Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Empresas reincidentes na discriminação salarial perdem incentivos fiscais
Proposta para transpor directiva da transparência salarial agrava penas acessórias, acaba com cláusulas de segredo salarial e alarga para três anos o período de protecção contra retaliações.

Francisco Louçã: “A última vez que mudei de opinião foi mesmo quando voltei a aceitar responder a um questionário de Proust”
Francisco Louçã, economista e ex-dirigente do Bloco de Esquerda, confessa que o elogio de que menos gosta é quando lhe dizem que “afinal não é estúpido” e por isso “devia estar num partido grande”.

Com a ajuda da construção e dos mais velhos, emprego resiste
Depois de um arranque de ano menos positivo, o mercado de trabalho português voltou a mostrar a resistência que tem apresentado ao longo de mais de uma década.

Copos reutilizáveis nos festivais: solução ecológica ou negócio disfarçado?
Copos reutilizáveis prometem menos plástico, mas só compensam se forem devolvidos e reutilizados. Sem sistema de retorno eficaz, tornam-se um negócio que agrava, em vez de reduzir, impacto ambiental.

Gastos com tarefeiros e horas extras descem. SNS pagou menos 21 milhões de euros
É nas prestações de serviço que se regista a maior descida em volume de horas e de despesa, quer em médicos quer em enfermeiros, mostram dados da Administração Central do Sistema de Saúde.

Transparência salarial: quando será possível saber os salários dos colegas?
Portugal falhou o prazo para aplicar a directiva europeia da transparência salarial. Neste episódio explicamos o que muda para trabalhadores e empresas quando as novas regras entrarem em vigor.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade