Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Por Olhão, por mar e por terra
A cidade de pescadores pode ser visitada a partir da Ria Formosa e pelas ruas labirínticas da cidade que se inspirou no Norte de África. Sábado há Especial Algarve na Fugas.

Odair Moniz: PSP não diz se vai investigar versão errada que difundiu sobre a faca
Tribunal que condenou o autor dos tiros fatais a uma pena suspensa de três anos e meio de prisão considerou “inusitado” o aparecimento no local do punhal a que aludia o comunicado da PSP.

Ministro ataca burocracia de entidades públicas e promete nova justiça tributária para breve
Economia continua pouco produtividade, defende Miranda Sarmento, sublinhando, ao mesmo tempo, a atractividade junto de investidores, nomeadamente franceses.

A Ernst Lubitsch toda a gente diz “I love you
Um ciclo no Nimas apresenta quinze filmes de um dos cineastas mais geniais do século XX. Para o seu cinema, muitos dos seus contemporâneos e da crítica inventaram a expressão o “toque de Lubitsch”.

Albufeira: à descoberta do património histórico que se esconde entre turistas
Albufeira não nasceu com o turismo de massas, embora se tenha tornado sinónimo do fenómeno em Portugal. No centro da cidade algarvia, descobrimos o património que sobrevive e as suas histórias.

GNR desmantela rede de tráfico de droga em Beja com 14 detidos
Os 12 homens e as duas mulheres foram detidos em detidos em Aljustrel e Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, por tráfico de estupefacientes, associação criminosa e posso de arma proibida.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade