Ilustração sobre a Localidade

Fundão

Fundão

Fundão é uma cidade portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 9 236 habitantes.

A história do Fundão enquanto centro urbano preeminente é condicionada desde o inicio pelos cristãos-novos, assim como a dos concelhos vizinhos de Belmonte e da Covilhã. Após a expulsão dos judeus espanhóis (sefarditas) em 1492 pelos Reis CatólicosFernando e Isabel, grande número de refugiados veio a estabelecer-se na Cova da Beira, onde já havia minorias judaicas significativas.

Foram estes imigrantes, fundando bairros dos quais o mais importante situava-se em volta da Rua da Cale (Rua do Encontro ou da Sinagoga em Hebraico) que permitiram ao Fundão assumir as dimensões de uma verdadeira cidade. O influxo de mercadores e artesãos judeus transfomaria a cidade num centro importante para o comércio e a indústria.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A juventude indiana que transforma o badminton e a inteligência artificial
A comunidade indiana tornou-se a segunda maior entre os estrangeiros. Jovens de gerações e religiões diferentes falam sobre os desafios de viverem num país que tem mudado as suas atitudes.

Série Filhos da migração sul-asiática, histórias para lá dos números
São de comunidades que asseguram mão-de-obra em várias áreas. E alvo do discurso de ódio. Pouco sabemos sobre o seu quotidiano. Série escuta jovens indianos, bangladeshianos, nepaleses e paquistaneses

PCP tenta proibir recurso do Estado à arbitragem para prevenir corrupção
Comunistas consideram “inadmissível” que alguém que se atrase no pagamento de um imposto seja punido, mas o Estado recorra à arbitragem no caso de um “devedor de milhões ao fisco”.

Álvaro Santos Pereira comprou acções da Galp e da JM já como governador do Banco de Portugal
Governador do Banco de Portugal reforçou carteira de acções após assumir o cargo. Código do Banco Central Europeu não permite estas transacções privadas. Santos Pereira teve de desinvestir.

Cartas ao director
Excertos de cartas enviadas pelos leitores ao director, David Pontes.

A falta de energia está a emperrar a economia
Começo com o elefante na sala: Portugal quer atrair centros de dados, mas não tem ainda a capacidade energética para os suportar. Opinião de Ricardo Arroja

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade