Ilustração sobre a Localidade

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 190,38 km² de área2 e 8 619 habitantes (2011),3 4 subdividido em 7 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Chiu... que se vai ler: os clubes do livro silenciosos são cada vez mais em Portugal
Grupos de leitores juntam-se para ler em silêncio: querem voltar a ter hábitos de leitura, saber o que outros lêem ou desligar-se do mundo digital. Há mais de dez clubes do livro silenciosos no país.

Projecto Global, A Rapariga Que Sabia Demais e outras estreias para esta semana
Esta semana chegam também às salas uma cinebiografia de Michael Jackson e um filme centrado em My Way, a música que nasceu em francês e se tornou mundialmente conhecida na voz de Frank Sinatra.

Nem proibição cega, nem deslumbramento digital
Não podemos celebrar que temos alunos criativos, é preciso garantir que a criatividade não se transforma em mais um indicador onde a vantagem social fala mais alto do que o talento. Opinião de Marco Bento

Duas pessoas, o mesmo hotel, preços diferentes: a desigualdade nos serviços online
Os sistemas ajustam valores com base no comportamento do utilizador, tornando o preço menos transparente e mais difícil de comparar. Crónica de Miguel Tomás Gomes

Torreense ou Fafe, um deles vai ao Jamor
Uma equipa que luta pela subida na II Liga ou uma que luta para não descer na Liga 3, quem vai à final da Taça de Portugal?

Colisão de dois comboios na Dinamarca provoca vários feridos
Acidente aconteceu entre Hillerod e Kagerup, a cerca de 40 quilómetros a norte de Copenhaga.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade