Sem FOTO:466

Mosteiro de Santa Maria de Landim

Situado em Landim, não muito longe da casa-museu de Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, a data da criação do Mosteiro de Santa Maria de Landim é desconhecida.

Sabe-se que foi seu fundador D. Gonçalo Rodrigues da Palmeira, fidalgo de relevo da corte de D. Teresa, mãe do fundador da nacionalidade, D. Afonso Henriques, que terá fundado o primitivo Monasterio de Nandim entre 1110 e 1128, tendo-o dotado mais tarde com o domínio da Palmeira por couto de D. Afonso Henriques. A doação foi confirmada pelos seus filhos em documento de 1177. O Mosteiro adoptou a tradição hispânica, reformada pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, ordem a que terá pertencido até à data da sua extinção em 1770.

À data da sua fundação, nos inícios do séc. XII, o Mosteiro era em estilo românico e dele ainda existem vestígios, como os capitéis, as arcadas cegas na capela da igreja e alguns capitéis geminados com motivos da época. A igreja era de uma só nave, tinha tectos de madeira e um portal de três arquivoltas, cujos restos se encontram no antigo cemitério.

A reforma do séc. XIII instalou a actual abóbada da capela e levantou a altura da nave, sendo dessa época alguns dos ornamentos românicos que resistiram às alterações posteriores. A grande transformação viria a ocorrer no séc. XVI. A reconstrução maneirista, marcada pelo estilo arquitectónico da Companhia de Jesus.

Caracteriza-se pela fachada da igreja, reconstruída em três corpos lisos, divididos horizontalmente por cornijas rectilíneas, com galilé de três arcos e coro alto, e a edificação da torre e nave colateral.

Os interiores conheceram sucessivas remodelações ao longo do séc. XVII e XVIII com a utilização de azulejaria, como a que se pode observar na Casa do Paço. Alguns trabalhos de talha barroca que se podem ver no retábulo da Capela e no arco de transição da nave ou no fantástico tecto da Sala do Capítulo. É ainda do séc. XVIII o órgão, cuja construção invulgar justificaria restauro urgente.

A sul do conjunto monástico temos o Parque e a Cerca que se estende por vastas terras agrícolas, no prolongamento de uma magnífica mata de carvalhos.

Actualmente, o Mosteiro de Landim mantem-se num estado de conservação exemplar graças à família proprietária que o adquiriu depois da extinção das ordens religiosas e que mantém até hoje a sua administração.

Texto de Salomé Reis para os portais Portugal-Tourism.com.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Federica Mogherini foi formalmente acusada de corrupção e fraude
Mogherini e dois outros suspeitos detidos na terça-feira para interrogatório, já foram entretanto libertados por “não se considerar que exista perigo de fuga”.

Porto-Cabo Verde: easyJet estreia São Vicente e já garante quatro rotas directas
Companhia confirma início dos voos Porto-São Vicente para a Primavera. Lisboa e Porto passam assim a ter ligações de e para quatro ilhas cabo-verdianas.

Prisão preventiva para homem que perseguiu de carro ex-companheira em Lisboa
Detido é suspeito de ter provocado vários embates entre as viaturas durante a perseguição à mulher e aos dois filhos menores. Vítima tinha accionado botão de pânico quando o viu perto de casa.

Ministro anuncia 434 bibliotecas no 1.º ciclo e mostra-se chocado com número de escolas sem estes espaços
Fernando Alexandre reuniu com directores para discutir resultados dos alunos na leitura. Diagnóstico nacional de fluência leitora no 2.º ano vai voltar a ser feito este ano lectivo.

Índia recua após pressão da Apple e abandona imposição de app estatal nos smartphones
Nova Deli anulou a ordem que obrigava os fabricantes a pré-instalar a aplicação estatal Sanchar Saathi, depois de forte contestação da indústria — com a Apple na linha da frente.

A indústria das artes visuais pode acabar com o carbono: basta querer, indica relatório pioneiro
Primeiro relatório da Gallery Climate Coalition indica que os membros da organização já reduziram 25% da sua pegada ambiental. Objectivo é cortar pelo menos pela metade, até 2030.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade