Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director
Excerto das cartas que os leitores enviaram ao director do PÚBLICO, David Pontes.

SAD do Benfica com lucro de 19,1 milhões de euros em 2025-26
É o segundo exercício consecutivo com resultados positivos para os “encarnados”, que registaram o maior valor de sempre nas receitas de dia de jogo.

Madalena Costa revalida título europeu em patinagem livre
A atleta madeirense, do Sporting Clube Santacruzense, somou o seu quinto título continental seguido, o segundo como sénior.

“É a economia estúpido”, para o Governo e para as oposições
Quando ouvem oposições exigir IVA zero ou redução da idade da reforma, os detentores de dívida pública entram no modo intimidante. Opinião de Martim Avillez Figueiredo

Quem conta como vítima do 11 de Setembro?
A discussão sobre a recuperação de Nova Iorque fica incompleta quando se limita à contagem das vítimas diretas, aos edifícios e à atividade económica. Opinião de Tiago Correia

Uma casa para quem ficou no meio
O meio deixou de ser um lugar seguro, mas o direito à habitação está inscrito na Constituição, sem escalões de rendimento. Opinião de Luísa Salgueiro

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade