Ilustração sobre a Localidade

Oleiros

Oleiros

 

Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 465,52 km² de área e 5 721 habitantes (2011) 1 , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.

 

FAUNA E FLORA:

O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, sendo incalculável o seu valor económico tanto no que respeita a madeiras como a resina e seus derivados, de tão grande aplicação e consumo nos nossos dias.

 

INDÚSTRIA:

A nível industrial verifica-se a existência de algumas unidades (indústria de madeiras, metalomecânica, mármores, agro-industrial) na maior parte das freguesias, registando-se uma maior expressão em Oleiros.

 

PATRIMÓNIO:

 

Em Oleiros existem vários edifícios que se podem englobar no património artístico; Igreja Matriz de Oleiros, Igreja da Misericórdia de Oleiros e todo um conjunto de Igrejas ou Capelas espalhadas pelas aldeias concelho.

Para além destes monumentos de elevado valor patrimonial e interesse artístico, ainda se encontram inúmeros edifícios, não só de arquitectura erudita mas de feição mais popular. No entanto o seu património é mais vasto, e engloba simultaneamente os valores paisagísticos do meio natural e todas as manifestações etnológicas como sejam usos e costumes, festas e romarias, música, cantares populares, cozinha tradicional, etc.

SOURCE: Wikipedia, 2019-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleiros. Sofreu algumas edições.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cartas ao director

Iranianos-americanos divididos entre apoio à selecção e resistência ao regime de Teerão
A equipa aterrou em Los Angeles precisamente quando foi anunciado um acordo para pôr fim à guerra entre os EUA e o Irão.

O caminho da transparência e do mérito
Na Câmara de Lisboa terminam as nomeações em regime de substituição. Todos os cargos dirigentes, e estamos a falar de 163 posições, passarão a partir de agora a ser escolhidos através de concursos. Opinião de Gonçalo Reis

Oceano despede-se dos sub-20 após vitória no Torneio de Toulon
Oceano, que se encontrava à frente dos sub-20 de Portugal desde Agosto de 2023, assinalou que a selecção fez um “percurso bonito, marcado pelo empenho, dedicação e trabalho diário”.

A passividade da Europa face ao inferno de Gaza
Nada em Gaza é duvidoso, nada necessita de esclarecimento, nada necessita de prova. É por isso que reitero que a civilização ocidental se extinguiu em Gaza. Opinião de Maria do Carmo Vieira

Netanyahu precisa da guerra, Trump está farto dela
Benjamin Netanyahu conduziu Donald Trump a uma guerra com o Irão e tem feito tudo para que o Presidente dos EUA não consiga acabar com ela. Este entendimento vai testar a influência de Trump. Opinião de Amílcar Correia

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade