Ílhavo
Ílhavo é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga.
É sede de um município com 73,48 km² de área1 e 38 598 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias.4 O município é dividido em três sítios diferentes por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.
História
O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 13 de Julho de 1990.5
A cidade é famosa pela sua indústria de porcelana Vista Alegre O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra fazem parte da freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado integram a freguesia da Gafanha da Encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na actualidade em betão), listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca. A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ilhavo, confeccionado de forma artesanal e cozido em forno a lenha. O Pão de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.
Ílhavo está profundamente ligada à pesca do bacalhau; com efeito, durante todo o século XX, a maioria dos capitães que faziam companhas de longo curso eram originários da, então, vila de Ílhavo. Igualmente oriundos das localidades vizinhas foram muitos dos pescadores.
Esta, e outras ligações, de Ílhavo com o mar podem ser vistas no Museu Marítimo de Ílhavo, que para além do edificío, tem o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente. O navio faz parte integrante do Museu e alberga exposições temporárias.
(*) Source: Wikipedia
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Catarina Oliveira: Já “me senti invisível ou então infantilizada” por estar numa cadeira de rodas Tornou-se consultora para a acessibilidade quando se viu numa cadeira de rodas. Agora mostra o mundo nessa perspectiva nas redes sociais. É a décima convidada de A Vida Não é o Que Aparece.
Ministério Público investiga troca de mensagens com teor racista, sexista e misógino entre estudantes de Coimbra Associação Académica de Coimbra alerta para “normalização do discurso de ódio”, dizendo que episódios desta natureza, com cariz racista e xenófobo, têm sido comuns. ProTejo recorre da decisão da CE sobre gestão ibérica de caudais: “É inaceitável” Comissão Europeia arquivou denúncia relativa à gestão de caudais do rio Tejo por parte de Portugal e Espanha. Movimento ProTejo considera decisão “inaceitável” e vai recorrer. Desemprego sobe para 5,8% em Fevereiro e interrompe ciclo de quedas Apesar da melhoria face ao período homólogo, os dados provisórios do INE apontam para um recuo do emprego e para uma subida do desemprego em comparação com o mês de Janeiro. Água, Marte e corrida espacial: queremos voltar à Lua, mas porquê? A última vez que um humano pisou a Lua foi em 1972. Agora, o intuito é regressar – e para ficar. Há motivações científicas, mas sobretudo a ambição de ter recursos que podem estar escondidos na Lua. Concursos de apoio ao cinema e audiovisual de 2026 abriram com 33,3 milhões de euros O Instituto do Cinema e Audiovisual abriu esta terça-feira os 30 concursos de Apoio Financeiro ao Cinema e ao Audiovisual para 2026.
|