Ilustração sobre a Localidade

Ílhavo

Ílhavo é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga.

É sede de um município com 73,48 km² de área1 e 38 598 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias.4 O município é dividido em três sítios diferentes por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.


História

O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 13 de Julho de 1990.5

A cidade é famosa pela sua indústria de porcelana Vista Alegre O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra fazem parte da freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado integram a freguesia da Gafanha da Encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na actualidade em betão), listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca. A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ilhavo, confeccionado de forma artesanal e cozido em forno a lenha. O Pão de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.

Ílhavo está profundamente ligada à pesca do bacalhau; com efeito, durante todo o século XX, a maioria dos capitães que faziam companhas de longo curso eram originários da, então, vila de Ílhavo. Igualmente oriundos das localidades vizinhas foram muitos dos pescadores.

Esta, e outras ligações, de Ílhavo com o mar podem ser vistas no Museu Marítimo de Ílhavo, que para além do edificío, tem o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente. O navio faz parte integrante do Museu e alberga exposições temporárias.

(*) Source: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Exames: maioria responsabiliza Governo e não confia no ministro para próximas fases
Maior parte dos inquiridos não vê capacidade no Ministério da Educação para liderar as próximas fases dos exames nacionais. Avaliação do Presidente da República cai, mas mantém nota positiva.

Chamas aproximam-se de Bordéus e abrandam na região de Madrid
Governo francês reúne-se de emergência. Em Espanha, com a melhoria da situação na zona de Madrid, olha-se agora para Valência.

Sentinelas do Oceano está aí para nos dizer como estão as nossas aves marinhas
Obra lançada nesta segunda-feira debruça-se sobre a distribuição e o estado ambiental das aves marinhas e costeiras em Portugal. Há também uma nova plataforma digital sobre o tema.

Um filósofo e um poeta-psicólogo cego: António de Castro Caeiro e Luís Fernandes conversam sobre beleza
E de sentimentos, da mente, do corpo e seus equívocos, do tédio. António de Castro Caeiro e Luís Fernandes seguem caminhos diferentes (com intersecções) para entender o humano. Sentámo-los à mesa.

Há “menos pessimismo” na maior economia da Europa
Sentimento económico alemão sobe mais do que o esperado em Julho.

Renato Duarte: o elogio de que menos gosto é que “não pareço gay. Não o façam”
Renato Duarte, locutor na Rádio Comercial, confessa que usa IA para perguntar “como se usa a máquina de lavar roupa” e aconselha casas de banho separadas para o sucesso de uma relação amorosoa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade