Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Suspeito de ataque a sinagoga perdeu família num recente ataque de Israel ao Líbano
Autoridades identificaram o autor do ataque de quinta-feira no Michigan. O FBI está a investigar o incidente como um “acto de violência direccionado contra a comunidade judaica”.

Linhas vermelhas
Nas fotografias, nos últimos anos, começam a não ser raras imagens saídas de gabinetes de comunicação, oficiais ou privados. Opinião de João Garcia

Os “influenciadores” e o ostracismo
Esta é a influência destes “influenciadores”. O ostracismo que queria para eles é ficarem a falar sozinhos, mas isso nunca acontecerá — não somos os atenienses do século V. Opinião de José Pacheco Pereira

Roubos por esticão caíram 32%
O superintendente-chefe da PSP na pré-reforma José Bastos Leitão, usou uns estranhos óculos para falar do crime em Portugal. Opinião de Bárbara Reis

A palavra do advogado e a honra do juiz
Apesar dos ventos contrários, o direito a falarmos e a dizermos o que nos vai na alma (mesmo que erroneamente) ainda é respeitado no TEDH. Opinião de Francisco Teixeira da Mota

Israel, os EUA e a Europa de joelhos
É impossível continuar a fingir que estamos perante guerras movidas por valores humanitários. O que está em causa é poder. Poder bruto. Poder sem freio. Poder exercido sem vergonha. Opinião de Joana Sá Lima

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade