Ilustração sobre a Localidade

Pinhel

Pinhel é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com aproximadamente 3 500 habitantes.1 Também conhecida por Cidade Falcão,[carece de fontes] é sede de um município com 484,52 km² de área2 e 9 627 habitantes (2011),3 4 subdividido em 18 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Foz Côa, a nordeste por Figueira de Castelo Rodrigo, a leste por Almeida, a sul pela Guarda e a oeste por Celorico da Beira, Trancoso e Meda.

O concelho de Pinhel encontra-se entre 350 a 600 metros de altura em relação ao nível do mar e é banhado pelo rio Côa, pelo rio Massueime, para além da ribeira das Cabras e da ribeira da Pêga. Pinhel fica rodeado por paisagens vistosas: colinas, planaltos, montes e a notável Serra da Marofa. Pinhel foi outrora diocese e actualmente permanece o ponto focal de Terras de Riba Côa, dominada por planaltos, fortalezas, pelourinhos e os vastos horizontes, junto ao vale do Côa. A cidade de Pinhel possui monumentos tipicamente beirões, de beleza estética, de gastronomia e de vinho, para além de salientar os frondosos pinheiros e bosques da Beira Interior.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Espécies invasoras aquáticas causam prejuízos de 363 mil milhões por ano
Libertar uma tartaruga num lago ou deitar isco vivo ao mar pode ter impactos graves. Campanha ibérica alerta para um problema que ameaça biodiversidade e economias.

Preço dos imóveis comerciais com subida recorde de 10,1% em 2025
Média registada em 2025 é a mais elevada da série e representa mais de uma década de crescimentos anuais.

Municípios assinalam 50 anos do poder local com homenagens, feira e conferência
A ANMP celebra este ano os 50 anos do poder local democrático com a realização de homenagens a antigos autarcas, uma feira dos municípios, uma conferência nacional, entre outras actividades.

O associativismo pode salvar a minha geração da solidão?
Num corredor grafitado no Martim Moniz, é difícil não pensar na forma como a minha geração tem sido descrita: isolada. Aqui, encontro algo que não sei bem nomear — aproxima-se de pertença. Crónica de Margarida Rodrigues

Os limites do corpo numa simbiose entre arte e ciência no Observatório de Coimbra
A artista brasileira Lilian Walker é responsável pela primeira mostra de arte contemporânea do Museu do Observatório Geofísico e Astronômico da Universidade de Coimbra. Exposição vai até 12 de julho.

Preço do petróleo abaixo de 100 dólares, eventual acordo EUA-Irão anima bolsas
Barril de crude recua para o preço mais baixo das últimas três semanas. Optimismo cauteloso nas bolsas leva acções de empresas de transporte e turismo a disparar nas praças europeias.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade