REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Oleiros

Oleiros

 

Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 465,52 km² de área e 5 721 habitantes (2011) 1 , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.

 

FAUNA E FLORA:

O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, sendo incalculável o seu valor económico tanto no que respeita a madeiras como a resina e seus derivados, de tão grande aplicação e consumo nos nossos dias.

 

INDÚSTRIA:

A nível industrial verifica-se a existência de algumas unidades (indústria de madeiras, metalomecânica, mármores, agro-industrial) na maior parte das freguesias, registando-se uma maior expressão em Oleiros.

 

PATRIMÓNIO:

 

Em Oleiros existem vários edifícios que se podem englobar no património artístico; Igreja Matriz de Oleiros, Igreja da Misericórdia de Oleiros e todo um conjunto de Igrejas ou Capelas espalhadas pelas aldeias concelho.

Para além destes monumentos de elevado valor patrimonial e interesse artístico, ainda se encontram inúmeros edifícios, não só de arquitectura erudita mas de feição mais popular. No entanto o seu património é mais vasto, e engloba simultaneamente os valores paisagísticos do meio natural e todas as manifestações etnológicas como sejam usos e costumes, festas e romarias, música, cantares populares, cozinha tradicional, etc.

SOURCE: Wikipedia, 2019-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleiros. Sofreu algumas edições.



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O museu vivo de Coimbra que foi o primeiro aposento real de Portugal
Em 2013, a UNESCO classificou grande parte do centro histórico de Coimbra. Não apenas a sua secular universidade, mas muitos dos edifícios que lhe estão ligados, da Alta à Baixa da cidade, da opulência barroca à austeridade do Estado Novo. Seis anos depois, juntava ao conjunto a peça que faltava: o Museu Machado de Castro, o edifício que ajuda a contar a história da cidade.

Líderes falham primeira tentativa de fechar orçamento europeu
Cimeira extraordinária sobre o orçamento comunitário expôs divergências praticamente insanáveis entre os quatro países indisponíveis para aumentar financiamento e a maioria que reclama meios adequados para cumprir a agenda estratégica da União.

Esta é a chave do Euromilhões desta sexta-feira
Em jogo, para o primeiro prémio, está um valor de 41 milhões de euros.

Hells Angels: Saída de juíza dita repetição da fase de instrução
Devido à exclusividade atribuída ao juiz Ivo Rosa, o único juiz do TCIC que fica disponível para instruir os restantes processos, entre os quais Tancos, Hells Angels e o caso dos oito terroristas portugueses é o juiz Carlos Alexandre.

Portas recorda amigo e “brilhante colunista político”
Antigo líder do CDS-PP e fundador d’O Independente recorda o historiador e colunista do PÚBLICO, que morreu esta sexta-feira.

Morreu o escritor de prosas iluminadas, corrosivas, imaginativas. O PÚBLICO está de luto

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade