Ilustração sobre a Localidade

Castelo Branco

Castelo Branco

 

Castelo Branco MHC é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Castelo Branco, situada na região Centro (Beira Baixa) e sub-região da Beira Interior Sul, com cerca de 38 542 habitantes e uma área metropolitana que abriga 41 631 habitantes.1

É sede de um dos maiores municípios portugueses, com 1 438,19 km² de área e 56 109 habitantes (albicastrenses) (2011), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul pela Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros.

Ao contrário de outras cidades da região, que cresceram notavelmente devido à indústria têxtil, Castelo Branco sempre teve uma importância geoestratégica e política em Portugal. Não está por esse motivo sujeita às flutuações económicas que deslocalizaram empresas têxteis - mormente de laboração manual desqualificada - como sucedeu na região norte e na Cova da Beira. A composição sociológica predominante é por esse motivo também muito diferente de outras cidades de cultura do operariado.[carece de fontes]

Foi considerada em 2006, num estudo elaborado pela DECO, a segunda capital de distrito do país com melhor qualidade de vida.

 

 

 

Jardim Municipal de Castelo Branco

 

 

HISTÓRIA:

 

Castelo Branco deve o seu nome à existência de um castro luso-romano, Castra Leuca, no cimo da Colina da Cardosa, em cuja encosta se desenrolou o povoamento da área.

Da história antes de 1182 pouco se sabe. Existe, porém, um documento, desta data, de doação aos Templários de uma herdade Vila Franca da Cardosa, emitido por Fernandes Sanches, um nobre. Em 1213 recebeu foral de Pedro Alvito, cedido pelos Templários, em que aparece a denominação Castel-Branco. O Papa Inocêncio III viria, em 1215, confirmar esta posse, dando-lhe o nome de Castelobranco.

Por volta desta altura ter-se-iam mandado edificar, pelos Templários, as muralhas e o castelo, entre 1214 e 1230. No interior desta delimitação encontra-se a Igreja de Santa Maria do Castelo, antiga sede da freguesia. Aqui se reuniam a Assembleia dos Homens-Bons e as autoridades monástico-militares, até ao século XIV.

Em 1510 é concedido Novo Foral a Castelo Branco, por D. Manuel I, adquirindo mais tarde o título de notável com a carta de D. João III, em 1535. Torna-se assim em 1642 a Vila de Castelo Branco, cabeça de comarca notável e das melhores da Beira Baixa. O actual Museu serviu de Liceu Central de 1911 até 1946, abrindo como museu em 1971.

Em 1771 é elevada a cidade por D. José e o Papa Clemente XIV cria a diocese de Castelo Branco que viria a ser extinta em 1881. O Paço Episcopal (anexo ao actual Museu Francisco Tavares Proença Júnior) é um dos melhores exemplos. Mandado construir pelo Bispo da Guarda, D. Nuno de Noronha, entre 1596 e 1598, foi o paço de residência dos Bispos em Castelo Branco.

A 6 de Novembro de 1954 a cidade é assolada por um tornado infligindo danos consideráveis nas infrastruturas.

A 16 de Agosto de 1858 inaugura-se a linha telegráfica Abrantes - Castelo Branco e em 14 de Dezembro de 1860 a cidade inaugura a sua iluminação pública, passo importante para o desenvolvimento da cidade. Com efeito, a cidade viria a tornar-se capital do distrito em 1959.

 

Source: Wikipedia, 2013-09-14, http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_Branco

 

 

 

 
Que beleza de jardim. Cores e momentos incríveis que ficam na memória...

 

 

 

(*) Fonte do texto: Wikipedia

(*) Fonte das fotografias: Leonardo Opitz. Infelizmente algumas das imagens foram tiradas com a minha primeira camera digital que só tinha uma resolução inferior a 1megapixel... :(

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Providência cautelar quer travar obra no Emporium Park. Câmara do Porto pediu novos pareceres
Associação Porto Atlântico interpôs providência cautelar para suspender empreitada enquanto decorre acção administrativa. “Ainda bem que vamos poder esclarecer tudo”, reagiu Pedro Duarte.

" target="_blank">Para Teixeira da Mota, Alberto João Jardim era um "tiranete"

Um "tiranete" que intimidava a oposição e instrumentalizava os tribunais. Este era Alberto João Jardim aos olhos de Teixeira da Mota.

Precisamos de falar sobre os direitos das mulheres (outra vez)
Talvez devêssemos mudar a pergunta. Em vez de perguntar às mulheres se têm a certeza ou provas suficientes, perguntemos que direitos estamos dispostos a proteger efetivamente. Crónica de Bruna Santos

Táxis com preço fixo desde o Aeroporto de Lisboa só em Novembro e com mais destinos
Aspectos técnicos adiam por duas semanas início da operação. Taxistas querem incluir no sistema localidades situadas junto à fronteira com a cidade de Lisboa, como Prior Velho ou Sacavém.

Indústria pode “contribuir para um mundo melhor”, diz nova campanha do calçado português
Durante o próximo ano, é com Kidness com que a indústria do calçado se vai apresentar nos 70 certames onde marca presença além fronteiras. “Faz falta haver um gesto de empatia”, dizem.

Crise climática em África causou 74 mil mortos e 7155 milhões de prejuízo em dois anos
Presidente moçambicano considera que os eventos climáticos extremos continuam a sujeitar milhões de africanos a riscos inaceitáveis.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade