Ilustração sobre a Localidade

Ílhavo

Ílhavo é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga.

É sede de um município com 73,48 km² de área1 e 38 598 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias.4 O município é dividido em três sítios diferentes por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.


História

O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 13 de Julho de 1990.5

A cidade é famosa pela sua indústria de porcelana Vista Alegre O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra fazem parte da freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado integram a freguesia da Gafanha da Encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na actualidade em betão), listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca. A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ilhavo, confeccionado de forma artesanal e cozido em forno a lenha. O Pão de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.

Ílhavo está profundamente ligada à pesca do bacalhau; com efeito, durante todo o século XX, a maioria dos capitães que faziam companhas de longo curso eram originários da, então, vila de Ílhavo. Igualmente oriundos das localidades vizinhas foram muitos dos pescadores.

Esta, e outras ligações, de Ílhavo com o mar podem ser vistas no Museu Marítimo de Ílhavo, que para além do edificío, tem o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente. O navio faz parte integrante do Museu e alberga exposições temporárias.

(*) Source: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Estádio do Bessa, casa do Boavista, vai a leilão
Recinto juntamente com o complexo desportivo têm preço inicial de licitação de 38 milhões de euros.

Constitucionalistas dizem que ocultação de doadores partidários viola lei fundamental
Pedro Bacelar de Vasconcelos e Paulo Otero falam numa decisão inconstitucional e excessiva e defendem que a transparência deve prevalecer sobre o direito à protecção de dados.

Bruxelas quer um dia de teletrabalho obrigatório e menos viagens de avião
Para combater os efeitos da guerra no Médio Oriente, a Comissão Europeia desenhou um esboço com um conjunto de medidas, como ajuste no ar condicionado e nas caldeiras. Anúncio será na quarta-feira.

PSP de Lisboa detém grupo por roubo a turistas no Cais do Sodré
O grupo tinha como alvo homens jovens, preferencialmente sob efeito de álcool, que abordavam com o pretexto de vender o que alegavam ser droga.

Chega admite apoiar medidas para mais transparência sobre doadores dos partidos
Já quanto às iniciativas do Governo para a reforma do Estado, como o fim do visto prévio do Tribunal de Contas para contratos até 10 milhões de euros, André Ventura diz que o partido votará contra.

Italiano UniCredit chumba gestão do alemão Commerzbank para o conseguir comprar
“Vulnerável” e “mal preparado”: UniCredit desacredita caminho do Commerzbank se rejeitar ser comprado. Mas continuam as dificuldades na criação de um gigante da banca europeia.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade