Ilustração sobre a Localidade

Oleiros

Oleiros

 

Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 465,52 km² de área e 5 721 habitantes (2011) 1 , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.

 

FAUNA E FLORA:

O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, sendo incalculável o seu valor económico tanto no que respeita a madeiras como a resina e seus derivados, de tão grande aplicação e consumo nos nossos dias.

 

INDÚSTRIA:

A nível industrial verifica-se a existência de algumas unidades (indústria de madeiras, metalomecânica, mármores, agro-industrial) na maior parte das freguesias, registando-se uma maior expressão em Oleiros.

 

PATRIMÓNIO:

 

Em Oleiros existem vários edifícios que se podem englobar no património artístico; Igreja Matriz de Oleiros, Igreja da Misericórdia de Oleiros e todo um conjunto de Igrejas ou Capelas espalhadas pelas aldeias concelho.

Para além destes monumentos de elevado valor patrimonial e interesse artístico, ainda se encontram inúmeros edifícios, não só de arquitectura erudita mas de feição mais popular. No entanto o seu património é mais vasto, e engloba simultaneamente os valores paisagísticos do meio natural e todas as manifestações etnológicas como sejam usos e costumes, festas e romarias, música, cantares populares, cozinha tradicional, etc.

SOURCE: Wikipedia, 2019-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleiros. Sofreu algumas edições.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Carneiro responde a críticas de Hugo Soares e convida-o a falar com Brilhante Dias
O secretário-geral socialista continua preocupado com a execução do Orçamento do Estado e avisa que Portugal arrisca perder milhões do PRR.

“Primeira-dama” não violou direitos de autor, mas designers esperam que vista português
A mudança dos botões do vestido Valentino que Margarida Maldonado Freitas usou na tomada de posse não viola os direitos de autor, mas pode ser uma “ofensa à identidade criativa”, diz advogada.

Preços do petróleo disparam cerca de 4% apesar de libertação recorde de reservas
Brent negoceia nos 92 dólares por barril. Receios com transporte no Estreito de Ormuz preocupam investidores. Irão avisa para o mundo se preparar. Actuação coordenada internacional em cima da mesa.

Inditex, dona da Zara, regista lucros recorde de 6220 milhões de euros em 2025
O grupo de moda espanhol apresentou os resultados do ano que transitou e fez previsões para 2026, reconhecendo a instabilidade no Médio Oriente, onde fecharam algumas lojas.

Sem “eternizar discussão”, Governo chama parceiros e critica proposta laboral da UGT
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, diz que o Governo não quer “esgotar todas as possibilidades de aproximação”, mas avisa também que não quer eternizar discussão do pacote laboral.

Vereadora do Chega na Câmara de Ourém renunciou ao mandato
Rita Sousa invocou razões pessoais para sair do cargo, tendo sido convocada a segunda da lista, Natalina Vieira, que também reunciou. O número três já foi convocado para integrar o executivo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade