Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
À mesa com um rei que adorava pão com manteiga e uma rainha que andava de bicicleta O Palácio da Ajuda terá a partir de sexta-feira novos espaços. Mostram os bastidores, complexos e rigorosos, da mesa de D. Maria Pia e D. Luís, evocando arrecadações e cozinhas que já não existem. Complô, de João Miller Guerra: estranha forma de vida Retrato de Ghoya e do seu rap crioulo. Desagua num incrível final em que o rap se faz culpa e lamento, fado de uma estranha forma de vida. O olhar humedece. A vacinação contra a covid-19 não é de ontem, é contra os problemas de amanhã Quase metade das pessoas que se vacinaram contra a gripe não o fizeram contra a covid-19, apesar de o SARS-CoV-2 continuar a circular com taxas de positividade crescentes em vários países. Opinião de Gabriela Saldanha PSP realiza operação de prevenção criminal em Lisboa. Há zonas de acesso condicionado A operação terá sido motivada por várias ocorrências com uso de armas. Incêndio na cidade japonesa de Oita atinge mais de 170 edifícios Foram retiradas 175 pessoas de 115 casas. Há um desaparecido. Lucros e capitais próprios dos “três grandes” nunca foram tão elevados Quando somadas, as contas dos maiores clubes do futebol português nunca foram tão positivas desde que há SAD. Mas o equilíbrio é instável e dependente, como sempre, de receitas extraordinárias.
|