Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Com presença forte em Portugal, BUSUP fecha 2025 com receitas de 46 milhões de euros Empresa, que atua na gestão de transportes corporativos e tem 60% do faturamento no Brasil, é controlada por um brasileiro — Danilo Tamelini —, dois espanhóis e um português. Empresa chinesa LandSpace prepara-se para enfrentar Elon Musk e a SpaceX A empresa privada tornou-se, no início do mês, a primeira entidade chinesa a testar um foguetão reutilizável. Agora, prepara-se para abrir o capital para financiar os seus projectos futuros. NASA Mike vê o mundo de pernas para o ar: aos 77 anos, já fez o pino por todos os países Durante décadas, Michael Comberiate divertiu-se a viajar de pino em pino. Das pirâmides aos pólos (e Portugal). O cancro deixou-o “mais lento”, mas insiste. É que o pino sempre lhe trouxe novos amigos “Senhas” para apoio à compra de carros eléctricos esgotaram em poucas horas Já não é possível submeter mais candidaturas para o incentivo à compra de carros eléctricos. Mas isso não significa que os apoios se tenham esgotado. Ventura reage a condenação com novo cartaz: “As minorias ‘do costume’ têm de cumprir a lei” Uma semana depois de tribunal ter decretado retirada de outdoors que visavam ciganos, candidato a Presidente da República afixa mensagem parecida com a primeira mas sem referência a etnia. Depois da prata, ouro e platina, o cobre também foi a recorde. Mas já há correcções Metais têm negociado em máximos. Maior procura, receios quanto à oferta e as incertezas globais são os ingredientes. Mas esta segunda-feira houve um forte recuo, sobretudo na prata e ouro.
|