REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Fundão

Fundão

Fundão é uma cidade portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 9 236 habitantes.

 

HISTORIA:

 

Na freguesia do Telhado fica um povoado pré-histórico, provavelmente o mais antigo da Beira interior, que os arqueólogos estimam ter cerca sete mil anos.2

Na Idade do Ferro, desde o ano 1000 a.C. até à sua destruição pelos Romanos, houve no topo do Monte de São Brás (na Serra da Gardunha) um Castro lusitano. Este foi substituído por uma villa ou núcleo de edifícios agriculturais no tempo doImpério Romano (por baixo da Rua dos Quintãs). Julga-se que a villa foi substituída por uma mansão senhorial fortificada na Alta Idade Média. O topónimo do localFundão foi pela primeira vez referido em documento de 1307, e depois 1314 e1320 referindo 32 casas. Nessa altura ficava aquém em população e influência, a várias aldeias que hoje fazem parte do seu concelho, como a do Souto da Casa.

 
 

A história do Fundão enquanto centro urbano preeminente é condicionada desde o inicio pelos cristãos-novos, assim como a dos concelhos vizinhos de Belmonte e da Covilhã. Após a expulsão dos judeus espanhóis (sefarditas) em 1492 pelos Reis CatólicosFernando e Isabel, grande número de refugiados veio a estabelecer-se na Cova da Beira, onde já havia minorias judaicas significativas.

 

Foram estes imigrantes, fundando bairros dos quais o mais importante situava-se em volta da Rua da Cale (Rua do Encontro ou da Sinagoga em Hebraico) que permitiram ao Fundão assumir as dimensões de uma verdadeira cidade. O influxo de mercadores e artesãos judeus transfomaria a cidade num centro importante para o comércio e a indústria.

Com o estabelecimento da Inquisição, começaram as perseguições aos judeus e cristão-novos, tendo sido numerosas as expropriações, as torturas e as execuções. Ainda hoje são frequentes os nomes dos cristão-novos nos habitantes da região. A cidade perdeu assim nessa altura grande parte do seu dinamismo económico.

 
 

Em 1580 os notáveis da cidade deram o seu apoio ao Prior do Crato D. António, contra as pretensões do Rei de Espanha D. Filipe II (Filipe I de Portugal). Nesse ano elevaram unilateralmente eles próprios o Fundão ao estatuto de Vila. O concelho foi fundado em 1747 por ordem de D.João V, emancipando-o da Covilhã.

No período do Iluminismo do fim do Século XVIII, o então primeiro-ministrodo reino, o Marquês de Pombal, após equiparar legalmente os cristão-novos aos cristão-velhos, procurou restaurar a preeminência económica da cidade fundando a Real Fábrica de Laníficios, onde hoje está situada a Câmara Municipal. Nessa altura voltaram a ser exportados em quantidade os tecidos de  do Fundão. No século XIX o Fundão foi saqueado durante as Invasões Francesas, e voltou a sofrer durante a Guerra Civil entre os Liberais pró-D. Pedro II e os Conservadores pró-D. Miguel.

19 de abril de 1988, o Fundão foi elevado a Cidade.

 

SOURCE: Wikipedia, 2013-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundão_(Portugal)


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mais de um terço dos jovens portugueses com 13 anos já bebeu bebidas alcoólicas
Subdirector-geral do SICAD considera que todos os consumos entre os mais jovens são sempre “extremamente altos”. Apesar de descida geral dos consumos nas outras faixas etárias, os grupos mais vulneráveis e problemáticos aumentaram a prevalência.

Novo tratamento leva à regeneração de patas amputadas de rãs
Uma combinação de cinco fármacos com um biorreactor voltou a dar patas quase completas a rãs que tinham sofrido amputações. Cientistas querem agora aplicar o mesmo tratamento a mamíferos.

Anthony Doerr: “O artista não é responsável se não fizer perguntas sobre alterações climáticas”
A ambição é a de conseguir captar a música da Odisseia e reconquistar o espanto com que se olham pela primeira vez as coisas do mundo. Em Uma Cidade nas Nuvens, Anthony Doerr, Pulitzer em 2015 com Toda a Luz que Não Podemos Ver, escolhe a fantasia para escrever sobre aquele que considera o tema mais urgente da actualidade.

Moscas, Olavo e o exército de idiotas
O mundo que se conta a partir do que se diz.

A rocambolesca história que opõe Segurança Social e CP sobre a sede da empresa
Há 92 anos, a CP registou a sua sede em nome da Caixa de Previdência dos Ferroviários. O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social diz que aquele património é seu.

Estado terá gasto mais de 375 milhões em testes à covid-19 feitos por privados
Uma estimativa conservadora feita pelo PÚBLICO, com base no número de testes realizados este mês e em Dezembro, aponta para um gasto superior a 120 milhões de euros só nestes dois meses. Desde Março de 2020 até à passada terça-feira foram realizados mais de 33 milhões de testes PCR e antigénio no país. Destes, um terço foi feito desde o início de Dezembro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade