Ilustração sobre a Localidade

Fundão

Fundão

Fundão é uma cidade portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 9 236 habitantes.

 

HISTORIA:

 

Na freguesia do Telhado fica um povoado pré-histórico, provavelmente o mais antigo da Beira interior, que os arqueólogos estimam ter cerca sete mil anos.2

Na Idade do Ferro, desde o ano 1000 a.C. até à sua destruição pelos Romanos, houve no topo do Monte de São Brás (na Serra da Gardunha) um Castro lusitano. Este foi substituído por uma villa ou núcleo de edifícios agriculturais no tempo doImpério Romano (por baixo da Rua dos Quintãs). Julga-se que a villa foi substituída por uma mansão senhorial fortificada na Alta Idade Média. O topónimo do localFundão foi pela primeira vez referido em documento de 1307, e depois 1314 e1320 referindo 32 casas. Nessa altura ficava aquém em população e influência, a várias aldeias que hoje fazem parte do seu concelho, como a do Souto da Casa.

 
 

A história do Fundão enquanto centro urbano preeminente é condicionada desde o inicio pelos cristãos-novos, assim como a dos concelhos vizinhos de Belmonte e da Covilhã. Após a expulsão dos judeus espanhóis (sefarditas) em 1492 pelos Reis CatólicosFernando e Isabel, grande número de refugiados veio a estabelecer-se na Cova da Beira, onde já havia minorias judaicas significativas.

 

Foram estes imigrantes, fundando bairros dos quais o mais importante situava-se em volta da Rua da Cale (Rua do Encontro ou da Sinagoga em Hebraico) que permitiram ao Fundão assumir as dimensões de uma verdadeira cidade. O influxo de mercadores e artesãos judeus transfomaria a cidade num centro importante para o comércio e a indústria.

Com o estabelecimento da Inquisição, começaram as perseguições aos judeus e cristão-novos, tendo sido numerosas as expropriações, as torturas e as execuções. Ainda hoje são frequentes os nomes dos cristão-novos nos habitantes da região. A cidade perdeu assim nessa altura grande parte do seu dinamismo económico.

 
 

Em 1580 os notáveis da cidade deram o seu apoio ao Prior do Crato D. António, contra as pretensões do Rei de Espanha D. Filipe II (Filipe I de Portugal). Nesse ano elevaram unilateralmente eles próprios o Fundão ao estatuto de Vila. O concelho foi fundado em 1747 por ordem de D.João V, emancipando-o da Covilhã.

No período do Iluminismo do fim do Século XVIII, o então primeiro-ministrodo reino, o Marquês de Pombal, após equiparar legalmente os cristão-novos aos cristão-velhos, procurou restaurar a preeminência económica da cidade fundando a Real Fábrica de Laníficios, onde hoje está situada a Câmara Municipal. Nessa altura voltaram a ser exportados em quantidade os tecidos de  do Fundão. No século XIX o Fundão foi saqueado durante as Invasões Francesas, e voltou a sofrer durante a Guerra Civil entre os Liberais pró-D. Pedro II e os Conservadores pró-D. Miguel.

19 de abril de 1988, o Fundão foi elevado a Cidade.

 

SOURCE: Wikipedia, 2013-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundão_(Portugal)

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mutação genética rara que torna as pessoas baixas também lhes prolonga a vida
Estudo demonstra que portadores da síndrome de Laron apresentam menos riscos de doenças cardiovasculares, diabetes ou cancro. Esta investigação já dura há mais de 20 anos.

Governo aprova nova orgânica para dar prioridade aos fundos europeus, jovens ou habitação
A “resolução do impasse infra-estrutural e das graves dificuldades no acesso à habitação” é uma das prioridades do Governo.

Orbán incentiva Trump a “lutar pela sua verdade” em tribunal
Primeiro-ministro da Hungria acredita que os candidatos nacionalistas vão prevalecer nas eleições europeias e dos EUA. “A ordem do mundo está a mudar, vem aí uma nova era dos soberanistas”.

Esquerda quer explicações da procuradora no Parlamento. Chega fala em “caminho perigosíssimo”
A intenção expressa por Aguiar-Branco de ouvir explicações da procuradora-geral sobre os casos na justiça colhe respaldo à esquerda. Já o Chega fala em “clara violação da separação de poderes”.

Marcelo e a ideia irresponsável das reparações coloniais
Reparar em 2024 é acolher e ajudar. Não é indemnizar. Opinião de João Miguel Tavares

As palavras de ordem e outros momentos que marcaram o 25 de Abril
Celeste Caeiro distribuiu cravos, os cartazes saíram à rua, um político fez sucesso nas redes sociais e na Galiza cantou-se Zeca Afonso.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade