Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Rua das Pretas faz show gratuito para imigrantes africanos lusófonos e brasileiros
Concerto será realizado no Palacete do Príncipe Real, em Lisboa, neste sábado, 5 de setembro, a partir das 18h30. É preciso retirar os ingressos pela internet, mediante disponibilidade.

O que se passa no caso de Lindsay Clancy e qual pode ser o desfecho?

Cabe ao júri decidir a intencionalidade do crime cometido pela mãe diagnosticada com psicose pós-parto.⁠

Ex-autarca de Gaia Eduardo Vítor Rodrigues absolvido de prevaricação e peculato
Estava acusado de ter usado dinheiro do município para comprar bilhetes para assistir a jogos de futebol.

Por uma geopolítica lusófona da IA, e o cabo que já liga Luanda a Fortaleza
Angola, Brasil e Portugal têm uma oportunidade concreta de construir uma arquitetura lusófona de IA, sustentada em dados, computação, energia, regulação e infraestruturas partilhadas. Opinião de Evaristo Tone

Gasóleo deverá aumentar 12 cêntimos e gasolina 10 cêntimos na próxima semana
Estimativa da associação dos revendedores de combustíveis já inclui desconto no Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), que será de três cêntimos.

O que fazer neste fim-de-semana? Ligar os motores, pegar nos remos e pintar a manta
Saem à rua o Caramulo Motorfestival, o Festival de Ópera de Óbidos e a bienal Contextile, num horizonte também com The Weeknd, Jessica Moss e... barquinhos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade