Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Gina está a vender um apartamento em Londres com rifas de seis euros — e não é a única
Há proprietários a venderem casas através de rifas e sorteios imobiliários online. Um apartamento em Vilamoura está a ser sorteado na plataforma britânica Raffal, por 1,15 euros.

Candidatos dividem-se sobre reforma laboral: do “retrocesso histórico” aos apelos ao diálogo
Reforma proposta pelo Governo acentua as diferenças entre os candidatos presidenciais: uns defendem diálogo e flexibilização, outros alertam para violação da Constituição.

SNS volta a alertar para mensagens fraudulentas em circulação
O Ministério da Saúde alerta para dois tipos de mensagens falsas em circulação. Ambas mostram uma referência, exigindo o pagamento de uma dívida às urgências.

Gouveia e Melo condena insultos racistas à deputada do PS Eva Cruzeiro
Deputada socialista acusou Filipe Melo, parlamentar do Chega, de lhe ter gritado: “Vai para a tua terra”. Candidato a Belém criticou afirmação “completamente deplorável”.

Ministério Público abre investigação a cartazes de André Ventura
As mensagens “Isto não é o Bangladesh” e “Os ciganos têm de cumprir a lei” geraram indignação, nomeadamente entre as comunidades imigrantes, ciganas e associações anti-racismo.

Protecção Civil alerta para medidas preventivas devido à depressão Cláudia
A passagem da depressão Cláudia trará vento e chuva forte a partir da madrugada desta quarta-feira. Efeitos devem sentir-se até domingo e IPMA conta emitir avisos ao longo da semana.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade