Ilustração sobre a Localidade

Pinhel

Pinhel é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com aproximadamente 3 500 habitantes.1 Também conhecida por Cidade Falcão,[carece de fontes] é sede de um município com 484,52 km² de área2 e 9 627 habitantes (2011),3 4 subdividido em 18 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Foz Côa, a nordeste por Figueira de Castelo Rodrigo, a leste por Almeida, a sul pela Guarda e a oeste por Celorico da Beira, Trancoso e Meda.

O concelho de Pinhel encontra-se entre 350 a 600 metros de altura em relação ao nível do mar e é banhado pelo rio Côa, pelo rio Massueime, para além da ribeira das Cabras e da ribeira da Pêga. Pinhel fica rodeado por paisagens vistosas: colinas, planaltos, montes e a notável Serra da Marofa. Pinhel foi outrora diocese e actualmente permanece o ponto focal de Terras de Riba Côa, dominada por planaltos, fortalezas, pelourinhos e os vastos horizontes, junto ao vale do Côa. A cidade de Pinhel possui monumentos tipicamente beirões, de beleza estética, de gastronomia e de vinho, para além de salientar os frondosos pinheiros e bosques da Beira Interior.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Grupo Eskada desresponsabiliza-se pelos desacatos recorrentes frente à discoteca portuense
Estabelecimento voltou a funcionar até às 6h a partir de quarta-feira até ao fim-de-semana. Moradores voltam a perder noites de descanso. Câmara vai reavaliar situação daqui a mês e meio.

Idoso morre depois de várias horas à espera na urgência do Hospital de Santarém
Homem de 82 anos deu entrada na urgência com sintomas de obstrução intestinal. Hospital “lamenta profundamente o falecimento” e afirma que todas as reclamações “são objecto de análise rigorosa”.

Maria Luís Gameiro: “Dakar também rima com divertimento”
Contagem decrescente na Arábia Saudita: faltam dois dias para o rali cruzar a meta. A piloto relata diariamente a sua participação no Dakar, acompanhada pela navegadora Rosa Romero. Crónica de Maria Luís Gameiro

Sexta na TV: Aznavour, Alien: Romulus e Capitão Fausto em ensaios
Para fechar a semana, também temos viagens aos pólos e a reunião de Matt Damon e Ben Affleck num novo filme.

Bateria sustentável portuguesa conquista patente europeia
A Nos, em parceria com a FCUL, acaba de ter a concessão de uma patente europeia para uma bateria sustentável, que pode ser carregada através de energia desperdiçada proveniente das boxes de TV.

Obras premiadas de Cristina Peri Rossi e de Cristina Rivera Garza na Antígona
A uruguaia exilada em Barcelona, Prémio Cervantes 2021, e a escritora mexicana que vive na América, Prémio Pulitzer 2024, terão cada uma duas obras publicadas no catálogo da editora durante este ano.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade