Ilustração sobre a Localidade

Castelo Branco

Castelo Branco

 

Castelo Branco MHC é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Castelo Branco, situada na região Centro (Beira Baixa) e sub-região da Beira Interior Sul, com cerca de 38 542 habitantes e uma área metropolitana que abriga 41 631 habitantes.1

É sede de um dos maiores municípios portugueses, com 1 438,19 km² de área e 56 109 habitantes (albicastrenses) (2011), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul pela Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros.

Ao contrário de outras cidades da região, que cresceram notavelmente devido à indústria têxtil, Castelo Branco sempre teve uma importância geoestratégica e política em Portugal. Não está por esse motivo sujeita às flutuações económicas que deslocalizaram empresas têxteis - mormente de laboração manual desqualificada - como sucedeu na região norte e na Cova da Beira. A composição sociológica predominante é por esse motivo também muito diferente de outras cidades de cultura do operariado.[carece de fontes]

Foi considerada em 2006, num estudo elaborado pela DECO, a segunda capital de distrito do país com melhor qualidade de vida.

 

 

 

Jardim Municipal de Castelo Branco

 

 

HISTÓRIA:

 

Castelo Branco deve o seu nome à existência de um castro luso-romano, Castra Leuca, no cimo da Colina da Cardosa, em cuja encosta se desenrolou o povoamento da área.

Da história antes de 1182 pouco se sabe. Existe, porém, um documento, desta data, de doação aos Templários de uma herdade Vila Franca da Cardosa, emitido por Fernandes Sanches, um nobre. Em 1213 recebeu foral de Pedro Alvito, cedido pelos Templários, em que aparece a denominação Castel-Branco. O Papa Inocêncio III viria, em 1215, confirmar esta posse, dando-lhe o nome de Castelobranco.

Por volta desta altura ter-se-iam mandado edificar, pelos Templários, as muralhas e o castelo, entre 1214 e 1230. No interior desta delimitação encontra-se a Igreja de Santa Maria do Castelo, antiga sede da freguesia. Aqui se reuniam a Assembleia dos Homens-Bons e as autoridades monástico-militares, até ao século XIV.

Em 1510 é concedido Novo Foral a Castelo Branco, por D. Manuel I, adquirindo mais tarde o título de notável com a carta de D. João III, em 1535. Torna-se assim em 1642 a Vila de Castelo Branco, cabeça de comarca notável e das melhores da Beira Baixa. O actual Museu serviu de Liceu Central de 1911 até 1946, abrindo como museu em 1971.

Em 1771 é elevada a cidade por D. José e o Papa Clemente XIV cria a diocese de Castelo Branco que viria a ser extinta em 1881. O Paço Episcopal (anexo ao actual Museu Francisco Tavares Proença Júnior) é um dos melhores exemplos. Mandado construir pelo Bispo da Guarda, D. Nuno de Noronha, entre 1596 e 1598, foi o paço de residência dos Bispos em Castelo Branco.

A 6 de Novembro de 1954 a cidade é assolada por um tornado infligindo danos consideráveis nas infrastruturas.

A 16 de Agosto de 1858 inaugura-se a linha telegráfica Abrantes - Castelo Branco e em 14 de Dezembro de 1860 a cidade inaugura a sua iluminação pública, passo importante para o desenvolvimento da cidade. Com efeito, a cidade viria a tornar-se capital do distrito em 1959.

 

Source: Wikipedia, 2013-09-14, http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_Branco

 

 

 

 
Que beleza de jardim. Cores e momentos incríveis que ficam na memória...

 

 

 

(*) Fonte do texto: Wikipedia

(*) Fonte das fotografias: Leonardo Opitz. Infelizmente algumas das imagens foram tiradas com a minha primeira camera digital que só tinha uma resolução inferior a 1megapixel... :(

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Republicação de texto de Nuno Loureiro: A luz de amanhã
O físico Nuno Loureiro (1977-2025), tragicamente desaparecido na semana passada, publicou este texto originalmente em 2015, uma reflexão sobre a fusão nuclear como fonte de energia no futuro.

Empresas de criptoactivos passam a estar sujeitas a coimas, mas novas regras não protegem tudo
Regulamento dos criptoactivos existe há um ano, mas só agora foi executado com a definição de Banco de Portugal e CMVM como supervisores. As coimas previstas podem ir até aos cinco milhões de euros.

Mendes lidera corrida a cinco pela segunda volta, com Seguro colado e Gouveia e Melo a cair
A um mês das presidenciais, cinco candidatos estão separados por menos de seis pontos. Mendes, Seguro e Ventura em empate técnico, com Gouveia e Melo em queda e Cotrim quase a par. Indecisos aumentam.

Prova dos Factos: há celebrações de Natal canceladas por causa de muçulmanos?

À medida que se aproxima o Natal, regressam as alegações sobre o boicote de imigrantes às celebrações cristãs. É uma narrativa falsa.

Ecrãs tácteis nos carros desviam a atenção mais do que se pensava
Um estudo da Universidade de Washington e da Toyota mostra que usar ecrãs tácteis durante a condução aumenta em 42% o desvio da faixa de rodagem.

Biblioteca de Bolso com Luca Argel
Leituras que deixam marcas indeléveis nas nossas vidas. Uma conversa informal sobre a relação que estabelecemos com os livros. Com Inês Bernardo e José Mário Silva.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade