Ilustração sobre a Localidade

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 190,38 km² de área2 e 8 619 habitantes (2011),3 4 subdividido em 7 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Morreu Dick Cheney, vice-presidente de George W. Bush
Cheney tinha 84 anos e sofria de problemas cardíacos.

Chega vence recontagem em Lisboa. CDU fica com um vereador e Chega com dois
A recontagem decorreu esta manhã no Palácio da Justiça de Lisboa e confirmou a distribuição de dois vereadores para o Chega e um para a CDU.

Sporting junta-se ao Benfica e acusa FC Porto de tentar condicionar árbitro Fábio Veríssimo
Árbitro diz que foram colocadas televisões no balneário com lances polémicos assinalados contra o FC Porto. “Leões” dizem que, a ser provada, atitude deve ser punida com desclassificação e derrota.

Empresa francesa acusada de financiar terrorismo na Síria vai a julgamento
A empresa francesa Lafarge terá pago a grupos jihadistas, incluindo o Estado Islâmico e a Frente al-Nusra, afiliada da Al-Qaeda, um total de 5 milhões de euros durante a guerra civil na Síria.

Sintra, Abrantes e Óbidos lideram ranking de desempenho financeiro em 2024
Apenas 86 municípios (13 de grande dimensão, 27 de média dimensão e 46 de pequena dimensão) alcançaram um nível considerado satisfatório de eficácia e eficiência financeira.

Três crianças encontradas em casa de alegado consumo de droga
Menores são irmãos, entre os dois e os sete anos, e estavam acompanhados da mãe. O caso terá sido comunicado à CPCJ que contabilizou 380 casos de exposição ao consumo de estupefacientes no ano passado

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade