Ilustração sobre a Localidade

Pinhel

Pinhel é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com aproximadamente 3 500 habitantes.1 Também conhecida por Cidade Falcão,[carece de fontes] é sede de um município com 484,52 km² de área2 e 9 627 habitantes (2011),3 4 subdividido em 18 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Foz Côa, a nordeste por Figueira de Castelo Rodrigo, a leste por Almeida, a sul pela Guarda e a oeste por Celorico da Beira, Trancoso e Meda.

O concelho de Pinhel encontra-se entre 350 a 600 metros de altura em relação ao nível do mar e é banhado pelo rio Côa, pelo rio Massueime, para além da ribeira das Cabras e da ribeira da Pêga. Pinhel fica rodeado por paisagens vistosas: colinas, planaltos, montes e a notável Serra da Marofa. Pinhel foi outrora diocese e actualmente permanece o ponto focal de Terras de Riba Côa, dominada por planaltos, fortalezas, pelourinhos e os vastos horizontes, junto ao vale do Côa. A cidade de Pinhel possui monumentos tipicamente beirões, de beleza estética, de gastronomia e de vinho, para além de salientar os frondosos pinheiros e bosques da Beira Interior.

O nome "Pinhel" deriva da grande quantidade de pinheiros existentes nessa zona. A proximidade de Pinhel à Espanha fez com que esta fosse um fulcro de um dos mais avançados centros fortificados até à assinatura do Tratado de Alcanizes.

Na parte setentrional (norte), situa-se o Parque Arqueológico do Vale do Côa, compartilhado com algumas municipalidades vizinhas, recentemente declarado Património Mundial pela UNESCO.

 

História

A origem da cidade pinhelense é atribuída, sem grande certeza, aos Túrdulos, por volta do ano 500 a.C..

O concelho de Pinhel recebeu foral de Dom Sancho I em 1209, detendo funções de organização militar e jurisdição. Deve-se a D. Dinis a reedificação do Castelo de Pinhel, constituído por duas torres, e a construção da histórica muralha que rodeava a vila da época (actual zona histórica), constituída por seis portas - Vila, Santiago, S. João, Marrocos, Alvacar e Marialva.

Tornou-se sede de diocese e cidade em 1770, durante o reinado de Dom José I, por desanexação da Diocese de Lamego, mas em 1881 a Diocese de Pinhel foi extinta pela Bula Papal de Leão XIII e incorporada na diocese da Guarda.

Pinhel tem como símbolo o Falcão, presente também como distintivo no seu brasão. O Falcão simboliza o patriotismo dos pinhelenses que lutaram pela defesa da independência nacional, numa altura em que estes aderiram ao movimento patriótico do Mestre de Avis e que Portugal estava sob ataques de Castela, nomeadamente na Beira Alta. O falcão foi assim um talismã arrebatado ao rei de Castela por parte dos terços pinhelenses.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Seis galerias lisboetas vão à feira Frieze em Londres
Feira de arte contemporânea decorre no Regent’s Park até 19 de Setembro. A Galeria Francisco Fino, presente pela primeira vez, vai mostrar trabalho dos anos 70 de Helena Almeida.

Famílias de reféns recomeçam protestos em Israel
Hamas apenas devolveu quatro corpos dos 28 reféns dados como mortos.

Marques Mendes anuncia Rui Moreira como mandatário da sua candidatura a Belém
O candidato à Presidência da República anunciou esta terça-feira que Rui Moreira, que deixa a Câmara do Porto, será o seu mandatário nacional.

Tommy Robinson começou a ser julgado e diz que é Elon Musk quem lhe paga a defesa
Activista diz-se vítima de perseguição estatal num caso em que é acusado de ter desrespeitado ordens da polícia. Musk já o apoiou publicamente várias vezes.

Pedro Nuno Santos deixa aviso: “Não houve retracção do Chega, não enfiemos a cabeça na areia”
Antigo líder socialista contraria leitura optimista das autárquicas e deixa vários alertas, avisando que negar a realidade não vai alterar o futuro e que o Chega não foi um dos derrotados da noite.

Novo sistema de entrada no aeroporto de Lisboa provoca caos: filas de mais de quatro horas
Milhares de pessoas se aglomeram na área de imigração para fazer a biometria na chegada a Portugal. Comunicado oficial diz que início da operação do novo sistema foi um “sucesso”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade