Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O Chega sonha e o PSD garante que a obra nasça
Todas as agressões a agentes das forças e serviços de segurança são inaceitáveis. Todas as agressões praticadas por polícias contra cidadãos são inaceitáveis. Opinião de Cláudia Santos

Tejo Energia vai começar a desmantelar a antiga central a carvão do Pego
O objectivo é “repor os terrenos às suas condições de base, garantindo a devolução em plena segurança e conformidade ambiental”, diz a empresa.

Irão: tráfego de aviões militares dos EUA aumenta nas Lajes, Governo continua em silêncio
Onze reabastecedores e 12 caças F-16 aterraram quarta-feira na base da ilha Terceira. Situação assemelha-se ao que sucedeu em Junho, em vésperas de um ataque dos EUA ao Irão.

Carlos III reage à detenção do irmão, ex-príncipe André: “A lei deve seguir o seu curso”
“Como já disse anteriormente, [as autoridades] têm o nosso apoio e cooperação total e incondicional”, reiterou o rei britânico num comunicado divulgado pela BBC.

Tempestades afectaram pelo menos 32.700 alunos e deixaram a nu fragilidades das escolas
Inquérito do Movimento Escola Pública revela que mais de um terço das escolas públicas não recebeu intervenções estruturais nos últimos 10 anos. Leiria e Santarém com os casos mais graves.

Dois sismos de 4,1 no mesmo epicentro, com dois minutos de intervalo, sentidos no país
Primeiro abalo ocorreu pelas 12h14 e segundo apenas dois minutos depois. Epicentro a quatro quilómetros de Alenquer.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade