Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

Manteigas fica situada na encosta da Serra da Estrela

 

Na Serra da Estrela ainda é possível encontrar cabras criadas em regime extensivo

 

Infelizmente não uma boa lente na altura. Este pássaro pareceu-me ser do género dos falcões peregrinos. Alguém confirma? 

 

Vista de uma das ruas da vila.

 

Edifício da Junta de Freguesia de S. Pedro

 

Coreto. É bom ver que várias vilas ainda conservam os seus coretos! Parabéns a C.M. de Manteigas!

 

 

 

 

Fonte das fotografias: Leonardo Opitz

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Venezuela disposta a avançar numa nova agenda com a UE, Reino Unido e Suíça
Governo interino de Delcy Rodríguez parece disposto a “abrir vias de diálogo cada vez mais profundas” com União Europeia.

Casais a escolher casais
A ganância de chegar à segunda volta faz com que os candidatos façam o jogo de Ventura, roubando votos uns aos outros, de forma a facilitar a passagem dele à segunda volta. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Utentes sem médico de família têm mais probabilidades de se automedicarem
Segundo relatório Automedicação em Portugal: Práticas, Determinantes e Perfis Comportamentais, mais de metade dos inquiridos (51,85%) afirmaram já ter recorrido à automedicação “em algum momento”.

Mais de metade das primeiras consultas em 2025 no SNS foram feitas fora do tempo “adequado”
Procura das urgências baixou 11 pontos percentuais nos últimos dois anos, diz relatório Acesso a Cuidados de Saúde 2025. Mais: probabilidade de um utente ter médico de família baixou de 91% para 79%.

O dia horribilis de Cotrim de Figueiredo
Cotrim esteve no centro da polémica depois de não ter rejeitado um eventual apoio a Ventura numa segunda volta das eleições presidenciais e por um alegado caso de assédio que o candidato desmente.

Extinto incêndio em lar de Santo Tirso que obrigou à retirada de idosos para pavilhão
O incêndio terá atingido a lavandaria e o fumo dificultou as operações de combate. Todos os utentes estão a ser alvo de triagem pelas equipas do INEM.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade