Sem FOTO:435

Vila Chã

freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde

Vila Chã é uma freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde e pertence à Área Metropolitana do Porto. Esta povoação integra uma comunidade piscatória tradicional  que exerce a sua actividade em embarcações tradicionais, de pequena dimensão e tecnologicamente pouco evoluídas. A actividade pesqueira, confere uma identidade própria a quem a pratica diferenciando-a culturalmente da restante população que se dedica a outras actividades. A lógica do trabalho feminino e do trabalho masculino não obedece à clássica distinção de tarefas em função do género. 

No norte de Portugal essa troca de competências na actividade pesqueira é mais evidente e mais facilmente aceite, em que a troca de papéis implica que a mulher exerça uma profissão masculina. Por um lado, a forte emigração para o Brasil que despovoou os lugares, também do litoral, obrigou a que as mulheres assumissem o sustento da família, exercendo a pesca de manhã cedo, continuando no resto do dia como lavradeiras, para a obtenção de produtos hortícolas; por outro lado, a forte contingência da morte do homem, frequentemente por naufrágio, com consequente viuvez precoce das mulheres, aponta para a principal razão para assistirmos a mulheres a bordo de embarcações com tarefas de pescador em muitas das nossas comunidades litorais. 

Especificamente na comunidade de Vila Chã, e até meados do séc. XX as mulheres organizavam-se como armadoras e eram elas próprias a companha  (tripulação de embarcação com função de pescadores. Neste caso cada companha tinha entre 3 a 6 mulheres, as embarcações eram pequenas, à vela e a remo e funcionavam como uma unidade empresarial familiar), pescando o pilado (pequeno caranguejo) e a sardinha, andando ao mar tal como os homens, sem serem viúvas. Era uma comunidade de fortes tradições da apanha do pilado e do sargaço (algas do mar), com redes e a bordo de embarcações de pequena dimensão, conhecidos como miranços.

Actualmente, as "artes de pesca", que consistem na reparação e manutenção dos instrumentos para a actividade pesqueira, ainda são praticados por ambos os sexos mas, sendo necessário, as mulheres enfrentam o mar sem qualquer medo ou apreensão, mulheres que dedicam igualmente parte do seu tempo à agricultura, à comercialização do produto da pesca e às actividades domésticas.

Na época balnear a dinâmica deste local altera-se, sendo o parque de campismo um dos motores de permanência sazonal de pessoas neste local, onde podem desfrutar das praias e da gastronomia da região e onde existe acesso a pontos de inegável interesse turístico (Porto, Braga, Guimarães e Viana do Castelo).

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Uma piada é uma piada é uma piada
Éramos mais parvos? Éramos. Mas ultimamente andamos tão literais e tão empenhados em explicar tudo que nos tornámos maçadores, incapazes de aceitar que nem tudo precisa de ser desmontado para existir. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

Em dez anos, 258 menores foram sinalizados como presumíveis vítimas de tráfico humano em Portugal
Dos menores sinalizados, na maioria estrangeiros, apenas 51 casos foram confirmados. As sinalizações por parte das ONG são importantes para dar visibilidade a um fenómeno escondido.

Depois do mar, com fome e sem dormir, começa outra travessia em Ceuta
Uns regressam de maca à chegada, outros ainda têm tempo de fazer um amigo no areal. Em Ceuta, milhares de migrantes ainda enfrentam a fome, a falta de lugar para dormir e a incerteza sobre o futuro.

Empresários buscam aprendizado para tirar proveito do acordo entre Mercosul e UE
A formação para conselhos de empresas se torna estratégica para vislumbrar oportunidades advindas do tratado transatlântico, como fusões e aquisições e linhas de financiamentos de longo prazo.

Incêndio em Mesão Frio combatido por 160 bombeiros e 11 aeronaves
Incêndio em Vila Real é o único incêndio florestal em curso no país na tarde deste sábado.

Perderam-lhe folhas do exame. Tribunal dá 48 horas ao Ministério da Educação para resolver a questão
Pais de aluno de Viseu recorreram a providência cautelar. “Só tivemos acesso a cerca de um terço da prova”, lamentam. Sem ao exame de Português completo, não conseguem pedir a reapreciação.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade