Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Criar neurónios, “mini-cérebros” e lasers: Portugal ganha mais três bolsas europeias Três investigadores radicados em Portugal vão desenvolver projectos e testar se os seus trabalhos podem ser ferramentas ou produtos valiosos para a população. Rebocador norueguês vai retirar cargueiro sem leme ao largo da Figueira da Foz Rebocador norueguês vai socorrer o cargueiro Eikborg, que está à deriva ao largo da Figueira da Foz. O navio neerlandês encontra-se a cerca de 40 quilómetros da costa portuguesa. Mais procura e poucos recursos: hospitais justificam cirurgias fora do horário normal Entre 2022 e o primeiro trimestre do ano passado, produção adicional custou 627 milhões de euros, tendo aumentado 51% no período analisado, refere relatório final de auditoria realizada pela IGAS. Bóias desaparecidas e árvores submersas dificultam navegação no Alqueva As embarcações navegam “às escuras” numa albufeira com rochas e restos de arvoredo em zonas com pouca profundidade, legado de um processo de enchimento que ignorou em parte exigências ambientais. UE e Índia concluem negociações para assinar a “mãe de todos os acordos comerciais” Exportações europeias devem duplicar até 2032, com acesso privilegiado ao gigantesco mercado indiano. Mais de 90% das tarifas vão ser reduzidas e os procedimentos alfandegários simplificados. A fazer o melhor que podemos, com aquilo que temos Quando os nossos filhos lidam com um mesmo problema de forma diametralmente oposta à nossa, encontrando soluções que funcionam até melhor, não podemos deixar de nos sentir desvalorizados.
|