REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

A Cidade

 

Cidade de Águeda
 
Águeda, cidade do distrito de Aveiro, fica localizada junto ao rio e é atravessada pelas principais vias de comunicação que ligam os pontos cardeais do país.
Joana Simões
>A CIDADE

Águeda fica localizada junto ao rio e é atravessada pelas principais vias de comunicação que ligam os pontos cardeais do país. 
Tornou-se concelho em 1834, absorvendo os pequenos municípios vizinhos e foi, por fim, elevada a cidade em 14 de Agosto de 1985. 
Pertence ao distrito de Aveiro, tem uma população estimada em cerca de 45.000 pessoas, e é limitada a levante pela serra do Caramulo e a poente pela Várzea do rio Vouga. 
Tem um superfície de aprox.334,3Km2 e é composta por vinte freguesias: Agadão, Aguada de Baixo, Aguada de Cima, Águeda, Barro, Belazaima do Chão, Borralha, Castanheira do Vouga, Espinhel, Fermentelos, Lamas do Vouga, Macieira de Alcoba, Macinhata do Vouga, Óis da Ribeira, Préstimo, Recardães, Segadães, Travassô, Trofa e Valongo do Vouga 
Hoje é conhecida pela sua riqueza cultural e natural, estando integrada na Região de Turismo da Rota da Luz.

>ONDE ESTAMOS? 

Distâncias

Porto a Águeda - 73Km
Coimbra a Águeda - 40Km
Lisboa a Águeda - 250Km 

(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net. 2001/Abril



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Dia 9: O país pode parar, mas a culpa das mães nunca!
Uma mãe/avó e uma filha/mãe falam de educação infantil. De birras e mal-entendidos, de raivas e perplexidade, mas também dos momentos bons. Para avós e mães, separadas pela quarentena, e não só.

Fábrica de Guimarães a trabalhar para calçar “guerreiros da pandemia”
Profissionais de saúde, bombeiros, militares do exército e trabalhadores de supermercados e da área da logística são agor os grandes focos da empresa.

Siri Hustvedt: o tempo é o grande escape imaginário
Uma mulher reescreve-se ao olhar para a jovem que foi. Ela chama-se SH, iniciais de Siri Hustvedt, a autora. É um jogo cómico-trágico sobre arte da ficção, sobre o trauma, sobre o feminino. SH não é Siri Hustvedt mas também é. É um livro que este tempo adiou na edição portuguesa: Recordações do Futuro está para chegar.

Português cria call center de voluntários em Angola para esclarecer sobre coronavírus
Gestor de empresas que lidera a associação de voluntários Nova Fénix começou por fazer folhetos informativos sobre procedimentos de segurança e conselhos práticos. Autoridades angolanas lançaram apelo aos cidadãos para evitar um colapso do sistema depois de registarem mais de 90% de chamadas inválidas para a linha 111.

O Ensino Remoto de Emergência que se está a preparar nas escolas
Esta situação vai fazer com que, a curto prazo, se estabeleçam fossos entre a comunidade escolar, os que possuem meios tecnológicos para acompanhar a leccionação dos conteúdos e os que não têm.

Bolsas arrancam negativas com petróleo em mínimo de 17 anos
Sinais de divisão na União Europeia sobre as soluções para lidar com a recessão económica dão pouca confiança aos investidores no arranque de mais uma semana nos mercados.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade