Ilustração sobre a Localidade

História

A história do topónimo de Anadia está ligado ao nome de Ana Dias. Esta era uma grande proprietária de vinhas do povoado. O seu vinho era de boa qualidade e vendido junto da estrada que seguia para Coimbra. Com o tempo, o seu nome ficou sendo conhecido e ligado ao povoado.

Por outro lado, a Anadia também pode ter derivado do termo ANADARIA, que corresponde à jurisdição de um capitão de Besteiros. ANADEL seria o nome do capitão. Anadaria teria origem no árabe - "an - nadir". 
Existem documentos antigos que apontam a forma "illà Nadia" como limite de povoações". É possível que fosse esta a designação usada pelos romanos.

Em 1082, foi estabelecido os limites de Monsarros entre o mosteiro da Vacariça e o alvazir Sisnando, conde de Coimbra. O termo utilizado nesta altura foram justamente "illá Nadia" e "Quintanela" (Quintela).

Anadia foi doada por D. Afonso Henriques ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, doação esta que incluía três casais. Guterres Nunes, cavaleiro fidalgo, recebeu, em doação de D. Sancho I alguns casais de Anadia.

Foi no século XVI no reinado de D. Manuel I que se deu o foral, a 21 de Agosto de 1514. Nesta época, o concelho era constituído apenas pela povoação de Anadia e uma parte da paróquia de Arcos e arredores. Nesse mesmo ano alguns pequenos concelhos vizinhos foram integrados no concelho de Anadia.

Na época dos conhecidos diplomatas Sá e Melo, ascendentes dos condes de Anadia, a povoação foi elevada a vila. Em 1839 Anadia foi elevada a sede de concelho.

A Anadia é hoje a capital da Bairrada e sede de Comarca.


Os condes de Anadia... 
Os condes de Anadia são fidalgos de linhagem, com um sumptuoso palácio. A antiga quinta onde moravam faz parte hoje da Estação Vitivinicola da Beira Litoral. Infelizmente, o palácio foi posteriormente demolido e no local veio a ser construída a Escola Agrícola Alexandre de Seabra. 
O primeiro conde de Anadia foi João Rodrigues de Sá e Melo, que faleceu em 1809. O segundo foi José António de Sá Pereira Menezes. O terceiro Manuel Pais Sá do Amaral de Almeida. O quarto título pertenceu a José Maria de Sá Pereira Menezes Pais do Amaral de Almeida Vasconcelos Quifel Barbarino. O quinto foi Manuel Pais de Sá do Amaral Menezes Quifel e Barbarino e por último, nascido a 28 de Setembro de 1893 é nomeado 6º conde de Anadia José de Sá Pais do Amaral, cujos descendentes vivem em Mangualde.

... e outros notáveis
Diversas foram as pessoas de Anadia que entram na história pelas suas qualidades reveladas:
Fausto Sampaio, anadiense, nascido em Alféloas em 4 de Abril de 1893. Pintor surdo-mudo, que com muita perseverança conseguiu singrar no meio artístico. 
José Luciano de Castro, nascido em Oliveirinha, em 1834, formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Jornalista, deputado e ministro, seu nome está ligado a importantes reformas. 
Mário Duarte, que trabalhou para que o futebol se desenvolvesse em Portugal. Falecido em Aveiro tem o seu nome gravado no Estádio Municipal da cidade.
Manuel Rodrigues Lapa, professor catedrático, filósofo e jornalista.
Fernando Afonso Geraldés de Melo Sampaio Pereira, único visconde, l° Conde e l° Marques da Graciosa. Por sucessão, senhor de Meddim, alcaide-mor de Monsanto.

curiosidade:
Conta a população local que o nome anadia foi criado em homenagem à proprietária de uma estalagem, de nome Ana Dias, que fabricava vinho de qualidade.​

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Seguro quer “governos de projectos e não de turno” e diz-se “focado nas soluções” para o país
Candidato esteve presente na homenagem pelos 101 anos do nascimento de Mário Soares e escusou-se a comentar as acusações de Catarina Martins no debate.

O martírio de envelhecer e as lembranças das músicas que marcam a vida
Os reencontros que acontecem por surpresa com personagens que cruzam nossas vidas e com quem partilhamos o nosso tempo nos brindam a memória e fazem lampejar fatos antigos que já nem lembramos. Crónica de Vivien Merciel Suarez

Kremlin admite alinhamento com nova Estratégia de Segurança dos EUA
“Os ajustes que estamos a ver correspondem, em muitos aspectos, à nossa visão”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov neste domingo.

No Algarve aonde os jornais já não chegam. “São vozes que se apagam”
À interioridade juntou-se pobreza de leitura. Na biblioteca municipal são requisitados apenas dois a três livros por mês. Quase metade dos 2500 habitantes tem 65 ou mais anos.

Cem anos da revista New Yorker em 90 minutos de cinema
Documentário de Marshall Curry está carregado de estrelas da cultura popular e da erudição que são sinónimas da publicação homenageada. Está na Netflix desde sexta-feira.

Segunda na TV: Um naufrágio oscarizado, O Paraíso, Provavelmente e Bluey
A semana arranca também com Blackhat: Ameaça na Rede, O Grito, Crónicas Prisionais e Entrada dos Pastores - Romagens de Natal.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade