Ilustração sobre a Localidade

Espinho

Sobre o concelho

Espinho é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Aveiro, com cerca de 21 500 habitantes. Está incluída naRegião Norte e sub-região do Grande Porto, pertencendo ainda à Grande Área Metropolitana do Porto.

É sede de um pequeno município urbano, com 21,06 km² de área e 31 786 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Gaia, a leste por Santa Maria da Feira, a sul por Ovar e a oeste pelo Oceano Atlântico.

 

História

Já em tempos do domínio romano na região existia um castro, o chamado Castro de Ovil, povoação referenciada pela primeira vez num documento de 1013, que assentava numa pequena colina de forma circular rodeada por um fosso a Norte e Nascente e por uma ribeira a Sul e Poente, que actualmente se encontra na Freguesia de Paramos.

Há cerca de 200 anos a zona de Espinho começou a ser utilizada para a pesca, ainda de forma sazonal. Esses primeiros ocupantes não construíram habitações, permanecendo na costa apenas durante a companha, para regressar à terra de origem no inverno, quando a violência do mar impossibilitava a pesca em segurança.5

A fixação da população começou a fazer-se por volta do ano de 1776 (o concelho foi criado apenas em 1899, por desmembramento de Santa Maria da Feira), quando surgiram as primeiras habitações (os palheiros), feitas em madeira com os telhados revestidos com terra. A transição da madeira para a pedra ocorreu lenta e gradualmente e passou por uma fase intermédia, em que os palheiros, ainda de madeira, ostentavam uma fachada principal em pedra e cal.6

Mais tarde, muitas destas habitações seriam adquiridas e transformadas, por famílias de posses, dando origem à colónia balnear de Espinho. Em menos de meio século, Espinho iria tornar-se numa das zonas de eleição do Norte de Portugal.

A devoção religiosa das gentes da região levou à edificação, ao longo dos séculos, de diversos monumentos espalhados pela cidade e arredores. A Igreja Matriz dedicada a N.ª Senhora da Ajuda é exemplo disso; construída em 1930 segundo projecto do arquitecto Adães Bermudes, tem sabor revivalista, que procura conciliar com as necessidades contemporâneas.7

Hoje Espinho é uma cidade moderna, com importante atividade turística, acolhendo ao longo do ano milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. Para isso foi importante o fator clima (baixa amplitude térmica: 23º C no Verão e 12ºC no Inverno) e os atrativos naturais e culturais (praia, paisagem, património, espetáculos, etc.), mas também a fácil acessibilidade (por via férrea e rodoviária), a proximidade do Porto e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a circunstância de se ter tornado numa concorrida zona de jogo.8

Espinho é cidade conhecida pela sua feira centenária, gastronomia, potencial nas áreas do turismo e lazer, e pelo seu Casino.

(*) Source: WIKIPEDIA

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Seguro quer “governos de projectos e não de turno” e diz-se “focado nas soluções” para o país
Candidato esteve presente na homenagem pelos 101 anos do nascimento de Mário Soares e escusou-se a comentar as acusações de Catarina Martins no debate.

O martírio de envelhecer e as lembranças das músicas que marcam a vida
Os reencontros que acontecem por surpresa com personagens que cruzam nossas vidas e com quem partilhamos o nosso tempo nos brindam a memória e fazem lampejar fatos antigos que já nem lembramos. Crónica de Vivien Merciel Suarez

Kremlin admite alinhamento com nova Estratégia de Segurança dos EUA
“Os ajustes que estamos a ver correspondem, em muitos aspectos, à nossa visão”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov neste domingo.

No Algarve aonde os jornais já não chegam. “São vozes que se apagam”
À interioridade juntou-se pobreza de leitura. Na biblioteca municipal são requisitados apenas dois a três livros por mês. Quase metade dos 2500 habitantes tem 65 ou mais anos.

Cem anos da revista New Yorker em 90 minutos de cinema
Documentário de Marshall Curry está carregado de estrelas da cultura popular e da erudição que são sinónimas da publicação homenageada. Está na Netflix desde sexta-feira.

Segunda na TV: Um naufrágio oscarizado, O Paraíso, Provavelmente e Bluey
A semana arranca também com Blackhat: Ameaça na Rede, O Grito, Crónicas Prisionais e Entrada dos Pastores - Romagens de Natal.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade