Ilustração sobre a Localidade

Oleiros

Oleiros

 

Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 465,52 km² de área e 5 721 habitantes (2011) 1 , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.

 

FAUNA E FLORA:

O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, sendo incalculável o seu valor económico tanto no que respeita a madeiras como a resina e seus derivados, de tão grande aplicação e consumo nos nossos dias.

 

INDÚSTRIA:

A nível industrial verifica-se a existência de algumas unidades (indústria de madeiras, metalomecânica, mármores, agro-industrial) na maior parte das freguesias, registando-se uma maior expressão em Oleiros.

 

PATRIMÓNIO:

 

Em Oleiros existem vários edifícios que se podem englobar no património artístico; Igreja Matriz de Oleiros, Igreja da Misericórdia de Oleiros e todo um conjunto de Igrejas ou Capelas espalhadas pelas aldeias concelho.

Para além destes monumentos de elevado valor patrimonial e interesse artístico, ainda se encontram inúmeros edifícios, não só de arquitectura erudita mas de feição mais popular. No entanto o seu património é mais vasto, e engloba simultaneamente os valores paisagísticos do meio natural e todas as manifestações etnológicas como sejam usos e costumes, festas e romarias, música, cantares populares, cozinha tradicional, etc.

SOURCE: Wikipedia, 2019-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleiros. Sofreu algumas edições.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Associação de Cegos denuncia “discriminação em razão da deficiência” no sistema Volta
A ACAPO apresentou uma queixa ao Governo e exige a devolução manual ou assistida acessível em todos os pontos de recolha das embalagens e a criação de uma linha nacional para informação e reclamações.

Nas livrarias: Luke Kemp e os gigantes com pés de barro e a estreia de Chigozie Obioma em Portugal
A Maldição de Golias, do investigador do Centro para o Estudo do Risco Existencial da Universidade de Cambridge, e Os Pescadores, do nigeriano, que foi finalista do Booker Prize de 2015.

Sp. Braga sai amarrotado da noite de Copenhaga
Derrota pesada na Dinamarca, perante um adversário cruelmente eficaz na segunda parte. Golo anulado a Horta...

Benfica voltou a ser muito convincente na Europa
“Encarnados” prosseguem carreira vitoriosa na Liga Europa com triunfo por 4-1 sobre o Celtic, na Luz. Durán marcou dois, Bah e Pavlidis marcaram um cada.

O dia em que Ventura se "coligou" com Luís Neves

Saúde: falhas nas reformas e semiótica dos números
Não dá para perceber o que se passa na saúde nem para acreditar que se irá em frente numa medida, quando acaba de ficar evidente que a bandeira do OE2026 na saúde falhou. Editorial deMarta Moitinho Oliveira

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade