Ilustração sobre a Localidade

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 190,38 km² de área2 e 8 619 habitantes (2011),3 4 subdividido em 7 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Muito tranquilo e muito confiante”, Montenegro garante que Luís Neves dará explicações em breve
“Muito confiante” nas explicações do “muitíssimo competente” Luís Neves, primeiro-ministro assegura que os esclarecimentos serão prestados “nos próximos dias”.

Vendeu-se menos vinho Madeira e de menor valor no primeiro semestre de 2026
A Madeira vendeu 1,2 milhões de litros do seu fortificado até Junho, com as receitas a diminuirem 4,7% para 8,9 milhões de euros. Balanço é da Direcção Regional de Estatística.

Países do Golfo apoiam plano para Irão cobrar taxas voluntárias em Ormuz
Modelo poderia ser semelhante ao que está em vigor no estreito de Malaca, onde Indonésia, Malásia e Singapura pedem contribuições voluntárias.

Mais volátil que a bitcoin: índice da bolsa coreana é barómetro da confiança na IA
Índice Kospi da bolsa da Coreia do Sul registou esta terça-feira mais uma queda superior a 10%. Os seus altos e baixo reflectem a variação de humor dos mercados face à IA.

Portugueses nunca viajaram tanto no início do ano como agora
No primeiro trimestre do ano, houve mais viagens de residentes em Portugal, com aumento das deslocações sobretudo para fora, em que a subida foi de 30%, diz o INE.

Ministro da Educação admite adiar uma semana arranque do ano lectivo no secundário
Fernando Alexandre recorda que docentes tiveram “um processo de classificação na 1.ª fase muito exigente” e um “número significativo” está “numa situação de grande esforço”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade