Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

É só música pop, mas nós gostámos! A grande noite de Robbie Williams e Grace Jones no Kalorama
Cantor inglês levou ao rubro plateia na primeira noite do Kalorama, com espectáculo total que terminou de madrugada. Grace Jones deu um comovente recital. Destaque ainda para Anna von Hausswolff.

Explosões e tiros ouvidos em novo ataque à capital do Níger
É o terceiro ataque deste ano que visa o aeroporto internacional, em Niamey. As autoridades apontam para um ataque de soldados amotinados contra a junta militar. Situação estará “sob controlo”.

Morreu Narana Coissoró, antigo líder parlamentar do CDS-PP
Partido destaca o legado de Narana Coissoró e lembra que foi “protagonista de muitos combates ao serviço da dignidade da pessoa humana, da democracia e da liberdade”. Tinha 94 anos.

Porque é que os algoritmos das redes sociais te mostram publicações de que não gostas?
As redes sociais utilizam algoritmos poderosos que escolhem os conteúdos que aparecem no teu feed. Os comentários que fazes em publicações das quais discordas podem estar a afectar essa selecção.

Príncipe do Gueto: filho de migrantes nordestinos leva Brasília periférica a Lisboa
Presença brasileira ganha espaço na 10.ª edição do Festival Política em Lisboa: artistas e obras abordam imigração, desigualdade, pertencimento e marginalização nos 50 anos da Constituição portuguesa.

A mopa fina e leve que quer reformar o balde e a esfregona
Leve, ágil e capaz de chegar debaixo dos móveis, a nova lavadora da Dyson simplifica a limpeza diária. A falta de sucção e a manutenção manual, porém, tiram-lhe algum brilho.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade