Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Médicos pedem indicadores ajustados à falta de recursos e à população envelhecida para as ULS do interior
Relatório da Ordem dos Médicos defende que avaliação das unidades locais de saúde deve ter em conta a caracterização da população e a falta de profissionais.

Sony RX10 V é uma câmara para quase todas as situações
A nova câmara da Sony promete substituir uma mochila de equipamento fotográfico. É versátil, rápida e muito competente, mas está longe de ser barata.

O iPhone dobrável domina atenções, mas a grande mudança chama-se iOS 27
O novo sistema operativo da Apple chega a 14 de Setembro. Entre uma Siri renovada e melhorias de desempenho, a principal novidade do ano poderá não exigir a compra de um novo iPhone.

Estado da economia francesa “não é totalmente catastrófico”, diz governador
Governador do banco central ensaia discurso optimista numa altura em que a pressão dos mercados sobre a França se acentua. O Governo, por seu lado, já assume que défice ficará acima dos 5% este ano.

Estudo de Passos que propõe reformas para o país será entregue ao Governo e a Seguro
Antigo primeiro-ministro, Sérgio Sousa Pinto e Nuno Botelho coordenam estudo que será apresentado no final do ano e já concluiu que o problema central está na produtividade.

Passagens de navios por Ormuz voltam a diminuir, Trump terá recusado atacar houthis
Apenas sete navios passaram através do estreito de Ormuz na quinta-feira, um revés para os EUA quando os houthis ameaçam ainda mais o estreito de Bab el-Mandeb.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade