Ilustração sobre a Localidade

Uma vila em evolução

Condeixa-a-nova

Condeixa-a-Nova é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbraregião Centro e sub-região do Baixo Mondego, com cerca de 5 100 habitantes. Situa-se a 12 km da capital do distrito. Source: Wikipedia, 2013-09-13.

Durante muitos anos, Condeixa-a-nova foi vista como uma cidade dormitório das pessoas que trabalham em Coimbra. Muitos compraram casas em Condeixa pois os acessos são ótimos e a distância é relativamente curta. Os preços dos imóveis são cerca de 30 a 40% mais baratos que em Coimbra.

A verdade é que nos últimos anos, Condeixa ganhou vida nova com as diversas obras municipais que foram levadas a cabo pela Câmara Municipal. Entre elas:

  • Um novo campo de futebol.
  • Um parque verde
  • A Quinta de São Tomé foi remodelada e transformada em museu
  • Um novo espaço para os serviços municipais
  • Uma nova biblioteca municipal com excelentes condições num prédio à entrada da Vila.
  • etc.

Condeixa hoje já respira um ar de modernidade e começa a fixar os moradores que já não precisam necessáriamente de ir a Coimbra para ter trabalho. O próprio parque industrial de Condeixa tem sido um factor determinante.

 

 


Câmara Municipal

 

A Vila de Condeixa-a-Nova esconde diversas estruturas de interesse arquitectónico entre as suas casas típicas da região Centro.

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Route 66, viagem pela estrada dentro
Há uma nova galeria de fotografia em Lisboa, a Lumina, que promete focar-se no universo visual documental. Para o arranque, escolheu Route 66, trabalho de Luís Vasconcelos pela mítica estrada dos EUA.

Javier Cercas: “Como se pode ser cristão estando contra os imigrantes? É absurdo”
Pela primeira vez, um escritor foi convidado a entrar no Vaticano, a falar com quem quisesse e a escrever o que quisesse. O resultado foi o livro O Louco de Deus no Fim do Mundo.

Entre luzes e tensões: o que não se diz sobre o Natal
O Natal pode, sim, ser amor, luz e aconchego. Mas pode também ser cansaço, saudade, irritação e vulnerabilidade. Não por falha individual, mas porque todas as famílias são constituídas por pessoas. Crónica de Tânia Graça

João Fernandes: “No Brasil não é possível conhecer sem participar. Sem viver”
Há seis anos na direcção do Instituto Moreira Salles, o curador reflecte sobre o que é, para um “branco, português e europeu”, trabalhar com arte no Brasil actual.

Em dez anos, 670 pessoas pediram para deixar de ser portuguesas: quase 100 em 2024
Desde 2016, IRN recebeu em média 67 pedidos por ano. Números são residuais face à diáspora portuguesa e aos portugueses com dupla nacionalidade.

A realpolitik comercial americana e a paz na Ucrânia
Em 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, poucos imaginariam que a proposta de saída diplomática para a guerra pudesse ser delineada segundo uma realpolitik comercial. Análise de José Pedro Teixeira Fernandes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade