Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Calendário escolar do 3.º ciclo mantém-se, ministro antecipa que haverá mais candidatos ao superior
Ministro não vê razão para alterar calendário de acesso ao superior. Professores do 3.º ciclo serão dispensados de classificar exames nacionais do secundário realizados na época especial de Setembro.

Ceuta mostra que a UE não precisa de Trump para se fragilizar
Espanha controlou a sua fronteira em 48 horas, mas 22 Estados-membros pediram reunião de emergência de ministros do Interior. Meloni esqueceu a solidariedade recebida em 2023 por causa de Lampedusa.

Maxi Araújo renova com o Sporting até 2030
A cláusula de rescisão do uruguaio mantém-se nos 80 milhões de euros.

Mais alunos recorrem aos tribunais por causa dos exames: “Há mais processos a entrar e vão entrar mais”
Bastonário dos Advogados, João Massano, diz que há mais acções e volta a pedir suspensão do concurso de acesso ao superior. Eduqa garante que exame de aluno de Viseu foi entregue na íntegra no sábado.

Nauru abandona o seu passado colonial e passa a ser República de Naoero
A alteração do nome representa “um novo capítulo assente na unidade, na responsabilidade, no patriotismo”, segundo o Governo, e já vários países adoptaram a nova designação.

Homem acusado de homicídio e profanação de cadáver na Lourinhã
Principal suspeito, agora arguido, já tinha sido inquilino da vítima. Plano para concretizar homicídio terá sido “previamente elaborado”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade