Ilustração sobre a Localidade

Freguesia de Abrunheira

A freguesia de Abrunheira é constituída pelas povoações de Abrunheira, Reveles, Presalves e Carril.
A nóvel freguesia de Abrunheira emerge da extinção da ancestral freguesia de Reveles pelo decreto 1533 de 8 de Marco de 1928 anexando a área correspondente da extinta freguesia de Reveles a parte sul da Abrunheira, ate então pertencente a Verride.
A ocupação nestes lugares verifica-se desde os tempos pré-históricos e romanos a avaliar pelo aparecimento de vasos e fíbulas romanas ou topónimos de baixa latinidade, como é o de "Rebelles" a aparecer assim grafado no ano de 1193 numa troca de herdades entre o mosteiro de Seiça e a Igreja de Santa Maria de Montemor. O foral manuelino cita o lugar de "Revelles". Nos primórdios do sec. XVIII moravam no lugar de "Revelles" 150 habitantes em "50 vizinhos". O "Paul de Revelles", couto do Bispo de Coimbra é objecto de "contrato amigável" a 1 de Fevereiro de 1536 entre o Bispo de Coimbra,
D. Jorge de Almeida e os moradores e lavradores, liderados pelo fidalgo montemorense, André Juzarte Cavaleiro.

Em 1942 viviam na Abrunheira 1256 habitantes e existiam na freguesia 1 advogado, 1 agência funerária, 1 albardeiro, 1 alfaiate, 1 lagar de azeite (propriedade de José Omelas. Regalão), 6 agências bancárias e seguros, 3 barbeiros, 3 negociantes de fazendas, 1 ferrador, 1 medico (Dr. José de Oliveira Cardo Júnior), 1 padaria, 3 sapateiros, 1 farmácia, 3 professores, 10 mercearias, agentes de jornais, regedor (José de Oliveira Raínho), correio, Sociedade Filarmónica de Abrunheira, Caixa de Crédito Agrícola e Compromisso do Gado Bovino.
Actualmente estão inscritos 746 eleitores, sendo o número de habitantes cerca de um milhar.
Eclesiasticamente a freguesia de Abrunheira é servida pelas paróquias de Nossa Senhora da Graça de Abrunheira e Nossa Senhora do Ó de Reveles cada uma com a sua igreja matriz.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Bairros Norad: há uma história do realojamento dos retornados ainda por contar
Uma foto-reportagem de José Sérgio, com curadoria do arquitecto Joaquim Moreno, abre na galeria Rampa, no Porto, uma janela para o conhecimento desta realidade: Urgência Petrificada.

Flávio Veloso, o guardião da torre
Histórias contadas na primeira pessoa por quem sempre viveu nas nossas aldeias, ou de quem nelas se decidiu instalar.

Teatro português com sessões esgotadas no festival Novas Dramaturgias de Berlim
Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, de Tiago Rodrigues, e Pêndulo, de Marco Martins são as peças com que o berlinense FIND celebra os 50 anos do 25 de Abril.

Parlamento passará hoje a funcionar em pleno, com comissões e sem grades
José Pedro Aguiar-Branco pediu que os deputados procurem aproximar os cidadãos dos trabalhos parlamentares. A sua contribuição foi mandar retirar as grades que rodeavam a Assembleia.

Musa lança cerveja com “sabor” a 25 de Abril
O 25 de Abril também é mote para cerveja: Filhos da MadrugAPA chega com “aromas de revolução” e foi lançada esta semana. Esta American Pale Ale é estrela das festas nas Musa (Lisboa e Porto).

Portela + 1 acabaria por ser Portela + 2
A recomendação da CTI, de se construir uma primeira pista no local escolhido para o novo aeroporto, para funcionar temporariamente em conjunto com a Portela, faz muito mais sentido. Opinião de Carlos Brás

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade