Ilustração sobre a Localidade

A Cidade

 

Cidade de Águeda
 
Águeda, cidade do distrito de Aveiro, fica localizada junto ao rio e é atravessada pelas principais vias de comunicação que ligam os pontos cardeais do país.
Joana Simões
>A CIDADE

Águeda fica localizada junto ao rio e é atravessada pelas principais vias de comunicação que ligam os pontos cardeais do país. 
Tornou-se concelho em 1834, absorvendo os pequenos municípios vizinhos e foi, por fim, elevada a cidade em 14 de Agosto de 1985. 
Pertence ao distrito de Aveiro, tem uma população estimada em cerca de 45.000 pessoas, e é limitada a levante pela serra do Caramulo e a poente pela Várzea do rio Vouga. 
Tem um superfície de aprox.334,3Km2 e é composta por vinte freguesias: Agadão, Aguada de Baixo, Aguada de Cima, Águeda, Barro, Belazaima do Chão, Borralha, Castanheira do Vouga, Espinhel, Fermentelos, Lamas do Vouga, Macieira de Alcoba, Macinhata do Vouga, Óis da Ribeira, Préstimo, Recardães, Segadães, Travassô, Trofa e Valongo do Vouga 
Hoje é conhecida pela sua riqueza cultural e natural, estando integrada na Região de Turismo da Rota da Luz.

>ONDE ESTAMOS? 

Distâncias

Porto a Águeda - 73Km
Coimbra a Águeda - 40Km
Lisboa a Águeda - 250Km 

(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net. 2001/Abril

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Manoel Carlos (1933-2026), uma assinatura inconfundível na história da telenovela brasileira
Os seus dramas da burguesia carioca (e as suas Helenas) marcaram uma época da Globo, onde chegou pela mão de Jô Soares. Baila Comigo, Por Amor e Laços de Família foram alguns dos títulos mais famosos.

Na Venezuela, polícia morre sob custódia enquanto mais de 800 presos políticos permanecem detidos
Um agente detido por críticas ao regime morreu dois dias após o anúncio de libertações de presos políticos pelo Governo. ONG e oposição contestam os números e denunciam a persistência da repressão.

Polémica sobre pesca de atum em áreas protegidas vai ao parlamento dos Açores
Quase um ano depois da apresentação do projecto de decreto do PS para alterar a RAMPA, o tema é debatido no período legislativo de Janeiro do parlamento, que vai de terça a sexta-feira.

Chega perde vereadora que elegeu em Coimbra. Autarca quer exercer “mandato livre”
Maria Lencastre Portugal vai manter o seu lugar no executivo municipal e critica “procedimentos de articulação política” aprovados pelo Chega, que “não são conciliáveis com o modelo de mandato livre”

Trinta anos depois, os estereótipos sobre homens e mulheres pouco mudaram
Mulheres continuam a ser vistas como cuidadoras e homens como assertivos. “Os estereótipos de género não são ficção”, diz uma das autoras do estudo em que se analisaram dados de há 30 anos e de agora.

Marcelo já votou: “Renovar é a força da democracia e neste caso é a força de Portugal”
Com a campanha para as presidenciais a entrar na segunda semana, realiza-se neste domingo o voto antecipado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade