Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Como evitar que os aviões aqueçam o planeta com os rastos que deixam no céu
Um consórcio lança esta semana a operação Blue Skies, o primeiro ensaio à escala de um espaço aéreo inteiro para evitar a formação de rastos de condensação sobre o Atlântico Norte.

Educar para o digital não se faz longe do digital
Não devemos ignorar, e não parece ser essa a intenção do Ministério da Educação, as orientações internacionais que defendem uma integração saudável da tecnologia no espaço escolar. Opinião de Sara Dias-Trindade

Gonçalo Cadilhe: “O cheiro de couves fermentadas” faz-me lembrar o Verão
O escritor de viagens diz que é mesmo “chato” com as suas exigências de uma refeição isenta de alho ou cebola, crus ou cozinhados.

INEM: enfermeiros rejeitam onda de críticas e garantem que novo modelo não reduz meios de socorro
Reorganização do socorro médico de emergência confere novas funções aos enfermeiros na orientação de doentes urgentes, já a partir de 1 de Setembro.

Morre aos 98 anos a atriz brasileira Laura Cardoso, que deu rosto e voz à ficção
A informação foi confirmada pela família da atriz nas redes sociais. A artista trabalhou em circo, rádio, TV, cinema e teatro em oito décadas de carreira.

Um amor, uma barraca e um negócio com os pés na areia
Uma engenheira informática, nascida na Suíça, perdeu-se de amores numa praia de Quarteira, ao ver um jogo entre Portugal e a Alemanha: “Apaixonei-me pelo Christoffer.” O resto veio por acréscimo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade