Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Gaia: assembleia municipal dá machadada final em ciclovia, mesmo sob contestação
Luís Filipe Menezes tinha apontado para criação de faixa bus, mas via ciclável desaparece e haverá estacionamento de cinco minutos em vários troços da Avenida da República.

Líder dos Diabos Vermelhos encontrado morto junto ao Estádio da Luz
Corpo de Sérgio Caetano terá sido encontrado nas imediações do estádio lisboeta na noite de sexta-feira. Benfica lamenta morte do líder de uma das claques encarnadas.

A justiça fez um golpe contra António Costa?
Mais um caso a manchar a justiça em análise neste Soundbite.

A canção é de quem a ouve
Somos nós que medimos a música para ver se cabem lá os nossos segredos. Somos nós que esticamos as letras à volta de nós. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

Mais de 200 crianças e 12 professores raptados em ataque a escola católica na Nigéria
O ataque assemelha-se a outro, ocorrido esta semana, em que foram sequestradas 25 alunas de um colégio interno nigeriano. Trump ameaçou acção militar “rápida” caso a “perseguição” a cristãos não pare.

Açores, Madeira e IVA: terminou o segundo dia de votação na especialidade do OE2026
Governo repetiu alerta para a “linha vermelha” do défice no segundo dia de votação na especialidade, com foco nas regiões autónomas e descidas no IVA. JPP foi o único partido sem propostas aprovadas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade