Sem FOTO:435

Vila Chã

freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde

Vila Chã é uma freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde e pertence à Área Metropolitana do Porto. Esta povoação integra uma comunidade piscatória tradicional  que exerce a sua actividade em embarcações tradicionais, de pequena dimensão e tecnologicamente pouco evoluídas. A actividade pesqueira, confere uma identidade própria a quem a pratica diferenciando-a culturalmente da restante população que se dedica a outras actividades. A lógica do trabalho feminino e do trabalho masculino não obedece à clássica distinção de tarefas em função do género. 

No norte de Portugal essa troca de competências na actividade pesqueira é mais evidente e mais facilmente aceite, em que a troca de papéis implica que a mulher exerça uma profissão masculina. Por um lado, a forte emigração para o Brasil que despovoou os lugares, também do litoral, obrigou a que as mulheres assumissem o sustento da família, exercendo a pesca de manhã cedo, continuando no resto do dia como lavradeiras, para a obtenção de produtos hortícolas; por outro lado, a forte contingência da morte do homem, frequentemente por naufrágio, com consequente viuvez precoce das mulheres, aponta para a principal razão para assistirmos a mulheres a bordo de embarcações com tarefas de pescador em muitas das nossas comunidades litorais. 

Especificamente na comunidade de Vila Chã, e até meados do séc. XX as mulheres organizavam-se como armadoras e eram elas próprias a companha  (tripulação de embarcação com função de pescadores. Neste caso cada companha tinha entre 3 a 6 mulheres, as embarcações eram pequenas, à vela e a remo e funcionavam como uma unidade empresarial familiar), pescando o pilado (pequeno caranguejo) e a sardinha, andando ao mar tal como os homens, sem serem viúvas. Era uma comunidade de fortes tradições da apanha do pilado e do sargaço (algas do mar), com redes e a bordo de embarcações de pequena dimensão, conhecidos como miranços.

Actualmente, as "artes de pesca", que consistem na reparação e manutenção dos instrumentos para a actividade pesqueira, ainda são praticados por ambos os sexos mas, sendo necessário, as mulheres enfrentam o mar sem qualquer medo ou apreensão, mulheres que dedicam igualmente parte do seu tempo à agricultura, à comercialização do produto da pesca e às actividades domésticas.

Na época balnear a dinâmica deste local altera-se, sendo o parque de campismo um dos motores de permanência sazonal de pessoas neste local, onde podem desfrutar das praias e da gastronomia da região e onde existe acesso a pontos de inegável interesse turístico (Porto, Braga, Guimarães e Viana do Castelo).

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Dez perguntas e respostas: guia eleitoral para as presidenciais
A Comissão Nacional de Eleições divulgou o seu mapa-calendário com os prazos e procedimentos para o próximo sufrágio presidencial.

Tratado do Alto-Mar é um dos vencedores do Earthshot Prize 2025
Prémio no valor de 1,1 milhão de euros, fundado pelo príncipe William, atribuído este ano ao tratado internacional que vai proteger a vida marinha em águas internacionais.

Regresso à revisão do estatuto dos professores

Francês encontra 700 mil euros em barras e moedas de ouro no jardim de casa
Enquanto escavava o jardim para instalar uma piscina, um francês descobriu cinco barras de ouro e várias moedas. A fortuna foi avaliada em 700 mil euros.

O que fazer? Sexta é dia de ir ao Guimarães Jazz e a Santa Joana dos Matadouros
Em cena estão também a nova criação de Raquel Castro, o Lisbon Art Weekend, um festival de teatro físico e livros antigos.

Mais de dez milhões de euros em bolsas de sinergia do ERC vêm para Portugal
Três cientistas portugueses acabam de ganhar mais de dez milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação. Outros dois, que obtiveram bolsas, trabalham fora do país.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade