BombarralO Bombarral é uma vila portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, com cerca de 5 600 habitantes. É sede de um pequeno município com 91,29 km² de área e 13 193 habitantes (2011),1 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Óbidos, a nordeste pelas Caldas da Rainha, a sueste pelo Cadaval e a sudoeste pela Lourinhã.
Região povoada desde a Pré-História, sabe-se que no século XIV Bombarral era uma granja do Convento de Alcobaça, aparecendo no século XVIII como Terras da Rainha. Pertenceu ao concelho do Cadaval até 1852, passando para o de Óbidos, até que em 1914, passou a ser cabeça do concelho, constituído pelas freguesias de Carvalhal, Roliça e Bombarral.2 3 . A inauguração da linha férrea do Oeste, em 1 de Agosto de 1887, impulsionou o desenvolvimento agro-industrial da vila. Aquando da implantação da República, e em grande parte como agradecimento pelo forte apoio que a freguesia prestou ao movimento republicano, Bombarral ganhou independência em relação a Óbidos. Devido à implantação da República a Igreja Matriz I (no local da atual Junta de Freguesia) foi queimada por republicanos, o que deu origem à construção de outra, a Igreja Matriz II.
Fonte dos textos: Wikipedia COMENTÁRIOS DOS LEITORES Ainda não há comentários para este artigo. |
Click for weather forecast NEWSLETTERSubscrever a newsletter:Sair da newsletter:ARRENDA-SE.NETQuartos, apartamentos, casas, etcRECADINHOSÚltimos recadinhos dos leitores:Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country. RELÓGIOVeja que horas são no mundoNOTÍCIASJornal O PÚBLICOO filho de Donald Trump traiu-a e o futuro Presidente mandou-a para a Grécia Investigadores da Universidade de Coimbra exigem respostas para a precariedade “Políticas italianas absurdas” forçam Médicos Sem Fronteiras a interromper operações de resgate no Mediterrâneo Central Os dias do Natal serrano ao sabor da filhó espichada As melhores séries do ano que... ficaram de fora Calçado português diz-se a “indústria mais sexy” há 15 anos, mas ainda há trabalho a fazer NOTÍCIASJornal EXPRESSO |