Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Kiev está a ser atacada por mísseis russos
Ouvem-se fortes explosões na cidade. O chefe da administração militar de Kiev disse que vários edifícios de apartamentos e um estabelecimento de ensino tinham sido danificados.

Seguro resiste a criticar Governo sobre tempestade. “Em primeiro lugar” falará com Montenegro
Há quase uma semana que o candidato tem recusado comentar atitude do executivo na resposta à tempestade. Depois de ir sempre sozinho ao terreno, nesta terça-feira promete levar comitiva.

Kristin, Seguro e Ventura: a campanha e as redes sociais em tempo de tempestade
A reacção à tempestade Kristin revelou mais do que solidariedade. Entre a contenção institucional de Seguro e o protagonismo mediático de Ventura, estão duas concepções opostas de liderança. Análise de Liliana Borges

Casa Pia abate FC Porto com duas rajadas à porta do clássico
Primeiro triunfo caseiro dos “gansos” e primeira derrota portista no campeonato, a aumentar a temperatura antes da recepção ao Sporting.

Prémios Mesa Marcada 2025: Ocean é o melhor restaurante e Avillez o melhor chef
No ano em que mais mulheres foram distinguidas, os Prémios Mesa Marcada 2025 são liderados pelo Ocean e por José Avillez, nas categorias de melhor restaurante e chef. Tati ganha o prémio Mesa Diária.

Panfletos em toda a parte
Noutros países, vemos famílias a entaiparem janelas ou a esconderem-se em bunkers caseiros antes dos furacões, mas em Portugal estamos realmente conscientes sobre como nos podemos proteger? Editorial deSónia Sapage

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade