Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Carlos Vicens e Luís Pinto, dois estreantes que já foram campeões
Neste sábado há uma final inédita entre Sp. Braga e Vitória de Guimarães na Taça da Liga. No banco estarão dois estreantes ao mais alto nível que estão habituados a ganhar.

Desflorestação caiu 9% na Amazónia brasileira e no Cerrado em 2025
Este é o melhor resultado dos últimos oito anos na Amazónia, mas estes são ainda resultados com menos pormenor. Ainda assim, a vegetação é equivalente a duas regiões de Trás-os-Montes.

O homem-abutre e outras histórias de Aragão, resvés Catalunha
Na comarca de Matarraña, comunidade autónoma de Aragão, descobrimos um santuário de abutres e um parque de escultura contemporânea ao ar livre. Na vizinha Catalunha, provamos azeite e vinho.

Charif Megarbane, este belíssimo argumentista de canções em viagem pelo Mediterrâneo
O músico libanês, que assinou quase uma centena de edições desde 2009, criou uma viagem caleidoscópica pelo Líbano e as suas diásporas. No Rivoli este sábado, no segundo aniversário da Agenda Porto.

Dose dupla de Dom-Rodrigos para açucarar a Taça da Liga
Uruguaios e rivais Zalazar e Abascal em destaque na final inédita de Leiria, que promete atravessar o Atlântico e cumprir internacionalização inesperada.

Pyongyang denuncia incursão de drone e diz que Seul vai “pagar um preço alto”
Pyongyang afirmou que o aparelho tinha como objectivo “fazer o reconhecimento da zona”, através de duas câmaras de vídeo que recolheram imagens ao longo de sete minutos. Seul já rejeitou as acusações.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade