Ilustração sobre a Localidade

Oleiros

Oleiros

 

Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 465,52 km² de área e 5 721 habitantes (2011) 1 , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.

 

FAUNA E FLORA:

O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, sendo incalculável o seu valor económico tanto no que respeita a madeiras como a resina e seus derivados, de tão grande aplicação e consumo nos nossos dias.

 

INDÚSTRIA:

A nível industrial verifica-se a existência de algumas unidades (indústria de madeiras, metalomecânica, mármores, agro-industrial) na maior parte das freguesias, registando-se uma maior expressão em Oleiros.

 

PATRIMÓNIO:

 

Em Oleiros existem vários edifícios que se podem englobar no património artístico; Igreja Matriz de Oleiros, Igreja da Misericórdia de Oleiros e todo um conjunto de Igrejas ou Capelas espalhadas pelas aldeias concelho.

Para além destes monumentos de elevado valor patrimonial e interesse artístico, ainda se encontram inúmeros edifícios, não só de arquitectura erudita mas de feição mais popular. No entanto o seu património é mais vasto, e engloba simultaneamente os valores paisagísticos do meio natural e todas as manifestações etnológicas como sejam usos e costumes, festas e romarias, música, cantares populares, cozinha tradicional, etc.

SOURCE: Wikipedia, 2019-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleiros. Sofreu algumas edições.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Afonso Eulálio folga de rosa após bis de Vingegaard no Giro
Ciclista português foi quinto na nona etapa e chega ao contra-relógio com 2 minutos e 24 segundos de vantagem sobre o dinamarquês favorito à conquista da Volta a Itália.

Controlo de fronteiras nos aeroportos de Lisboa e Faro volta a causar atrasos
Segundo a PSP, os atrasos verificados nos dois aeroportos foram resultado de problemas informáticos, mas também do “elevado tráfego aéreo”.

Na Amadora, construiu-se um edifício como se fosse “lego” e vai ter rendas reduzidas
Novo prédio com 48 casas municipais na Amadora foi construído em metade do tempo que seria previsto numa obra tradicional. Autarquia lançará concurso para atribuição de fogos neste mês.

Reino unido? Governos nacionalistas em Gales, Escócia e Irlanda do Norte reacendem debate
Independentistas chegam ao poder em três das quatro nações britânicas. Secessão não é prioritária para Plaid, SNP e Sinn Féin, mas “aliança celta” está atenta ao nacionalismo inglês de Farage.

São necessárias mais 6000 casas até 2035 para responder à crise da habitação na Amadora
Presidente da Câmara da Amadora quer resolver até ao fim do mandato a habitação precária em bairros como a Quinta da Lage. Também pretende ter solução para a Cova da Moura e há reuniões com o Governo.

Filme produzido por brasileiro é um dos favoritos a prêmios em Cannes
Estrelado por Adam Driver e Scarlett Johansson, Paper Tiger foi bem recebido pela crítica e tem produção da RT Features, a mesma de Ainda Estou Aqui.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade