Ilustração sobre a Localidade

Almeirim

Almeirim é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 12 810 habitantes.2

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.

É sede de um município com 222,12 km² de área e 23 376 habitantes (2011),1 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Alpiarça, a leste e nordeste pela Chamusca, a sul por Coruche e Salvaterra de Magos, a oeste pelo Cartaxo e a noroeste por Santarém.

 

História

A ocupação humana da actual área do concelho de Almeirim é muito antiga. Terão sido a proximidade do rio Tejo e a riqueza natural os factores que terão contribuído para a instalação de homens nesta região. Existem vestígios da presença humana desde a pré-história até à época romana, por todo o vale do Tejo. Exemplos da presença humana no concelho são o concheiro epipaleolítico do vale da Fonte da Moça, os marcos miliários recentemente identificados, pertencentes à via romana que ligava Lisboa a Mérida e ainda a villa romana de Azeitada em Benfica do Ribatejo.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Rio de Janeiro aposta no intercâmbio com setor de vinhos em Portugal
Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, diz que há mais de 40 projetos de vinícolas no Rio e destaca a experiência como novo atrativo turístico. Meta é atrair mais viajantes estrangeiros.

Operação metrobus da Boavista arranca no sábado com várias afinações por fazer
Linha de autocarros a hidrogénio começa a funcionar no dia 28 de forma experimental. Utilização é gratuita até ao final de Março. Bicicletas deverão sair do canal.

Meta investe 100 mil milhões em chips da AMD para impulsionar a IA
A Meta e a AMD fecharam um acordo histórico de 100 mil milhões de dólares para o fornecimento de chips de inteligência artificial, um negócio que contraria o habitual domínio da Nvidia no mercado.

Cirurgia cardíaca: Governo não fecha a porta a novos centros, desde que peritos concordem
Em média, 36% dos doentes são operados fora do tempo máximo de resposta garantido, disse a ministra, assumindo preocupação. Amanhã há reuniões com os centros de Lisboa, Coimbra e Norte.

Países europeus e árabes condenam medidas de Israel para anexar a Cisjordânia
Dezenas de países, que incluem Portugal, Espanha, França, Arábia Saudita e Egipto, acusam Israel de estar a facilitar a ocupação da Cisjordânia e a inviabilizar a solução dos dois Estados.

Mau tempo: convento de Cristo e Mosteiro da Batalha reabrem sexta-feira
Os dois monumentos nacionais mantêm algumas zonas com acesso condicionado. Mais de 120 museus e monumentos sofreram danos causados pelas tempestades.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade