Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Jazz brasileiro do Trio Corrente em estreia absoluta em Portugal e com disco novo
Expoente do jazz brasileiro, o Trio Corrente apresenta-se pela primeira vez em Portugal num concerto único, esta sexta-feira no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

Quando os líderes são a fonte da incerteza
Em Portugal, a liderança inconsistente gera um silêncio ensurdecedor nas organizações. O custo oculto dessa adaptação constante é a energia mental desperdiçada em prever o imprevisível. Crónica de Lara Pico

Acidentes com autocarros da Carris têm vindo sempre a subir mas falta saber porquê
Nunca houve tantos sinistros, mas empresa diz estarem “em linha” com o pré-pandemia. Há quem culpe “desvalorização dos motoristas”. Autocarros terão “sistemas de alerta automáticos ao condutor”.

Economia do Japão encolhe pela primeira vez num ano e mostra vulnerabilidades
O produto interno bruto ajustado pela inflação registou uma contracção de 0,7% nos primeiros três meses do ano. País tem registado poucos progressos nas negociações com os EUA para reduzir tarifas.

Domingo de eleições com temperaturas até 26 graus e possibilidade de chuva à tarde
Esta sexta-feira e sábado, temperaturas poderão atingir os 30 graus, mas no domingo descem na ordem dos cinco graus em algumas regiões, variando entre os 20 e os 26 graus.

Uma escola em Rio Tinto abriu as portas aos partidos para “falar de política à vontade”
Na Escola Secundária de Rio Tinto há simulação de eleições sempre que o país vai às urnas. Projecto responde ao apelo dos alunos para se aproximarem dos partidos. Mas eles estão a apostar no TikTok.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade