Ilustração sobre a Localidade

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo,3 com cerca de 20 000 habitantes.4 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área5 e 20 206 habitantes (2011),6 7 o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.8 O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família9 , São João Baptista10 e Nossa Senhora de Fátima.

 

História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha em 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Reitor da Nova poderá ter de devolver dinheiro que recebeu a mais por acumulação de funções
Conselho Geral deverá analisar situação depois de parecer da PGR ter concluído que reitor não podia ter acumulado funções sem a devida autorização e sem se verificar o manifesto interesse público.

Um ano após o encerramento, a incerteza aflige quem ainda permanece no Stop
Há precisamente um ano, 105 das 126 lojas do centro comercial Stop, onde maioritariamente funcionam salas de ensaio e estúdios, foram seladas pela Polícia Municipal.

Fausto Bordalo Dias lembrado e homenageado em Almada
Colóquio realiza-se este sábado, 20 de Julho, no Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, no Pragal, com um debate, música e poesia.

Ex-ministro João Costa vai liderar agência europeia da Educação inclusiva
Antigo ministro da Educação tomará posse a partir de 1 de Janeiro de 2025.

Tribunal rejeita providência cautelar contra exploração de lítio em Montalegre
O município de Montalegre tinha apresentado um processo cautelar contra a Agência Portuguesa do Ambiente a pedir a suspensão da eficácia da declaração de impacte ambiental emitida pela APA.

BCE mantém juros, Lagarde diz que corte em Setembro está “em aberto”
Autoridade monetária europeia diz que inflação está dentro do previsto, mas não surpreende e adia para Setembro eventual nova descida das taxas de juro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade