Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Um festival a viajar por Mafra, embalado pelos seus inigualáveis órgãos
Com o conjunto dos seis órgãos da basílica em processo de restauro, a nona edição do Festival Internacional de Órgão de Mafra propõe um périplo pelos outros instrumentos do concelho.

Ministra diz que resposta do SNS está “muito diminuída” devido aos internamentos inapropriados
Ana Paula Martins considerou que o projecto de lei do PS apresenta alguns aspectos “imperfeitos”. Das 400 camas prometidas pelo Governo, as primeiras 100 avançam dentro de semanas, disse.

Morreu Carlos Brito, responsável pelo PCP em Lisboa no 25 de Abril e ex-braço direito de Cunhal
Tinha 93 anos e residia em Alcoutim. Integrava o Movimento Renovação Comunista.

Gerald Murnane: “Sonhava ter um cavalo de corrida e ser poeta”
Autor de culto, quase fora do mundo, o australiano, 87 anos, viu-se recentemente atirado para as listas do Nobel. Por cá, é quase desconhecido — mas temos As Planícies para ler e isso é muito bom.

David Attenborough: “a voz de fundo do mundo natural” faz 100 anos
Das cassetes VHS à ciência e ao activismo, dez especialistas portugueses recordam como o naturalista David Attenborough lhes deu linguagem, rigor e emoção para compreender e conservar o mundo vivo.

Campos de férias militares e a esquerda e Seguro numa relação complicada
Susete Francisco, Filipe Santa-Bárbara e Maria Lopes à conversa num episódio moderado por Sónia Sapage.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade