Ilustração sobre a Localidade

Ílhavo

Ílhavo é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga.

É sede de um município com 73,48 km² de área1 e 38 598 habitantes (2011), 3 subdividido em 4 freguesias.4 O município é dividido em três sítios diferentes por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.


História

O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 13 de Julho de 1990.5

A cidade é famosa pela sua indústria de porcelana Vista Alegre O município de Ílhavo engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal. O Farol e praia da Barra fazem parte da freguesia de Gafanha da Nazaré. Já a Costa Nova do Prado integram a freguesia da Gafanha da Encarnação. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona. As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na actualidade em betão), listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca. A cidade de Ílhavo é também conhecida pelo famoso Pão de Vale de Ilhavo, confeccionado de forma artesanal e cozido em forno a lenha. O Pão de Ílhavo tem a Pada com forma mais conhecida, mas também existe o Folar ou Pão Doce (com ou sem ovos) comercializado nas alturas da Páscoa.

Ílhavo está profundamente ligada à pesca do bacalhau; com efeito, durante todo o século XX, a maioria dos capitães que faziam companhas de longo curso eram originários da, então, vila de Ílhavo. Igualmente oriundos das localidades vizinhas foram muitos dos pescadores.

Esta, e outras ligações, de Ílhavo com o mar podem ser vistas no Museu Marítimo de Ílhavo, que para além do edificío, tem o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente. O navio faz parte integrante do Museu e alberga exposições temporárias.

(*) Source: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Montenegro de férias até sexta-feira é substituído por Rangel e depois por Sarmento
O primeiro-ministro será substituído até terça-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros. Depois, até ao final da semana, Miranda Sarmento assume essa responsabilidade.

Ex-director da Polícia Rodoviária de Bolsonaro apanhado no Paraguai depois de fugir do Brasil
Silvinei Vasques quebrou a pulseira electrónica e tentava fugir para El Salvador com passaporte falso. Já foi extraditado. Supremo decreta prisão domiciliária para todos os condenados do golpe.

Vinhos produzidos por brasileiros em Portugal entram em cena no réveillon
Os brasileiros têm investido cada vez mais na produção de vinhos em Portugal e já entram no terreno dos espumantes e dos licorosos. Veja algumas recomendações deles para a ceia da virada de ano.

“Presentes” de Orbán continuam a não inverter a subida eleitoral da oposição na Hungria
Custo de vida, economia e saúde dominam a campanha, com Peter Magyar a protagonizar o mais sério desafio ao primeiro-ministro húngaro em 15 anos.

Cogumelos, os tesouros da terra que ditam os tons do vinho e da mesa
Nestes dias frios e chuvosos, emergem da terra húmida os cogumelos, com o seu intenso umami, que nos reconforta. São eles que guiam a criatividade culinária, mas também a escolha dos vinhos a beber.

Afeganistão: a experiência de uma viajante portuguesa num país onde as mulheres não têm voz
Apesar dos problemas, o Afeganistão quer turismo. Marta Durán visitou o país com João Amorim e, sem branquear o regime, enaltece o “povo hospitaleiro”. Mas um susto levou-os a voltar mais cedo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade