Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Esquadra do Rato: dois chefes da PSP são suspeitos de dar socos e pontapés a vítimas detidas
Interrogatórios aos 14 elementos da PSP que permanecem detidos arrancaram esta quinta-feira à tarde. Terminaram às 21h, tendo sido ouvidos apenas três arguidos. Recomeçam esta sexta às 10h30.

Israel mata filho do principal negociador do Hamas
Azzam al-Hayya, filho de Khalil al-Hayya, foi atingido num ataque israelita à Cidade de Gaza, na noite de quarta-feira. É o quarto filho do líder do Hamas em Gaza a ser morto por Israel.

“Todas as negociações têm um fim”. Reforma laboral segue para o Parlamento
Ministra do Trabalho acusou a UGT de “intransigência” e culpa-a por não haver acordo na concertação social. Anteprojecto do Governo será transformado em proposta de lei e segue para o Parlamento.

Reforma laboral: as sete medidas que travaram o acordo
A longa caminhada negocial para fazer aprovar o pacote laboral do Governo na Concertação Social chegou ao fim. Sem acordo.

Sp. Braga perde na Alemanha e falha final da Liga Europa
Minhotos falham final da Liga Europa após derrota por 3-1 com o Friburgo. O colapso bracarense começou com a expulsão de Dorgeles.

Receita errada nos apoios do Estado
Os alertas sobre apoios públicos aprovados por este e por governos anteriores, e propostos pela oposição, passam despercebidos enquanto as contas públicas estiverem bem. Mas não devem ser ignorados. Editorial deMarta Moitinho Oliveira

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade