Ilustração sobre a Localidade

Torres Novas

Torres Novas é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 36 668 habitantes.3 Pertencia à antiga província do Ribatejo, entidade hoje sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 270 km² de área e 36 668 habitantes (2013 4 ), subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a Noroeste pelo município de Ourém, a Leste por Tomar, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento, a Sueste pela Golegã, a Sul por Santarém e a Oeste por Alcanena.

 

História

O concelho de Torres Novas data do princípio da nacionalidade. Foi conquistado aos mouros por Dom Afonso Henriques em 1148, tendo depois a sua sede recebido foral em 1190, por Dom Sancho I. Este foral foi confirmado mais tarde por outros reis portugueses. Além destes forais, o concelho regia-se também pelos documentos denominados "Foros de Torres Novas", reguladores do seu direito consuetudinário, documentos estes considerados de grande importância para o estudo do municipalismo no nosso país. Até à conquista definitiva pelos cristãos, tanto o castelo como a povoação foram sucessivamente destruídos e reconstruídos. Em Torres Novas realizaram-se duas importantes cortes: a de 1438, reunidas após a morte de Dom Duarte, e as de 1535, em que se assinou o contrato de casamento da Infanta Dona Isabel com Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano. Sobre a antiguidade de Torres Novas, apenas se poderá dizer que remonta à denominação romana, pois foram descobertas as ruínas de uma vila romana, a "Vila Cardilium" (residência senhorial).

 

 

Fonte: Wikipedia

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Há um serviço de recolha gratuita de electrodomésticos danificados pelas tempestades
Entidade gestora de resíduos eléctricos lança campanha para recolher grandes equipamentos danificados pelas tempestades. Só concelhos em situação de calamidade estão abrangidos.

No Intercidades do Alentejo até se canta ópera para esquecer como é difícil ter lugar no comboio
Dificuldade em obter reserva de lugar, falta de oferta e comboios atrasados são o quotidiano de quem usa o Intercidades para ir trabalhar a Lisboa.

Passeio Marítimo de Algés está encerrado “por segurança” e obras começam em breve
Intempéries voltaram a degradar o Passeio Marítimo de Algés, no concelho de Oeiras. Obras deverão arrancar na próxima semana e durar dois meses, indica a autarquia.

A razão de Seguro e a desrazão etílica duriense
A reputação das grandes denominações de origem não se constrói à custa do empobrecimento dos viticultores, nem à base de vinhos baratos, embora haja lugar para eles, como é óbvio. Crónica de Pedro Garcias

Impresa relança revista Caras com novo modelo editorial. Chega em Março
A marca já faz parte do grupo na área de televisão e “inicia agora uma nova etapa da sua história, com uma nova afirmação no universo editorial português”, anunciam.

Governo quer “expropriações urgentíssimas” e obras em leito de cheias sem autorização
Proposta de lei que entrou no Parlamento prevê um extenso regime de facilitação para a reconstrução dos cerca de 70 concelhos sob calamidade, que vai da isenção de visto prévio ao abate de árvores.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade