Ilustração sobre a Localidade

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 190,38 km² de área2 e 8 619 habitantes (2011),3 4 subdividido em 7 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Clubes da Premier League ponderam processos contra Manchester City
Clube foi considerado culpado de 114 infracções às regras do fairplay financeiro da UEFA. City pode ver serem-lhe retirados oito títulos de campeão da Premier League.

Nascemos para comer carne, certo?! E já agora, devíamos andar nus
Sim, somos omnívoros. Só que omnívoro significa que podemos comer carne, não significa que “temos de” comer. para a maioria dos humanos modernos, escolher entre comer ou não comer carne é uma opção. Opinião de Nuno Alvim

Curta portuguesa compete nos EUA e chega à Comic Con em campanha para os Óscares

Inventar o que não existe. Palavras também
“Um texto livre”, diz quem o escreveu. “Um texto muito maluco”, diz quem o ilustrou. Liberdade e loucura num livro original sobre linguagem verbal, que a visual soube acompanhar e ampliar.

A nova linguagem dos jovens parece-lhe cringe ou delulu? Talvez esteja a farmar pouca aura
O vocabulário dos jovens pode parecer estranho aos mais velhos, mas obedece a mecanismos antigos de renovação linguística e procura de identidade. Agora, a cultura digital acelerou os processos.

Não encontrei o atalho
Em último recurso, expliquei detalhadamente o propósito da caminhada 700 km de Esperança, pensando que perante isso ele me levaria pela mão. Nada feito. Crónica de João da Silva

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade