Ilustração sobre a Localidade

Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima começou a ser contruído em 1928, altura em que se ergeu a Basílica da Cova da Iria, em estilo neo-barroco, segundo um projecto do arquitecto holandês G. Van Kriecken, vindo a ser sagrada em 1953.

O altar-mor apresenta vitrais com algumas das cenas das aparições e um quadro onde está representada a mensagem que Nossa Senhora transmitiu aos pastorinhos.

As estátuas dos Apóstolos do Imaculado Coração de Maria estão colocados nos quatro cantos da Basílica. O simulo do Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, encontra-se na capela-mor. Os túmulos dos Pastorinhos Jacinta e Francisco Marto encontram-se no lado nascente.

Notável ainda o monumental órgão, com cerca de 12 mil tubos, com data de 1952. As colunas são decoradas com quadros onde é descrita a via-sacra. Estas peças, feitas em cerâmica policromada, são sobrepujadas por estátuas dos santos. Junto ao corpo da Basílica situam-se as quatro estátuas dos Santos portugueses: Santo António, São João de Deus, Beato Nuno e São João de Brito.

O local da Capela das Aparições, onde apareceu Nossa Senhora do Rosário aos Pastorinhos é o coração do Santuário. Um edifício simples onde se guarda a imagem da santa. Este foi o primeiro templo a ser construído na Cova da Iria e a ser usado como local de oração.

Na última Aparição surgiu uma nascente de água no local onde actualmente se ergue o monumento em honra do Sagrado Coração de Jesus. Em seu redor há bicas de água boa para beber.

João Paulo II, no dia 13 de Maio de 1982, inaugurou o Centro Pastoral Papa Paulo VI. Este é um centro de congressos e estudos marianos de grande importância. Catorze capelinhas completam a via-sacra. Evocam a paixão do senhor e o percuros que as engloba tem início na rotunda de Santa Teresa de Ourém. Depois passa junto do monumento que, nos Valinhos, mostra o local onde aconteceu a quarta aparição (19 de Agosto de 1917). O final da via é quando se chega ao Calvário, acima da Loca do Anjo (neste local terão os três pastorinhos recebido a primeira e terceira aparição do anjo ainda durante a Primavera e Outono do ano de 1916).

Ainda existem, e é possível visitar, as casas onde viveram os três pastorinhos. Em Aljustrel estas casas têm no seu interior os objectos de uso doméstico, mobiliário e objectos pessoais que serviram os videntes Lúcia, Francisco e Jacinta. No quintal de Lúcia, o Anjo, em 1916, fez a sua segunda aparição.

Os peregrinos podem receber assistência, caso tenham problemas, na Albergaria de Nossa Senhora das Dores.

Texto de Salomé Joanaz e Renato Soares especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O sol aos quadradinhos
Sabemos apenas que alguém, seja quem for, já lhe fez mal e que um coração partido é capaz dos maiores estragos porque sabe que sobrevive. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

Mariana Leite Soares vence 7.ª edição do Prémio Revelação Teatro D. Maria II
Nascida no Porto em 1996, encarnou José Afonso na peça que o Teatro Experimental do Porto lhe dedicou no ano passado e estreia Absoluto, o seu primeiro espectáculo a título individual, no próximo mês.

Câmara de Lisboa aprova 25,8 milhões de euros para programa de dinamização da procura turística até 2029
A Câmara de Lisboa aprovou 25,8 milhões para o turismo e oito milhões para a Web Summit. Sob críticas da oposição, viabilizou ainda verbas para a ModaLisboa e atribuição de medalhas honoríficas.

María Corina Machado tentou regressar três vezes à Venezuela esta semana. Todas falharam
Nobel da Paz e líder da oposição venezuelana terá visto sete tentativas de regressar à Venezuela frustradas desde Junho. Na última, Delcy Rodríguez estava em Nova Iorque para se encontrar com Trump.

Marvel’s Wolverine é violento e espectacular, mas não tem profundidade
Marvel’s Wolverine impressiona pela brutalidade do combate e pela qualidade visual, mas a repetição das mecânicas e a escassez de ideias limitam o alcance da experiência.

Frederico Varandas lembra Champions para defender Rui Borges
Presidente do Sporting vinca a importância dos milhões da maior competição de clubes da UEFA para o crescimento sustentado do clube.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade