Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Leão XIV pediu aos angolanos para terem cuidado com as religiões tradicionais
Domingo de multidões para o Papa, com missa campal no Kilamba e o rezar do terço no Santuário da Muxima. Tempo para apontar para o futuro e a reconciliação e para chamar os fiéis à Igreja Católica.

Filme Gioia Mia vence Festa do Cinema Italiano de Lisboa
O filme de de Margherita Spampinato fala de duas gerações distintas, com diferentes visões do mundo, através de uma criança rebelde de origem urbana, Nico, que passa um Verão na Sicília com a tia.

Sánchez diz que Espanha vai pedir formalmente que a UE anule o acordo de associação com Israel
Espanha, Irlanda e Eslovénia pediram a Kaja Kallas um debate formal sobre o acordo que enquadra juridicamente as relações da União Europeia com Israel.

Pelo direito universal ao sotaque
Sotaque é corpo e lugar ao mesmo tempo, a contaminação da língua pela terra. Ao ouvi-lo ouvimos rios, florestas, recortes da costa, o trânsito, o vento. Crónica de Matilde Real

O que fazer? Segunda é dia de ir ver as vistas e sentir a liberdade
A semana arranca com miradouros, música, um Gabinete de Curiosidades e O Povo É Quem Mais Ordena em modo virtual.

Seguro diz que Portugal precisa de “umas melhorias” para ser um “país extraordinário para se trabalhar”
Presidente da República esteve num encontro com jovens portugueses em Madrid, no âmbito da visita oficial a Espanha, a primeira que faz ao estrangeiro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade