Sem FOTO:427

Serra de Antelas

Em Moreira do Lima, Ponte de Lima, Viana do Castelo

Nas faldas da Serra de Antelas, em Moreira do Lima, Ponte de Lima, ergue-se, em ambiente bucólico, a Capela Românica do Espírito Santo cuja construção remonta ao séc. XIII- XVII, num adro murado sobranceiro à estrada. Numa cota abaixo, fica o fontanário de três bicas do séc. XVIII, coroado por três bolas sobre plintos. Nas proximidades existem várias casas solarengas cuja construção marca uma época senhorial.

No sec. XII existia ali um vasto complexo arquitectónico que servia de sede aos frades templários. Provavelmente, terá sido no sec. XIII a data de construção da actual capela que se enquadra na tipologia arquitectónica religiosa, românica em ambiente rural. Pertence à segunda fase do românico português onde é manifesta uma certa apropriação das formas e temas tradicionais, nomeadamente na adopção da capela-mor quadrangular, de tradição hispânica, e na diminuição dos capitéis com decoração de inspiração vegetal. Integrando-se na segunda fase do foco românico do Alto Minho onde é já nítida uma certa tendência para o gótico, a traça arquitectónica manifesta-se especialmente no pórtico axial, com arco apontado e sem tímpano, e  a fresta da parede testeira da capela-mor já contém uma modinatura gótica. Procederam-se a modificações interiores no séc. XVII em estilo maneirista sendo os retábulos de talha do tipo de "retábulos de edículas". O frontal do altar da capela-mor é de madeira pintada imitando tecidos com motivos florais.



Os modilhões, todos eles esculpidos, são muito curiosos e, segundo Manuel Aguiar Barreiros, na sua simbólica está bem patente as alusões morais e satíricas; por exemplo na figura de olhos esbugalhados que deita fora a língua desmedida - a maledicência; a que aperta com força os dedos aos lábios - o segredo; a que junta as mãos suplicantes ao céu - a oração; a que com ar glutão espalma as mãos sobre o estômago - a gula, etc.

Indicações:

Na A 27 de Viana do Castelo sair para Ponte de Lima. A seguir à rotunda do lado Sul da A 27 prestar atenção à indicação para Santo Ovídio; para quem vem de Ponte de Lima para Viana do Castelo seguir para a A 27 e procurar a mesma indicação

  • seguindo para Santo Ovídio desviar à direita em 41° 47.057'N, 8° 36.507'W
  • seguir pela estrada de alcatrão à direita em 41° 47.124'N, 8° 36.798'W até encontrar a capela

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A nostalgia como sintoma contemporâneo
O que chamamos de nostalgia pode ser, no fundo, o luto por uma experiência de continuidade que já não existe. Aceitar essa perda é também abrir espaço para um novo modo de presença. Opinião de Maria Klien

Quando os artistas plásticos portugueses experimentaram o cinema
Ciclo na Cinemateca Portuguesa dá a ver os filmes que os artistas plásticos fizeram em Portugal nos anos 70. Oportunidade para revisitar uma ideia de comunidade e arte que também se fez com o cinema.

Zero denuncia funcionamento ilegal de aterros portugueses à Comissão Europeia
Associação ambientalista apresenta queixa contra o Estado Português à Comissão em Bruxelas. Em causa a deposição de resíduos orgânicos sem tratamento em 28 dos 31 aterros do país.

Maioria dos aterros em Portugal recebe descargas ilegais, emitindo toneladas de metano e CO2 em excesso
Em 2024, 28% dos resíduos urbanos foram descarregados em aterro sem tratamento, o que é proibido por lei. Decomposição do lixo orgânico não tratado gera emissões de gases com efeito de estufa.

Grupo com mais de mil médicos tarefeiros prepara-se para paralisar as urgências do SNS
Movimento nasceu nas redes sociais e deliberou não dar disponibilidades para o trabalho ou retirar as que já foram dadas. Protesto deverá avançar assim que sair o diploma para baixar o valor/hora.

A política externa de Donald Trump: nove meses a destruir a ordem internacional que a América criou
Os aliados deixaram-se levar pela ideia de que Donald Trump era um parêntesis e não uma mudança da relação dos Estados Unidos com o mundo. Análise de Teresa de Sousa

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade