Ilustração sobre a Localidade

Almeirim

Almeirim é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 12 810 habitantes.2

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.

É sede de um município com 222,12 km² de área e 23 376 habitantes (2011),1 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Alpiarça, a leste e nordeste pela Chamusca, a sul por Coruche e Salvaterra de Magos, a oeste pelo Cartaxo e a noroeste por Santarém.

 

História

A ocupação humana da actual área do concelho de Almeirim é muito antiga. Terão sido a proximidade do rio Tejo e a riqueza natural os factores que terão contribuído para a instalação de homens nesta região. Existem vestígios da presença humana desde a pré-história até à época romana, por todo o vale do Tejo. Exemplos da presença humana no concelho são o concheiro epipaleolítico do vale da Fonte da Moça, os marcos miliários recentemente identificados, pertencentes à via romana que ligava Lisboa a Mérida e ainda a villa romana de Azeitada em Benfica do Ribatejo.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sacrifícios e sacrificados
Miguel Pinto Luz tem tentado ser o bombeiro de serviço com Montenegro “desaparecido em serviço” e o Presidente da República activo a convocar um Conselho de Estado para debater a habitação. Editorial deHelena Pereira

Menzies assegura vitória nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro
A Spdh, detida pela Menzies e já sem a TAP como accionista, viu o regulador da aviação atribuir-lhe nova licença para operar nos três aeroportos, depois de uma derrota inicial.

Ministério Público abre inquérito a intervenção policial no Porto
O Movimento pela Habitação diz que 39 manifestantes ficaram feridos. A IGAI já tinha aberto um processo administrativo e pedido informações à PSP sobre a intervenção.

“Não é fácil ser israelita num tempo em que Israel comete genocídio”
Ayalon, Aida al-Shibli e Lea estão entre os israelitas em Portugal que viajam para Israel para votar no dia 27. São as primeiras eleições depois do 7 de Outubro, que acentuou o fosso na sociedade.

Oposição pressiona com habitação no Orçamento, Governo conta com garantias do PS
Partidos vão insistir em propostas sobre habitação no Orçamento do Estado enquanto Governo alerta para equilíbrio das contas públicas. PS fará propostas, mas garante que não vão impactar no saldo.

São israelitas, vivem em Portugal e estão divididos, a dias as eleições

Uri, Aida e Lea vão votar pela mudança a 27 de Outubro, em Israel. Nataly fica em Coimbra e não quer “ser arrastada para a política do país”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade