Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A ingenuidade da Igreja
Dir-se-á que as propostas da Igreja são ingénuas. Eu direi que são uma sabedoria. O que reina neste momento é a loucura! Opinião de Frei Bento Domingues O.P.

Quem protesta por quem? A crise da habitação e a desigualdade na representação da desigualdade
Protestar também é um privilégio. Exige recursos concretos: tempo disponível, segurança económica, domínio da linguagem pública, redes de contactos e capital cultural. Opinião de João Nuno Tavares

Habitação acessível a preço de saldo
O Porto tem uma crise de habitação que ninguém contesta. Tem também um instrumento capaz de manter famílias de rendimento médio a viver no centro. Vendê-lo a um oitavo do preço é desperdiçá-lo. Opinião de Nuno Araújo

Ensinar a usar a IA não chega: é preciso ensinar a governá-la
Uma geração que só aprender a operar a inteligência artificial será governada por ela. A escola tem de formar cidadãos capazes de a interrogar, contestar e decidir sobre ela em conjunto. Opinião de João Filipe Matos

Entre a poesia e a terra, o Doclisboa premiou Eric Baudelaire e Manuel Mozos
Car la Lune e A Voz de Todos — Jornal do Fundão são os vencedores dos Grandes Prémios da competição do 24.º Doclisboa. Também premiados: 13 Alfinetes, Hipogeus, Noli me Tangere e Povo e Poder.

FC Porto arranca triunfo sofrido em Barcelos e mantém registo 100% vitorioso
Portistas vencem pela margem mínima frente ao Gil Vicente e regressam às vitórias, depois de dois desaires consecutivos na Liga dos Campeões.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade