Ílhavo
Ílhavo é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga.
É sede de um município com 73,48 km² de área1 e 38 598 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias.4 O município é dividido em três sítios diferentes por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.
História
O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 13 de Julho de 1990.5
A cidade é famosa pela sua indústria de porcelana Vista Alegre O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra fazem parte da freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado integram a freguesia da Gafanha da Encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na actualidade em betão), listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca. A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ilhavo, confeccionado de forma artesanal e cozido em forno a lenha. O Pão de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.
Ílhavo está profundamente ligada à pesca do bacalhau; com efeito, durante todo o século XX, a maioria dos capitães que faziam companhas de longo curso eram originários da, então, vila de Ílhavo. Igualmente oriundos das localidades vizinhas foram muitos dos pescadores.
Esta, e outras ligações, de Ílhavo com o mar podem ser vistas no Museu Marítimo de Ílhavo, que para além do edificío, tem o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente. O navio faz parte integrante do Museu e alberga exposições temporárias.
(*) Source: Wikipedia
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Megaurbanização de Marvila vai ter menos estacionamento privado e mais espaços verdes Segunda discussão pública, imposta pela oposição a Moedas, dura até 23 de Fevereiro. Área junto à qual se farão acessos à terceira travessia do Tejo em Lisboa terá 1360 fogos, quando se previam 1427. Pedido de prospecção mineira em Mirandela em consulta, já com pareceres favoráveis Laboratório Nacional de Energia e Geologia diz que “não é possível concluir que estão a ser propostas as melhores práticas de prospecção”, mas município e ICNF já deram luz verde. Vendas de carros eléctricos na UE crescem 30%: BYD dispara e Tesla derrapa No conjunto do ano passado, foram vendidos mais de 10,8 milhões de carros na União Europeia. Mais de 60% eram eléctricos ou híbridos, enquanto as vendas de carros a combustíveis fósseis derrapam. As melhores refeições que pode comer num voo, segundo especialistas em viagens O The Washington Post perguntou a uma série de viajantes profissionais para nomear as melhores refeições feitas no ar. Conheça-as. Itamar Vieira Junior é o convidado do Encontro de Leituras de Fevereiro O escritor brasileiro, Prémio LeYa 2018, é o convidado do clube de leitura do PÚBLICO e da Quatro Cinco Um a 10 de Fevereiro, no Zoom. Irá conversar sobre o seu novo romance Coração sem Medo. França: Parlamento aprova lei para proibir acesso a redes sociais a menores de 15 anos França pode tornar-se o segundo país do mundo a proibir o acesso às redes sociais de menores. A medida é mais ou menos consensual entre os partidos e foi fortemente apoiada por Macron.
|