Ilustração sobre a Localidade

Bombarral

O Bombarral é uma vila portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, com cerca de 5 600 habitantes.

É sede de um pequeno município com 91,29 km² de área e 13 193 habitantes (2011),1 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Óbidos, a nordeste pelas Caldas da Rainha, a sueste pelo Cadaval e a sudoeste pela Lourinhã.


História

Região povoada desde a Pré-História, sabe-se que no século XIV Bombarral era uma granja do Convento de Alcobaça, aparecendo no século XVIII como Terras da Rainha.

Pertenceu ao concelho do Cadaval até 1852, passando para o de Óbidos, até que em 1914, passou a ser cabeça do concelho, constituído pelas freguesias de Carvalhal, Roliça e Bombarral.2 3 . A inauguração da linha férrea do Oeste, em 1 de Agosto de 1887, impulsionou o desenvolvimento agro-industrial da vila. Aquando da implantação da República, e em grande parte como agradecimento pelo forte apoio que a freguesia prestou ao movimento republicano, Bombarral ganhou independência em relação a Óbidos. Devido à implantação da República a Igreja Matriz I (no local da atual Junta de Freguesia) foi queimada por republicanos, o que deu origem à construção de outra, a Igreja Matriz II.

 

​Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O filho de Donald Trump traiu-a e o futuro Presidente mandou-a para a Grécia
Há um triângulo amoroso a marcar o arranque da nova Administração Trump: Donald Trump Jr. foi visto a passear com uma mulher que não a noiva (e esta foi nomeada embaixadora em Atenas).

Investigadores da Universidade de Coimbra exigem respostas para a precariedade
Manifestação desta sexta-feira juntou centena de cientistas da Universidade de Coimbra contra os contratos precários nas instituições conimbricenses. Universidade justifica saídas com falta de verbas.

“Políticas italianas absurdas” forçam Médicos Sem Fronteiras a interromper operações de resgate no Mediterrâneo Central
Navio que resgatou 12.675 pessoas passou 160 dias detido em diferentes portos. ONG médica internacional diz-se punida por “cumprir o dever humanitário e legal de salvar vidas no mar”.

Os dias do Natal serrano ao sabor da filhó espichada
Um festival dedicado à filhó espichada, uma fogueira comunitária e uma eira da brincadeira para os mais novos. Ali, na Pampilhosa da Serra, o Pai-Natal não entra.

As melhores séries do ano que... ficaram de fora

Calçado português diz-se a “indústria mais sexy” há 15 anos, mas ainda há trabalho a fazer
A APICCAPS começou a fazer campanhas de promoção internacional em 2010. Desde então, as exportações duplicaram e Portugal tornou-se o segundo maior produtor de calçado da Europa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade