Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
“O Strava é o novo Tinder.” Como os run clubs ajudam a geração Z a fazer amigos Os clubes de corrida têm crescido em Portugal como uma forma de conhecer pessoas. Alguns são dedicados a jovens até aos 35 anos e chegam a juntar centenas de corredores. Fomos a uma corrida no Porto. Eita, o novo álbum de Lenine, cura os ouvidos, deveria ser vendido em farmácias Na faixa Rumo de Fogo, Lenine canta: “Vem pelos ares, nos celulares, feito ondas ao cair do céu”. Opinião de Pierre Aderne Cidadãos incorrem em coima por plantar árvores. Agora, querem resposta da câmara O grupo decidiu “substituir os exemplares” que a autarquia “plantou e deixou morrer” após receber “uma doação de sobreiros”. Mas uma denúncia accionou a Polícia Municipal. Na Taboadella, os míscaros e o vinho querem fazer crescer o Dão Quinta da Taboadella abriu portas para a 1 ª edição de The Mushroom Edit, festival que juntou a apanha de cogumelos à prova de vinhos e à cozinha de fogo. Governo diz que filas no aeroporto de Lisboa “são um embaraço” que cinco ministros monitorizam Secretário de Estado das Infra-estruturas, Hugo Espírito Santo, atribui problemas a “falta de agentes da PSP”. Ritó Natálio apresenta o seu teatro hormonal Num Rito de Transição que tenta replicar o pensamento das crianças, Ritó Natálio e os seus cúmplices criam um objecto que está também em transição. De 3 a 7 de Dezembro, nos Jardins do Bombarda.
|