Ilustração sobre a Localidade

Espinho

Sobre o concelho

Espinho é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Aveiro, com cerca de 21 500 habitantes. Está incluída naRegião Norte e sub-região do Grande Porto, pertencendo ainda à Grande Área Metropolitana do Porto.

É sede de um pequeno município urbano, com 21,06 km² de área e 31 786 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Gaia, a leste por Santa Maria da Feira, a sul por Ovar e a oeste pelo Oceano Atlântico.

 

História

Já em tempos do domínio romano na região existia um castro, o chamado Castro de Ovil, povoação referenciada pela primeira vez num documento de 1013, que assentava numa pequena colina de forma circular rodeada por um fosso a Norte e Nascente e por uma ribeira a Sul e Poente, que actualmente se encontra na Freguesia de Paramos.

Há cerca de 200 anos a zona de Espinho começou a ser utilizada para a pesca, ainda de forma sazonal. Esses primeiros ocupantes não construíram habitações, permanecendo na costa apenas durante a companha, para regressar à terra de origem no inverno, quando a violência do mar impossibilitava a pesca em segurança.5

A fixação da população começou a fazer-se por volta do ano de 1776 (o concelho foi criado apenas em 1899, por desmembramento de Santa Maria da Feira), quando surgiram as primeiras habitações (os palheiros), feitas em madeira com os telhados revestidos com terra. A transição da madeira para a pedra ocorreu lenta e gradualmente e passou por uma fase intermédia, em que os palheiros, ainda de madeira, ostentavam uma fachada principal em pedra e cal.6

Mais tarde, muitas destas habitações seriam adquiridas e transformadas, por famílias de posses, dando origem à colónia balnear de Espinho. Em menos de meio século, Espinho iria tornar-se numa das zonas de eleição do Norte de Portugal.

A devoção religiosa das gentes da região levou à edificação, ao longo dos séculos, de diversos monumentos espalhados pela cidade e arredores. A Igreja Matriz dedicada a N.ª Senhora da Ajuda é exemplo disso; construída em 1930 segundo projecto do arquitecto Adães Bermudes, tem sabor revivalista, que procura conciliar com as necessidades contemporâneas.7

Hoje Espinho é uma cidade moderna, com importante atividade turística, acolhendo ao longo do ano milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. Para isso foi importante o fator clima (baixa amplitude térmica: 23º C no Verão e 12ºC no Inverno) e os atrativos naturais e culturais (praia, paisagem, património, espetáculos, etc.), mas também a fácil acessibilidade (por via férrea e rodoviária), a proximidade do Porto e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a circunstância de se ter tornado numa concorrida zona de jogo.8

Espinho é cidade conhecida pela sua feira centenária, gastronomia, potencial nas áreas do turismo e lazer, e pelo seu Casino.

(*) Source: WIKIPEDIA

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Livros que cruzam o Atlântico 21

“Hiraeth” marca 75 anos do ACNUR com uma viagem sonora pelo exílio
Instalação artística no Time Out Market, em Lisboa, transforma testemunhos reais do Sudão, Ucrânia, Síria e Myanmar numa experiência sonora sobre perda e sobrevivência.

Médicos do Amadora-Sintra denunciam situação “insustentável” nas urgências e pedem intervenção da Ordem
Trinta clínicos da urgência geral afirmam que as equipas estão “reduzidas e com elementos pouco diferenciados”, o que coloca em causa “a segurança dos doentes e a dignidade profissional”.

Estafeta tentou violar idosa. Fugiu depois de vítima o agredir com canadiana
Mulher de 78 anos, residente em Rio Tinto, tinha encomendado entrega de medicamentos em casa. Estafeta estava ao serviço de uma farmácia e já foi detido pela Polícia Judiciária.

Mulheres gamers jogam mais sozinhas e são discriminadas nas equipas de videojogos
Relatório reporta que, apesar de 46% dos gamers serem mulheres, elas continuam a encontrar barreiras estruturais. Muitas escondem a identidade quando jogam, para evitarem ser alvo de assédio.

Greve geral: UGT e CGTP preparam protesto para a primeira quinzena de Dezembro
Centrais sindicais unem-se contra as alterações à legislação laboral apresentadas pelo Governo. É a primeira vez desde 2013 que se juntam para uma greve no sector público e privado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade