Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Trump num “quagmire” contra a “ameaça comunista”
Por estes dias, o termo mais ouvido é “quagmire” (atoleiro), para definir a situação, sem saída visível, em que Donald Trump colocou os EUA ao atacar o Irão. Editorial deDavid Pontes

Cartas ao director

O risco de escalada
Desde Janeiro de 2025, Trump e a sua América provocaram um terramoto a nível internacional que se tornou incontornável. Basta olhar para a semana que hoje termina. Análise de Teresa de Sousa

A sabedoria e a loucura
O lema deste Papa é desarmar porque a loucura maior é a guerra. A sabedoria e a misericórdia são a Paz. Opinião de Frei Bento Domingues O.P.

Violência obstétrica: quando a política nega o que a ciência reconhece
Como investigadoras, juntamo-nos ao coro de vozes que já manifestaram preocupação com a eliminação do conceito de violência obstétrica da lei.

O alerta das forcas feito pelo bilionário estadunidense Nick Hanauer
O rumo dos EUA é o de um país a caminho de um regime de extrema-direita às ordens de um punhado de plutocratas. Os povos decidirão. Opinião de Domingos Lopes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade