Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

As falhas do SNS empurraram os portugueses para a saúde privada
Quando números desta dimensão deixam de provocar surpresa, talvez o problema já não seja apenas do sistema de saúde, mas daquilo que passámos a aceitar enquanto sociedade. Opinião de Pedro Lourenço

Anda tudo a carregar
Já vi grandes ecologistas radicais a pedinchar carregadores para ressuscitar os telemóveis, sem serem capazes de apreciar a contradição. Não sou do contra, note-se. Sou só do posto de observação. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Amorim & Ramos depuram AC Milan, Mourinho implacável em Madrid
“Pistoleiro” marca um penálti e falha outro que teria evitado a tensão final dos “rossoneri”. Real bate Sevilha antes do El Clasico.

Portugal vence Espanha e conquista bronze no Mundial de hóquei em patins
Foi o 16.º bronze para os portugueses em Campeonatos do Mundo de hóquei em patins.

Os miúdos não estão bem
Os jovens portugueses têm motivos suficientes, à razão do preço do metro quadrado, para não serem a cópia de ninguém. Editorial deDavid Pontes

Não se escrevem romances com uma bandeira. No Fólio, a literatura é para todos
Neste final do Festival Literário Internacional de Óbidos, Kamel Daoud e Rachid Benzine trouxeram novas perspectivas e Davi Kopenawa ensinou a importância da floresta às crianças (e não só).

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade