Ilustração sobre a Localidade

Manteigas

Um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 2 800 habitantes. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área1 e 3 430 habitantes (2011),2 3 dividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental e por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Israel marca eleições legislativas para 27 de Outubro
Sondagens mostram crescimento do partido de antigo chefe do Exército, com apenas dois pontos percentuais de diferença entre o bloco do Governo e o da oposição.

Ataques israelitas em Gaza matam seis pessoas, incluindo uma criança, dizem médicos
Ataques israelitas em Gaza mataram seis pessoas, incluindo uma criança de nove anos. O impasse nas conversações sobre o plano de paz da Administração Trump mantém o cenário de instabilidade.

No bairro do Talude, em Loures, barracas continuam de pé, tal como a memória das demolições
Um ano após as demolições mediáticas no Talude Militar, há 70 barracas. Falta a água, a luz e uma morada. Câmara de Loures diz que mantém objectivo de “erradicar as construções precárias e ilegais”.

No Chão da Lagoa, Albuquerque avisou Montenegro de que acabou o tempo das “ilhas adjacentes”
Sem a presença de dirigentes nacionais na festa do Chão da Lagoa, o presidente do PSD-Madeira exigiu a resolução dos problemas da região e alertou que acabou a “conversa mole”.

Construção de prédio de luxo em terreno mesmo atrás do CCB irrita moradores de Belém
Edifício de oito pisos começou a ser feito em baldio que, há muito, era visto pela vizinhança como zona de fruição comum. Residentes criticam densificação e preferiam ter ali um espaço verde.

Ministros analisam opções para restringir comércio da UE com colonatos ilegais
Reunião será um teste ao apetite político dos 27 para responder à escalada de violência contra palestinianos na Cisjordânia. Maioria qualificada está longe de garantida.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade