Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo poderá ter sido edificado durante o século X (referências remontam ao ano de 991), ainda antes de criada a nacionalidade. Supõe-se que o pai de D: Teresa, D. Afondo VI de Castela, o terá restaurado, modificado e ampliado.

Já em 1064, com a conquista de Coimbra, Montemor-o-Velho passou em definitivo para as mãos dos cristãos, e terá sido Afonso VI de Castela que reedificou a estrutura defensiva. ​

No século XIV o edifício sofreu uma grande reforma que o tranformou no castelo que chegou aos nossos dias. O conjunto integra um cercado na la norte com um reduto inferior que lhe está associado, cerca principal, castelejo e barbacã envolvente. As bases da Torre de Menagem integram silhares romanos, constituindo a parte mais antiga do castelo. Provavelmente a sua cosntrução remonta à Alta idade Média. Também muito antigas são as torres de defesa junto à Porta do Rosário. Supõe-se que tenham sido edificadas no século XIII, época das infantas.

Registam-se ainda mais duas portas localizadas na barbacã: a Porta da Peste e a Porta do Rosário.

Do aproveita-mento do espaço entre a cortina norte de muralhas e a torre de menagem surge o castelejo. No seu interior ergue-se a Igreja de Santa Maria da Alcáçova. No lado nascente foi construída a Torre de menagem com aberturas ogivais, dois pisos e estrutura quadrada. Aquilo que resta do Palácio das Infantas fica próximo da cerca principal. Provavelmente terá tido uma última reforam da responsabilidade de D. Urraca, na época manuelina. A cerca nova foi elevada no lado norte que terá servido para protecção das gentes campesinas e seus gados. é neste espaço que se pode ver o que resta da Capela de São João, ligada à lenda do Abade João. Próxima fica a torre que alberga o relógio da vila. este castelo surge como uma das fortificações portuguesas de maior envergadura tendo representado um papel fundamental durante a reconquista cristã que resgatou o território aos árabes. Nos inícios da nacionalidade foi também um importante polo dinamizador do repovoamento da área do Baixo Mondego.

Mais recentemente (1994) fizeram-se algumas obras de recuperação e consolidação das muralhas. Foram também ajardinadas algumas partes interiores e colocada a iluminação. 
O castelo foi classificado como Monumento Nacional pelo Decreto de 16-06-1910.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Rogério Bravo: da PJ às empresas de cibersegurança
O antigo inspector-chefe da Judiciária foi sócio fundador de uma tecnológica em 2012. Criou outra empresa em 2023, ano em que deixou a polícia.

Um ano depois, 37% das câmaras sem maioria conseguiu fazer acordos para governar
Foram 28 as que encontraram soluções para obter a maioria. Autarcas de Braga, Amadora e Sines fazem um balanço positivo do primeiro ano, apesar de continuarem a governar em minoria.

Com o aval do Tribunal de Contas, empresa tem 90 dias para entregar as 1568 novas taser à PSP e GNR
Polícias têm actualmente 402 armas eléctricas. Com a entrega de 1000 novos equipamentos à GNR e de 568 à PSP, o número vai aumentar para perto de 2000. Bodycams estão mais atrasadas.

Investigação. Novos elementos revelam como PJ ajudou Doyen no caso Rui Pinto
Inspector da PJ redigiu proposta à PGR e pediu que ocultassem a origem. Troca de informações permitiu à Doyen obter identidade e localização do autor do Football Leaks.

Hitachi não concorreu ao concurso da alta velocidade por causa da bitola
A Hitachi não tem comboios de alta velocidade adequados para a bitola ibérica. Apesar da vontade, o custo de adaptar o modelo ETR1000 não compensou tendo em conta a reduzida encomenda da CP.

Vamos lá então às cunhas (e a Lacerda Sales)
É preciso exigir um investimento público muito maior na área dos cuidados paliativos e continuados que torne fácil a qualquer cidadão aceder a essas estruturas. Mas é despesa pública... Crónica de Ana Sá Lopes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade