Ilustração sobre a Localidade

Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 190,38 km² de área2 e 8 619 habitantes (2011),3 4 subdividido em 7 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos, a nordeste pela Sertã, a leste por Vila de Rei, a sul por Tomar, a oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os expoentes de um conjunto de notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho. Por outro lado Alfredo Keil, autor da "Portuguesa" passou aqui largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a Ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa. Igualmente relevante é o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo investigador Dr. Paulo Alcobia Neves de cujas pesquisas históricas, genealógicas e iconográficas resultaram cumulativamente à obra monográfica do Dr. António Baião os mais importantes estudos dedicados a este Concelho.

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Arouca desfavorável a nova central fotovoltaica por risco de “prejuízos relevantes”
Em causa está um projecto da empresa Category frontier que, para localização exacta dos seus módulos monocristalinos, está a estudar uma área mais alargada de 358,64 hectares.

Três anos à espera da nacionalidade: Marinalda é um dos 516 mil com a vida em suspenso
Pedidos de aquisição por casamento correspondem a cerca de 14% do total de processos pendentes. Trabalhadores do IRN dizem que alterações legislativas não foram acompanhadas de reforço de pessoal.

Estado geral das democracias em África

Por que razão os seres humanos são diurnos? A resposta está num “interruptor celular”
Após a extinção dos dinossauros, algumas linhagens de mamíferos, incluindo os antepassados dos humanos, tornaram-se diurnos. Porém, os mecanismos subjacentes a esta transição têm sido um enigma.

O PRR do património cultural estará a caminho de uma execução a 100%, “ao cêntimo”
Desde 2021 foi preciso reafectar verbas e abandonar projectos com concursos desertos ou prazos irrealistas. A 31 de Agosto as obras têm de estar prontas, e a 31 de Dezembro as contas entregues.

O PRR no património cultural por esse país fora

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade