Ilustração sobre a Localidade

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 190,38 km² de área2 e 8 619 habitantes (2011),3 4 subdividido em 7 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Brasileiras contam como conciliar maternidade e empreendedorismo em Portugal
Maysa Guimarães Leite, Bianca Bastos e Patrícia Lemos comemoram o Dia das Mães no Brasil, neste domingo (10/05), com mais tempo para os filhos após se lançarem no empreeendedorismo.

RIP ao sistema binário de ensino superior, 1852-2026
O mercado de trabalho pede perfis educativos muito diversos, desde o profissional com percurso curto e mais estreito até ao percurso longo, exigente cientificamente e competitivo internacionalmente. Opinião de José Ferreira Gomes

Aonde nos leva uma vida sem fricção?
Se Sam Altman e companhia cumprirem a promessa de espalhar inteligência artificial por aí, a fazer tarefas pessoais e profissionais por nós, em que vai ser aplicado todo este tempo livre? Crónica de João Pedro Pereira

Didier Awadi: “A inteligência artificial é a covid da música. Não vamos escapar-lhe”
O músico e produtor senegalês, um dos pais fundadores do hip-hop africano, não tem ilusões quanto às distorções que a IA está a introduzir na indústria musical. “Ou nos adaptamos ou morremos”, diz.

“A última coisa que os doentes querem é ser vistos como a personificação da sua doença”
Harvey Max Chochinov desenvolveu o conceito de dignidade de cuidados e defende que todos os profissionais que lidem com qualquer tipo de doente devem estar capacitados para este tipo de abordagem.

O romance da ignorância
Quando somos muito novos, ainda antes de sermos promovidos a virgens, o primeiro amor é uma ambição profissional. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade