Ilustração sobre a Localidade

Proença-a-Nova

De grande antiguidade, chamaram-lhe Cortiçada, nos seus primeiros anos, nome que só no século XVI foi definitivamente abandonado em favor do actual. A justificação daquele não se afigura difícil, devendo relacionar-se com a abundante produção de cortiça ou elevado número de colmeias (também chamados cortiços) que, em tempos, foram de grande importância na região.

O topónimo Proença, por seu lado, suscita maiores dúvidas. O sábio filólogo Leite de Vasconcelos opina que se relaciona com a «religião em geral», de proveniência francesa e outros autores aproveitaram a ideia para o filiar em Provença sem, no entanto, deixarem de observar que nada mais permite essa aproximação; é que nem há notícia de que os habitantes do velho país das Gálias tenham vindo fixar-se na Lusitânia, nem é de comparar regiões de características tão distintas.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Hospitais desafiam startups a antecipar doenças
Fábrica de Unicórnios procura tecnologias para detectar doenças oncológicas, cardíacas e respiratórias. As três startups mais bem classificadas poderão testar soluções em unidades de saúde.

Novas taxas de IRS: por escalão e por regime, saiba quanto pode receber mais por ano
Simulações feitas pela consultora PwC ao impacto do corte de IRS apontam para ganhos anuais de rendimento que vão dos 12 aos 172 euros, com os escalões intermédios a serem os mais beneficiados.

Maker Faire Porto celebra a liberdade de fazer com as próprias mãos
De simuladores de voo a motos eléctricas e robôs, a primeira Maker Faire Porto reúne este fim-de-semana quem aprende a construir, reparar e experimentar.

Em Lisboa, a rua das retrosarias já quase não tem nenhuma: “Havia 14. Hoje são três”
O comércio na Baixa lisboeta mudou, o consumo transformou-se, e há cada vez menos retrosarias na Rua da Conceição, que em tempos já foi a dos Retroseiros. Histórias das que resistem.

Novas regras para uso de bandeiras propostas pelo CDS-PP reaprovadas com a abstenção... do CDS-PP
Centristas não gostaram que PSD tenha cedido ao Presidente da República e tenha introduzido a possibilidade de serem hasteadas também bandeiras representativas de compromissos internacionais.

O “novo” Teatro Nacional D. Maria II pelo buraco da fechadura

Após três anos em que esteve fechado ao público para obras de requalificação alavancadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, reabre esta sexta-feira. O PÚBLICO visitou os espaços renovados, guiado pelo arquitecto, Francisco Pólvora.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade