Ilustração sobre a Localidade

Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é uma cidade portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com cerca de 5 500 habitantes.1

É sede de um município com 234,52 km² de área2 e 20 855 habitantes (2011),3 4 subdividido em 16 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Nelas, a leste por Seia, a sul por Arganil, a oeste por Tábua e a noroeste por Carregal do Sal.

 

História
A região onde se encontra hoje o concelho de Oliveira do Hospital é habitada desde a pré-história, uma vez que abundam pelo concelho vestígios megalíticos (nomeadamente nas freguesias de Bobadela, Ervedal da Beira e Seixo da Beira).

Na década de 70 de século XX foram descobertas as provas daquilo que se suspeitava há muito: os Romanos também colonizaram a zona, uma vez que se descobriu na freguesia da Bobadela um anfiteatro romano.

Durante as invasões Árabes sabe-se que estes também estiveram no concelho, uma vez que existe uma igreja moçárabe na freguesia de Lourosa.

 

(*) Fonte: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Xuxa foi corajosa e generosa ao falar do seu implante capilar
Apresentadora nem precisava ter contado que sofre de alopecia, mas sua revelação amplia o debate e ajuda outras pessoas. Opinião de Rosana Hermann

Parlamento está dissolvido, Comissão Permanente entra em funções
Com 49 deputados, o órgão parlamentar vai acompanhar a actividade do Governo em gestão. Estão marcadas três reuniões para Abril, não devendo realizar-se mais nenhuma antes da campanha eleitoral.

Queda de árvores, carros amolgados ou telhado levantado: quem paga os estragos do mau tempo?
O pior já passou, mas a tempestade Martinho provocou danos em casas e viaturas em vários pontos do país. O que fazer para accionar a reparação dos estragos?

Mau tempo: restabelecida na totalidade circulação na Linha de Cascais
A interrupção na circulação resultou das condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir durante a última madrugada devido à depressão Martinho.

Organização alerta para discriminação de pessoas com VIH em clínicas dentárias
Pessoas com VIH estão a ser sujeitas à recolha “indevida” de dados confidenciais e estão a ser atendidas em último lugar. Práticas discriminatórias são recorrentes em clínicas dentárias.

Chefe da PSP detido por violência doméstica fica em prisão domiciliária
Na sequência da queixa apresentada pela mulher, a PSP fez “a apreensão cautelar de armas que o suspeito tinha”, nomeadamente uma arma de serviço, um bastão extensível e uma arma pessoal.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade