Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Agência ao quadrado já temos, falta mudar as ideias
O problema não é a falta de alinhamento da ciência com a economia. É a fragilidade da economia em absorver conhecimento, sustentar risco e transformar inovação em capacidade produtiva. Opinião de Ricardo Paes Mamede

Entre planos ambiciosos e uma realidade frágil: o sistema de acolhimento em Portugal
O sistema de proteção de crianças e jovens em perigo continua excessivamente assente no improviso, em equipas sobrecarregadas e em decisões pouco consistentes. Opinião de José Proença

A escola é para todos, mas será para cada um?
Num tempo em que a palavra “inclusão” preenche discursos, leis e intenções, a realidade é dura — a maior parte das escolas não têm recursos para uma educação inclusiva. Opinião de Alexandra Barreiros

Fazer muito com pouco
É fácil escolher entre o facínora com o Panda barulhento e o doutor com o Mercedes silencioso. Mas não é apenas a generosidade do facínora que facilita a escolha. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

São Boaventura e os machistas leninistas
Em Portugal, a voz das vítimas, se forem mulheres, não conta. Nem todas as vítimas têm razão, mas é estranho todas as vítimas, neste país, nunca terem razão. Opinião de Ana Sá Lopes

Sporting despedaçou Rio Ave com Luis Suárez de corpo inteiro
“Leões” somaram a oitava vitória consecutiva em Alvalade, com um hat-trick do colombiano, e cavaram um fosso ainda maior para o Benfica.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade