Ilustração sobre a Localidade

Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é uma cidade portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com cerca de 5 500 habitantes.1

É sede de um município com 234,52 km² de área2 e 20 855 habitantes (2011),3 4 subdividido em 16 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Nelas, a leste por Seia, a sul por Arganil, a oeste por Tábua e a noroeste por Carregal do Sal.

 

História
A região onde se encontra hoje o concelho de Oliveira do Hospital é habitada desde a pré-história, uma vez que abundam pelo concelho vestígios megalíticos (nomeadamente nas freguesias de Bobadela, Ervedal da Beira e Seixo da Beira).

Na década de 70 de século XX foram descobertas as provas daquilo que se suspeitava há muito: os Romanos também colonizaram a zona, uma vez que se descobriu na freguesia da Bobadela um anfiteatro romano.

Durante as invasões Árabes sabe-se que estes também estiveram no concelho, uma vez que existe uma igreja moçárabe na freguesia de Lourosa.

 

(*) Fonte: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Veículo de levitação magnética chinês acelera de 0 a 700 km/h em dois segundos
Trata-se da velocidade mais elevada alguma vez registada para plataformas deste tipo, integrando um sistema eléctrico de levitação magnética supercondutora

Zoo de Odessa salva aves de derrame de óleo de girassol causado por ataque russo
A vida selvagem é outra das vítimas da invasão da Ucrânia pela Rússia. No Mar Negro, na região de Odessa, o ataque a infra-estruturas portuárias criou uma mancha de poluição que mata aves.

Corrida de São Silvestre do Porto condiciona trânsito no domingo, 28 de Dezembro
A 28 de Dezembro, domingo, haverá condicionamentos de trânsito e estacionamento no Porto, em especial na baixa, e algumas paragens de autocarro estarão desactivadas.

IMI: preço por metro quadrado é fixado nos 570 euros em 2026
O valor que integra a fórmula de cálculo do sistema de avaliação de prédios urbanos tinha vindo a subir desde 2019, mas mantinha-se inalterado desde 2023.

Homem canta músicas de Natal durante 42 horas seguidas para bater recorde mundial
David Purchase, que vive em Inglaterra, podia fazer uma pausa de cinco minutos a cada hora e só podia haver 30 segundos entre cada canção. Cantou cada uma 18 vezes, num total de 684 músicas.

Feliz Ano Novo: 12 festas para entrar em 2026
No centro histórico, na marginal ou com os pés na areia. A contemplar os céus, a dançar e a brindar. Eis uma dúzia de ideias, todas gratuitas e à mão de festejar na rua a entrada no novo ano.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade