Ilustração sobre a Localidade

Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é uma cidade portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com cerca de 5 500 habitantes.1

É sede de um município com 234,52 km² de área2 e 20 855 habitantes (2011),3 4 subdividido em 16 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Nelas, a leste por Seia, a sul por Arganil, a oeste por Tábua e a noroeste por Carregal do Sal.

 

História
A região onde se encontra hoje o concelho de Oliveira do Hospital é habitada desde a pré-história, uma vez que abundam pelo concelho vestígios megalíticos (nomeadamente nas freguesias de Bobadela, Ervedal da Beira e Seixo da Beira).

Na década de 70 de século XX foram descobertas as provas daquilo que se suspeitava há muito: os Romanos também colonizaram a zona, uma vez que se descobriu na freguesia da Bobadela um anfiteatro romano.

Durante as invasões Árabes sabe-se que estes também estiveram no concelho, uma vez que existe uma igreja moçárabe na freguesia de Lourosa.

 

(*) Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Bipartidário ou nem tanto
André Ventura vai tentar apagar o resultado poucochinho desta noite com uma campanha barulhenta a Belém. Opinião de Susana Peralta

Albufeira passa a laboratório do Chega na política autárquica
Rui Cristina, ex-militante do PSD, põe fim a mais de duas décadas de poder dos sociais-democratas em Albufeira. “Houve quem fizesse reinar o medo, mas a vitória foi nossa.”

CDS mantém as seis autarquias e Melo canta vitória
O líder do CDS-PP, Nuno Melo, falou numa noite eleitoral “muito feliz” para o partido, que conseguiu manter as seis câmaras municipais que tinha em 2021 e ganhar mais uma em coligação.

O velho país político resiste no poder local
O PSD foi o grande vencedor. Porque aumentou o número de câmaras e principalmente porque consolidou a sua força nos maiores municípios do país, conservando Lisboa e reconquistando o Porto. Opinião de Manuel Carvalho

“Queria ter a certeza, e é assim: esta é a minha 11.ª eleição”: Isaltino Morais tem vitória esmagadora em Oeiras
O autarca aumentou a votação que teve em 2021, de 50,86 %, para 61,94%. O PS ficou em segundo com 11,29 % e o Chega em terceiro com 8,48% dos votos.

Dores Meira reconquista Setúbal e esmaga CDU
As primeiras projecções vieram amargar a boca aos apoiantes de Meira, que desde cedo se concentravam no local. A vitória parecia certa, mas com o PS a uma distância muito mais curta do que o esperado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade