Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Consternação de Carlos face à escravatura é posta à prova à medida que o movimento pelas reparações ganha terreno
O Palácio de Buckingham indicou que o rei não pedá desculpa em nome da Grã-Bretanha, que tem descartado a possibilidade de reparações financeiras pelo seu papel no comércio transatlântico de escravos.

“Mais uma noite e ele sem aparecer”: a história de amor e resistência de Rosa e Alfredo — e dos almadenses presos pela ditadura
Alfredo foi preso pela ditadura e casou-se com Rosa na prisão: esta é uma das histórias de presos políticos na exposição Enquanto Eu não Sair em Liberdade. Cartas de Amor e Resistência, em Almada.

Novas estimativas da população portuguesa não alteram idade da reforma em 2027
O indicador da esperança de vida aos 65 anos não muda e, por isso, a idade normal de reforma será de 66 anos e 11 meses no próximo ano.

Anunciação: Cristo negro e arte indígena brasileira ocupam o Convento da Graça
Xavier Auza fez da exposição de arte que inaugura 4 de novembro e tem forte presença brasileira, uma “carta de amor” a Lisboa, num tempo em que imigrantes “não parecem ser bem-vindos em lado nenhum”.

Esperança de vida em Portugal volta a subir. É no Norte que se vive mais tempo
Estimativa para a esperança de vida à nascença está nos 81,85 anos e, aos 65 anos, quem reside em Portugal pode esperar viver mais 20,19 anos.

Pedro Nuno Santos critica abstenção no OE: PS deu “mais um ano de vida” ao Governo para “fazer reformas com o Chega”
Antigo líder socialista considera que a posição do partido no Orçamento do Estado foi um “cheque em branco” à AD e anunciou que não pretende voltar a candidatar-se a deputado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade