Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Hospitais desafiam startups a antecipar doenças
Fábrica de Unicórnios procura tecnologias para detectar doenças oncológicas, cardíacas e respiratórias. As três startups mais bem classificadas poderão testar soluções em unidades de saúde.

Novas taxas de IRS: por escalão e por regime, saiba quanto pode receber mais por ano
Simulações feitas pela consultora PwC ao impacto do corte de IRS apontam para ganhos anuais de rendimento que vão dos 12 aos 172 euros, com os escalões intermédios a serem os mais beneficiados.

Maker Faire Porto celebra a liberdade de fazer com as próprias mãos
De simuladores de voo a motos eléctricas e robôs, a primeira Maker Faire Porto reúne este fim-de-semana quem aprende a construir, reparar e experimentar.

Em Lisboa, a rua das retrosarias já quase não tem nenhuma: “Havia 14. Hoje são três”
O comércio na Baixa lisboeta mudou, o consumo transformou-se, e há cada vez menos retrosarias na Rua da Conceição, que em tempos já foi a dos Retroseiros. Histórias das que resistem.

Novas regras para uso de bandeiras propostas pelo CDS-PP reaprovadas com a abstenção... do CDS-PP
Centristas não gostaram que PSD tenha cedido ao Presidente da República e tenha introduzido a possibilidade de serem hasteadas também bandeiras representativas de compromissos internacionais.

O “novo” Teatro Nacional D. Maria II pelo buraco da fechadura

Após três anos em que esteve fechado ao público para obras de requalificação alavancadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, reabre esta sexta-feira. O PÚBLICO visitou os espaços renovados, guiado pelo arquitecto, Francisco Pólvora.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade