Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Portugal pediu informações aos EUA sobre drones na Base das Lajes
Os drones Reaper MQ-9 são os mais poderosos e letais usados pela Força Aérea norte-americana. Governo em silêncio.

Seguro faz mais 16 nomeações e Marcelo escolhe duas assessoras para gabinete de ex-Presidente
O Presidente da República escolheu mais 16 pessoas para a sua equipa em Belém. Marcelo Rebelo de Sousa está a formar o seu gabinete como ex-chefe de Estado.

Sabores e memórias da cozinha saloia, a tradição portuguesa descobre-se em Cascais
As II Jornadas Portuguesas de Gastronomia vão celebrar a cozinha saloia durante dois dias em Cascais com eventos abertos a toda a população.

Gilla Band, Kiss Facility e La Tania no novo festival lisboeta Common Ground
O festival decorre na Casa Capitão entre 7 e 9 de Maio. Maria Reis, Leonor Arnaut e Devon Rexi são outros dos artistas que compõem o cartaz. A maioria dos concertos é de entrada livre.

The Champions Burger regressa ao Porto, segue para Lisboa e traz hambúrgueres com ego
O festival está no Parque da Cidade a partir desta quinta. Depois segue para Lisboa, numa nova ronda em que o público prova, vota e elege os melhores hambúrgueres de cada cidade.

Mulher declara-se inocente da acusação de tentativa de homicídio de Rihanna
A juíza Theresa McGonigle rejeitou ainda o pedido para reduzir a fiança de Ortiz, que está fixada perto de 1,9 milhões de dólares. A arguida deverá aguardar o julgamento em prisão preventiva.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade