Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

EUA vão transmitir em directo execução por fuzilamento do autor do massacre de Fort Hood
Condenado à morte em 2013, o antigo psiquiatra do Exército ficou paralisado depois de ser baleado pela polícia. Trump autorizou o fuzilamento por recomendação do secretário da Defesa.

FC Porto, SAD regista prejuízo de 21,1 milhões de euros em 2025-26
Desequilíbrio entre compras e vendas na abordagem ao mercado de transferências ditou boa parte do resultado, que contrasta com os 39,2 milhões positivos da época anterior.

Estamos a melhorar a saúde mental dos portugueses?
Em última análise, aquilo que interessa não é quantas consultas realizamos. É a diferença que essas consultas fazem na vida das pessoas.

O caminho para um futuro verde: acertar na sequência é fundamental
Como podemos transformar o sistema energético garantindo, ao mesmo tempo, que milhões de operações interligadas continuam a funcionar de forma fiável e a custos sustentáveis?” Opinião de Junfei Lei

Menos complexidade, mais inovação na contratação pública (e privada)
O novo Código dos Contratos Públicos vai no bom caminho. Simplifica processos, responsabiliza quem tem de ser responsabilizado e, dessa forma, promove uma cultura de maior tolerância ao risco. Opinião de Paulo Calçada

Comboio colide com carro em Vila Nova de Barquinha e corta circulação na Linha da Beira Baixa
O comboio circulava no sentido Entroncamento-Abrantes e a passagem de nível estava sinalizada, de acordo com fonte do comando do Médio Tejo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade