Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A dose certa da inteligência artificial
O uso excessivo de ferramentas de IA já provoca fadiga cognitiva e perda de produtividade, exigindo governança clara sobre quando e como a tecnologia deve atuar. Opinião de Suzane Veloso

Bruxelas ameaça multar Meta por não impedir que menores de 13 anos utilizem Facebook e Instagram
Comissão Europeia refere medidas que foram implementadas para garantir restrição de menores de 13 anos “não parecem eficazes”. Crianças podem introduzir idade falsa.

O Diabo Veste Prada 2: as divas não passam de moda
O Diabo Veste Prada precisava de uma sequela? Não. Traz algo de novo? Nadinha. Conseguimos resistir a Meryl Streep, Anne Hathaway, Emily Blunt e Stanley Tucci? Quando é que a bilheteira abre?

Brasileiro concilia trabalho na alta gastronomia com negócio próprio em Portugal
Premiado em concursos internacionais, o chef catarinense Diego Duarte vive no Porto há nove anos, amplia atuação profissional e espelha a criatividade de brasileiros no mercado português.

Amazon vai fazer entrevistas de emprego com IA para acelerar contratações em massa
Utilizando inteligência artificial, o Connect Talent pode conduzir entrevistas 24 horas por dia e preparar anotações para os recrutadores, tudo sem intervenção humana.

Sporting e FC Porto equivalem-se nas lesões, mas Rui Borges “espreme” mais jogadores
Mais de metade do “onze” titular dos “leões” tem tido uma utilização maciça nesta época, acima dos 3000 minutos. Benfica soma mais jogos, mas muito menos lesões.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade