Ilustração sobre a Localidade

Arganil

Arganil

 

Arganil é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbraregião Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com cerca de 4 000 habitantes.

É sede de um município com 332,84 km² de área e 12 145 habitantes (2011) 1 , subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de PenacovaTábua e Oliveira do Hospital, a nordeste por Seia, a leste pela Covilhã, a sul por Pampilhosa da Serra e por Góis e a oeste por Vila Nova de Poiares.

Arganil significa pequeno campo “Arganil é palavra portugueza antiga, diminutivo de arga, significa pequeno campo, campinho. Arga é corrupção de agra, campina, do latim agro, campo.” (Portugal antigo e moderno – Diccionario: geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguesias de Portugal. Lisboa: Livraria Editora de Matos Moreira & Companhia, 1873. Vol. I. P. 238).

Alguns autores mencionam que Arganil foi fundada pelos romanos, e outros citam os lusitanos. Na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira encontramos “A tradição diz ter sido Arganil cidade romana que se teria chamado Argos, querendo alguns autores que fosse a Aussasia dos antigos lusitanos. Que a vila existia no começo da monarquia lusitana é facto averiguado, pois no ano de 1160 da era de César foi ela doada à Sé de Coimbra pela rainha D. Tereza, mãe de D. Afonso Henriques existindo já no seu termo o convento de S. Pedro de Folques.” (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa: Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [19-]. Vol.III. P. 186-187).

Arganil pertence ao bispado e distrito administrativo de Coimbra. Arganilense é o nome atribuído aos habitantes de Arganil e tem como feriado municipal o 7 de Setembro . O seu santo padroeiro é São Gens.

SOURCE: Wikipedia, 2013-09-15, (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arganil)

 

Image SOURCE: Wikipedia, 2013-09-15, (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arganil)

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Polícia Municipal de Lisboa abre processo disciplinar a polícia ligado a grupo neonazi
Agente, um chefe da PSP que estava em comissão de serviço na Polícia Municipal de Lisboa, foi detido pela Polícia Judiciária por suspeitas de actividades terroristas.

Portugal teve sorte com o azar da Geórgia e está nos “quartos” do Europeu Sub-21
Selecção nacional garantiu apuramento no primeiro lugar do Grupo C, à frente da França.

Brasileiros conquistados pelo vinho português: “É cultura, é sabor, é um caminho sem volta”
Depois do Rio de Janeiro, o Vinhos de Portugal no Brasil encerrou a sua 12ª edição com três dias de brindes em São Paulo. No total, 17 mil brasileiros acorreram à grande festa do vinho português.

Grandes bancos financiaram combustíveis fósseis com quase 870 mil milhões de dólares
Mais de dois terços dos bancos analisados pelo consórcio Banking on Climate Chaos aumentaram o seu financiamento, salientam os autores do estudo.

O que fazer? Quarta é dia de rir, “performar” e brindar a Saramago
No Porto, há cerveja e comédia bíblica. Vila Real põe os olhos no Côa. Lisboa vê [O Sistema] e lembra Saramago. Montemor-o-Novo anda em Noites Curtas.

Perda de nacionalidade por razões penais já foi declarada inconstitucional na AR
Luís Montenegro apontou hoje para o “alargamento das situações em que pode haver a perda da nacionalidade em função de comportamentos muito graves, nomeadamente de natureza criminal”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade