Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Linguagem Universal: onde estão os óculos do meu amigo?
Mais do que apenas uma curiosidade, o filme do canadiano Matthew Rankin é uma homenagem sui generis, mais sentida do que parece, ao cinema iraniano.

Passos considera absurda e irrealista proposta do Chega de baixar idade da reforma
Para Passos Coelho, o provável é que o PSD e o actual primeiro-ministro continuem no poder por uns anos, mas disse não saber “o que é que vai acontecer daqui a dois, quatro ou seis anos”.

Tudo a favor do gato no IndieLisboa
Um único filme ergue-se acima de uma competição de curtas portuguesas que é autenticamente um “saco de gatos”: Dois e um Gato, obra póstuma de Patrícia Saramago.

Galp confirma descarga de antiga refinaria em Matosinhos e diz que está “em mitigação”
Empresa garante que não existe risco para a saúde pública da descarga detectada em princípios de Abril e que afectou cursos de água do concelho de Matosinhos.

Trump cita “grandes progressos” nas negociações com o Irão e suspende missão naval no estreito de Ormuz
Ao fim de menos de dois dias, Presidente dos EUA anuncia pausa no “Projecto Liberdade”, a operação de escolta de navios pela via marítima. Na China, MNE iraniano exige “acordo justo e abrangente”.

Liga: alargamento da vacina contra o HPV aos 26 anos é um “avanço significativo” na prevenção do cancro
Liga Portuguesa Contra o Cancro defende expansão da vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) a outras idades e grupos vulneráveis para reduzir cancros associados.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade