Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Bayer vence recurso no Supremo Tribunal relativo ao herbicida Roundup
Decisão judicial ajudará a gigante da indústria química a resolver milhares de processos nos EUA. Queixosos alegam que o popular herbicida Roundup lhes causou cancro.

PRR: Municípios satisfeitos com resposta do Governo, aguardam detalhes sobre financiamento de obras atrasadas
Luís Montenegro garantiu que nenhuma obra vai ficar por fazer e que existem dois modelos de financiamento alternativos. As autarquias reúnem-se para a semana com o Ministério da Coesão Territorial.

FIFA autoriza bandeiras arco-íris no jogo entre Egipto e Irão, países onde a homossexualidade é crime
A FIFA permitirá bandeiras arco-íris no Egipto-Irão, em Seattle, jogo marcado para o mesmo fim-de-semana das celebrações do Orgulho na cidade, apesar da contestação dos dois países.

Mundial 2026: a melhor versão do México vê-se dentro de casa
Triunfo sobre a República Checa traduziu-se numa fase de grupos histórica, só com vitórias e sem golos sofridos. A expectativa continua a crescer. E vai manter-se pelo Estádio Azteca.

Reportagem do PÚBLICO sobre cuidados a crianças vence prémio Jornalismo em Saúde Oral
Trabalho da jornalista Teresa Serafim e do fotógrafo Nuno Ferreira Santos sobre projecto que garante acesso gratuito a menores de tratamentos dentários foi publicado em Setembro de 2024.

Jaime Faria no quadro principal de Wimbledon
O tenista português junta-se a Nuno Borges no torneio britânico do Grand Slam.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade