Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Para lá das más notícias: um balanço ambiental de 2025
A transição energética é indispensável — mas não pode repetir erros do passado nem avançar à custa da perda biodiversidade e dos ecossistemas que se pretende proteger. Opinião de Miguel Jerónimo

Um ano a encanar a perna à rã
A COP30 veio demonstrar a disfuncionalidade gerada pelos lobistas, fomentando a entropia que impede verdadeiros compromissos para uma transição energética livre de combustíveis fósseis. Opinião de Cristina Cabanelas Garcia

Duas mães e o mesmo sofrimento: a separação forçada dos filhos
Ana Beatriz afirma que o ex-marido tirou o filho do Brasil ilegalmente. Caso está sendo investigado pela Polícia Federal. Lorena Avelar reclama que o ex-marido a impede de ver filho.

O melhor dos últimos anos
Se tivesse de arriscar, diria que a alma portuguesa classifica a bondade de um ano pela negativa. Um ano bom é um ano sem desgraças. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Inteligência artificial: “Já estamos atrasados na corrida, mas é possível recuperar”
Mafalda Rebordão, economista especializada em inteligência artificial, defende a educação como antídoto para o mau uso da tecnologia. Em Portugal, “é necessário mais risco”, diz.

Retirada de benefícios fiscais a doentes oncológicos não passa no Constitucional
Tribunal Constitucional rejeitou pedido da Autoridade Tributária que quer retirar benefícios fiscais a doentes que viram a sua incapacidade baixar aquém dos 60% após revisão do atestado multiúsos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade