Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Rami Rabia, há quanto tempo! Os “ex-portugueses” que vão ao Mundial
O central egípcio que jogou no Sporting há 12 anos é um dos 86 jogadores no Mundial que já passaram pelo futebol português.

Depois do veto de Seguro, CDS quer reconfirmar diploma sobre bandeiras em edifícios públicos
O líder parlamentar centrista, Paulo Núncio, reafirma que “os edifícios públicos não devem servir para campanhas políticas e ideológicas que dividem a nação portuguesa”.

Será este o Mundial de futebol mais polémico de sempre?

Bilhetes a preços astronómicos, pausas para hidratação com publicidade, transportes pouco acessíveis: o Mundial 2026 arranca envolto em polémicas.

Movimento quer respostas sobre projecto no Cais do Ginjal, que autarquia diz que será alterado
Grupo de cidadãos fez manifesto sobre preservação da memória do Ginjal. Câmara de Almada diz que há mudanças no projecto para “favorecer e libertar o espaço público e afastar a construção da margem”.

João Rodrigues: “A fome emocional é saciada quando ingerimos alimentos ricos em açúcar, sal e gordura”
Comer para esquecer ou comer porque temos um prazo apertado no trabalho são dois exemplos de fome emocional que o nutricionista quer ensinar a combater. Lavar os dentes após as refeições pode ajudar.

Governo de Portugal conta com a ultradireita para fechar mais as portas a imigrantes
Assembleia da República deve votar nesta quinta (11/06) medidas adicionais para conter a imigração, entre elas, a que restringe o pedido de residência por estudantes de cursos profissionalizantes.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade