Ilustração sobre a Localidade

Ílhavo

Ílhavo é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga.

É sede de um município com 73,48 km² de área1 e 38 598 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias.4 O município é dividido em três sítios diferentes por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.


História

O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 13 de Julho de 1990.5

A cidade é famosa pela sua indústria de porcelana Vista Alegre O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra fazem parte da freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado integram a freguesia da Gafanha da Encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na actualidade em betão), listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca. A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ilhavo, confeccionado de forma artesanal e cozido em forno a lenha. O Pão de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.

Ílhavo está profundamente ligada à pesca do bacalhau; com efeito, durante todo o século XX, a maioria dos capitães que faziam companhas de longo curso eram originários da, então, vila de Ílhavo. Igualmente oriundos das localidades vizinhas foram muitos dos pescadores.

Esta, e outras ligações, de Ílhavo com o mar podem ser vistas no Museu Marítimo de Ílhavo, que para além do edificío, tem o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente. O navio faz parte integrante do Museu e alberga exposições temporárias.

(*) Source: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mundial 2026: Haiti muda de equipamento subitamente após oposição da FIFA
Organismo entendeu que o padrão da camisola poderia gerar interpretações de âmbito político e solicitou ao fornecedor que fizesse uma alteração de última hora.

Portugal garante mais 1,64 mil milhões de euros com proposta do Conselho para o próximo QFP
Proposta apresentada pela presidência cipriota do Conselho da UE prevê um corte “modesto” de 2% do montante global do orçamento face ao plano da Comissão. Mas envelope nacional aumenta.

Governo avança com medidas para combater fraude fiscal nos combustíveis
Executivo altera regras de liquidação de IVA para combater fraude “com expressão financeira relevante”. Associação das empresas do sector estima perdas na ordem das “centenas de milhões de euros”.

Reaproximação entre Ordens dos Advogados de Brasil e Portugal: além da reciprocidade
O restabelecimento do acordo entre a Ordem dos Advogados do Brasil e a Ordem dos Advogados Portugueses é uma questão que vai muito além de uma simples deliberação interna das duas instituições. Opinião de Amanda Rattes

A aventura está sempre ao virar da esquina nos livros de Jamie Smart
O autor das populares séries infantis Coelho vs Macaco, Looshkin e Megalomaníacos estará em Portugal no sábado para falar dos seus livros e de como, numa história, tudo é possível.

Detentores de tribunas no Estádio Azteca inconformados: “Estamos sujeitos à lei da FIFA”
Contrato com o Governo mexicano prevê utilização dos camarotes durante 99 anos. Tribunal deu razão aos empresários, mas equipa de segurança da FIFA barrou-lhes o acesso.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade