Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Morreu o juiz do Supremo e escritor Rodrigo Leal de Carvalho
Magistrado açoriano tinha longa ligação a Macau.

Estudo revela factores genéticos que influenciam a perda gestacional
Cientistas analisaram os dados genéticos de quase 140 mil embriões de fertilização in vitro e revelaram ligações robustas entre variações específicas no ADN da mãe e o seu risco de aborto espontâneo.

PJ viu “claro crescimento e expansão” de grupo neonazi, incluindo entre mais jovens
Perfil de membros do grupo 1143 mudou e há pelo menos uma dezena de grupos desta natureza no activo. Há seis militantes ou ex-militantes do Chega entre os detidos na mais recente operação da PJ.

Segundo turno em Portugal: votar com consciência, razão e humanidade
O segundo turno das eleições em Portugal não é apenas mais um momento eleitoral. É um teste à nossa consciência coletiva. Opinião de Giovanna Tavares

Poiares Maduro: neutralidade do PSD “é uma forma de limitar o risco de crescimento do Chega”
Antigo ministro de Passos Coelhos e membro da comissão política da campanha de Marques Mendes alerta para elevada rejeição do eleitorado ao PSD (e ao PS) apesar das recentes vitórias eleitorais.

Em nome do pai, Flávio Bolsonaro tenta vencer as dúvidas e unir a direita
Mais de um mês depois de ter sido ungido por Jair Bolsonaro, o seu primogénito procura assumir-se como o chefe da direita brasileira para derrotar Lula nas presidenciais de Outubro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade