Sem FOTO:427

Serra de Antelas

Em Moreira do Lima, Ponte de Lima, Viana do Castelo

Nas faldas da Serra de Antelas, em Moreira do Lima, Ponte de Lima, ergue-se, em ambiente bucólico, a Capela Românica do Espírito Santo cuja construção remonta ao séc. XIII- XVII, num adro murado sobranceiro à estrada. Numa cota abaixo, fica o fontanário de três bicas do séc. XVIII, coroado por três bolas sobre plintos. Nas proximidades existem várias casas solarengas cuja construção marca uma época senhorial.

No sec. XII existia ali um vasto complexo arquitectónico que servia de sede aos frades templários. Provavelmente, terá sido no sec. XIII a data de construção da actual capela que se enquadra na tipologia arquitectónica religiosa, românica em ambiente rural. Pertence à segunda fase do românico português onde é manifesta uma certa apropriação das formas e temas tradicionais, nomeadamente na adopção da capela-mor quadrangular, de tradição hispânica, e na diminuição dos capitéis com decoração de inspiração vegetal. Integrando-se na segunda fase do foco românico do Alto Minho onde é já nítida uma certa tendência para o gótico, a traça arquitectónica manifesta-se especialmente no pórtico axial, com arco apontado e sem tímpano, e  a fresta da parede testeira da capela-mor já contém uma modinatura gótica. Procederam-se a modificações interiores no séc. XVII em estilo maneirista sendo os retábulos de talha do tipo de "retábulos de edículas". O frontal do altar da capela-mor é de madeira pintada imitando tecidos com motivos florais.



Os modilhões, todos eles esculpidos, são muito curiosos e, segundo Manuel Aguiar Barreiros, na sua simbólica está bem patente as alusões morais e satíricas; por exemplo na figura de olhos esbugalhados que deita fora a língua desmedida - a maledicência; a que aperta com força os dedos aos lábios - o segredo; a que junta as mãos suplicantes ao céu - a oração; a que com ar glutão espalma as mãos sobre o estômago - a gula, etc.

Indicações:

Na A 27 de Viana do Castelo sair para Ponte de Lima. A seguir à rotunda do lado Sul da A 27 prestar atenção à indicação para Santo Ovídio; para quem vem de Ponte de Lima para Viana do Castelo seguir para a A 27 e procurar a mesma indicação

  • seguindo para Santo Ovídio desviar à direita em 41° 47.057'N, 8° 36.507'W
  • seguir pela estrada de alcatrão à direita em 41° 47.124'N, 8° 36.798'W até encontrar a capela

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Falha informática trava reembolsos do IRS e gera atrasos
Erro no sistema da Autoridade Tributária levou à rejeição de transferências bancárias de reembolsos do IRS, afectando vários contribuintes e obrigando à emissão de cheques.

Linha Rubi do Metro do Porto e nova ponte no Douro derrapam para 2028
Nova ligação de metro entre Porto e Gaia sofreu um atraso significativo e só deverá entrar em funcionamento no Verão de 2028, segundo um cronograma oficial agora divulgado.

Carneiro: PS em diálogo com Tiago Antunes para avaliar nova candidatura a Provedor
PS ainda não decidiu se insiste na candidatura a Provedor de Justiça ou se escolhe um novo nome. Secretário-geral elogia “personalidade de grande integridade” e “sem qualquer pendor partidário”.

Supremo Tribunal dos EUA dá vitória à Chevron (e às petrolíferas) num processo por danos ambientais
Uma decisão unânime do Supremo dos EUA favorece a Chevron num processo ambiental com raízes na Segunda Guerra Mundial, fragilizando uma indemnização milionária no Louisiana.

Governo vai isentar de impostos as indemnizações às vítimas de abusos na Igreja Católica
Algumas vítimas podiam vir a receber metade do valor dado pela Igreja devido à tributação. Governo “pretende assegurar que as compensações mantenham integralmente a sua natureza compensatória”.

José Berasaluce: “O chef já não representa nada. É um produto de falsa modernidade.”
O historiador espanhol José Berasaluce é uma voz crítica do actual sistema gastronómico e acredita que este é “uma bolha que vai rebentar”. A alta cozinha destina-se “a uma elite muito pequena”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade