Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Afinal, o que vai acontecer à Mobi.E?
A nova regulamentação da mobilidade eléctrica prevê o fim da obrigatoriedade da ligação dos postos à Mobi.E, mas a empresa pública deverá continuar com outras funções.

Em Bruxelas, como furar a “bolha” europeia e descobrir uma cidade vibrante
Há mais Bruxelas que a cidade das insituições europeias. No Dia da Europa, a correspondente do PÚBLICO na capital não-oficial da UE, propõe um roteiro onde não faltam moules frites, gaufres e cerveja.

Vanessa Taylor: “Os rios nunca são neutros, são canais de poder tanto quanto de água”
Em Sete Rios, Vanessa Taylor lê a história fluvial como uma disputa humana por recursos e domínio político. “O que fazemos com os nossos rios diz-nos quem tem poder e o que valorizamos.”

Depois de um “quase Verão”, chuva e vento forte estão de volta
Évora, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga estão sob aviso amarelo por causa da chuva forte e trovoada até às 21h de domingo.

Ouro Preto e Congonhas, duas cidades e uma “barrocada”
As duas cidades de Minas Gerais fazem parte do circuito do ouro e do barroco mineiro e ambas são Património da Humanidade. Marcela chama a tudo isso uma “barrocada”. A história, afinal, é uma cozinha.

Relatório conclui que ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek foi assassinado pela ditadura
Texto da relatora do caso da morte do ex-presidente deve ser aprovado, bem como rectificação em certidão de óbito.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade