Ilustração sobre a Localidade

O castelo

O castelo foi construído no século XII como uma fortificação de defesa e, em especial, de protecção. Situa-se no alto de um morro, acima do actual núcleo urbano.

O acesso ao castelo é feito por uma estrada que também passa pelas muralhas nas Portas do burgo. Estas são formadas por dois arcos ogivais. Em frente às portas há um largo onde se implanta uma fonte gótica. A fonte é composta por um pequeno tanque e duas arcadas ogivais. As armas do Conde D. Afonso, que ordenou a construção do fontenário no século XV, e da Dinastia de Avis situam-se por cima da bica.

De perímetro triangular com três torres, o castelo alberga no interior uma cisterna ogival (que pode ser visitada) com fonte de águas abundantes. A sua existência em épocas de guerra permitiu ao castelo nunca se render aos cercos, o que constituía factor importante na defesa do território. O Terreiro de Santiago tem ao centro a estátua de D. Nuno Álvares Pereira. Deste lugar observam-se belos panoramas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Grupo de debates reforça parcerias entre Brasil e Portugal: economia e inovação
Convidados internacionais marcam trajetória do projeto, que conta com reuniões remotas e presenciais e reúne acadêmicos e empresários para discutir temas como geoestratégia, economia e inovação.

Cheias: situação no Tejo está mais estabilizada, mas ainda não normalizou
Embora o rio já tenha regressado ao seu leito na zona mais a norte, isso ainda não aconteceu na Lezíria, na parte sul do distrito de Santarém. O nível de alerta amarelo deve manter-se esta semana.

Rússia diz que vai enviar a Marinha para proteger a “frota fantasma” contra “pirataria ocidental”
A sugestão foi feita por Nikolai Patrushev, antigo chefe dos serviços secretos russos. França libertou petroleiro ilegal após pagamento de multa milionária.

Licença de parentalidade a 100%. Iniciativa de cidadãos admite avançar com referendo
Depois de o Parlamento voltar a adiar discussão na especialidade, grupo de cidadãos dá até ao final de Junho para que proposta seja regulamentada.

Buscas por casal de Montemor-o-Velho reforçadas com drones
O casal, de 68 e 65 anos, residente em Verride, saiu de casa a 10 de Fevereiro e não regressou. Operação estende-se pela freguesia de Vinha da Rainha, abrangendo os campos agrícolas de Vale do Pranto.

Quase 60% das mulheres ganham até mil euros e 411 mil recebem o salário mínimo
O rendimento médio salarial líquido das mulheres era de 1214 euros por mês no quarto trimestre de 2025, menos 205 euros (14,4%) do que o dos homens, segundo um estudo da CGTP.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade