Sem FOTO:427

Serra de Antelas

Em Moreira do Lima, Ponte de Lima, Viana do Castelo

Nas faldas da Serra de Antelas, em Moreira do Lima, Ponte de Lima, ergue-se, em ambiente bucólico, a Capela Românica do Espírito Santo cuja construção remonta ao séc. XIII- XVII, num adro murado sobranceiro à estrada. Numa cota abaixo, fica o fontanário de três bicas do séc. XVIII, coroado por três bolas sobre plintos. Nas proximidades existem várias casas solarengas cuja construção marca uma época senhorial.

No sec. XII existia ali um vasto complexo arquitectónico que servia de sede aos frades templários. Provavelmente, terá sido no sec. XIII a data de construção da actual capela que se enquadra na tipologia arquitectónica religiosa, românica em ambiente rural. Pertence à segunda fase do românico português onde é manifesta uma certa apropriação das formas e temas tradicionais, nomeadamente na adopção da capela-mor quadrangular, de tradição hispânica, e na diminuição dos capitéis com decoração de inspiração vegetal. Integrando-se na segunda fase do foco românico do Alto Minho onde é já nítida uma certa tendência para o gótico, a traça arquitectónica manifesta-se especialmente no pórtico axial, com arco apontado e sem tímpano, e  a fresta da parede testeira da capela-mor já contém uma modinatura gótica. Procederam-se a modificações interiores no séc. XVII em estilo maneirista sendo os retábulos de talha do tipo de "retábulos de edículas". O frontal do altar da capela-mor é de madeira pintada imitando tecidos com motivos florais.



Os modilhões, todos eles esculpidos, são muito curiosos e, segundo Manuel Aguiar Barreiros, na sua simbólica está bem patente as alusões morais e satíricas; por exemplo na figura de olhos esbugalhados que deita fora a língua desmedida - a maledicência; a que aperta com força os dedos aos lábios - o segredo; a que junta as mãos suplicantes ao céu - a oração; a que com ar glutão espalma as mãos sobre o estômago - a gula, etc.

Indicações:

Na A 27 de Viana do Castelo sair para Ponte de Lima. A seguir à rotunda do lado Sul da A 27 prestar atenção à indicação para Santo Ovídio; para quem vem de Ponte de Lima para Viana do Castelo seguir para a A 27 e procurar a mesma indicação

  • seguindo para Santo Ovídio desviar à direita em 41° 47.057'N, 8° 36.507'W
  • seguir pela estrada de alcatrão à direita em 41° 47.124'N, 8° 36.798'W até encontrar a capela

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A crise climática continua a agravar-se e o oceano é o primeiro a senti-lo
A distância entre o oceano e a política climática não é uma lacuna de conhecimento, mas sim institucional e política. O oceano já não pode esperar mais. Opinião de Joana Martins

Ex-chefe das secretas da Coreia do Sul detido por declaração de lei marcial
Cho Tae-yong é acusado de ter conhecimento prévio dos planos do ex-Presidente Yoon de declarar a lei marcial, a 3 de Dezembro de 2024, e de não os ter comunicado ao Parlamento.

Partido Comunista da Venezuela quer repetição de eleições presidenciais no país
Nicolás Maduro foi reeleito para um período de seis anos, mas oposição contesta resultados.

Criatura: “Com os meios tecnológicos, está a perder-se a relação com as coisas simples”
Cinco anos após o lançamento de Bem Bonda, o colectivo Criatura fecha a digressão desse disco no Tivoli BBVA com o Coro dos Anjos e novo disco no horizonte. Quinta-feira, às 21h.

Hedwig Figen, directora da bienal Manifesta: “Na Rua da Sofia, é perturbante que os edifícios públicos estejam fechados”
A bienal nómada chegará a Coimbra em 2028. Propõe um novo modelo de colaboração entre bienais, mais económico e ecológico. Na Rua da Sofia, a palavra de ordem será abrir os edifícios fechados.

A bienal Manifesta propõe devolver aos bairros as igrejas onde já não se reza
As igrejas abandonadas são o tema da próxima bienal nómada europeia. Antes de chegar a Coimbra, a Manifesta será na Alemanha e instala-se em quatro cidades da região de Ruhr.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade