Sem FOTO:435

Vila Chã

freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde

Vila Chã é uma freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde e pertence à Área Metropolitana do Porto. Esta povoação integra uma comunidade piscatória tradicional  que exerce a sua actividade em embarcações tradicionais, de pequena dimensão e tecnologicamente pouco evoluídas. A actividade pesqueira, confere uma identidade própria a quem a pratica diferenciando-a culturalmente da restante população que se dedica a outras actividades. A lógica do trabalho feminino e do trabalho masculino não obedece à clássica distinção de tarefas em função do género. 

No norte de Portugal essa troca de competências na actividade pesqueira é mais evidente e mais facilmente aceite, em que a troca de papéis implica que a mulher exerça uma profissão masculina. Por um lado, a forte emigração para o Brasil que despovoou os lugares, também do litoral, obrigou a que as mulheres assumissem o sustento da família, exercendo a pesca de manhã cedo, continuando no resto do dia como lavradeiras, para a obtenção de produtos hortícolas; por outro lado, a forte contingência da morte do homem, frequentemente por naufrágio, com consequente viuvez precoce das mulheres, aponta para a principal razão para assistirmos a mulheres a bordo de embarcações com tarefas de pescador em muitas das nossas comunidades litorais. 

Especificamente na comunidade de Vila Chã, e até meados do séc. XX as mulheres organizavam-se como armadoras e eram elas próprias a companha  (tripulação de embarcação com função de pescadores. Neste caso cada companha tinha entre 3 a 6 mulheres, as embarcações eram pequenas, à vela e a remo e funcionavam como uma unidade empresarial familiar), pescando o pilado (pequeno caranguejo) e a sardinha, andando ao mar tal como os homens, sem serem viúvas. Era uma comunidade de fortes tradições da apanha do pilado e do sargaço (algas do mar), com redes e a bordo de embarcações de pequena dimensão, conhecidos como miranços.

Actualmente, as "artes de pesca", que consistem na reparação e manutenção dos instrumentos para a actividade pesqueira, ainda são praticados por ambos os sexos mas, sendo necessário, as mulheres enfrentam o mar sem qualquer medo ou apreensão, mulheres que dedicam igualmente parte do seu tempo à agricultura, à comercialização do produto da pesca e às actividades domésticas.

Na época balnear a dinâmica deste local altera-se, sendo o parque de campismo um dos motores de permanência sazonal de pessoas neste local, onde podem desfrutar das praias e da gastronomia da região e onde existe acesso a pontos de inegável interesse turístico (Porto, Braga, Guimarães e Viana do Castelo).

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ouro da Venezuela quase a caminho dos Estados Unidos
Governo e oposição negoceiam transferência das reservas, no valor de cerca de 3500 milhões de euros, de Londres para Nova Iorque. Caracas só poderá usá-lo para aceder a créditos internacionais.

No churrasco e no espeto, eis o frango assado (e companhia)
É uma das iguarias portuguesas mais amadas, mas o que é um bom frango? Cada cabeça, sua sentença, mas de certeza que tem de ser suculento, ter pele estaladiça e ser assado com arte.

Fogo avistado perto do aeroporto de Riade, na Arábia Saudita
Causas do incêndio ainda não são conhecidas. Fogo ocorre no mesmo dia em que foram activados alertas aéreos em duas cidades sauditas.

Guia? O Nosso Franguinho, dizem os chefs
José Lança abriu O Nosso Franguinho há 30 anos, “numa casinha muito pequenina ali à entrada das Ferreiras”. E têm a preferência de muitos chefs célebres.

Chefe das Forças Armadas diz que processo de investimentos na Defesa “está clarinho”
Na primeira entrevista desde que assumiu a chefia do Estado-Maior-General das Forças Armadas há cerca de meio ano, o general João Cartaxo Alves fala sobre o emprestimo SAFE e a substituição dos F-16.

Modelo de IA da Google levou a cabo ciberataque contra outras empresas
Modelos de AI protagonizaram ciberataques a três empresas durante teste interno feito pela empresa em Maio. Google diz que modelos pararam ao repararem que tinham invadido a rede de outras empresas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade