Sem FOTO:466

Mosteiro de Santa Maria de Landim

Situado em Landim, não muito longe da casa-museu de Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, a data da criação do Mosteiro de Santa Maria de Landim é desconhecida.

Sabe-se que foi seu fundador D. Gonçalo Rodrigues da Palmeira, fidalgo de relevo da corte de D. Teresa, mãe do fundador da nacionalidade, D. Afonso Henriques, que terá fundado o primitivo Monasterio de Nandim entre 1110 e 1128, tendo-o dotado mais tarde com o domínio da Palmeira por couto de D. Afonso Henriques. A doação foi confirmada pelos seus filhos em documento de 1177. O Mosteiro adoptou a tradição hispânica, reformada pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, ordem a que terá pertencido até à data da sua extinção em 1770.

À data da sua fundação, nos inícios do séc. XII, o Mosteiro era em estilo românico e dele ainda existem vestígios, como os capitéis, as arcadas cegas na capela da igreja e alguns capitéis geminados com motivos da época. A igreja era de uma só nave, tinha tectos de madeira e um portal de três arquivoltas, cujos restos se encontram no antigo cemitério.

A reforma do séc. XIII instalou a actual abóbada da capela e levantou a altura da nave, sendo dessa época alguns dos ornamentos românicos que resistiram às alterações posteriores. A grande transformação viria a ocorrer no séc. XVI. A reconstrução maneirista, marcada pelo estilo arquitectónico da Companhia de Jesus.

Caracteriza-se pela fachada da igreja, reconstruída em três corpos lisos, divididos horizontalmente por cornijas rectilíneas, com galilé de três arcos e coro alto, e a edificação da torre e nave colateral.

Os interiores conheceram sucessivas remodelações ao longo do séc. XVII e XVIII com a utilização de azulejaria, como a que se pode observar na Casa do Paço. Alguns trabalhos de talha barroca que se podem ver no retábulo da Capela e no arco de transição da nave ou no fantástico tecto da Sala do Capítulo. É ainda do séc. XVIII o órgão, cuja construção invulgar justificaria restauro urgente.

A sul do conjunto monástico temos o Parque e a Cerca que se estende por vastas terras agrícolas, no prolongamento de uma magnífica mata de carvalhos.

Actualmente, o Mosteiro de Landim mantem-se num estado de conservação exemplar graças à família proprietária que o adquiriu depois da extinção das ordens religiosas e que mantém até hoje a sua administração.

Texto de Salomé Reis para os portais Portugal-Tourism.com.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Preço da água em Lisboa vai subir 17 cêntimos para a maioria dos clientes já em Janeiro
EPAL avança que a partir de 1 de Janeiro “a actualização de preços para a grande maioria dos clientes domésticos será de 17 cêntimos por mês”.

Portugal é campeão nos altos cargos da UE, mas está longe da sua “quota” nos funcionários
Em 40 anos de integração europeia, o país é caso único com a sua colecção de postos políticos relevantes. No entanto, mantém-se na lista dos Estados-membros sub-representados nas instituições.

Foi 2025 o ano em que sentimos na pele as alterações climáticas?
Calor, cheias e incêndios marcaram 2025, que confirma a tendência de extremos mais intensos e frequentes. Cientistas não estão surpresos e alertam para a relevância e os limites da adaptação.

Quarenta anos depois da adesão de Portugal à CEE. O que resta da memória
A assinatura do Tratado de Adesão foi o último acto do Governo do “Bloco Central”. Cavaco Silva, que venceu as legislativas de 1995, foi o primeiro Governo a beneficiar das “enxurradas” de dinheiro.

Trabalho e contrarreforma com velho pacote laboral
É extremamente importante saudar a exitosa greve geral conjunta da CGTP, da UGT e de sindicatos independentes, esperando que nenhum se deixe seduzir na dita “negociação” por aspetos menores. Opinião de Manuel Carlos Silva

Pedro Duarte quer proibir pesados na VCI à hora de ponta
Presidente da Área Metropolitana e da Câmara do Porto revelou que vai propor ao Governo esta proibição como medida complementar à isenção de portagens na CREP/A41.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade