Ilustração sobre a Localidade

Ílhavo

Ílhavo é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga.

É sede de um município com 73,48 km² de área1 e 38 598 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias.4 O município é dividido em três sítios diferentes por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.


História

O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 13 de Julho de 1990.5

A cidade é famosa pela sua indústria de porcelana Vista Alegre O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra fazem parte da freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado integram a freguesia da Gafanha da Encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na actualidade em betão), listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca. A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ilhavo, confeccionado de forma artesanal e cozido em forno a lenha. O Pão de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.

Ílhavo está profundamente ligada à pesca do bacalhau; com efeito, durante todo o século XX, a maioria dos capitães que faziam companhas de longo curso eram originários da, então, vila de Ílhavo. Igualmente oriundos das localidades vizinhas foram muitos dos pescadores.

Esta, e outras ligações, de Ílhavo com o mar podem ser vistas no Museu Marítimo de Ílhavo, que para além do edificío, tem o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente. O navio faz parte integrante do Museu e alberga exposições temporárias.

(*) Source: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Operação da GNR em Viseu termina com dois militares feridos após troca de tiros
O incidente aconteceu por volta das 7h desta terça-feira, na localidade de Zonho, na freguesia de Côta, concelho de Viseu.

Mil denúncias em nove anos de procedimentos estéticos por pessoas não habilitadas
ASAE instaurou 240 processos-crime nos últimos sete anos. ERS mandou suspender actividade de 19 estabelecimentos em três anos. Autoridades alertam para procedimentos feitos por pessoas não habilitadas

Mais de cem operacionais combatem incêndio na serra do Caramulo
Vento forte que se faz sentir na zona dificulta combate às chamas. Às 8h10, estavam no local 106 operacionais, com o apoio de 32 veículos.

França segue a Espanha e agiliza processos de residência de 930 mil imigrantes
Enquanto os dois países avançam na legislação e beneficiam imigrantes, Portugal aperta as regras, atrasa processos e enfrenta críticas de especialistas por causa de insegurança jurídica.

Estamos a gastar água que já não existe
Já ultrapassamos o limite planetário da água doce. Ainda assim, continuamos a agir como se a água fosse algo que está ali para sempre. É uma contabilidade criativa perigosa: gastar o que já não temos. Opinião de Sílvia Moutinho

Despertador: Agressões a profissionais do Estado arquivadas. Amnistia acusa líderes “predadores”

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade