Ilustração sobre a Localidade

Espinho

Sobre o concelho

Espinho é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Aveiro, com cerca de 21 500 habitantes. Está incluída naRegião Norte e sub-região do Grande Porto, pertencendo ainda à Grande Área Metropolitana do Porto.

É sede de um pequeno município urbano, com 21,06 km² de área e 31 786 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Gaia, a leste por Santa Maria da Feira, a sul por Ovar e a oeste pelo Oceano Atlântico.

 

História

Já em tempos do domínio romano na região existia um castro, o chamado Castro de Ovil, povoação referenciada pela primeira vez num documento de 1013, que assentava numa pequena colina de forma circular rodeada por um fosso a Norte e Nascente e por uma ribeira a Sul e Poente, que actualmente se encontra na Freguesia de Paramos.

Há cerca de 200 anos a zona de Espinho começou a ser utilizada para a pesca, ainda de forma sazonal. Esses primeiros ocupantes não construíram habitações, permanecendo na costa apenas durante a companha, para regressar à terra de origem no inverno, quando a violência do mar impossibilitava a pesca em segurança.5

A fixação da população começou a fazer-se por volta do ano de 1776 (o concelho foi criado apenas em 1899, por desmembramento de Santa Maria da Feira), quando surgiram as primeiras habitações (os palheiros), feitas em madeira com os telhados revestidos com terra. A transição da madeira para a pedra ocorreu lenta e gradualmente e passou por uma fase intermédia, em que os palheiros, ainda de madeira, ostentavam uma fachada principal em pedra e cal.6

Mais tarde, muitas destas habitações seriam adquiridas e transformadas, por famílias de posses, dando origem à colónia balnear de Espinho. Em menos de meio século, Espinho iria tornar-se numa das zonas de eleição do Norte de Portugal.

A devoção religiosa das gentes da região levou à edificação, ao longo dos séculos, de diversos monumentos espalhados pela cidade e arredores. A Igreja Matriz dedicada a N.ª Senhora da Ajuda é exemplo disso; construída em 1930 segundo projecto do arquitecto Adães Bermudes, tem sabor revivalista, que procura conciliar com as necessidades contemporâneas.7

Hoje Espinho é uma cidade moderna, com importante atividade turística, acolhendo ao longo do ano milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. Para isso foi importante o fator clima (baixa amplitude térmica: 23º C no Verão e 12ºC no Inverno) e os atrativos naturais e culturais (praia, paisagem, património, espetáculos, etc.), mas também a fácil acessibilidade (por via férrea e rodoviária), a proximidade do Porto e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a circunstância de se ter tornado numa concorrida zona de jogo.8

Espinho é cidade conhecida pela sua feira centenária, gastronomia, potencial nas áreas do turismo e lazer, e pelo seu Casino.

(*) Source: WIKIPEDIA

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Climáximo mancha de vermelho fachada da empresa Thales em protesto contra a guerra
“Os combustíveis fósseis são um multiplicador da capacidade bélica”, afirma a Climáximo, que denuncia ligações do grupo francês a empresa israelita de armas.

A Internet em todo lado, sem furar paredes
O kit TP-Link AV1000 Gigabit Powerline permite levar a Internet onde o Wi-Fi do router não chega, usando a rede eléctrica da casa como rede de dados.

SNS: Cirurgias cardíacas e oncológicas diminuíram e as listas de espera dispararam no final de 2025
Actividade cirúrgica teve quebra no segundo semestre de 2025, enquanto as primeiras consultas aumentaram, revela reguladora da saúde. Mais de dois terços dos vales para cirurgia ficaram por usar.

Starmer não se demite e vai enfrentar “qualquer disputa pela liderança” do Labour
Face à pressão que está a sentir dentro do próprio partido, Starmer arregaça as mangas e diz que não vai “virar as costas” porque a mudança de líderes tem “um grande custo para o país”, argumenta.

Luz, ecrãs e olhos cansados
Talvez os olhos saibam que assim que o despertador no telemóvel tocar, o ecrã do aparelho se vai acender como uma janela que alguém abriu à bruta… Vum! Crónica de Ana Lázaro

Dia Internacional dos Museus com centenas de actividades de entrada livre em todo o país
Celebrado desde 1997, Dia Internacional dos Museus acontece a 18 de Maio e tem este ano como lema “Museus a unir um mundo dividido”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade