Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Barrancos: na terra onde “as ambulâncias fazem milagres”, as estradas não fazem bem à saúde
Barrancos, o concelho menos populoso do continente, recusa o “rótulo” de campeão da mortalidade. Mas é um facto que no Baixo Alentejo se morre mais. Dificuldades no acesso à saúde ajudam a explicar.

Da assembleia de freguesia à liderança dos municípios: quem é Pedro Pimpão?
O presidente da Câmara de Pombal, que ao longo dos últimos 24 anos marcou presença em todos os órgãos autárquicos do concelho, assume agora a liderança da ANMP.

Defesa só executou 55% do investimento orçamentado para 2024
Embora a verba investida supere a de 2023 em quase 15 milhões e seja a segunda mais alta de sempre, a execução não passou de pouco mais de metade do projectado e foi a terceira pior desde 2006.

A montanha pariu um rato
Não me venham dizer que eu desejo o “cancelamento” do livro ou coisa parecida. Pelo contrário sou muito favorável a que surjam estas publicações para nós sabermos melhor o que são e para onde vão. Opinião de José Pacheco Pereira

A política da ferida
A política da ferida é, portanto, uma economia moral da restituição. Um dispositivo que converte a vulnerabilidade em orgulho, a humilhação em significado e o ressentimento em pertença. Opinião de Elísio Macamo

Modernização ou restrição?
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos está sob ataque numa área que é, actualmente, muito sensível: o direito de asilo e a migração. Opinião de Francisco Teixeira da Mota

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade