Ilustração sobre a Localidade

Turismo

Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam. 
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza. 
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza. 
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.

(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Brasileiros mandam mais dinheiro para o Brasil que portugueses para Portugal
Dados do Banco Central apontam que, desde 2025, as remessas de recursos de Portugal para o Brasil têm superado o envio de dinheiro do Brasil para Portugal. Diferença se acelerou em 2026.

Wagner Moura e Christiane Jatahy juntos no combate solitário de um homem pela verdade

Neemias Queta acerta extensão de contrato com os Boston Celtics
Poste português chegou a acordo com os Celtics para um contrato de quatro anos, no valor de 56 milhões de dólares. Novo vínculo começa em 2027-28 e dura até 2031.

Governo mudou concurso para requalificar escolas e só depois se reuniu com a ANMP
Acordo foi celebrado no âmbito da descentralização em Julho de 2023 e Ana Abrunhosa entende estar a ser violado. Secretários de Estado reuniram-se com ANMP na quarta-feira após feitas alterações.

Porquê proibir o acesso aos espaços verdes de Lisboa (e não às ilhas de calor)?
Por receio dos incêndios, fecham-se espaços verdes. Assim, reduzem-se os refúgios climáticos na cidade. É um exemplo de mal-adaptação climática. Crónica de Clara Barata

Novos Certificados do Tesouro só dão juro acima de 3% no décimo ano
Governo defende que novo produto de poupança é para “aforradores com menor necessidade de liquidez”, mas resgate é possível logo ao fim do primeiro ano. Maior retorno só é conseguido em 2036.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade