Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director
Excertos de cartas enviadas pelos leitores ao director, David Pontes.

Amnistia Internacional diz que Eurovisão “traiu a humanidade” com participação de Israel
A participação de Israel é criticada pela ONG de defesa dos direitos humanos, que lamenta que a União Europeia de Radiodifusão não tenha excluído o país “que continua a cometer genocídio”.

Trump considera resposta iraniana à proposta dos EUA “totalmente inaceitável”
Segundo os media estatais iranianos, a resposta de Teerão focou-se no cessar imediato da guerra em todas as frentes, incluindo no Líbano, e na segurança do golfo Pérsico e do estreito de Ormuz.

Linhas vermelhas, não tapetes vermelhos. Porque devemos apoiar a suspensão do Acordo UE-Israel
Linhas vermelhas, não tapetes vermelhos. Opinião de João Godinho Martins

Por baixo da mesa, s.f.f.
Parte do prazer vem de desrespeitar o tabu contra as coisas doces antes das refeições, como se o melão e o gin-tónico ainda estivessem por inventar. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Hantavírus: OMS recomenda 42 dias de quarentena mas decisão é de cada país
Países como Espanha, Reino Unido ou França anunciaram que os respectivos cidadãos que estavam no cruzeiro vão cumprir quarentenas, enquanto outros, como EUA, admitiram não adoptar esse tipo de medida.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade