Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Esta é uma semana dedicada a um dos maiores desafios ambientais: as espécies invasoras A Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha decorre de 23 a 31 de Maio e há centenas de actividades gratuitas. O objectivo é mostrar como plantas ou animais invasores podem ser prejudiciais. F1: Russell vence sprint no Canadá com protestos de Antonelli Entre os dois Mercedes intrometeu-se no pódio o britânico Lando Norris. Antonelli criticou colega e Toto Wolff teve mesmo de intervir. Enhanced Games, os Jogos que pagam milhões e vendem injecções Realiza-se neste domingo, em Las Vegas, o polémico evento em que os atletas podem usar doping. Há campeões do mundo e campeões olímpicos a competir. Este calor, que nos sabe tão bem Mais do que a falta de diagnósticos ou planos de intervenção, o problema que os lisboetas, em particular, e os portugueses, em geral, sentem na pele é a pobreza energética. Editorial deSónia Sapage Bloco e PCP querem ver pacote laboral no “caixote do lixo” ou “no chão” José Manuel Pureza defendeu reforço dos direitos no trabalho por turnos e subsídio de refeição, enquanto Paulo Raimundo criticou narrativa de Montenegro e apelou à participação na greve geral. Uma unidade árabe de fachada: três estratégias diferentes face ao Irão As divergências entre os EUA e o Irão são profundas e a desconfiança é total. As divergências estratégicas entre a Arábia Saudita, o Qatar e os Emirados sugerem apenas articulações superficiais. Análise de José Pedro Teixeira Fernandes
|