Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Manifeste-se baixinho
Se ainda tenho voz, vou usá-la para gritar, mesmo que seja apenas através da minha janela. O povo unido jamais será vencido, não tenha dúvidas, desde que cada um se junte como pode. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

Comissão quer Europa preparada para aquecimento global de 3°C até 2100
Quadro Europeu para a Resiliência Climática inclui uma proposta de Lei Europeia da Resiliência Climática. Nos próximos meses, Bruxelas vai apresentar um Plano Europeu para as Ondas de Calor.

Eleições em Israel: sondagens à boca das urnas dão empate técnico
Nem o bloco de Netanyahu nem o da oposição conseguiram uma maioria clara, mas Eisenkot promete formar governo. Dia marcado por uma participação histórica e por nervosismo em torno da votação.

Perfecth? Falta golpe de asa a estes “novos” Queens of the Stone Age
É o álbum de um Josh Homme transformado, mais transparente emocionalmente, é sonicamente irrepreensível, um prazer para os ouvidos. Pena que as canções teimem em fugir, em causar verdadeiro impacto.

A rota é desconhecida, mas o destino não
Depois de prometer liderar a oposição a Lula com quase 60 milhões de votos, Flávio Bolsonaro desafia a Justiça, mira os Estados Unidos e abre nova crise institucional. Opinião de Marina Pereira Guimarães

Guardas prisionais anunciam greve geral entre 17 de Novembro e 3 de Janeiro
O sindicato exige com esta paralisação que o Governo cumpra o já negociado sobre a regulamentação do pagamento do trabalho extraordinário e plano plurianual de promoções e um segundo curso de chefes.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade