Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Mais de duas em cada dez mulheres numa relação sofreram violência. As mais novas reportam mais Entre 2014 e 2024, as mulheres representaram sempre mais de 70% das vítimas de violência doméstica, mas a percentagem entre os homens subiu, tendo passado de 18,8% para 28,8%. Semântica, poder e justiça epistémica: Por que a Violência Obstétrica precisa ser nomeada O termo Violência Obstétrica deve ser reconhecido. O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres assinala-se nesta terça-feira. Opinião de Lígia Morais Lizzo alerta que o uso massivo de Ozempic está a apagar as mulheres plus size A cantora norte-americana partilhou detalhes sobre o seu processo de perda de peso e reflectiu sobre a cultura de body positivity e o uso de medicamentos como Ozempic. Ex-chefe de gabinete de Moedas assume Turismo de Lisboa. Gonçalo Reis fica com Carris António Valle, ex-chefe de gabinete de Carlos Moedas, segue para a Associação Turismo de Lisboa enquanto o vice-presidente Gonçalo Reis assume o pelouro da Mobilidade e tutela da Carris. Mulheres mudam de género no LinkedIn e denunciam favorecimento de perfis masculinos Utilizadoras fizeram uma experiência colectiva no LinkedIn: mudaram o género para masculino e adaptaram a linguagem. O resultado foi um aumento exponencial no alcance e interacção dos perfis. Violência psicológica: o que é, como se reconhece e onde pedir ajuda Por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Ordem dos Psicólogos lançou uma checklist e um guia para ajudar a identificar sinais de violência psicológica.
|