Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Vem aí um bom Presidente
A maneira como ele avançou não mostra apenas que é uma pessoa paciente. Mostra que sabe o que está a fazer. Mostra que é adulto. Mostra que é eficaz. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Trabalhadores da Autoeuropa aprovam acordo laboral até Junho de 2027
Acordo garante um aumento salarial mínimo de 100 euros em 2026, além de prémios de assiduidade, layoff pago a 100% e subsídio de turno.

Luís Godinho decidiu bem nos lances polémicos

De “patinho feio” a Presidente, Seguro só teve de ser “ele próprio”: um moderado
Os mais próximos apontam a capacidade de António José Seguro para “ler o país”, a moderação e a vontade do eleitorado em ter alguém diferente.

Militar de 21 anos morre em Estremoz após “prática desportiva”
Exército iniciou um “processo de averiguações” para esclarecer as circunstâncias da morte.

O FC Porto-Sporting acabou como era suposto
Um lance confuso, com persistência portista, deu golo de Fofana. Um penálti já a acabar deu golo de Suárez. Houve empate numa partida aborrecida e jogada quase “sem balizas”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade