Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director

Tirar um peso de cima
Como é que o bicho dorme tão bem? E nós tão mal? Como é que o bicho não tem frio? E nós temos tanto? O que é que ele sabe que nós não sabemos? Sabe isto: o poder da mantagata. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Chile: candidato da extrema-direita vence presidenciais, esquerda reconhece derrota
José Kast, favorito nas sondagens, venceu confortavelmente a segunda volta contra Jeannette Jara, candidata comunista que representava uma ampla coligação de esquerda.

Trump e a Venezuela: o “America First” é quando interessa

Campanha 2025/2026 traz menos azeite, mas melhor
Confirmam-se as estimativas anunciadas no arranque da campanha em curso de recolha de azeitona: a colheita final vai ficar pelas 140 mil toneladas de azeite, menos 20% que a registada no ano anterior

Amor, escárnio e maldizer: Woltemade recebeu a ovação mais cruel
O jogador alemão foi submetido ao sarcasmo supremo dos adeptos adversários, marcando um autogolo no pior estádio possível. O perfil de um jogador que contraria as leis da física e do futebol.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade