Ilustração sobre a Localidade

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 190,38 km² de área2 e 8 619 habitantes (2011),3 4 subdividido em 7 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O Sol era verde
Querem um mundo sem publicidade a casas de apostas? Então fiquem com ele. Fiquem com o silêncio, com o dinheiro poupado e com as crianças que não sabem o significado de cash out. Crónica de Madalena Sá Fernandes

Tempo médio de atendimento das chamadas no CODU baixou para 28 segundos em 2025
No ano passado, os quatro CODU atenderam 1,6 milhões de chamadas, representando “uma média de 4539 por dia” e “um aumento de 11,2% face a 2024”, revela relatório do INEM relativo ao ano passado.

Mais de um quarto do trabalho dos técnicos do INEM em 2025 foi feito em horas extras
Apesar de nos últimos concursos ter sido possível alavancar as contratações, no final do ano passado ainda existia um défice de mais de 300 profissionais. TEPH fizeram mais de 360 mil horas extras.

Elsa Aguirre (1930-2026), ¡Que viva México!
O México está de rastos. Com a morte desta diva, apagou-se uma das últimas, quiçá a última, grandes estrelas da era do Cine de Oro do país, as refulgentes décadas de 1930 a 1950. Crónica de António Araújo

Fazer alguma coisa
Os portugueses consideram que o país vai de mal a pior, mas não acreditam numa alternativa ao Governo. Desistiram da política. Opinião de Rita Dantas

Deus, misoginia e anti-semitismo: a indústria do ginásio alimenta-se de velhos dogmas
Obcecados com o corpo musculado, há jovens rapazes que não largam o ginásio nem Deus – odeiam mulheres, imigrantes e judeus. Investigámos cem contas no TikTok que revelam novos ângulos da manosfera.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade