Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Santa Maria: seis chefes de equipa da urgência pedem para sair após afastamento de director
Administração decidiu terminar mandato de João Gouveia antes do fim da comissão de serviço. Nuno Gaibino ocupa cargo de director da urgência de forma interina desde 1 de Abril.

Sete membros cooptados do Conselho Geral da UTAD tomaram hoje posse
Órgão poderá finalmente eleger o próximo reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Crise institucional na UTAD começou em Março de 2025.

Preços das casas subiram 18% no final do ano passado e 180% desde 2015
Dados do Eurostat mostram que subida do preço das casas em Portugal fica muito acima das médias da zona euro e da UE.

País é “muito bom” no improviso, mas Seguro quer mais “planeamento e organização”
Em Ourém, o Presidente da República ouviu queixas relacionadas com a falta de planeamento e de capacidade de resposta do Estado na sequência das tempestades.

Portugueses em Budapeste: “A Hungria ainda é corrida da UE, ou vai ser sujeita a sanções e vai ser uma miséria”
Dois portugueses num país à beira de um ataque de nervos, onde não se fala de outra coisa que não das eleições.

Brasileira Luiza Baldan inaugura exposição Como Olhar Junto em galeria de Lisboa
Mostra, com abertura programada para sábado, 11 de abril, articula memória, território e transformações ambientais a partir de escuta coletiva na praia da Cova do Vapor, no concelho de Almada.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade