Ilustração sobre a Localidade

Almeirim

Almeirim é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 12 810 habitantes.2

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.

É sede de um município com 222,12 km² de área e 23 376 habitantes (2011),1 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Alpiarça, a leste e nordeste pela Chamusca, a sul por Coruche e Salvaterra de Magos, a oeste pelo Cartaxo e a noroeste por Santarém.

 

História

A ocupação humana da actual área do concelho de Almeirim é muito antiga. Terão sido a proximidade do rio Tejo e a riqueza natural os factores que terão contribuído para a instalação de homens nesta região. Existem vestígios da presença humana desde a pré-história até à época romana, por todo o vale do Tejo. Exemplos da presença humana no concelho são o concheiro epipaleolítico do vale da Fonte da Moça, os marcos miliários recentemente identificados, pertencentes à via romana que ligava Lisboa a Mérida e ainda a villa romana de Azeitada em Benfica do Ribatejo.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Férias com amigos: 42 regras de boa convivência para sobreviver sem dramas
Das boas maneiras a alguns “mandamentos”, siga estes conselhos para que as férias em grupo não se tornem um pesadelo. Do orçamento aos planos, da comida às surpresas.

Cineasta e fundador da Cinequanon Leonel Brito morre aos 85 anos
Natural de Torre de Moncorvo, Leonel Brito foi produtor e realizador de dezenas de filmes e séries de televisão, além de sócio fundador da cooperativa Cinequanon.

Cidadãos pela Beira Baixa estão contra zonas de aceleração de renováveis
Movimento Cidadãos pela Beira Baixa acusa o “mapa de verde” das renováveis de não garantir equilíbrio entre transição energética, território, biodiversidade e saúde pública.

Greenhouse, de Belisa Branças, vence quinta edição do Projecto Casa
Peça de teatro vencedora da iniciativa montada pel’A Oficina, de Guimarães, com o Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, e o Cineteatro Louletano, estreia-se em Setembro do próximo ano.

Gilberto Gil no adeus aos palcos, com o sentido “elástico e misterioso” do tempo
Na sua última rotação pelos palcos, Gilberto Gil traz a Portugal Aquele Abraço enquanto no Brasil apresenta Tempo Rei. Nesta quarta-feira, é a estrela do Cool Jazz Fest, em Cascais.

Abordagem preventiva da doença de Crohn em ensaio clínico
A propósito de uma visita de António José Seguro a instituto no Porto, destacou-se ensaio clínico que testa uma abordagem preventiva para a doença de Crohn, para evitar que se manifeste totalmente.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade