Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Uma história veneziana
Se calhar, foi o outro que perdeu a semana. Se calhar, foi o outro que fez o que não queria, e que teve de trabalhar para fingir que queria aprender, e fingir que estava agradecido. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

O último apelo de Marcelo a entendimento do bloco central para reforma da justiça
Presidente da República deverá usar derradeira presença na abertura do ano judicial para tentar que PSD e PS se entendam na metodologia para actuar no sector.

Inédito na laicidade do Estado: Igreja não foi convidada para abertura do ano judicial
Decisão foi tomada por presidente do Supremo Tribunal de Justiça, procurador-geral da República e bastonária dos advogados, todos eles católicos.

O Estado, os liberais e o motor da inovação
Ao contrário do que sugere Paes Mamede, muitos liberais reservam ao Estado um importantíssimo papel que vai muito para além das funções de soberania. O que dizem é que não deve planificar a economia. Opinião de Martim Avillez Figueiredo

Os extremos tocam
O centro que Rio queria disputar com Costa parece deslocar-se para direita e Montenegro acompanha-o, crente que dessa forma satisfaz a maioria que um dia conquistará nas urnas Editorial deDavid Pontes

Moçambique: Mondlane anuncia disponibilidade e exigências para “pacificação nacional”
Venâncio Mondlane regressou a Moçambique na quinta-feira, após dois meses e meio fora do país, alegando questões de segurança, e não reconhece os resultados anunciados das eleições de 9 de Outubro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade