Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Estudantes pedem travão ao aumento das propinas e temem mais barreiras ao acesso
Proposta de Orçamento do Estado para 2027 prevê que propinas sejam descongeladas e ajustadas à inflação. Estudantes temem mais aumentos.

Empresas vão ter mais tempo para recuperar os 434 milhões do Fundo de Compensação do Trabalho
Prazo termina no final de 2026, mas patrões, UGT e Governo admitem estender limite. Salário mínimo acima de 970 euros em 2027 só se houver acordo dos parceiros, avisa Governo.

A Desconhecida: onde estás tu, espectador, para a experiência violenta das coisas?
Neste filme desorientador, ele, Niels Schneider, é ela. E ela, Léa Seydoux, é ele. O realizador Arthur Harari resgata tradições perdidas. Como a de o espectador se perder.

Editor de Thélyson Orélien revela que a inteligência artificial foi utilizada em C’était ça ou mourir
As Éditions du Boréal põem fim à colaboração com o escritor canadiano-haitiano depois de terem encontrado vestígios de marcadores de IA nos metadados dos documentos das várias versões de trabalho.

Pressionado por aumento de renda, Maus Hábitos pode ter de mudar de casa
Espaço cultural do Porto já tem uma alternativa no último piso Centro Comercial STOP. Processo de classificação pela câmara como estabelecimento histórico pode ditar desfecho.

Editora Cafetra lança compilação solidária com Acampada de Lisboa
Os donativos de Acampilação Fetra e Amigos – Canções para a Acampada revertem, na totalidade, para apoiar a acção de protesto e mobilização pelo direito à habitação no Rossio.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade