Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Pyongyang denuncia incursão de drone e diz que Seul vai “pagar um preço alto”
Pyongyang afirmou que o aparelho tinha como objectivo “fazer o reconhecimento da zona”, através de duas câmaras de vídeo que recolheram imagens ao longo de sete minutos. Seul já rejeitou as acusações.

A Gronelândia como teste à coerência climática europeia
Insistir numa leitura predominantemente securitária da Gronelândia é ignorar a natureza do desafio. Opinião de Teresa Barros Cardoso

Há três séculos um furacão atingia Lisboa. Sim, leu bem
A série de observações meteorológicas diárias instrumentais mais antigas da Península Ibérica tem três séculos. Durante esses registos em Lisboa, de alguns meses apenas, um furacão atingia o país.

Conselho de Segurança da ONU reúne-se a pedido de Kiev após ataques russos
A informação consta da agenda do Conselho, que foi alterada e publicada na sexta-feira à noite, após a utilização por Moscovo do míssil de última geração Oreshnik.

Ainda 2026 está a ganhar balanço e já é indiscutivelmente o Ano dos Panados

Babá morta pela patroa em Portugal pode ser enterrada como indigente
Família ainda não conseguiu recursos, cerca de 10 mil euros, para levar o corpo de Lucinete Freitas para o Brasil. Prazo para remoção é de até 45 dias após a liberação pela Polícia Judiciária.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade