Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Reciclar baterias pode cortar para metade o lítio e o níquel de que a UE precisa
Reciclar baterias pode cortar para metade as necessidades de lítio e níquel da UE até 2040, diz estudo. Quarenta organizações pedem que a redução da procura passe a ser prioridade.

O desespero de Zelensky

PS propõe financiar fundo de desporto com receitas de imposto sobre jogo online
Proposta do PS visa baixar receitas da taxa sobre o jogo online destinadas à entidade reguladora dos jogos e alocar 7,5% das verbas para um fundo que apoie projectos desportivos.

Ataque com drone em região disputada do Sudão fez mais de 150 mortos
Autoridades do Sudão do Sul apontam o dedo ao Exército do Sudão por um dos ataques mais violentos dos últimos anos.

Operadoras entram em iniciativa global para limitar fraudes bancárias
A Meo, a Nos e a Vodafone (sem Digi) juntaram-se para tentar proteger conexões entre aplicações e rede móvel. Concorrência e privacidade estão garantidas, alegam.

Aos 99 anos, Helga Duffy é a pessoa mais velha de sempre a fazer acrobacias aéreas

A “voar” na asa de um avião, Helga Duffy, de 99 anos, tornou-se a acrobata aérea mais velha do mundo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade