Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Casa de Chá da Boa Nova e Casa de São Lourenço com selo Relais & Châteaux Relais & Châteaux anuncia 14 novos membros, entre hotelaria e restauração, incluindo dois espaços em Portugal: Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, e Casa de São Lourenço, em Manteigas. Estudo mostra que imigrantes se sentem traídos. “Vieram com uma expectativa e ficaram num limbo” Passagem “da hospitalidade para a hostilidade” nos serviços públicos verificada de 2023 para 2024 foi estudada no Porto, concelho em que a percentagem de estrangeiros então mais cresceu.
Um em cada quatro homens acredita que nunca vai ser amado — e metade gosta da ideologia red pill Estão descrentes no amor e acreditam que as mulheres são demasiado exigentes. Ao mesmo tempo, a red pill entra-lhes pelo ecrã: metade acredita que “a vida é mais difícil para eles do que para elas”. Conselho Metropolitano do Porto impede, ilegalmente, acesso de jornalistas à primeira reunião Encontros são públicos por lei. Área Metropolitana do Porto não esclarece por que fechou portas. Ministra da Saúde garante que Linha SNS24 está a ser reforçada Na semana passada, o PÚBLICO noticiou que há cada vez mais utentes que ligam para a Linha SNS24 e ficam sem resposta. Entre Janeiro e Setembro, foram mais de 1,46 milhões chamadas por atender. Festivais de cinema associam-se em momento de “certa crise de perda de público” Nova associação foi anunciada no encontro Caminhos do Cinema Português, em Coimbra.
|