Ilustração sobre a Localidade

Serra de Aire

A Serra de Aire limita o concelho a sul. A presença de grandes afloramentos calcários e de uma flora autóctone única permite que seja uma área protegida e integrada no Parque Natural das Serras de Aire Candeeiros (PNSAC).

Nesta serra quase tudo é pedra que se eleva em cumes agrestes cobertos de vegetação rasteira e oliveiras. Os matos permitem também a presença de falcões e águias que por ali voam e caçam livremente.

O verde da vegetação é interrompido pelos muros de pedra que dividem as propriedades e que serviram para limpar o terreno para que pudesse ser usado na agricultura. Estas construções resultam num rendilhado onde o verde das culturas contrasta com o cinza das pedras.

Para quem passeia na Serra de Aire é imprescindível visitar as aldeias de pedra como Casais EspertosCasal Farto, MaxieiraSobral,Poleiros e Vale Figueira. Seguindo a direcção de Ourém, em pleno planalto (com muitas geutase covas abertas pela água) onde os socalcos se sucedem e começa os vinhedos de Atouguia, há uma série de vales profundos que impressionam pela dimensão: Vale da Fonte, Vale das Queimadas e Vale da Chita (próximo da estrada que segue para Fátima).

A bacia de Ourém contrasta com a serra e o Planalto. Ali a fertilidade dos campos é usada há centenas de anos. A breve calmia das paisagens é interrompida por pequenos morros cobertos de pinhal. Os vales são sulcados pelos riachos e ribeiras que desaguam no rio Nabão.

Seiça é uma localidade com a presença antiga de fidalguia e casas grandes. Cresce em redor da Ermida de Santa Maria onde, segundo a tradição, se ajoelhou a rezar D. Nuno Álvares Pereira antes e depois da Batalha de Aljubarrota. Há também várias quintas nobres que floresceram em Norte, Alcaidaria, Olaia, Seiça e Sorjeira. algumas foram recuperadas para turismo. Não esquecer a Ribeira de Seiça envolvida por Ourém e pela própria localidade de Seiça.

Contornando-se o Alto da Pimenteira e descendo pelos vinhedos que se estende ao longo da encosta de Gondomaria chega-se ao Vale da Ribeira de Gondemaria. As encostas vinhateiras são produtoras daquele que é considerado o melhor vinho da região. É possível prová-lo na Adega Cooperativa de Ourém, na localidade de Casal de Frades.

Há duas aldeias também dignas de visita: Soutaria e Tomaréis que se situam neste vale, próximas das ribeira de Olival. Também a Ermida de Nossa Senhora da Conceição fica nas proximidades da ribeira. Apresenta um arco triunfal por onde se faz a passagem para o altar-mor, no qual estão visíveis frescos que representam Santo Agostinho e Santo Ambrósio. Quando se sobe em direcção à nascente da Ribeira de Olival, começa a ser possível asistir a uma abertura na paisagem. No alto de Óbidos e Aldeia Nova é possível ver belos panoramas. De seguida porque não seguir viagem até aos vales das ribeiras de Salgueira ou Fárrio. As usas encostas revestem-se de frondoso pinhal. Nas zonas ribeirinhas desde Casal dos Bernardos até Rio de Couros estendem-se os milheirais e hortas viçosas. Em Rio de Couros havia a tradição de cozer o pão no forno comunitário. Cozia-se também o "Bolo da Senhora" que era distribuído no dia da festa.

A nascente e o vale da Ribeira de Espite estão protegidos por pinhal, de onde correm mais algumas ribeiras e riachos e as fontes da Ribeira de Urqueira

Caxarias tem a sorte de ser uma povoação banhada por dois cursos de água. Dali também se chega rapidamente ao Nabão. Segue-se ao seu lado até se encontrar Freixianda cheia de contrastes provocados pela vegetação e pelas hortas de milho, pelas vinhas e pelos olivais que dão azeite puro, em Formigais. O rio corta escarpas calcárias e segue caminho até ao local do Agroal. Aqui, bem no leito do rio uma fonte de águas termais mineralizadas e frias brota para curar doenças de pele

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Vi-me girafa para a nomear
Diz-se que espanhóis (e portugueses, não?) tentaram impor a palavra “azarafa”, mas que ninguém foi na conversa deles. Acabaram por ser os jeitosos dos italianos a introduzir a palavra girafa. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Ventura mantém mira no Governo e junta Castro Almeida à lista de alvos
Candidato a Belém criticou ministro da Economia por sugerir que famílias utilizem salários do mês passado para fazer face às necessidades depois da tempestade. Ida de Marcelo ao Vaticano não caiu bem.

Na I Liga portuguesa, já se faz bom dinheiro fora dos “grandes”
Os últimos quatro mercados de transferências permitiram a mais clubes terem vendas acima de cinco milhões de euros. Gil Vicente e Arouca destacam-se, mas Famalicão e Vitória também sabem como se faz.

Marcelo reforça vigilância e Montenegro garante empenho com todos os meios no terreno
Antes de voltar ao terreno, Presidente da República deixou recado de que “não serve de nada ter medidas no papel se não é possível dar resposta”. Primeiro-ministro garante “todos os meios” empenhados.

Ao fim de uma semana, o músculo industrial de Leiria recomeça lentamente a mexer-se
Entre a destruição, ainda sem água, energia da rede ou telecomunicações, há empresas que tentam retomar trabalho, seja com geradores que começam a chegar ou com a energia que arranca a conta-gotas.

Socorro!: uma ópera com três vinténs
Um objecto lúdico e de bolso, remando contra a maré dos Avatar & Ca., em contraciclo com o entertainment do presente.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade