Ilustração sobre a Localidade

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 190,38 km² de área2 e 8 619 habitantes (2011),3 4 subdividido em 7 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

OMS lança plano de 518 milhões para travar surto de ébola, há 452 casos na RD Congo
A Organização Mundial da Saúde quer mobilizar mais financiamento e apoio político para conter o que já é o quarto maior surto de ébola alguma vez registado.

Há jovens que decidem casar-se e ter filhos antes dos 30. “Foi no tempo certo”
Mariana, Ana Rita, Inês e Pedro são excepções à regra: casaram-se ou tiveram filhos mais cedo do que a média em Portugal. Saíram de casa, mas o apoio da família foi essencial. O que mais pesou?

Um pontapé do destino
Antes dele, muitas vezes sentia-me suspensa por grampos ao frágil tiquetaque diário da vida, como quem atravessa os dias sem os habitar. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

“Estou a deitar abaixo tudo o que construí”: Palestinianos têm de demolir as suas próprias casas em Jerusalém
Expulsões de zona de Jerusalém aumentam, com dezenas de demolições. “É como escolher entre suicídio ou ser assassinado”, diz Jalal al-Tawil.

Há perda de apoios? Qual o valor? Quem fica excluído? O que já se sabe (e não se sabe) da nova PSU
Há muito que ainda falta saber sobre a nova Prestação Social Única. Governo pediu urgência para o pedido de autorização legislativa, pelo que a discussão no Parlamento está agendada para dia 12.

INEM descarta risco de ficar sem acesso ao serviço de localização das ocorrências
Empresa de Duarte Moral, ex-responsável pela comunicação de José Luís Carneiro, que está a ser investigada pelo Ministério Público, compra as licenças da Google Cloud para o INEM.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade