Ilustração sobre a Localidade

Almeirim

Almeirim é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 12 810 habitantes.2

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.

É sede de um município com 222,12 km² de área e 23 376 habitantes (2011),1 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Alpiarça, a leste e nordeste pela Chamusca, a sul por Coruche e Salvaterra de Magos, a oeste pelo Cartaxo e a noroeste por Santarém.

 

História

A ocupação humana da actual área do concelho de Almeirim é muito antiga. Terão sido a proximidade do rio Tejo e a riqueza natural os factores que terão contribuído para a instalação de homens nesta região. Existem vestígios da presença humana desde a pré-história até à época romana, por todo o vale do Tejo. Exemplos da presença humana no concelho são o concheiro epipaleolítico do vale da Fonte da Moça, os marcos miliários recentemente identificados, pertencentes à via romana que ligava Lisboa a Mérida e ainda a villa romana de Azeitada em Benfica do Ribatejo.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

De preferido a quarto: Gouveia e Melo culpa sondagens e não declara apoio na segunda volta
O militar mostrou-se “disponível para servir” o país e continuar a “participação cívica”. Não declarou apoio a António José Seguro ou André Ventura na segunda volta. “É precoce”, considerou.

Marques Mendes livra PSD de responsabilidades e não revela apoio para segunda volta
O candidato nem esperou que fechassem os resultados para assumir “toda” a responsabilidade pela má performance eleitoral. Segunda volta? “Não vou fazer o endosso dos votos que me foram confiados.”

Do “não é não” ao “nim” de Montenegro
Quando há uma semana Cotrim dirigiu palavras simpáticas a Ventura, Marques Mendes reagiu: “Há limites que não se diluem, nem por cálculo eleitoral, nem por conveniência do momento”. Mudou de ideias. Opinião de Susana Peralta

A frieza táctica de Seguro
Não sei se o almirante chegou a perceber, mas aquele caleidoscópio de conselheiros não o apoiou pelos seus bonitos olhos azuis. Apoiou-o para ser um aríete contra a candidatura de Marques Mendes. Opinião de Francisco Mendes da Silva

“Sem dúvidas”, António Filipe apela ao voto em Seguro para combater Ventura
Após o pior resultado da história de um candidato apoiado pelo PCP, comunistas devem votar no antigo líder do PS, mesmo que este pertença ao “consenso neoliberal”.

Uma escolha simples
A segunda volta das eleições presidenciais resume-se a uma opção clara: reforçar a democracia liberal ou abrir espaço ao populismo radical, num país politicamente fragmentado. Editorial deDavid Pontes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade