Ilustração sobre a Localidade

Oleiros

Oleiros

 

Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 465,52 km² de área e 5 721 habitantes (2011) 1 , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.

 

FAUNA E FLORA:

O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, sendo incalculável o seu valor económico tanto no que respeita a madeiras como a resina e seus derivados, de tão grande aplicação e consumo nos nossos dias.

 

INDÚSTRIA:

A nível industrial verifica-se a existência de algumas unidades (indústria de madeiras, metalomecânica, mármores, agro-industrial) na maior parte das freguesias, registando-se uma maior expressão em Oleiros.

 

PATRIMÓNIO:

 

Em Oleiros existem vários edifícios que se podem englobar no património artístico; Igreja Matriz de Oleiros, Igreja da Misericórdia de Oleiros e todo um conjunto de Igrejas ou Capelas espalhadas pelas aldeias concelho.

Para além destes monumentos de elevado valor patrimonial e interesse artístico, ainda se encontram inúmeros edifícios, não só de arquitectura erudita mas de feição mais popular. No entanto o seu património é mais vasto, e engloba simultaneamente os valores paisagísticos do meio natural e todas as manifestações etnológicas como sejam usos e costumes, festas e romarias, música, cantares populares, cozinha tradicional, etc.

SOURCE: Wikipedia, 2019-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleiros. Sofreu algumas edições.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Voos entre Brasil e Portugal comprometidos em função da Greve Geral
Conforme o PÚBLICO Brasil adiantou, Greve Geral marcada para a próxima quarta (03/06) causa transtornos para quem vai viajar do Brasil a Portugal. E vice-versa.

Trabalhistas mantêm poder em Malta e conseguem inédito quarto mandato
Eleições antecipadas decorreram num contexto de apreensão por parte da população de Malta em torno dos choques geopolíticos, particularmente da guerra no Irão.

Dezoito vinhos que sabem a Verão
Vão bem com as sardinhas assadas, as churrascadas, os pores-do-sol e a beira da piscina. Vinhos brancos, rosés, palhetes e, sim, tintos também!

Recolher obrigatório e caos: tensão aumenta em centro de detenção de imigrantes em Nova Jérsia
Delaney Hall é palco de confrontos em protesto contra condições desumanas. Governadora de Nova Jérsia culpa “agitadores” de fora, depois de ter apontado o dedo a agentes do ICE, e apela à calma.

A teimosia que conduziu Manuel aos 100 anos e a mentalidade de Fátima aos 90
São questões genéticas, sociais e uma questão de atitude, de parte psicológica, que explicam os idosos activos, diz especialista em geriatria.

Bancos portugueses incapazes de chegar a bens de Isabel dos Santos
Relação rejeita que verbas de venda do Eurobic sigam para BCP e Novo Banco. É mais um caso de frustração da busca da banca pelo ressarcimento junto de Isabel dos Santos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade