Ilustração sobre a Localidade

Historia

Existem alguns documento do século X que referem a vila. Exemplo disso é a doação ao Mosteiro do Lorvão por Rodrigues Abulmundar no ano de 980. Montemor esteve debaixo de fogo árabe dastropas de Almançor, ficando destruído, tal como a povoação de Tentúgal. mais tarde Fernando Magno, Rei de Leão e Castela (1064) recebe a ajuda de D. Sesnando e conquista definitivamente Montemor, tentúgal e Coimbra. Herança dos seus antepassados Tentúgal foi repovoada por D. Sesnando que ali edificou o seu castelo, apenas ampliado após D. Henrique. A torre que resta do antigo castelo, tem o relógio e poderá ter sido a Torre de Menagem. O Largo da Olaia estende-se atrás desta torre e a tradição diz que neste local estiveram instaladas as estrebarias do Duque de Coimbra, o Infante D. Pedro. A tradição diz também que esse edifício ostentava uma bela janela manuelina (semelhante à dos Forjaz Sampaio) e que teria sido o palácio de D. Sesnando.
O conde D. Henrique e D. Teresa concedem a Tentúgal o seu primeiro foral, em 1108. Em 1124 o documento é confirmado por D. Teresa. Nesta altura e com o foral Tentúgal surge como um dos primeiros concelhos das regiões de Viseu e Coimbra. São célebres os visitantes desta terra. Foi visitada por D. pedro, duque de Coimbra que a considerava "de clima agradável", D. Fernando I, D. Pedro I, D. João I e D. Afonso V. Durante algum tempo Tentúgal foi senhorio do Duque de Coimbra, D. Pedro, por carta de de 1420 passada por D. João I. É com D. João II que o filho de D. Fernando, duque de Bragança, D. Álvaro a recebe em doação. Mas o Duque entra numa conspiração e os bens são confiscados. Quando, alguns anos depois, os bens são restituídos à família, Tentúgal passa +ara as mãos do filho de D. Álvaro, Rodrigo de Melo o Conde de Tentúgal em 1504. Foi também Marquês de Ferreira em 1533. Recebeu o título de Duque de Cadaval em 1648 o seu neto Nuno Álvaro Pereira de Melo.

Tentúgal apresenta grande número de moradias construídas entre os séculos XVI e XVII. é por isso interessante um passeio a pé em que será também possível apreciar a Igreja da Misericórdia de nave única, três altares ao topo, um pouco mais altos que o restante espaço e acedidos por escadas. Acima deste local elevado abre-se um nicho onde estão esculturas que representam a reposição de Cristo no túmulo. Anexas à igreja encontram-se algumas dependências e a Casa do Despacho. O estilo é renascença do século XVI a príncipios do século XVII. Provavelmente da mesma época da porta principal, em estilo renascentista, surgem os retábulos em pedra Ançã.

Com obra iniciada a 16 de Julho de 1560, o Mosteiro das Madres do Carmo foi muito importante para a vida local. Invocando Nossa Senhora da Natividade deve a sua construção ao segundo conde de Tentúgal, D. Francisco de Melo e à provisão de 1580 de D. Sebastião. cinco anos após o início da construção davam entrada no mosteiro as primeira religiosas oriundas de Beja, do Convento da Esperança. O templo apresenta apenas uma nave e abóbada de pedra Ançã. Possui um pórtico onde se destaca no cimo a escultura setecentista (1633) de Nossa Senhora da natividade. As freiras recebiam a comunhão através de uma pequena janela de 1606. Tendo o convento sido inaugurado a 15 de Maio, no portal de entrada do convento foi aberto um nicho onde se colocou a imagem da Senhora do Carmo.

O Infante D. Pedro, Duque de Coimbra, mandou reconstruir a Igreja Matriz, em 1420. Provavelmente já em 1208 ali existiria uma igreja por D. dinis refere-o numa doação ao Mosteiro de Ceiça. A capela-mor possui retábulo em pedra Ançã. Apresenta dimensões invulgares (é grande) sendo a sua autoria atribuída a seguidores de João de Ruão. Invoca Nossa Senhora da Assumção. A estrutura exterior, a rosácea, o pórtico, as portas laterais, a torre sineira, o baptistério e as cruzes dos Templários são elementos que ficaram da igreja primitiva. Para ver também a sacristia que possui um lavabo almofadado, data de 1637, as armas de Tentúgal gravadas na parede (gesso) e um vestiário todo em madeira do século XVIII.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Livro de Reclamações, para avós se queixarem dos filhos
Uma birra dos avós dedicada aos pais que lhes passam raspanetes.

Netflix gaba-se de chegar a 500 milhões de pessoas e vai deixar de revelar número de assinantes
Empresa terminou primeiro trimestre com 269,6 milhões de subscritores, mais 9,3 milhões do que no fim de 2023, e mais receitas. Mas o seu foco é outro — vai falar mais de dinheiro e menos de clientes.

Hoje estou muito cansado
Para que fique claro, de uma vez por todas: estamos todos cansados, somos todos perfeccionistas, foi pena não termos tido mais tempo e isto não ter sido feito com mais calma. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

Na luta contra a desinformação, Google vê a IA como vilã e heroína
A missão de Dave Vorhaus é evitar que ferramentas Google acelerem a partilha de desinformação, sobretudo em época de eleições. A IA ajuda e complica, admite líder de integridade eleitoral da Google.

Ordem para destruir emails pode comprometer desfecho do caso EDP
Ministério Público apreendeu correio electrónico de administradores da eléctrica sem prévia autorização de juiz de instrução. Inquérito decorre há 12 anos e ainda não teve desfecho.

O Abril de Sagal
O Abril de Sagal é um podcast independente da Rede Público.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade