Ilustração sobre a Localidade

Sardoal

O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com menos de 2 000 habitantes.1 Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 92,15 km² de área2 e 3 939 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes.


História

Perdem-se, na bruma do tempo, as origens da Vila de Sardoal e não são conhecidas memórias que, por escrito ou tradição, possam informar dos seus princípios.

O documento mais antigo existente no Arquivo Municipal é uma Carta da Rainha Santa Isabel, de 1313 e é tradição que o Sardoal teve o seu primeiro foral, dado por esta Soberana, no mesmo ano de 1313. Tal facto não está confirmado. (certo e seguro, é que em 22 de Setembro de 1531, D. João III, elevou a povoação de Sardoal à categoria de Vila e demarcou, por carta de 10 de Agosto de 1532, os seus limites territoriais de então).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mau tempo esta terça-feira: muita chuva de Coimbra a Viana
Sete distritos estão sob aviso laranja do IPMA, enquanto os distritos a norte do Tejo estão sob aviso amarelo. Só o Sul escapa aos efeitos da precipitação.

Por que se adoece mais no inverno?
Por que se adoece mais no inverno?

Extrema-direita organizada: quando o ódio deixa de ser só discurso
A extrema-direita violenta já não é ruído de fundo. Organiza-se, prepara-se para a acção e beneficia de um contexto político que normaliza o ódio e tolera a sua continuidade. Crónica de Renata Cambra

Cientistas: se não falarmos agora, seremos o menu de Ventura
Se fosse Presidente, o risco de Ventura favorecer uma lógica de “manual Trump” é real: neutralizar, por pressão política e social, as elites do pensamento que não alinhem. Opinião de João Rocha

Conheça a primeira brasileira formada em canto lírico na Juilliard em Nova York
Nascida em Brasília, Manuela Korossy fala das dificuldades enfrentadas para concluir o curso em uma das mais conceituadas instituições de formação artística do mundo.

Aumentou a percepção de corrupção em Portugal, que está em linha com a Europa
Transparência Internacional diz existir uma correlação entre o aumento do populismo e a degradação da imagem do sector público, uma vez que há um discurso que ataca as instituições.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade