Ilustração sobre a Localidade

Trancoso

Trancoso é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 3 200 habitantes, situada num planalto em que o ponto mais alto tem 898 m de altitude. Foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

É sede de um município com 361,52 km² de área1 e 9 878 habitantes (2011),2 3 subdividido em 21 freguesias.4 O município é limitado a norte pelo município de Penedono, a nordeste por Meda, a leste por Pinhel, a sul por Celorico da Beira, a sudoeste por Fornos de Algodres, a oeste por Aguiar da Beira e a noroeste por Sernancelhe.

Trancoso é um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos,5 estando uma das suas freguesias (Guilheiro) separada do resto do município por uma estreita faixa de território pertencente à freguesia de Arnas, do concelho de Sernancelhe; uma vez que este último município pertence ao distrito de Viseu, isto torna territorialmente descontínuo o distrito da Guarda (existência de um exclave),6 criando um enclave no interior do distrito de Viseu,7 casos únicos em Portugal.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Irão promete defender-se de “tentativas de aventureirismo” dos EUA
O Irão diz-se pronto para “defender a soberania e a segurança nacional” a todo o custo, enquanto se senta à mesa com os EUA pela primeira vez desde Junho do ano passado.

Pombal mantém eleições a 8, Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos e Golegã adiam para 15
A opção por se manter a realização da eleição na data prevista é assumida por se considerar que o “adiamento de sete dias previsto pela lei não iria criar oportunidades” para resolver os problemas.

Moedas desiste de tirar competências às juntas no lixo e fala em “reajustar”
Autarquia diz que 2026 “será um ano de transição”, prometendo colaborar com as juntas na varredura, deservagem e lavagem de ruas. Câmara de Lisboa vai passar a assumir limpeza e recolha nos ecopontos.

E se a crise ambiental for também uma crise de conhecimento?
Quando um mundo entra em crise, por vezes não faltam soluções, falta-nos humildade para reconhecer quem já sabia cuidar dele. Crónica de Kenia Silva

Uma guerra fria nos Jogos de Inverno?
San Siro será palco da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Milão-Cortina. A presidente do COI quer a política fora dos Jogos, mas haverá declaração mais política do que esta?

Ecos normativos de um Congresso

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade