Ilustração sobre a Localidade

Coruche

Coruche é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 8 900 habitantes.

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1115,72 km² de área mas apenas 19 944 habitantes (2011) 1 , subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Almeirim e Chamusca, a nordeste por Ponte de Sor, a leste por Mora, a sueste por Arraiolos, a sul por Montemor-o-Novo e pela fracção secundária do Montijo, a oeste por Benavente e a noroeste por Salvaterra de Magos.

 

História

A presença humana ao longo de todo o vale do rio Sorraia está testemunhada pelos inúmeros vestígios arqueológicos que, dados os recursos naturais disponíveis, confirmam a fixação humana de forma continuada desde o Paleolítico.

Datável entre o 5.º e o 3.º milénios a.C., o conjunto megalítico de Coruche, localizado no extremo sudeste do concelho, é composto por cerca de três dezenas de monumentos, intervencionados na década de 30 do século XX pelo Professor Manuel Heleno, à data director do Museu Nacional de Arqueologia. Associado às antas ou dólmenes, antelas e cistas foram encontrados inúmeros objectos, directamente relacionados com o culto funerário do período Calcolítico.

Igualmente os romanos deixaram marcas no vale do Sorraia, sugerindo um povoamento concentrado junto ao rio e uma ocupação rural intensa entre os séculos I e V d. C. Uma vez mais o rio Sorraia assume uma importância primaz como via de comunicação por excelência, permitindo o escoamento e recepção de mercadorias de vários pontos do Império.

No período de domínio islâmico, Coruche, dada a sua posição geográfica, assume uma importância estratégica entre as cidades de Xantarîn (Santarém) e Yâbura (Évora), daí a construção de uma fortificação que, posteriormente, durante o processo da Reconquista teve um papel de grande relevo.

D. Afonso Henriques chega a Coruche em 1166, sendo que entrega a manutenção deste espaço, em 1176, à Ordem militar dos freires de Évora ou Ordem militar de S. Bento. O primeiro foral da vila de Coruche foi outorgado por D. Afonso Henriques em 26 de Maio de 1182, segundo o modelo do foral de Évora, confirmado por D. Sancho I, em 1189, e por D. Afonso II, em 1218, mantendo-se até D. Manuel, quando este, no século XVI, procede à reforma dos forais.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Batom na cueca
Expressão usada do Brasil quando políticos são pegos cometendo irregularidades serve muito bem a Luís Neves, ministro da Administração Interna de Portugal. Opinião de Jorge Oliveira

Inteligência artificial da OpenAI escapa a testes de segurança e ataca base de dados da Hugging Face
OpenAI revela que um agente alimentado pelos seus modelos escolheu atacar a base de dados da plataforma de IA Hugging Face por iniciativa própria. Tecnológica fala num “ataque sem precedentes”.

Para afastar neonazis, casa onde nasceu Adolf Hitler reabre como esquadra da polícia
Ao instalar uma esquadra de polícia no local, as autoridades visam impedir que grupos neonazis o visitem para manifestar admiração por Hitler, um acto considerado crime na Áustria.

PS acusa Governo de ter promovido plataforma de IA “Amália” sem fiabilidade
Miguel Costa Matos frisou que os socialistas não são contra o objectivo de o Estado ter um modelo de inteligência artificial, mas considerou que há o risco de se “tornar um brinquedo dispendioso”.

Diogo Costa seguro no FC Porto, garante André Villas-Boas
Guardião portista deverá ficar nos “azuis e brancos” mais uma época, depois de um bom desempenho no Mundial. FC Porto ainda não recebeu propostas pelo guardião, revela presidente portista.

Nova Iorque registou em 2026 o menor número de crimes com armas de fogo e homicídios de sempre? Verdadeiro
No primeiro semestre de 2026 foram registados 122 homicídios e 322 crimes com armas de fogo. Os números são, como disse Zohran Mamdani em entrevista à Rolling Stone, os mais baixos de que há registo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade