Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Regulador alerta Hospital do Barreiro para não dificultar acesso depois de recusar grávida ERS recomenda também ao INEM que garanta, em permanência, articulação e a coordenação com os serviços de urgência das unidades de saúde, relativamente à referenciação e orientação de doentes. A Noite do Circo está de volta ao sui generis Museu de Lamas Nos dias 14 e 15 de Novembro, o espaço museológico do concelho de Santa Maria da Feira, fundado pelo industrial da cortiça Henrique Amorim, recebe festival de circo contemporâneo. Legalizar a perda de direitos laborais O que sobra é um governo vergado a uma agenda ideológica, desligado da realidade, submisso e pequenino perante os poderosos que aspira a satisfazer. Opinião de Jorge Vultos Sequeira Intercidades de Évora: problemas e soluções Custa-me que a solução apresentada seja sempre a mesma: se dá lucro privatiza-se, se dá prejuízo encerra-se. É preciso perceber o que poderá afastar as pessoas do transporte ferroviário. Opinião de Valentino Salgado Cunha “Ensinar estratégias de segurança corporal às crianças é tão essencial como ensinar a usar cinto de segurança” Para Kimberly King, professora, uma educação para a segurança corporal infantil é a forma mais eficaz de prevenir, identificar riscos e empoderar as crianças para se manifestarem caso sejam abusadas. Foi Só Um Acidente, Sete Invernos em Teerão e outras estreias para esta semana Entre as novidades do cartaz destacam-se dois filmes sobre algo particularmente relevante nos dias que correm: a opressão, a liberdade e a esperança no Irão.
|