Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Kamala Harris, ex-vice dos EUA, admite nova candidatura à presidência
Depois de substituir Joe Biden na corrida à presidência em 2024, que perdeu contra Trump, a ex-vice-Presidente democrata admitiu a possibilidade de uma recandidatura à Casa Branca.

Juiz que assinou duas distribuições consideradas viciadas escapa a sanções
Arquivado inquérito que também envolvia outro magistrado do Supremo e um ex-presidente da Relação de Lisboa que estiveram em investigação durante mais de cinco anos. Caso nasceu da Operação Lex.

Após semana a ver estragos do mau tempo, Seguro promete manter Governo sob “vigilância”
Presidente pede “relatório global” sobre resposta à tempestade e anuncia reunião com especialistas para preparar período de incêndios. Tónica continua em acelarar apoios e melhorar planeamento.

A mão de Seguro nas leis laborais
Quando a negociação do pacote laboral parecia esgotada, o Governo faz novo esforço para envolver a UGT. Tudo para agradar ao Presidente e evitar risco de veto. Editorial deHelena Pereira

O que a ciência nos diz sobre gomas e suplementos alimentares
Os suplementos alimentares são classificados como géneros alimentícios. Consequentemente, não estão sujeitos ao mesmo nível de exigência em termos de ensaios clínicos e controlo de qualidade. Crónica de Renato M. Rodrigues

Entre brinquedos e escombros: as famílias que os ataques israelitas desfizeram em dez minutos
Aos hospitais, sobrelotados, chegam centenas de pessoas à procura de ajuda, incluindo crianças sozinhas e famílias quebradas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade