Ilustração sobre a Localidade

Turismo

Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam. 
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza. 
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza. 
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.

(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Provas Materiais, em Serralves, reúne obras de oito artistas nascidos em 1984
A exposição, patente até Novembro, é uma reflexão sobre a persistência da matéria na construção da memória por parte de oito artistas.

Plano alerta para abandono na Rua da Sofia e gentrificação da Alta de Coimbra
O documento de gestão da Alta, Rua da Sofia e Universidade de Coimbra aponta para 112 medidas para preservar e atacar problemas e ameaças do Património Mundial.

FNE pede soluções para indisciplina nas escolas e negociação “urgente” da carreira docente
FNE diz que “a promessa de tornar a carreira ‘mais atractiva, transparente e equitativa’ é demasiado vaga e não garante a contabilização do tempo de serviço perdido nas transições de carreira”.

Israel e EUA chegaram a conclusões distintas sobre prontidão da bomba nuclear iraniana
Uma bomba nuclear por dias ou a anos de distância? Para Israel o ataque estava iminente, para os EUA os iranianos não estavam activamente a construir armas nucleares. Trump discorda.

Milícia neonazi planeou invadir Parlamento. PJ preocupada com “ódio” “crescente” em “camadas cada vez mais jovens”
Investigadora defende criação de centro de prevenção. “Esta onda já estava a chegar a Portugal, era uma questão de tempo”. Milícia tinha planeado invadir o Parlamento.

O ChatGPT é o teu psicólogo? Queremos saber
Se pedes conselhos de tudo ao ChatGPT, queremos saber.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade