Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

APA tem dois dias para preparar albufeiras para “semana muito complicada”
Durante o fim-de-semana serão preparadas as albufeiras para ganharem encaixe, tendo em conta os picos de chuva previstos para os dias seguintes.

EUA: Senado aprova financiamento do Governo até Setembro, excluindo Segurança Interna
Aprovação do orçamento para o Departamento de Segurança Interna está dependente da discussão de alterações às políticas anti-imigração da Administração Trump.

O aparelho obediente
Dantes gozavam comigo por não andar com o telemóvel. Mas eu prefiro deixá-lo na mesa de leitura. Quando dou as minhas voltas, o meu objectivo não é atender chamadas: é andar à vontade. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Leiria: Numa catástrofe não se pode confiar neste Governo
Depois de uma desvalorização inicial, o Governo acordou tarde para o que se passava a uma centena de quilómetros de Lisboa.

Uma tempestade, duas abordagens. Da reserva de Seguro à mediatização de Ventura
A tempestade Kristin continua a trocar as voltas da campanha eleitoral e os dois candidatos têm seguido rumos diferentes: Seguro visita os territórios sozinho, Ventura convoca os jornalistas.

O preço de uma certeza
O que leva algumas pessoas a acreditar na desinformação enquanto outras desconfiam dela? Trabalho desenvolvido em conjunto pelo PÚBLICO e pelo Medialab no projeto Upstream dá algumas luzes sobre isso.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade