REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Freguesia de Abrunheira

A freguesia de Abrunheira é constituída pelas povoações de Abrunheira, Reveles, Presalves e Carril.
A nóvel freguesia de Abrunheira emerge da extinção da ancestral freguesia de Reveles pelo decreto 1533 de 8 de Marco de 1928 anexando a área correspondente da extinta freguesia de Reveles a parte sul da Abrunheira, ate então pertencente a Verride.
A ocupação nestes lugares verifica-se desde os tempos pré-históricos e romanos a avaliar pelo aparecimento de vasos e fíbulas romanas ou topónimos de baixa latinidade, como é o de "Rebelles" a aparecer assim grafado no ano de 1193 numa troca de herdades entre o mosteiro de Seiça e a Igreja de Santa Maria de Montemor. O foral manuelino cita o lugar de "Revelles". Nos primórdios do sec. XVIII moravam no lugar de "Revelles" 150 habitantes em "50 vizinhos". O "Paul de Revelles", couto do Bispo de Coimbra é objecto de "contrato amigável" a 1 de Fevereiro de 1536 entre o Bispo de Coimbra,
D. Jorge de Almeida e os moradores e lavradores, liderados pelo fidalgo montemorense, André Juzarte Cavaleiro.

Em 1942 viviam na Abrunheira 1256 habitantes e existiam na freguesia 1 advogado, 1 agência funerária, 1 albardeiro, 1 alfaiate, 1 lagar de azeite (propriedade de José Omelas. Regalão), 6 agências bancárias e seguros, 3 barbeiros, 3 negociantes de fazendas, 1 ferrador, 1 medico (Dr. José de Oliveira Cardo Júnior), 1 padaria, 3 sapateiros, 1 farmácia, 3 professores, 10 mercearias, agentes de jornais, regedor (José de Oliveira Raínho), correio, Sociedade Filarmónica de Abrunheira, Caixa de Crédito Agrícola e Compromisso do Gado Bovino.
Actualmente estão inscritos 746 eleitores, sendo o número de habitantes cerca de um milhar.
Eclesiasticamente a freguesia de Abrunheira é servida pelas paróquias de Nossa Senhora da Graça de Abrunheira e Nossa Senhora do Ó de Reveles cada uma com a sua igreja matriz.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O que fica depois do fim de A Guerra dos Tronos — o adeus dos actores e o aumento das audiências
Há mais uma bebida indesejada no episódio, mas a internet ocupa-se da despedida do elenco e das suas opiniões sobre o último acto da série.

Professores têm até 30 de Junho para decidir como querem recuperar tempo congelado
Docentes podem optar por receber um terço dos dois anos, nove meses e 18 dias já em Junho, em vez de esperarem pela próxima progressão. Regra está prevista no diploma publicado hoje que estende a recuperação do tempo a outras carreiras.

Angola quer legalizar taxistas, empregadas domésticas e vendedores de rua
Legalização dos grupos de trabalhadores que geram rendimentos no mercado informal é uma prioridade para o actual executivo. 58,3 milhões de euros vão servir para criar emprego e formalizar a economia informal.

Madonna agenda concertos em Lisboa para Janeiro de 2020
Concertos em Portugal da Madame X Tour, em salas de menor dimensão, serão no Coliseu.

Ecrãs à noite aumentam em meia hora tempo para adormecer
Os jovens que passam mais de quatro horas em frente a ecrãs adormecem, em média, 30 minutos mais tarde do que os jovens que permanecem menos uma hora expostos à luz dos aparelhos.

Há 635 mil euros por explicar em contas bancárias de Moita Flores
Dinheiro encontrada nas contas do ex-presidente da câmara de Santarém não coincide com o volume de negócios declarado. Mulher de Moita Flores justificou montante com empréstimos concedidos por familiares.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade