Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sindicatos dizem que Governo quer criar subsídio para polícias que trabalham nos aeroportos
A Associação dos Profissionais da Guarda lamentou que o Governo deixe de fora os profissionais da GNR que cumprem as mesmas funções na Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras.

Há 105 cursos superiores em que a taxa de desemprego é superior à média nacional
Depois de ter atingido o valor mais baixo no ano anterior, a taxa de desemprego entre quem terminou uma licenciatura ou um mestrado integrado em 2024 subiu ligeiramente.

Operação Marquês: Estado condenado a pagar 15 mil euros a José Sócrates
Montante visa compensar o antigo chefe de Governo por violação do segredo de justiça no decorrer da Operação Marquês.

Gabinete estatístico da UE revê PIB per capita português após alteração pelo INE
Eurostat assinala que “alinhará o seu trabalho com o calendário estabelecido e anunciado por Portugal”

Europa respira melhor, mas o calor e os incêndios não evitam crises em Portugal
Os incêndios em Portugal estão no relatório de avaliação da qualidade do ar em 2025 do Copérnico. Apesar da melhoria global da qualidade do ar na Europa, os episódios de poluição persistem.

Um filho fascista
Foi por isso que recebi com espanto a notícia da Cristina, minha colega há mais de vinte anos na fábrica, quando me disse que julgava ter visto o meu filho mais velho metido numa bulha com imigrantes. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade