Sem FOTO:466

Mosteiro de Santa Maria de Landim

Situado em Landim, não muito longe da casa-museu de Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, a data da criação do Mosteiro de Santa Maria de Landim é desconhecida.

Sabe-se que foi seu fundador D. Gonçalo Rodrigues da Palmeira, fidalgo de relevo da corte de D. Teresa, mãe do fundador da nacionalidade, D. Afonso Henriques, que terá fundado o primitivo Monasterio de Nandim entre 1110 e 1128, tendo-o dotado mais tarde com o domínio da Palmeira por couto de D. Afonso Henriques. A doação foi confirmada pelos seus filhos em documento de 1177. O Mosteiro adoptou a tradição hispânica, reformada pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, ordem a que terá pertencido até à data da sua extinção em 1770.

À data da sua fundação, nos inícios do séc. XII, o Mosteiro era em estilo românico e dele ainda existem vestígios, como os capitéis, as arcadas cegas na capela da igreja e alguns capitéis geminados com motivos da época. A igreja era de uma só nave, tinha tectos de madeira e um portal de três arquivoltas, cujos restos se encontram no antigo cemitério.

A reforma do séc. XIII instalou a actual abóbada da capela e levantou a altura da nave, sendo dessa época alguns dos ornamentos românicos que resistiram às alterações posteriores. A grande transformação viria a ocorrer no séc. XVI. A reconstrução maneirista, marcada pelo estilo arquitectónico da Companhia de Jesus.

Caracteriza-se pela fachada da igreja, reconstruída em três corpos lisos, divididos horizontalmente por cornijas rectilíneas, com galilé de três arcos e coro alto, e a edificação da torre e nave colateral.

Os interiores conheceram sucessivas remodelações ao longo do séc. XVII e XVIII com a utilização de azulejaria, como a que se pode observar na Casa do Paço. Alguns trabalhos de talha barroca que se podem ver no retábulo da Capela e no arco de transição da nave ou no fantástico tecto da Sala do Capítulo. É ainda do séc. XVIII o órgão, cuja construção invulgar justificaria restauro urgente.

A sul do conjunto monástico temos o Parque e a Cerca que se estende por vastas terras agrícolas, no prolongamento de uma magnífica mata de carvalhos.

Actualmente, o Mosteiro de Landim mantem-se num estado de conservação exemplar graças à família proprietária que o adquiriu depois da extinção das ordens religiosas e que mantém até hoje a sua administração.

Texto de Salomé Reis para os portais Portugal-Tourism.com.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Asus ProArt GoPro Edition, o portátil inspirado na GoPro que desafia a Apple
Com componentes de topo e um design que rompe com a monotonia, o novo ultraportátil da Asus é uma ferramenta de luxo para criativos que exigem o máximo desempenho sem olhar a custos.

Lula lança biblioteca online com obras de autores como Clarice Lispector e Saramago
No aplicativo MEC Livros, 8 mil títulos poderão ser acessados de forma gratuita. Governo de Luiz Inácio Lula da Silva também lançará em breve aplicativo MEC Idiomas, com aulas de inglês e espanhol.

O Bayern venceu, mas deixou o Real vivo na Champions
Triunfo bávaro por 1-2 em Madrid. Díaz e Kane marcaram os golos dos visitantes, Mbappé descontou um para os “merengues”.

Na Champions o Sporting teve tudo e saiu sem nada
Com mais requinte a definirem os lances, os “leões” poderiam ter tirado qualquer coisa de um jogo bem conseguido. Quando o empate parecia certo e o triunfo parecia possível... veio a derrota.

PS e PSD salvam a face nos juízes do TC
Terminou o impasse, o que é positivo, e não foi desta que se romperam as pontes entre PS e PSD, o que ainda é mais positivo. Opinião de Helena Pereira

OpenAI sugere semanas de 32 horas e impostos sobre trabalho automatizado
A maior startup do sector diz estar preocupada com os impactos no emprego, com a concentração de riqueza e com os usos maliciosos das tecnologias por parte de governos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade