Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
A cada três dias, em média, um brasileiro foi expulso de Portugal entre 2024 e 2025 Pelos dados divulgados pela UNEF, a polícia para imigrantes, 236 brasileiros foram expulsos do território português no período, mais da metade do total dos 411 extraditados. Marcelo promulga com reservas novas regras para criptoactivos Presidente da República deu “luz verde” a vários diplomas para que Portugal não seja punido e por considerar melhor haver um “controlo deficiente” a não haver nenhum. Dez anos da editora Urucum revelam a força dos livros-objeto entre Brasil e Portugal A editora Urucum comemora uma década em Portugal com obras que desafiam a ideia de livro e apresenta, em exposição no Porto, o 17º caderno de Joana Vasconcelos. Bilhetes para o Mundial 2026 geram revolta: Portugal-Colômbia chega aos 1700 euros O terceiro jogo do Grupo K, que envolve a selecção nacional, é o quinto mais caro de todo o torneio. Associações de adeptos criticam e pedem revisão da política de preços. Johnson & Johnson vai pagar 40 milhões a duas mulheres por cancro associado a talco Monica Kent recebeu 18 milhões de dólares e Deborah Schultz e o marido 22 milhões, após o tribunal concluir que a J&J sabia do risco associado ao talco. A empresa já anunciou que vai recorrer. OnlyFans, flotilha e morango do amor. O que perguntaram os portugueses ao Google em 2025? Nós respondemos Perguntas dos portugueses reflectiram tendências, mas também acontecimentos nacionais. Nem 2025 escapou à típica pergunta sobre receitas culinárias.
|