Ilustração sobre a Localidade

BUGA

Pedalar por Aveiro

Vai uma volta de BUGA?

Aveiro já há muito é conhecida como a Veneza Portuguesa, com a sua ria a penetrar por entre os bairros alegres. Mas há cerca de dois anos ganhou uma nova comparação: a Amsterdão lusitana. Porque tal como esta cidade holandesa, Aveiro passou a convidar residentes e visitantes a aventurarem-se em passeios de bicicleta. Foi o nascimento das já famosas BUGA, disponibilizadas gratuitamente a todos os cidadãos, sem burocracias e com total liberdade: basta pegar, andar e largar.
Esta iniciativa, inédita no nosso país, partiu da Câmara Municipal de Aveiro e integrou-se numa campanha global destinada a promover a cidade como "amiga" dos seus habitantes e visitantes. Bem explícito no slogan da campanha: "Aveiro. Uma cidade que gosta de ti!". Que também poderia ser: "BUGA numa cidade que gosta de ti!", porque foi esse o nome com que baptizaram as companheiras de viagem. 
Mas o nome BUGA encerra em si uma finalidade descritiva, pois é a sigla da Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro. 
Não se trata de uma cópia do que já é praticado noutras cidades mundiais, segundo a Câmara, mas sim uma ideia inspirada no que já é praticado noutros lugares, com as devidas adaptações às estruturas da cidade.
As BUGA têm um design muito próprio e característico que as diferencia de qualquer outro engenho a pedais. Além de ter um quadro distinto, cabos e mudanças estão escondidos dentro das coberturas. Uma imagem diferente das habituais bicicletas que se prende, também, com o facto de se querer evitar que sejam objecto de furto.

Pegar, pedalar e largar

O programa iniciou com 200 bicicletas, distribuídas por diversos parques de estacionamento, construídos para o efeito, dispersos pela cidade. O sistema de uso é semelhante ao dos carrinhos de compra dos supermercados. Quem quiser pedalar introduz uma moeda no veículo que só recuperará ao deixá-lo num dos parques existentes: parques BUGA.
Quanto às regras gerais de utilização, fique a saber que todos os cidadãos podem pedalar nas BUGA, com excepção das crianças. E o período de utilização decorre durante o dia. Além disso, o novo veículo municipal pode circular em qualquer local da cidade, havendo, no entanto, algumas pistas apropriadas de forma a facilitar a circulação do tráfego normal.
As BUGA acabam por ser a marca de um estilo de vida mais saudável, em permanente relação com a natureza, fazendo da cidade um local privilegiado para se viver e, claro, para visitar.

Linha BUGA: 96 7050 441
http://www.cm-aveiro.pt/buga

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net
*Fotos participantes do 1o. Concurso Fotográfico RC. Reproduzidas em concordância com o regulamento do Concurso.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Miguel Carretas: “Arrependo-me de todas as vezes em que disse ‘sim’ por ser mais fácil do que dizer ‘não’”
Miguel Carretas, director delegado da Audiogest, confessa que é “um workaholic em recuperação, com recaídas pontuais”.

Valério Romão é o convidado do Encontro de Leituras de Setembro
O escritor português é o convidado do clube de leitura do PÚBLICO e da revista brasileira Quatro Cinco Um no dia 8 de Setembro com o romance Autismo, que iniciou a trilogia Paternidades Falhadas.

Luís Neves desafia Montenegro
Ministro da Administração Interna preferiu esclarecer menos e confundir mais, dizendo-se vítima de ataque do Chega e de quem ele terá afastado na PJ. Editorial deHelena Pereira

Pensão Serrano: quando o senhorio matou o hóspede e deixou-o meses dentro do quarto
Antigo seminarista não perdoou dívida. Morreu na cadeia em 2020. Prédio foi comprado pelo grupo da livraria Lello, para integrar projecto imobiliário, cultural e turístico.

O Bangladesh chega a Veneza através de uma realizadora que o vai filmar em Portugal
Uma bela miniatura a concurso na secção Horizontes do Festival de Veneza, A Noiva Difícil, tem o dedo de Leonor Teles. Rubaiyat Hossain filmará a seguir em Lisboa o seu “isto não é o Bangladesh”.

Mulher, signo Lagosta, procura homem para casar ou amigar
Quando uma mulher se senta à mesa de um restaurante para jantar sozinha, os olhares de desconfiança são inevitáveis. Estará deprimida? Separou-se há pouco tempo? Será viúva?

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade