Ilustração sobre a Localidade

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 190,38 km² de área2 e 8 619 habitantes (2011),3 4 subdividido em 7 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Luísa Neto: a jurista “discreta” que segue para o Palácio de Vilalva
Professora catedrática e presidente do INA, Luísa Neto foi eleita provedora de Justiça. O Parlamento rejeitou-a na primeira eleição, mas há quem a elogie por ser “profunda” ou “comunicativa”.

Medicina da NOVA foca em brasileiros e pede mais eficiência em vistos para estudantes
Pedro Carreiro Martins, presidente do Conselho Pedagógico da NOVA Medical School, diz que a instituição quer atrair alunos brasileiros para seus cursos, que custam até 18 mil euros por ano.

Em Rebordinho vê-se o fogo avançar, na esperança de que o vento não vire
Fogo que começou em Vouzela na madrugada de quinta-feira, e já se estendeu aos concelhos de Águeda e Tondela, é o que mais preocupa este sábado.

Professores dizem continuar sem exames para corrigir e acusam ministro de mentir
Segundo o S.O.S. Escola Pública, continuam a chegar a este movimento de professores “centenas de denúncias” de dificuldades na recepção e acesso aos exames.

Notas dos exames do 9.º ano também só serão divulgadas no dia 17 de Julho
Os resultados das reapreciações dos exames serão conhecidos a 7 de Agosto, um dia depois do prazo inicialmente previsto.

25 mil manifestantes protestam contra congresso da AfD na Alemanha
O congresso do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) vai, contudo, realizar-se. Não há registo de incidentes graves.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade