Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Deve o voto em branco ser uma expressão política legítima?
Com a aproximação das Presidenciais de 2026, cresce o debate sobre a representação democrática em Portugal. Coloca-se a questão: sentem os jovens que algum candidato responde às suas preocupações? Crónica de Joana Vieira Barroso

MP abre inquérito a caso de utente que morreu no Seixal à espera de socorro
Ministério Público determinou a realização de autópsia médico-legal. O INEM atribuiu demora na resposta à indisponibilidade de ambulâncias na Margem Sul.

A surpresa de tropeçar em Sara Graça — e no quotidiano desequilibrado pela precariedade
Na exposição Boa Good Sorte Luck, a artista faz da experiência quotidiana matéria tão familiar quanto insólita. Numa Culturgest virada do avesso, em Lisboa, até 22 de Fevereiro.

Brasileiros podem votar nas eleições presidenciais de Portugal. Saiba como
Portugal terá eleições presidenciais em 18 de janeiro. Brasileiros que tenham dupla nacionalidade ou pediram o estatuto de direito político estão entre os que podem depositar os votos nas urnas.

“Só o tempo dirá” a duração da tutela política dos EUA na Venezuela, diz Trump
Mais uma vez, o Presidente norte-americano evitou apontar uma data para as eleições venezuelanas e manteve o foco no petróleo.

TdC absolve ex-autarca de Almada por arrendar quinta que não usou, mas aponta erros à IGF
Sentença sobre espaço arrendado pelo município, por 200 mil euros anuais, indica violação de regras financeiras e arrasa actuação da Inspecção-Geral de Finanças.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade