Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Despertador: Venezuela: Presidente interina oferece-se para “colaborar” com EUA

PS quer mais incentivos fiscais ao arrendamento e agravar penalização a quem tenha casas fechadas
Socialistas apresentam propostas alternativas às do Governo. Todas serão discutidas e votadas no Parlamento na sexta-feira, mas há algumas coincidentes na área fiscal, como a isenção de mais-valias.

Cientistas identificam composto que pode atrasar sintomas da doença de Machado-Joseph
A doença de Machado-Joseph, uma doença neurológica rara, hereditária e degenerativa, apresenta uma prevalência significativa em Portugal e não tem ainda cura nem uma terapia eficaz.

Cinema fora de cartaz
O novo ano arrancou com mais ecrãs apagados e com a continuidade do processo de desertificação cultural que se instala, discretamente, sala a sala. Crónica de Beatriz Subtil

Venezuela: Presidente interina oferece-se para “colaborar” com EUA
Delcy Rodríguez adoptou tom conciliatório, depois de Trump ameaçar novo ataque ao país caso o novo Governo não colaborasse. “Nós é que mandamos”, disse o Presidente norte-americano.

A continuação de um genocídio lento por inércia
A desumanização toma conta do discurso político e 2025 vai ficar marcado como o ano em que aceitamos o inaceitável. Em 2026, que não esqueçamos Gaza. Opinião de Joana Ricarte

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade