Ilustração sobre a Localidade

Espinho

Sobre o concelho

Espinho é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Aveiro, com cerca de 21 500 habitantes. Está incluída naRegião Norte e sub-região do Grande Porto, pertencendo ainda à Grande Área Metropolitana do Porto.

É sede de um pequeno município urbano, com 21,06 km² de área e 31 786 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Gaia, a leste por Santa Maria da Feira, a sul por Ovar e a oeste pelo Oceano Atlântico.

 

História

Já em tempos do domínio romano na região existia um castro, o chamado Castro de Ovil, povoação referenciada pela primeira vez num documento de 1013, que assentava numa pequena colina de forma circular rodeada por um fosso a Norte e Nascente e por uma ribeira a Sul e Poente, que actualmente se encontra na Freguesia de Paramos.

Há cerca de 200 anos a zona de Espinho começou a ser utilizada para a pesca, ainda de forma sazonal. Esses primeiros ocupantes não construíram habitações, permanecendo na costa apenas durante a companha, para regressar à terra de origem no inverno, quando a violência do mar impossibilitava a pesca em segurança.5

A fixação da população começou a fazer-se por volta do ano de 1776 (o concelho foi criado apenas em 1899, por desmembramento de Santa Maria da Feira), quando surgiram as primeiras habitações (os palheiros), feitas em madeira com os telhados revestidos com terra. A transição da madeira para a pedra ocorreu lenta e gradualmente e passou por uma fase intermédia, em que os palheiros, ainda de madeira, ostentavam uma fachada principal em pedra e cal.6

Mais tarde, muitas destas habitações seriam adquiridas e transformadas, por famílias de posses, dando origem à colónia balnear de Espinho. Em menos de meio século, Espinho iria tornar-se numa das zonas de eleição do Norte de Portugal.

A devoção religiosa das gentes da região levou à edificação, ao longo dos séculos, de diversos monumentos espalhados pela cidade e arredores. A Igreja Matriz dedicada a N.ª Senhora da Ajuda é exemplo disso; construída em 1930 segundo projecto do arquitecto Adães Bermudes, tem sabor revivalista, que procura conciliar com as necessidades contemporâneas.7

Hoje Espinho é uma cidade moderna, com importante atividade turística, acolhendo ao longo do ano milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. Para isso foi importante o fator clima (baixa amplitude térmica: 23º C no Verão e 12ºC no Inverno) e os atrativos naturais e culturais (praia, paisagem, património, espetáculos, etc.), mas também a fácil acessibilidade (por via férrea e rodoviária), a proximidade do Porto e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a circunstância de se ter tornado numa concorrida zona de jogo.8

Espinho é cidade conhecida pela sua feira centenária, gastronomia, potencial nas áreas do turismo e lazer, e pelo seu Casino.

(*) Source: WIKIPEDIA

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Geringonça”: a “experiência extraordinária” faz dez anos
Ana Sá Lopes, jornalista da secção de Política do PÚBLICO, é a convidada deste episódio.

As vacinas não causam autismo, CDC!
A inexistência de risco de autismo como consequência da vacinação foi amplamente confirmada. A falta de confiança na vacinação tem consequências graves. Opinião de Luís Graça

Acabou, finalmente, a longa espera por Kara-Lis Coverdale
Depois de um hiato de oito anos, a canadiana voltou em 2025 com três álbuns lançados em poucos meses. Esta quarta-feira, na Culturgest, apresenta-se a solo, num concerto em que passará por dois deles.

Caixa Geral de Depósitos prestes a deixar de ser dona do maior banco de Cabo Verde
Caixa vai abandonar presença em todas as ilhas de Cabo Verde com a venda do BCA. Ficará apenas com o Banco Interatlântico. Mais uma perda de relevância internacional da banca nacional.

Portugal a caminho de ter das mais exigentes leis da nacionalidade da UE
Ainda antes das mudanças na lei, Portugal estava na média europeia quanto aos requisitos para obtenção de nacionalidade por naturalização. Vai disparar para o topo dos mais exigentes.

2015, dez anos depois
Não correu tudo bem, cometeram-se erros e houve várias insuficiências que devem servir de reflexão para toda a esquerda. Opinião de Pedro Nuno Santos

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade