Ilustração sobre a Localidade

Gastronomia

Todos os visitantes que apreciam a rica gastronomia do nosso país certamente ao passarem por esta região vão poder saborear diversos pratos típicos. O famoso leitão à Bairrada é um exemplo, e, dependendo dos gostos, poderá ser acompanhado com os famosos vinhos ou espumantes da região da Bairrada. 

Ainda nos pratos de carne, especial destaque para a chanfana de borrego, para os saborosos rojões, a carne de carneiro ou, ainda, a cabra à lampantana. 

Mas porque uma refeição só fica completa com uma bela sobremesa, sugere-se os deliciosos pasteis de Águeda, a barriga de freira, os fuzis e também os sequilhos.


EMENTA

Carnes

- Leitão assado 
- Rojões 
- Carne de carneiro
- Cabra à lampantana

Peixes

- Canja de enguias
- Caldeirada de peixe

Pão
- Broa de milho e trigamilha

Doces

- Bolo de Páscoa
- Fuzis
- Sequilhos
- Suspiros e cavacas
- Barriga de freira
- Pastéis de Águeda.

Vinhos
- vinhos e espumantes da Região Demarcada da Bairrada 
BOM APETITE!

(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net. 2001/Abril

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A corrida à liderança da Organização Mundial da Saúde. Quem são os candidatos?
O mandato de Tedros Adhanom Ghebreyesus termina em Agosto de 2027 e já há seis candidatos à liderança da OMS, uma agência fragilizada pela saída dos Estados Unidos e por cortes no orçamento.

Estamos mesmo apaixonados pelos cupins?
Só a democracia nos permite discutir, sem medo, o que um candidato representa, e deveríamos aproveitar esse direito com muita consciência. Se violência é o que plantamos, violência é o que colheremos. Opinião de Carolina Lins

Artistas africanos e afrodescendentes mostram aquilo que cabe dentro do Afro-Portugal 2026
A terceira edição do festival decorre entre 10 e 30 de Outubro em Coimbra, com um programa que vai das artes visuais à música, das artes performativas aos debates, dando destaque a jovens criadores.

Do futebol ao empreendedorismo: brasileiro troca chuteiras por agência em Portugal
João Loureiro passou pelo Vasco da Gama no Brasil. Foi a Mirandela para jogar futebol, mas planos falharam. Hoje, lidera uma agência em Trás-os-Montes que já atendeu mais de 200 empresas portuguesas.

Finalmente arranjei maneira de fazer férias todo o ano
Nós, os portugueses, como clientes de restaurante, somos muito reizinhos. Somos empertigados e mimalhos, sempre prontos para dar lições de cozinha a quem já sabe cozinhar. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

O Orçamento do Estado e a importância da previsibilidade na política
Fazer entendimentos e acordos é saber negociar, aproximar posições em torno de cada tema, de modo a encontrar consensos que resolvam os problemas do país e das pessoas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade