Ilustração sobre a Localidade

Ílhavo

Ílhavo é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga.

É sede de um município com 73,48 km² de área1 e 38 598 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias.4 O município é dividido em três sítios diferentes por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.


História

O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 13 de Julho de 1990.5

A cidade é famosa pela sua indústria de porcelana Vista Alegre O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra fazem parte da freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado integram a freguesia da Gafanha da Encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na actualidade em betão), listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca. A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ilhavo, confeccionado de forma artesanal e cozido em forno a lenha. O Pão de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.

Ílhavo está profundamente ligada à pesca do bacalhau; com efeito, durante todo o século XX, a maioria dos capitães que faziam companhas de longo curso eram originários da, então, vila de Ílhavo. Igualmente oriundos das localidades vizinhas foram muitos dos pescadores.

Esta, e outras ligações, de Ílhavo com o mar podem ser vistas no Museu Marítimo de Ílhavo, que para além do edificío, tem o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente. O navio faz parte integrante do Museu e alberga exposições temporárias.

(*) Source: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Está tudo mal
Partimos de um sistema estável que é repentinamente abalado, e dirigimo-nos ao caos. Este é o estado do sistema de digitalização das provas de exame em Portugal. Opinião de António Jacinto Pascoal

Querido Líder
Há qualquer coisa de profundamente tragicómica em ver a maior potência do mundo aproximar-se da estética emocional de Pyongyang. Opinião de Manuel Serrano

Um Magalhães singular
No filme que se estreou há dias nas salas nacionais, as escolhas do cineasta filipino Lav Diaz são desconcertantes e o seu uso da História é frequentemente instrumental ou mesmo arbitrário. Opinião de Paulo Jorge de Sousa Pinto

Essa é que é essa
Hoje, há jovens que nunca ouviram dizer “essa é que é essa”, e outros, piores ainda, que pensam que “essa é que é essa” é a tradução portuguesa, arrivista quanto baste, do it is what it is. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Quinze mil euros para Sócrates — e o pior é que a juíza tem razão
Aproveitemos para dar razão a Sócrates das raras vezes que a tem. Sim, a forma como se gere o segredo de justiça em Portugal é uma comédia. Opinião de João Miguel Tavares

Mundial 2026: a Bélgica deu tudo em cinco minutos e ainda ganhou
“Diabos vermelhos” seguem para os oitavos-de-final após triunfo, por 3-2, no prolongamento, frente ao Senegal. Africanos estiveram a ganhar por 2-0 até aos 85’.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade