Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A Guernica de Picasso volta a ser objecto de disputa entre o País Basco e Madrid
Há um novo pedido de empréstimo da célebre pintura que se tornou símbolo dos horrores da Guerra Civil Espanhola. O que dirá agora Pedro Sánchez aos bascos, quando precisa do seu apoio no parlamento?

As primeiras imagens da missão Ártemis II: a Terra vista do espaço
A bordo da cápsula Orion, o comandante da missão captou o planeta Terra. “Nenhum de nós conseguiu ir almoçar porque estávamos colados à janela.”

Entre o Líbano e o Irão, Síria e Iraque podem ver-se arrastados para a guerra
Como vizinhos do Irão e do Líbano, Iraque e Síria têm-se mantido neutrais na guerra do Médio Oriente. Mas, no Iraque, os ataques dos EUA podem fazer quebrar a corda.

O regresso da Liga, com as decisões à vista

Investidores e judeus sefarditas pedem à AIMA residência de longa duração em Portugal
Diante da longa espera pela agência para migrações, portadores de Vistos Gold e descendentes de judeus sefarditas querem ser enquadrados no artigo 72 da Lei de Estrangeiros. Vários recorrem à Justiça.

Cerca de uma centena de operacionais combatem incêndio em Vale de Cambra
O incêndio tem duas frentes activas e está a ser combatido por 26 meios terrestres e cinco meios aéreos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade