Ilustração sobre a Localidade

Espinho

Sobre o concelho

Espinho é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Aveiro, com cerca de 21 500 habitantes. Está incluída naRegião Norte e sub-região do Grande Porto, pertencendo ainda à Grande Área Metropolitana do Porto.

É sede de um pequeno município urbano, com 21,06 km² de área e 31 786 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Gaia, a leste por Santa Maria da Feira, a sul por Ovar e a oeste pelo Oceano Atlântico.

 

História

Já em tempos do domínio romano na região existia um castro, o chamado Castro de Ovil, povoação referenciada pela primeira vez num documento de 1013, que assentava numa pequena colina de forma circular rodeada por um fosso a Norte e Nascente e por uma ribeira a Sul e Poente, que actualmente se encontra na Freguesia de Paramos.

Há cerca de 200 anos a zona de Espinho começou a ser utilizada para a pesca, ainda de forma sazonal. Esses primeiros ocupantes não construíram habitações, permanecendo na costa apenas durante a companha, para regressar à terra de origem no inverno, quando a violência do mar impossibilitava a pesca em segurança.5

A fixação da população começou a fazer-se por volta do ano de 1776 (o concelho foi criado apenas em 1899, por desmembramento de Santa Maria da Feira), quando surgiram as primeiras habitações (os palheiros), feitas em madeira com os telhados revestidos com terra. A transição da madeira para a pedra ocorreu lenta e gradualmente e passou por uma fase intermédia, em que os palheiros, ainda de madeira, ostentavam uma fachada principal em pedra e cal.6

Mais tarde, muitas destas habitações seriam adquiridas e transformadas, por famílias de posses, dando origem à colónia balnear de Espinho. Em menos de meio século, Espinho iria tornar-se numa das zonas de eleição do Norte de Portugal.

A devoção religiosa das gentes da região levou à edificação, ao longo dos séculos, de diversos monumentos espalhados pela cidade e arredores. A Igreja Matriz dedicada a N.ª Senhora da Ajuda é exemplo disso; construída em 1930 segundo projecto do arquitecto Adães Bermudes, tem sabor revivalista, que procura conciliar com as necessidades contemporâneas.7

Hoje Espinho é uma cidade moderna, com importante atividade turística, acolhendo ao longo do ano milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. Para isso foi importante o fator clima (baixa amplitude térmica: 23º C no Verão e 12ºC no Inverno) e os atrativos naturais e culturais (praia, paisagem, património, espetáculos, etc.), mas também a fácil acessibilidade (por via férrea e rodoviária), a proximidade do Porto e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a circunstância de se ter tornado numa concorrida zona de jogo.8

Espinho é cidade conhecida pela sua feira centenária, gastronomia, potencial nas áreas do turismo e lazer, e pelo seu Casino.

(*) Source: WIKIPEDIA

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Superbikes: Miguel Oliveira foi 12.º na segunda corrida de Assen
Piloto português partiu do 15.º posto da grelha, mas uma prova acidentada deixou-o sem possibilidades de discutir um lugar no top 10.

Um cessar-fogo imediato já não salvaria a economia de menos crescimento
Recuperação da produção e do transporte de petróleo seria sempre demorada, com a guerra a deixar ainda como herança um ambiente de maior risco de novas crises no Médio Oriente.

Açude de Galachos: o betão foi abaixo, mas não moveu mais barreiras
O açude de Galachos, em Alcoutim, foi a primeira barreira fluvial obsoleta no país a ser derrubada a partir de um movimento da sociedade civil. Mas outras remoções previstas ficaram pelo caminho.

Benfica chega-se à frente, Sporting entra em despiste na luta pelo título
Triunfo dos “encarnados” garante invencibilidade na Liga e a vice-liderança à condição. Bicampeões sofrem segunda derrota na Liga e uma derrapagem no ataque à liderança.

Leão XIV pediu aos angolanos para terem cuidado com as religiões tradicionais
Domingo de multidões para o Papa, com missa campal no Kilamba e o rezar do terço no Santuário da Muxima. Tempo para apontar para o futuro e a reconciliação e para chamar os fiéis à Igreja Católica.

Filme Gioia Mia vence Festa do Cinema Italiano de Lisboa
O filme de de Margherita Spampinato fala de duas gerações distintas, com diferentes visões do mundo, através de uma criança rebelde de origem urbana, Nico, que passa um Verão na Sicília com a tia.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade