta-feira. Além da missão técnica e do ensaio para uma futura alunagem, há também uma série de testes à saúde dos astronautas.

Portugal como destino estratégico

Karyna Gomes e Kantigas di Liberdadi: “A Guiné está num estado socialmente caótico”
Ao terceiro álbum, a cantora e compositora guineense celebra a liberdade conquistada, sem esquecer as feridas. A estreia ao vivo será no 24 de Julho no B.Leza, em Lisboa.

Mônica Salmaso volta a Portugal fazendo uma ponte entre Tom Jobim e Villa-Lobos
A cantora paulistana apresenta o espetáculo Alma Lírica Brasileira em abril, nas cidades de Lisboa e Espinho. Depois, ela e os músicos Teco Cardoso e Nelson Ayres seguem para Madri.

NASA confirma sucesso da manobra para lançar missão Ártemis II rumo à Lua
A manobra inclui a última grande queima de motor da missão, após a qual a nave continuará a trajectória, impulsionada pelas leis da mecânica orbital, em torno da Lua e, mais tarde, de volta à Terra.

A “merdificação” da Internet
A Internet nunca teve tanto conteúdo ou tantas plataformas. E, ainda assim, muitos utilizadores sentem que encontrar informação útil, conteúdo relevante ou conversas genuínas se tornou mais difícil. Crónica de Alexandre Antunes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade