Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Montenegro vai a Dallas ver a selecção e falha jornadas do PSD
Primeiro-ministro marca presença no estádio para o duelo ibérico e falha jornadas parlamentares do PSD.

Djokovic vai fazendo história em Wimbledon
Torneio feminino vai ter uma campeã inédita e não será Aryna Sabalenka.

FIFA perdoa castigo a jogador dos EUA e Trump agradeceu
Uma medida semelhante tinha permitido a Ronaldo enfrentar apenas um jogo de suspensão efectiva - e não os três que lhe vedariam o arranque do Mundial.

O caos dos exames merece uma comissão de inquérito
A “imprudência” de se marcarem férias em datas próximas dos exames parece uma medida de segurança igual às que se têm em países onde há assaltos frequentes na rua: nada de jóias, podemos ser roubados. Crónica de Ana Sá Lopes

Pelo sim, pelo não, uma faca debaixo da almofada
Foi ele quem me ensinou a desmontar coisas para perceber como funcionavam. Foi ele quem me ensinou a gostar do Salazar e a querer um país às direitas. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

Estados Unidos da América continuam à procura de cumprir o seu ideal
O princípio de que todos os homens são iguais já esteve mais longe, já esteve mais perto, mas num país feito de contradições, continua a ser um desejo perseguido e por cumprir.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade