Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ataque contra navio comercial do Irão no Estreito de Ormuz provoca um morto
Este novo incidente vem aumentar os receios de perturbações no abastecimento energético global relacionadas com o Irão.

Viver na Lua ou em Marte tem um enorme obstáculo: as pessoas
Investigação, com participação portuguesa, seguiu uma tripulação isolada na Antárctida durante quase um ano. À medida que o Inverno avançava, a proximidade forçada não uniu a equipa — dividiu-a.

No pós-25 de Abril, as primeiras nacionalizações afastaram os privados das “fábricas de dinheiro”
Há 52 anos foi publicada a lei que nacionalizou o Banco de Portugal, o Banco Nacional Ultramarino, e o Banco de Angola e que afastou os accionistas, incluindo pequenos investidores.

Arquitectura, portas de entrada
Vitrúvio defendia que um arquitecto deve ser versado em diversos campos, como Desenho, Filosofia ou Astronomia. Uma concepção quasi-utópica da profissão enquanto figura de conhecimento transversal. Crónica de Miguel Marcelino

Entre a espera e a incerteza
Ser imigrante em Portugal não se resume à adaptação a um novo país. Significa também aprender a viver com uma burocracia que pode determinar onde podem trabalhar, viajar, morar e construir o futuro. Opinião de Tatiana Nascimento

Palcos da semana: a Circular entre Macbeth e a cultura urbana
A rentrée traz Shakespeare, sketches de Porchat e A Sexual History of the Internet, mas também o regresso (do Iminente) à escola e artes performativas a Circular.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade