Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Turquia. 1600 quilómetros depois
Istambul, Ancara, Capadócia, Konya, Pamukkale, Éfeso e Izmir. Mais de 1600 quilómetros pela Turquia. Sobre alcatrão, mar, terra, sal e pelo céu da Capadócia. No regresso, a vontade de voltar.

Lewis Lapham (1935-2024), o editor que fez renascer a revista Harper’s
Transformou a Harper’s naquilo a que chamava um “teatro de ideias”, promovendo vozes emergentes como David Foster Wallace, Christopher Hitchens e Fareed Zakaria.

Três zonas termais encerradas na ilha de São Miguel por suspeita de contaminação
Suspeitas de contaminação microbiológica levaram as autoridades de saúde a fechar três zonas termais nos Açores. Só reabrirão após uma “desinfecção de choque” e a realização de novas análises.

A receita… da minha avó: Milanesas com memórias do México
Depois de perder o marido, o chef Hugo Dias Castro, em Dezembro passado, Annakaren Fuentes assumiu a cozinha do restaurante de ambos, O Pastus, e mergulhou nas memórias de uma infância mexicana.

27 de Julho de 1974: a derrota de Spínola
No primeiro Verão da liberdade, os portugueses viviam alheios à guerra de corredores entre militares que levou à descolonização. Direito à autodeterminação foi aprovado há 50 anos.

Para salvar o Mediterrâneo temos de comer mais peixe-leão
Projecto da Mediterraean Conservation Society visa aumentar o consumo das espécies invasoras e predadoras que começaram a vir do mar Vermelho depois da construção do Canal do Suez.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade