Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Dois trabalhadores mortos em queda de grua em Sintra
O alerta para o acidente foi dado às 8h04.

São 217 e vêm aí mais 112: número de hotéis no Porto continua a crescer
Mais de 70% das novas unidades ficam no centro da cidade. Processos com direitos adquiridos fazem antever acréscimo de 51,6% da oferta hoteleira do Porto

Ruído, vibrações e pó: icónica torre de Agostinho Ricca encurralada por obras
Escavações preparam terreno para construção de hotel com oito pisos acima da soleira e quatro em subsolo. Moradores temem estragos na torre dos anos 1960 e criticam saturação hoteleira da zona.

Quiosque de S. Luís, em Faro, tem ordem de encerramento
O concessionário quer continuar, mas a empresa municipal Ambifaro não renova o contrato. Tem outros projectos – criar uma praça multiusos, destinada a eventos.

Trump diz que alcançou acordo com o Canadá que suspende temporariamente novas tarifas
A suspensão durará apenas três dias. Ao mesmo tempo, Trump anunciou, sem dar detalhes, que o projecto de um oleoduto entre os dois países podia “ressuscitar”.

Fernando Hernández Hernández: “A proibição do uso [do telemóvel nas escolas] acaba por ser contraproducente”
Professor catedrático da Universidade de Barcelona defende a escola como “lugar de resistência” e considera que “ser educador é hoje fundamental porque a escola como instituição está mais perdida”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade