Ilustração sobre a Localidade

Trancoso

Trancoso é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 3 200 habitantes, situada num planalto em que o ponto mais alto tem 898 m de altitude. Foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

É sede de um município com 361,52 km² de área1 e 9 878 habitantes (2011),2 3 subdividido em 21 freguesias.4 O município é limitado a norte pelo município de Penedono, a nordeste por Meda, a leste por Pinhel, a sul por Celorico da Beira, a sudoeste por Fornos de Algodres, a oeste por Aguiar da Beira e a noroeste por Sernancelhe.

Trancoso é um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos,5 estando uma das suas freguesias (Guilheiro) separada do resto do município por uma estreita faixa de território pertencente à freguesia de Arnas, do concelho de Sernancelhe; uma vez que este último município pertence ao distrito de Viseu, isto torna territorialmente descontínuo o distrito da Guarda (existência de um exclave),6 criando um enclave no interior do distrito de Viseu,7 casos únicos em Portugal.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Brasil barra vistos a enviados de Trump por medo de interferência nas eleições
Lula da Silva acusa Presidente dos EUA de querer condicionar resultados eleitorais com o agravamento das tarifas comerciais ao Brasil.

Fórmula 1: Lando Norris com regresso de campeão no GP da Hungria
Primeiro triunfo do ano para o vencedor do último Mundial, no regresso da McLaren à discussão. Oscar Piastri liderou a corrida até ser traído por dois azares, acabando por abandonar.

Neemias Queta vai ajudar Portugal em jogos importantes na qualificação para o Mundial
O basquetebolista português falhou os dois últimos encontros da selecção mas está de regresso.

De rota petrolífera a ferramenta de pressão: o que a guerra mudou no estreito de Ormuz
A guerra no Irão mostrou que os mares continuam a ser uma arma estratégica. Especialistas explicam como o conflito expôs a fragilidade de uma das principais rotas comerciais no mundo.

A cantiga, por A Garota Não ou Le Trio Joubran, é uma arma de esperança no FMM
A Garota Não, Le Trio Joubran, Aïta Mon Amour, Nana Bemz du Togo, Vitorino e Unsafe Space Garden — uma magnífica colecção de concertos a guardar dos últimos dias deste Festival Músicas do Mundo.

Mais de meio século depois, o último condenado pela morte de Víctor Jara foi preso
Nelson Haase Mazzei permanecia foragido desde a condenação, em 2023, pelo assassínio do cantor e compositor chileno, uma das figuras mais marcantes da resistência à ditadura de Pinochet.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade