Ilustração sobre a Localidade

Pinhel

Pinhel é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com aproximadamente 3 500 habitantes.1 Também conhecida por Cidade Falcão,[carece de fontes] é sede de um município com 484,52 km² de área2 e 9 627 habitantes (2011),3 4 subdividido em 18 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Foz Côa, a nordeste por Figueira de Castelo Rodrigo, a leste por Almeida, a sul pela Guarda e a oeste por Celorico da Beira, Trancoso e Meda.

O concelho de Pinhel encontra-se entre 350 a 600 metros de altura em relação ao nível do mar e é banhado pelo rio Côa, pelo rio Massueime, para além da ribeira das Cabras e da ribeira da Pêga. Pinhel fica rodeado por paisagens vistosas: colinas, planaltos, montes e a notável Serra da Marofa. Pinhel foi outrora diocese e actualmente permanece o ponto focal de Terras de Riba Côa, dominada por planaltos, fortalezas, pelourinhos e os vastos horizontes, junto ao vale do Côa. A cidade de Pinhel possui monumentos tipicamente beirões, de beleza estética, de gastronomia e de vinho, para além de salientar os frondosos pinheiros e bosques da Beira Interior.

O nome "Pinhel" deriva da grande quantidade de pinheiros existentes nessa zona. A proximidade de Pinhel à Espanha fez com que esta fosse um fulcro de um dos mais avançados centros fortificados até à assinatura do Tratado de Alcanizes.

Na parte setentrional (norte), situa-se o Parque Arqueológico do Vale do Côa, compartilhado com algumas municipalidades vizinhas, recentemente declarado Património Mundial pela UNESCO.

 

História

A origem da cidade pinhelense é atribuída, sem grande certeza, aos Túrdulos, por volta do ano 500 a.C..

O concelho de Pinhel recebeu foral de Dom Sancho I em 1209, detendo funções de organização militar e jurisdição. Deve-se a D. Dinis a reedificação do Castelo de Pinhel, constituído por duas torres, e a construção da histórica muralha que rodeava a vila da época (actual zona histórica), constituída por seis portas - Vila, Santiago, S. João, Marrocos, Alvacar e Marialva.

Tornou-se sede de diocese e cidade em 1770, durante o reinado de Dom José I, por desanexação da Diocese de Lamego, mas em 1881 a Diocese de Pinhel foi extinta pela Bula Papal de Leão XIII e incorporada na diocese da Guarda.

Pinhel tem como símbolo o Falcão, presente também como distintivo no seu brasão. O Falcão simboliza o patriotismo dos pinhelenses que lutaram pela defesa da independência nacional, numa altura em que estes aderiram ao movimento patriótico do Mestre de Avis e que Portugal estava sob ataques de Castela, nomeadamente na Beira Alta. O falcão foi assim um talismã arrebatado ao rei de Castela por parte dos terços pinhelenses.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

CITES eleva protecção de 70 espécies de tubarão, raias e mantas
É uma vitória histórica para os tubarões, dizem os ambientalistas. Peixes cartilaginosos ameaçados de extinção pela sobrepesca, alterações climáticas, poluição.

Fim-de-semana na TV: Branko, Os Fabelmans e O Vale
Sábado e domingo trazem também a ópera Shirine, coragem feminina, espiões, viagens no Metrocosmos e o 25 de Abril Sempre.

Vinhas velhas são “um património único na Europa” e Portugal está a deixá-las morrer
Fotografias, conversas, jantares, provas — o projecto Velhas São as Vinhas quer reunir vontades para mostrar o valor das vinhas com mais de 80 anos e salvá-las da morte a que foram condenadas.

Sondagem: PS ultrapassa Chega e fica em empate técnico com AD
O partido de José Luís Carneiro recolhe mais intenções de voto e aproxima-se da coligação de Luís Montenegro. Chega também sobe, mas deixa de ser o maior partido da oposição no Parlamento.

Governança da ciência: o que Portugal pode aprender com a experiência britânica
O Governo português identificou o caso britânico como uma das inspirações para esta reforma. No entanto, a análise aprofundada de avaliações independentes revela uma realidade menos otimista.

Reforma do Estado acelera com mais fusões e coordenação regional na saúde
CCDR acumulam novas competências na saúde, 39 entidades do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social passam a 19 e é criada Agência de Geologia e Energia.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade