Ilustração sobre a Localidade

Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima começou a ser contruído em 1928, altura em que se ergeu a Basílica da Cova da Iria, em estilo neo-barroco, segundo um projecto do arquitecto holandês G. Van Kriecken, vindo a ser sagrada em 1953.

O altar-mor apresenta vitrais com algumas das cenas das aparições e um quadro onde está representada a mensagem que Nossa Senhora transmitiu aos pastorinhos.

As estátuas dos Apóstolos do Imaculado Coração de Maria estão colocados nos quatro cantos da Basílica. O simulo do Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, encontra-se na capela-mor. Os túmulos dos Pastorinhos Jacinta e Francisco Marto encontram-se no lado nascente.

Notável ainda o monumental órgão, com cerca de 12 mil tubos, com data de 1952. As colunas são decoradas com quadros onde é descrita a via-sacra. Estas peças, feitas em cerâmica policromada, são sobrepujadas por estátuas dos santos. Junto ao corpo da Basílica situam-se as quatro estátuas dos Santos portugueses: Santo António, São João de Deus, Beato Nuno e São João de Brito.

O local da Capela das Aparições, onde apareceu Nossa Senhora do Rosário aos Pastorinhos é o coração do Santuário. Um edifício simples onde se guarda a imagem da santa. Este foi o primeiro templo a ser construído na Cova da Iria e a ser usado como local de oração.

Na última Aparição surgiu uma nascente de água no local onde actualmente se ergue o monumento em honra do Sagrado Coração de Jesus. Em seu redor há bicas de água boa para beber.

João Paulo II, no dia 13 de Maio de 1982, inaugurou o Centro Pastoral Papa Paulo VI. Este é um centro de congressos e estudos marianos de grande importância. Catorze capelinhas completam a via-sacra. Evocam a paixão do senhor e o percuros que as engloba tem início na rotunda de Santa Teresa de Ourém. Depois passa junto do monumento que, nos Valinhos, mostra o local onde aconteceu a quarta aparição (19 de Agosto de 1917). O final da via é quando se chega ao Calvário, acima da Loca do Anjo (neste local terão os três pastorinhos recebido a primeira e terceira aparição do anjo ainda durante a Primavera e Outono do ano de 1916).

Ainda existem, e é possível visitar, as casas onde viveram os três pastorinhos. Em Aljustrel estas casas têm no seu interior os objectos de uso doméstico, mobiliário e objectos pessoais que serviram os videntes Lúcia, Francisco e Jacinta. No quintal de Lúcia, o Anjo, em 1916, fez a sua segunda aparição.

Os peregrinos podem receber assistência, caso tenham problemas, na Albergaria de Nossa Senhora das Dores.

Texto de Salomé Joanaz e Renato Soares especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mau sinal: este ano não vai haver mais cortes adicionais no IRS
Oportunidade para falarmos neste P24 com Ricardo Arroja, economista, académico, ex-presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e colunista do PÚBLICO.

Qual o critério para passar de politécnico a universidade “tout court”?
A questão não está no mérito das instituições que foram transformadas, que ninguém seriamente contesta. A questão está nos critérios que sustentaram esta decisão. Opinião de Joaquim Brigas

Interesses privados ameaçam a transparência do Tribunal de Justiça da UE
Atribuição de processos aos juízes do Tribunal de Justiça da UE é opaca, alimentando suspeitas de conflitos de interesses. Quarenta por cento dos membros declararam ter interesses no sector privado.

Conselho de Educação recomenda “turmas diversas” e mais ensino de língua portuguesa para integrar migrantes
Há indícios de que o acesso à disciplina de Português Língua Não Materna está “muito aquém do que seria desejável”, diz Conselho Nacional de Educação.

Postigos fechados escondem idosos em lares ilegais: “São os próprios familiares que fecham os olhos”
Em Lagameças, na zona de Palmela, um lar teve ordem de fecho urgente depois de uma visita da Segurança Social. Mas há outras estruturas que não oferecem condições minímas e continuam a acolher idosos.

SNS: absentismo é um problema e pressão nas camas de internamento mantém-se elevada
O absentismo continua a ser um problema no SNS, alerta o Conselho de Finanças Públicas. O internamento revela “níveis elevados de pressão”, com hospitais com taxa de internamento acima dos 100%.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade