Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O ensino da compreensão leitora: em casa e na escola
A exposição repetida ao vocabulário, em diferentes contextos, ajuda as crianças a criarem ligações entre palavras e significados. Opinião de Inês Ferraz

A Agenda Nacional para a IA. Uma reflexão
Uma IA responsável inclui a regulação como protecção contra potenciais ameaças aos direitos e valores éticos. Opinião de A. Betâmio de Almeida

Mau tempo: muitos comboios suprimidos, mais de 290 mil pessoas sem energia e distritos sob aviso
Há vários troços de linhas que continuam suspensos devido aos estragos provocados pela depressão Kristin. Avisos vermelhos são no Norte e devido à agitação marinha.

Despertador: UGT prepara contraproposta ao pacote laboral. Morreu João Canijo

Explosão em edifício em construção em Algés danifica veículos e residências vizinhas
Não há vitimas a registar. As autoridades ainda estão a averiguar o incidente, mas já descartaram a possibilidade de ter sido uma explosão por gás.

O TBA foi apenas o começo, e pode ser também o começo da resposta
Os ataques ao TBA expõem um padrão que vai além de um caso isolado: a cultura entrou no centro de uma disputa que ameaça sua própria existência. Opinião de Ruy Filho

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade