Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

As novidades para o Volvo EX30 e o carregamento sem fios “made in Portugal”
A análise das notícias da semana, que incluem o Model Y de sete lugares, a mudança da administração da Mobi.E e a chegada de mais uma marca de automóveis a Portugal.

A democratização dos objectos numa vitrine: a nova Fondation Cartier em Paris
É o acontecimento da temporada na cidade. A primeira mostra, Exposition Générale, exibe alguma da melhor arte contemporânea, mas secundariza o atrito que produz ecossistemas e faz uma exposição viva.

"Haverá bombas a cair por todo o lado": Trump pede rendição total do Irão

O Presidente dos EUA discursou na noite de sexta-feira para justificar o ataque ao Irão.

Um morto em Abu Dhabi depois da intercepção de um míssil iraniano
Ataque de EUA e Israel contra o Irão levou Teerão a retaliar contra Israel e alvos militares dos EUA no Médio Oriente. Há registo de ataques contra os Emirados, Jordânia, Kuwait, Qatar e Iraque.

Chumbo automático na inspecção automóvel para quem ignorar alertas de segurança das marcas
A partir de domingo, a falta de comparência em campanhas de segurança das marcas dita o chumbo na inspecção obrigatória. Saiba como evitar surpresas e custos desnecessários com a reinspecção.

“Entreguem as vossas armas ou vão encontrar a morte”: o discurso ameaçador de Trump ao Irão

No discurso, o Presidente dos EUA pediu rendição total às forças iranianas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade