Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Dois trabalhadores mortos em queda de grua em Sintra
O alerta para o acidente foi dado às 8h04.

São 217 e vêm aí mais 112: número de hotéis no Porto continua a crescer
Mais de 70% das novas unidades ficam no centro da cidade. Processos com direitos adquiridos fazem antever acréscimo de 51,6% da oferta hoteleira do Porto

Ruído, vibrações e pó: icónica torre de Agostinho Ricca encurralada por obras
Escavações preparam terreno para construção de hotel com oito pisos acima da soleira e quatro em subsolo. Moradores temem estragos na torre dos anos 1960 e criticam saturação hoteleira da zona.

Quiosque de S. Luís, em Faro, tem ordem de encerramento
O concessionário quer continuar, mas a empresa municipal Ambifaro não renova o contrato. Tem outros projectos – criar uma praça multiusos, destinada a eventos.

Trump diz que alcançou acordo com o Canadá que suspende temporariamente novas tarifas
A suspensão durará apenas três dias. Ao mesmo tempo, Trump anunciou, sem dar detalhes, que o projecto de um oleoduto entre os dois países podia “ressuscitar”.

Fernando Hernández Hernández: “A proibição do uso [do telemóvel nas escolas] acaba por ser contraproducente”
Professor catedrático da Universidade de Barcelona defende a escola como “lugar de resistência” e considera que “ser educador é hoje fundamental porque a escola como instituição está mais perdida”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade