Sem FOTO:427

Serra de Antelas

Em Moreira do Lima, Ponte de Lima, Viana do Castelo

Nas faldas da Serra de Antelas, em Moreira do Lima, Ponte de Lima, ergue-se, em ambiente bucólico, a Capela Românica do Espírito Santo cuja construção remonta ao séc. XIII- XVII, num adro murado sobranceiro à estrada. Numa cota abaixo, fica o fontanário de três bicas do séc. XVIII, coroado por três bolas sobre plintos. Nas proximidades existem várias casas solarengas cuja construção marca uma época senhorial.

No sec. XII existia ali um vasto complexo arquitectónico que servia de sede aos frades templários. Provavelmente, terá sido no sec. XIII a data de construção da actual capela que se enquadra na tipologia arquitectónica religiosa, românica em ambiente rural. Pertence à segunda fase do românico português onde é manifesta uma certa apropriação das formas e temas tradicionais, nomeadamente na adopção da capela-mor quadrangular, de tradição hispânica, e na diminuição dos capitéis com decoração de inspiração vegetal. Integrando-se na segunda fase do foco românico do Alto Minho onde é já nítida uma certa tendência para o gótico, a traça arquitectónica manifesta-se especialmente no pórtico axial, com arco apontado e sem tímpano, e  a fresta da parede testeira da capela-mor já contém uma modinatura gótica. Procederam-se a modificações interiores no séc. XVII em estilo maneirista sendo os retábulos de talha do tipo de "retábulos de edículas". O frontal do altar da capela-mor é de madeira pintada imitando tecidos com motivos florais.



Os modilhões, todos eles esculpidos, são muito curiosos e, segundo Manuel Aguiar Barreiros, na sua simbólica está bem patente as alusões morais e satíricas; por exemplo na figura de olhos esbugalhados que deita fora a língua desmedida - a maledicência; a que aperta com força os dedos aos lábios - o segredo; a que junta as mãos suplicantes ao céu - a oração; a que com ar glutão espalma as mãos sobre o estômago - a gula, etc.

Indicações:

Na A 27 de Viana do Castelo sair para Ponte de Lima. A seguir à rotunda do lado Sul da A 27 prestar atenção à indicação para Santo Ovídio; para quem vem de Ponte de Lima para Viana do Castelo seguir para a A 27 e procurar a mesma indicação

  • seguindo para Santo Ovídio desviar à direita em 41° 47.057'N, 8° 36.507'W
  • seguir pela estrada de alcatrão à direita em 41° 47.124'N, 8° 36.798'W até encontrar a capela

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Basquetebol: Sporting supera FC Porto e conquista Taça de Portugal
“Leões” chegam aos nove troféus, vingando a derrota de há um ano frente aos “dragões”.

Autoridades encontram duas embarcações abandonadas no rio Mira com jerricãs de combustível
As duas embarcações vão ser investigadas pela PJ.

Na Micam, a incerteza mundial mantém-se na sombra do calçado português
Empresas portuguesas queixam-se de quebra nos negócios face à mudança e à instabilidade económica. Joseli fala de quebra de metade da produção, enquanto a Fábrica de Calçado da Mata perdeu 2 milhões.

Incêndio em armazém em Óbidos fere cinco bombeiros
O incêndio, que deflagrou pelas 14h deste domingo, está a consumir um armazém de fruta na freguesia de Usseira, em Óbidos.

Daniel Vorcaro assombra Brasília
O escândalo do Banco Master, que foi liquidado pelo Banco Central, continua latente na capital brasileira, deixando políticos de todas as matizes em constante sinal de alerta. Opinião de Sílvia Caetano

Ao Estado a que chegámos
Os ministros sucedem-se, mas continuamos sem aprender, sem antecipar e sem prevenir. A pergunta que os portugueses acabarão por fazer é inevitável: que Estado é este a que chegámos, afinal? Opinião de Miguel Jerónimo

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade