Ilustração sobre a Localidade

Oleiros

Oleiros

 

Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 465,52 km² de área e 5 721 habitantes (2011) 1 , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.

 

FAUNA E FLORA:

O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, sendo incalculável o seu valor económico tanto no que respeita a madeiras como a resina e seus derivados, de tão grande aplicação e consumo nos nossos dias.

 

INDÚSTRIA:

A nível industrial verifica-se a existência de algumas unidades (indústria de madeiras, metalomecânica, mármores, agro-industrial) na maior parte das freguesias, registando-se uma maior expressão em Oleiros.

 

PATRIMÓNIO:

 

Em Oleiros existem vários edifícios que se podem englobar no património artístico; Igreja Matriz de Oleiros, Igreja da Misericórdia de Oleiros e todo um conjunto de Igrejas ou Capelas espalhadas pelas aldeias concelho.

Para além destes monumentos de elevado valor patrimonial e interesse artístico, ainda se encontram inúmeros edifícios, não só de arquitectura erudita mas de feição mais popular. No entanto o seu património é mais vasto, e engloba simultaneamente os valores paisagísticos do meio natural e todas as manifestações etnológicas como sejam usos e costumes, festas e romarias, música, cantares populares, cozinha tradicional, etc.

SOURCE: Wikipedia, 2019-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleiros. Sofreu algumas edições.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O que fazer? Quarta é dia de Paus e cinema italiano
Na agenda estão também danças, Eternidade Electro e novidades de Birds Are Indie.

Não vale a pena debater com três Salazares

As cinco medidas com que o Governo quer combater a sinistralidade rodoviária
Ministro da Administração Interna anunciou prioridades do executivo. Primeiro trimestre deste ano teve mais 22% de mortes nas estradas do que o de 2025.

Em contexto de guerra, os videojogos também servem de arma de desinformação nas redes sociais
Imagens de videojogos de guerra têm sido difundidas com indicação de que ilustram verdadeiros conflitos armados. A estética de outros jogos também tem sido usada como forma de propaganda política.

Évora_27 com 33 projectos seleccionados através do concurso regional de 1,3 milhões de euros
Concurso abrangeu todas áreas artísticas do Alentejo. Do júri fizeram parte, entre outros, Jesse James, da Bienal Walk&Talk, ou Rita Fabiana, curadora do Live Arts do CAM da Gulbenkian.

Capela Real do Palácio de Sintra restaurada num investimento de 2,7 milhões de euros
Obras iniciam-se nesta sexta-feira e incidem especialmente sobre o tecto mudéjar do século XV. Empreitada deverá estar concluída no segundo semestre de 2027.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade