Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Apagão, o dia que desligou Portugal Este episódio do P24 faz parte da série especial de balanços do final de ano. Voltamos aos temas que marcaram 2025, mas vamos também olhar para o que nos espera em 2026. Não sejamos pequenos, mas infinitamente improváveis O Candidato Vieira é uma ação artística de intervenção política na qual o burlesco serve o propósito de nos questionar. Opinião de Susana Peralta 2025 teria sido diferente se as nossas teorias da conspiração fossem melhores Um dos desenvolvimentos mais desmoralizantes do meu tempo de vida foi o declínio na qualidade das teorias da conspiração. Nenhuma outra forma literária desde o soneto caiu com tamanha violência. Opinião de Rogério Casanova Combater o ódio com soluções concretas Como tão bem sublinhou o Papa Francisco, “todos, todos, todos” seremos poucos na defesa do coletivo. Opinião de Ricardo Costa Galp evitou fuga de informação, acções afundaram-se, mas o mercado está tranquilo Petrolífera recuou em bolsa após negócio na Namíbia em que nada recebe no imediato. Acções não recuperaram desde anúncio em plena negociação. Regulador e pequenos investidores não vêem problema. Teremos sempre mais uma ginjinha? Não foram só as ginjinhas de Marcelo no Barreiro que acabaram, com o seu fim encerra-se, também, um ciclo na nossa democracia. Opinião de Pedro Adão e Silva
|