Sem FOTO:441

Vilarinho de Negrões

Concelho de Montalegre

Em plena albufeira da barragem de Pisões, encontra-se uma aldeia perdida nos recortes das margens do rio Rabagão, que corre em paralelo ao rio Cávado e ali se concentra. Como uma aldeia flutuante, é na margem esquerda da albufeira que Vilarinho de Negrões se afirma como uma das mais rústicas e pitorescas desta região. Em razoável estado de preservação, pode ver-se muito do seu antigo edificado num espaço que convive com a ruralidade segundo rotinas ancestrais que teimam em não desaparecer. Desta barragem, erguida em 1964 no concelho de Montalegre, também se ouve a designação de Alto Rabagão, e quando do paredão, olhamos em volta, esbarramos com interessantes formas de relevo nomeadamente a sul, os «cornos» das Alturas de Barroso. 

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Não se preocupe, que isto com caldinhos vai lá
Desprezamos os caldos. Não há caldos de direito próprio na nossa tradição culinária. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Sustentabilidade é a nova infra-estrutura da competitividade
A COP30 não será apenas mais uma conferência climática. Marca a fronteira entre a retórica e a execução. Agora, empresas que tratarem sustentabilidade como narrativa de reputação vão perder terreno. Opinião de Filipe de Morais Vasconcelos

Este ano vão reformar-se mais 3600 professores, o segundo valor mais alto da última década
Em Dezembro vão aposentar-se mais 400 docentes e educadores. Globalmente, é um número inferior ao de 2024, mas próximo das estimativas feitas de que até 2034 vão reformar-se 4000 docentes por ano.

Espectáculo Os Memoráveis convoca Lídia Jorge para nos confrontar com o mito de Abril
A Mákina de Cena leva a palco Os Memoráveis, de Lídia Jorge, num espectáculo que cruza teatro, vídeo e um intermezzo para jantar. Este sábado, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa.

O eventual regresso de Pedro Passos Coelho e o sebastianismo português
O PSD está preparado para ser liderado por Pedro Passos Coelho, de novo e uma década depois? O PSD de hoje em dia deseja mesmo o seu regresso? Aceitá-lo-á? Opinião de São José Almeida

Talento, inovação e impacto global da Universidade de Lisboa
Mais de mil startups fundadas ou cofundadas por alumni ou investigadores da Universidade de Lisboa desde 1990 ultrapassam os 24 mil milhões de euros em valor empresarial, incluindo quatro unicórnios. Opinião de Cecília Rodrigues

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade