Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Da cabeça de Bragança saiu a salvação do Sporting
Médio marcou o golo do triunfo “leonino” sobre o Famalicão. Bicampeão nacional mantém distância de quatro pontos para o líder.

Um agrupamento escolar continuava a perder alunos para o ICE. Por isso mobilizou-se
Após a detenção de dezenas de pais pelo ICE, um agrupamento de Mineápolis organiza entregas de comida, escoltas a crianças e apoio psicológico a famílias aterrorizadas.

Taiwan entre o soft power literário e a tensão geopolítica
A edição de 2026 da TIBE, feira do livro de Taipé e uma das maiores da Ásia, conta uma história de resistência onde a literatura aparece como centro estratégico de afirmação internacional.

Seguro vence e ultrapassa 70% dos votos em Alcácer do Sal e Arruda dos Vinhos
As eleições presidenciais chegam ao fim com 66,83% dos votos em Seguro e 33,17% em Ventura. Abstenção cresce para 50%. Golegã regista maioria dos votos em branco.

Os betos e snobes de Lisboa não querem a regionalização, mas é uma urgência
Há um problema grave de centralismo. Mesmo quando os decisores não são betinhos lisboetas, rapidamente, por osmose, passam a olhar para o país segundo a máxima “Portugal é Lisboa, o resto é paisagem”. Crónica de Ana Sá Lopes

Como preparar nutricionalmente o país para a próxima tempestade
São raros os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil? desenvolvidos com o apoio de profissionais da área da alimentação. Opinião de Pedro Graça

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade