Sem FOTO:435

Vila Chã

freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde

Vila Chã é uma freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde e pertence à Área Metropolitana do Porto. Esta povoação integra uma comunidade piscatória tradicional  que exerce a sua actividade em embarcações tradicionais, de pequena dimensão e tecnologicamente pouco evoluídas. A actividade pesqueira, confere uma identidade própria a quem a pratica diferenciando-a culturalmente da restante população que se dedica a outras actividades. A lógica do trabalho feminino e do trabalho masculino não obedece à clássica distinção de tarefas em função do género. 

No norte de Portugal essa troca de competências na actividade pesqueira é mais evidente e mais facilmente aceite, em que a troca de papéis implica que a mulher exerça uma profissão masculina. Por um lado, a forte emigração para o Brasil que despovoou os lugares, também do litoral, obrigou a que as mulheres assumissem o sustento da família, exercendo a pesca de manhã cedo, continuando no resto do dia como lavradeiras, para a obtenção de produtos hortícolas; por outro lado, a forte contingência da morte do homem, frequentemente por naufrágio, com consequente viuvez precoce das mulheres, aponta para a principal razão para assistirmos a mulheres a bordo de embarcações com tarefas de pescador em muitas das nossas comunidades litorais. 

Especificamente na comunidade de Vila Chã, e até meados do séc. XX as mulheres organizavam-se como armadoras e eram elas próprias a companha  (tripulação de embarcação com função de pescadores. Neste caso cada companha tinha entre 3 a 6 mulheres, as embarcações eram pequenas, à vela e a remo e funcionavam como uma unidade empresarial familiar), pescando o pilado (pequeno caranguejo) e a sardinha, andando ao mar tal como os homens, sem serem viúvas. Era uma comunidade de fortes tradições da apanha do pilado e do sargaço (algas do mar), com redes e a bordo de embarcações de pequena dimensão, conhecidos como miranços.

Actualmente, as "artes de pesca", que consistem na reparação e manutenção dos instrumentos para a actividade pesqueira, ainda são praticados por ambos os sexos mas, sendo necessário, as mulheres enfrentam o mar sem qualquer medo ou apreensão, mulheres que dedicam igualmente parte do seu tempo à agricultura, à comercialização do produto da pesca e às actividades domésticas.

Na época balnear a dinâmica deste local altera-se, sendo o parque de campismo um dos motores de permanência sazonal de pessoas neste local, onde podem desfrutar das praias e da gastronomia da região e onde existe acesso a pontos de inegável interesse turístico (Porto, Braga, Guimarães e Viana do Castelo).

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Costa quer que Putin saiba que a UE “não está cansada”, e “nunca se vai cansar” do apoio à Ucrânia
Presidente do Conselho Europeu pressiona para o uso dos activos russos imobilizados para financiar Kiev. “Temos dito que apoiaremos a Ucrânia custe o que custar, e agora vamos concretizá-lo”, promete.

Omar El Akkad: “O poder sempre assumiu que os palestinianos deveriam ficar felizes com migalhas”
Um Dia, sempre Teremos Sido Todos contra isto, do escritor egípcio-canadiano Omar El Akkad, acerta contas com a hipocrisia do Ocidente perante o que a ONU já classificou como genocídio.

A Porto Design Biennale é sobre o presente mas quer deixar lastro “para sempre”
A quarta edição do evento, com curadoria da designer italiana Angela Rui, arrancou esta quinta-feira, em Matosinhos. O tempo é o tema central, e quebra-se o monopólio do formato expositivo.

O que fazer? Sexta é dia de Vento Forte e festa no museu
Na agenda, a somar à peça dos Artistas Unidos e ao aniversário do MAC/CCB, estão Adilson, Carmen pelo Ballet Flamenco de Barcelona, Fliporto e um Baluarte de arte urbana.

PS questiona ministra da Cultura sobre aluguer de sala do CCB à extrema-direita
Partido Socialista defende que “o que se passa no CCB” revela “falta de escrutínio” pela tutela. E pede a Margarida Balseiro Lopes que reponha “ a normalidade de funcionamento da [sua] administração”.

A odisseia, como imigrante, para se conseguir vaga em uma escola portuguesa
Seria mais fácil para pais imigrantes se existisse uma orientação mais clara, de fácil acesso, para se conseguir uma vaga em uma escola, sem depender da boa vontade de funcionários sobrecarregados. Opinião de Ana Rosa Saraiva

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade