Ilustração sobre a Localidade

Peniche

Peninche, terra de praia, surf e muito mais...

Peniche é uma cidade portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, com cerca de 14.749 habitantes (Censo de 2011).

É sede de município com o mesmo nome que tem 77,55 km² de área e 27.753 habitantes1 , subdividido em 4 freguesias: Peniche (cidade), Ferrel, Atouguia da Baleia e Serra d'El Rei, (freguesias rurais).

O município é limitado a leste pelo de Óbidos, a sul pelo da Lourinhã e, a oeste e norte, pelo Oceano Atlântico.

A povoação foi elevada a vila em 1609 e a cidade a 1 de Fevereiro de 1988.


Implantação

A cidade de Peniche, a mais ocidental da Europa Continental, está implantada numa península (primitivamente uma ilha) com cerca de dez quilómetros de perímetro criada por um tômbolo.

O povoado foi construído numa área rochosa considerada por cientistas como única a nível mundial enquanto exemplo da transição do período Triássico, aquando da extinção do Jurássico Inferior. Essa área engloba a orla costeira desde a Papôa ao Cabo Carvoeiro. Essa particularidade marca inequivocamente a grande importância do património geológico de Peniche.

 

Geografia

Peniche tem praias extensas a norte e a sul da península. A praia norte prolonga-se, ultrapassando o Baleal, a uns três quilómetros, numa extensão de cerca de nove quilómetros até à Foz do Arelho. O ponto mais ocidental da Península de Peniche é o Cabo Carvoeiro.

A oeste do Cabo Carvoeiro, para lá das seis milhas, situa-se o arquipélago das Berlengas. Este arquipélago é hoje uma reserva natural onde se encontram espécies raras de flora, aves e peixes.


História

O concelho de Peniche possui uma longa e rica História. Foi sucessivamente ocupado por populações que, ontem como hoje, fizeram da pesca e da agricultura as suas principais atividades económicas.

A sua especificidade geomorfológica, insular/peninsular, parece ter moldado e condicionado, de um ponto de vista sócio-económico e cultural, as populações que ao longo dos tempos ocuparam este território7 8 . Peniche e o seu concelho são palco de importantes acontecimentos históricos de índole nacional e internacional. Perante frequentes assaltos de piratas e ocupações de potências estrangeiras, foi terra defendida por uma construção fortificada, a Praça-forte de Peniche.

 

Arqueologia

O concelho de Peniche e a faixa marítima adjacente têm sido objeto, desde os finais do século XIX e em particular nos últimos anos do século XX e na década seguinte, de inúmeros projetos de investigação no campo da arqueologia, com trabalhos em que se tem lentamente reconstituído a sua história e a das suas gentes.

A Furninha (Gruta da Furninha - wikimapia) revela vestígios de presença humana desde a época do Homem-de-neandertal. É o sítio neandertal mais ocidental da Europa e do mundo. Pela sua história e características, a gruta da Furninha é património de considerável importância.9 10 11

A arqueologia mais recente dá-nos a conhecer ainda o retrato de um território que à época romana assumia uma posição de charneira no contexto de uma navegação comercial inter-regional e acolhia, nos seus fundeadouros e estruturas portuárias, embarcações de grande tonelagem, como parece comprovado pela descoberta na Berlenga de dois cepos de âncora em chumbo com cerca de 2,55 e 2,63 m., com o peso de 423 e 422 kg. respetivamente. Essas embarcações transportavam ânforas com vinho andaluz ou conservas de peixe lusitanas. A integração deste território nesta rede comercial de longo alcance terá favorecido a implantação de uma unidade fabril produtora de preparados piscícolas, apoiada por um precoce complexo oleiro, situado no Morraçal da Ajuda, onde se fabricavam ânforas destinadas ao transporte da sua produção conserveira, realidade que perpetua a memória de uma atividade piscatória e industrial que ainda hoje, cerca de dois milénios depois, continua a pautar a vivência económica e social da gentes de Peniche.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O adeus a Diogo Ramada Curto na BNP fez-se com cheiro às especiarias de Camões e salas renovadas
Grande exposição sobre Camões inaugurada na Biblioteca Nacional de Portugal transformou-se numa homenagem ao director, falecido há pouco. Ocasião serviu para revelar espaços renovados por Aires Mateus

Honor 600 em teste: o telemóvel que transforma fotografias em vídeos
O Honor 600 não precisa de um processador de topo para apresentar um desempenho convincente e tecnologia de IA ao gosto dos criadores.

O festival que quer mostrar que o luto “não deve ser vivido em solidão” regressa ao Porto
Acontece a 16 de Maio em vários espaços da cidade. Entre conversas, música, pontos de escuta e actividades para crianças, quer ressaltar que “cuidar de quem sofre é uma responsabilidade de todos”.

Como se chegou à detenção de 24 polícias no caso de tortuna na esquadra do Rato
Em Julho do ano passado, o caso começou a desvendar-se com a detenção de dois agentes da PSP, que acabaram acusados por 37 crimes. Mais 22 polícias foram entretanto detidos em duas operações.

Aterro no Chile lidera lista mundial de emissores de metano
O aterro em forma de pirâmide, situado a cerca de 60 quilómetros a norte da capital, recebe resíduos domésticos de uma área com mais de sete milhões de habitantes.

Passageiros aguardaram três horas por socorro em automotora avariada na linha do Alentejo
GNR foi chamada a dar assistência a clientes da CP numa automotora que já tinha avariado ontem e ficou hoje novamente parada por o único motor deixar de funcionar.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade