Ilustração sobre a Localidade

Almeirim

Almeirim é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 12 810 habitantes.2

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.

É sede de um município com 222,12 km² de área e 23 376 habitantes (2011),1 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Alpiarça, a leste e nordeste pela Chamusca, a sul por Coruche e Salvaterra de Magos, a oeste pelo Cartaxo e a noroeste por Santarém.

 

História

A ocupação humana da actual área do concelho de Almeirim é muito antiga. Terão sido a proximidade do rio Tejo e a riqueza natural os factores que terão contribuído para a instalação de homens nesta região. Existem vestígios da presença humana desde a pré-história até à época romana, por todo o vale do Tejo. Exemplos da presença humana no concelho são o concheiro epipaleolítico do vale da Fonte da Moça, os marcos miliários recentemente identificados, pertencentes à via romana que ligava Lisboa a Mérida e ainda a villa romana de Azeitada em Benfica do Ribatejo.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Chumbado projecto de lei da IL para alterar Lei de Bases do Clima
Em Janeiro, o projecto de lei que poderia abrir a porta ao nuclear e à mineração em mar profundo tinha baixado à comissão sem votação, depois de um debate aceso na Assembleia da República.

Pedro Cabeleira volta ao Entroncamento, Pedro Penim encontra Camões no teatro

Felizes de nós, os normais!
“Os homens normais não sabem que tudo é possível”. Penso sempre nessa frase quando o horror das notícias nos desperta a incredulidade. Crónica de Ana Cristina Leonardo

Quem é Yudania Gómez Heredia, a maestrina de Lux, que Rosalía descobriu nas redes sociais
“É uma sensação surreal. Sente-se a energia das pessoas que querem estar ali”, descreve Yudania Gómez Heredia que lidera a orquestra nos concertos de Rosalía. A 8 e 9 de Abril, passam por Lisboa.

Falta muito? Pai espalha códigos QR por Sintra para ajudar a filha (e todos) a saber horários dos autocarros
Através da leitura de códigos QR afixados nas paragens da linha de Sintra, as pessoas podem saber rapidamente quanto tempo falta para o próximo autocarro passar.

A irresponsabilidade política tem vítimas
A UE esteve perante uma escolha clara: garantir a continuidade de instrumentos de combate a crimes de abuso sexual infantil ou criar um vazio jurídico. Infelizmente, prevaleceu a segunda opção. Opinião de Paulo Cunha

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade