Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

EUA vão transmitir em directo execução por fuzilamento do autor do massacre de Fort Hood
Condenado à morte em 2013, o antigo psiquiatra do Exército ficou paralisado depois de ser baleado pela polícia. Trump autorizou o fuzilamento por recomendação do secretário da Defesa.

FC Porto, SAD regista prejuízo de 21,1 milhões de euros em 2025-26
Desequilíbrio entre compras e vendas na abordagem ao mercado de transferências ditou boa parte do resultado, que contrasta com os 39,2 milhões positivos da época anterior.

Estamos a melhorar a saúde mental dos portugueses?
Em última análise, aquilo que interessa não é quantas consultas realizamos. É a diferença que essas consultas fazem na vida das pessoas.

O caminho para um futuro verde: acertar na sequência é fundamental
Como podemos transformar o sistema energético garantindo, ao mesmo tempo, que milhões de operações interligadas continuam a funcionar de forma fiável e a custos sustentáveis?” Opinião de Junfei Lei

Menos complexidade, mais inovação na contratação pública (e privada)
O novo Código dos Contratos Públicos vai no bom caminho. Simplifica processos, responsabiliza quem tem de ser responsabilizado e, dessa forma, promove uma cultura de maior tolerância ao risco. Opinião de Paulo Calçada

Comboio colide com carro em Vila Nova de Barquinha e corta circulação na Linha da Beira Baixa
O comboio circulava no sentido Entroncamento-Abrantes e a passagem de nível estava sinalizada, de acordo com fonte do comando do Médio Tejo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade