Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Soberania no mar e a importância do conhecimento A vasta área do Atlântico Norte sob jurisdição nacional constitui uma enorme riqueza económica e ambiental. Exercer soberania com eficácia numa área tão vasta exige meios avultados. Opinião de Fausto Brito e Abreu Redução de IVA da construção arrisca-se a violar regras europeias O Governo quer reduzir o IVA da construção de habitação para 6%, uma medida que, a ser aprovada, vai abranger a larga maioria do mercado, o que pode violar a lei europeia deste imposto. Cartas ao director
A negociação colectiva como política de desenvolvimento Várias das economias mais avançadas do mundo tendem a combinar inovação tecnológica com negociação colectiva robusta. Não é romantismo, é simples racionalidade económica. Opinião de Ricardo Paes Mamede A bomba-relógio demográfica Se as taxas de natalidade permanecerem persistentemente abaixo do nível de substituição, as consequências ao longo do século XXI serão profundas. Opinião de Arlindo Oliveira Obrigado, Tom Stoppard Stoppard tinha tudo. Escrevia muito bem e escrevia muito. Era giro e alto e elegante. Estava sempre a ler. Amou e foi amado, teve grandes amigos, pequenos amigos e colegas formidáveis. Crónica de Miguel Esteves Cardoso
|