Ilustração sobre a Localidade

Fundão

Fundão

Fundão é uma cidade portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 9 236 habitantes.

A história do Fundão enquanto centro urbano preeminente é condicionada desde o inicio pelos cristãos-novos, assim como a dos concelhos vizinhos de Belmonte e da Covilhã. Após a expulsão dos judeus espanhóis (sefarditas) em 1492 pelos Reis CatólicosFernando e Isabel, grande número de refugiados veio a estabelecer-se na Cova da Beira, onde já havia minorias judaicas significativas.

Foram estes imigrantes, fundando bairros dos quais o mais importante situava-se em volta da Rua da Cale (Rua do Encontro ou da Sinagoga em Hebraico) que permitiram ao Fundão assumir as dimensões de uma verdadeira cidade. O influxo de mercadores e artesãos judeus transfomaria a cidade num centro importante para o comércio e a indústria.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

BCE vê menos risco no BCP e Novo Banco, mas ainda é superior à média europeia
Banca nacional melhora avaliação. Caixa Geral de Depósitos é o banco mais favorecido nas exigências. Há mais requisitos para o sector em 2026, mas banco público escapa a reserva sobre o imobiliário.

O cinema é nosso
E quando a câmara enquadra um rosto cansado, os neurónios-espelho disparam antes de a ideologia intervir. Vemos “ser humano vulnerável” neurologicamente antes de processar “invasor” ideologicamente. Opinião de Graça Castanheira

Proveitos da banca portuguesa compensam custos como em nenhum outro país da zona euro
Cortes da década passada ajudam bancos a ter eficiência superior aos concorrentes europeus. Metas da Caixa Geral de Depósitos e do Banco Comercial Português para 2028 mantêm disciplina de custos.

Um conto de Inverno: governação da IA num ano de viragem
Confiar em IA nunca é confiar numa máquina. É confiar nas instituições que a regulam, nas pessoas que a desenvolvem e nas normas que orientam o seu uso — o futuro da IA não está escrito.

Cartas ao director

Sejamos galegófilos
Sou obrigado a reconhecer que muitas das coisas que me deram prazer ao longo da vida foram feitas – e são mantidas – por galegos. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade