Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Arrebenta a bolha
Os analistas olham para os investimentos ciclópicos nas infra-estruturas das plataformas tecnológicas de IA e questionam se não estaremos dentro de uma “bolha” que rebentará a qualquer altura. Editorial dePedro Candeias

25 de novembro? Consultem Rodrigo Sousa e Castro
Os acontecimentos complexos que ocorreram há 50 anos ao longo do dia 25 de novembro, mas também nas vésperas e nos dias subsequentes, foi determinante para moldar a natureza do regime democrático. Opinião de Pedro Adão e Silva

Compreender para fugir à escuridão
Não podemos esquecer-nos de que uma sociedade com pouca capacidade de interpretação está condenada ao fracasso. Massas acríticas, incapazes de saltar do concreto para o abstracto. Crónica de Carmen Garcia

Zelensky escolheu a dignidade. A Europa tem de fazer o mesmo
O Presidente ucraniano rejeitou o “plano”. Lembrou o seu juramento quando tomou posse, a 19 de Maio de 2019, no qual se comprometeu a defender a soberania e a independência do seu país. Opinião de Teresa de Sousa

Todos os anos morrem entre 60 e 70 pessoas nas cadeias. Suicídios oscilam e “são só a ponta do icebergue”.
Jorge Monteiro, responsável pelo Centro de Estudos, Investigação e Planeamento da DGRSP, diz que programa de prevenção está a conseguir travar suicídios. No ano passado foram nove em 65 mortes.

Guiné-Bissau decide futuro político entre controlo absoluto de Embaló e desafio de Fernando Dias
A Guiné-Bissau vai a votos num clima de exclusão da oposição, interferência militar e risco de crise pós-eleitoral. Embaló e Fernando Dias disputam uma eleição decisiva para o futuro do país.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade