Ilustração sobre a Localidade

Almeirim

Almeirim é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 12 810 habitantes.2

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.

É sede de um município com 222,12 km² de área e 23 376 habitantes (2011),1 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Alpiarça, a leste e nordeste pela Chamusca, a sul por Coruche e Salvaterra de Magos, a oeste pelo Cartaxo e a noroeste por Santarém.

 

História

A ocupação humana da actual área do concelho de Almeirim é muito antiga. Terão sido a proximidade do rio Tejo e a riqueza natural os factores que terão contribuído para a instalação de homens nesta região. Existem vestígios da presença humana desde a pré-história até à época romana, por todo o vale do Tejo. Exemplos da presença humana no concelho são o concheiro epipaleolítico do vale da Fonte da Moça, os marcos miliários recentemente identificados, pertencentes à via romana que ligava Lisboa a Mérida e ainda a villa romana de Azeitada em Benfica do Ribatejo.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ceuta, Mbappé, Florentino e o caso das camisolas meio-vestidas no Real Madrid
Três jogadores do Real Madrid estão a ser alvos de críticas por terem escondido mensagens de apoio aos habitantes do enclave espanhol no Norte de África.

Pais de militar da GNR morto em Julho vão receber indemnização de 230 mil euros
O militar foi atropelado a 10 de Julho, no IC2, por um condutor que apresentou uma taxa de álcool superior a 1,2 gramas por litro.

Klopp estreia-se com duas convocatórias, 44 jogadores e uma mensagem contra a extrema-direita
Jürgen Klopp anunciou a primeira convocatória como seleccionador da Alemanha, com 44 jogadores em duas listas. Um boné com a frase “um de 83 milhões” tornou-se o símbolo do dia.

Gripe: crianças até 4 anos com vacina grátis, farmácias arriscam ter menos oferta para venda
Vacinação contra a gripe e contra a covid-19 inicia-se no próximo dia 30 de Setembro. Disponibilidade de vacinas para quem está fora dos grupos de risco e quiser comprar na farmácia pode baixar.

E se, no futuro, não tivéssemos de envelhecer?
Se conseguirmos reverter algumas alterações celulares, talvez no futuro seja possível atrasar o aparecimento de algumas doenças. O objetivo não seria viver mais anos, mas viver mais tempo com saúde. Crónica de David Brito

Mudar para bitola europeia custaria sete mil milhões e demoraria 30 anos
Mudar toda a rede ferroviária portuguesa para a bitola europeia custaria mais de sete mil milhões de euros e causaria perturbações durante 30 anos. Portugal acompanha Espanha na rejeição da mudança.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade