BUGA
Pedalar por Aveiro
Vai uma volta de BUGA?
Aveiro já há muito é conhecida como a Veneza Portuguesa, com a sua ria a penetrar por entre os bairros alegres. Mas há cerca de dois anos ganhou uma nova comparação: a Amsterdão lusitana. Porque tal como esta cidade holandesa, Aveiro passou a convidar residentes e visitantes a aventurarem-se em passeios de bicicleta. Foi o nascimento das já famosas BUGA, disponibilizadas gratuitamente a todos os cidadãos, sem burocracias e com total liberdade: basta pegar, andar e largar.
Esta iniciativa, inédita no nosso país, partiu da Câmara Municipal de Aveiro e integrou-se numa campanha global destinada a promover a cidade como "amiga" dos seus habitantes e visitantes. Bem explícito no slogan da campanha: "Aveiro. Uma cidade que gosta de ti!". Que também poderia ser: "BUGA numa cidade que gosta de ti!", porque foi esse o nome com que baptizaram as companheiras de viagem.
Mas o nome BUGA encerra em si uma finalidade descritiva, pois é a sigla da Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro.
Não se trata de uma cópia do que já é praticado noutras cidades mundiais, segundo a Câmara, mas sim uma ideia inspirada no que já é praticado noutros lugares, com as devidas adaptações às estruturas da cidade.
As BUGA têm um design muito próprio e característico que as diferencia de qualquer outro engenho a pedais. Além de ter um quadro distinto, cabos e mudanças estão escondidos dentro das coberturas. Uma imagem diferente das habituais bicicletas que se prende, também, com o facto de se querer evitar que sejam objecto de furto.
Pegar, pedalar e largar
O programa iniciou com 200 bicicletas, distribuídas por diversos parques de estacionamento, construídos para o efeito, dispersos pela cidade. O sistema de uso é semelhante ao dos carrinhos de compra dos supermercados. Quem quiser pedalar introduz uma moeda no veículo que só recuperará ao deixá-lo num dos parques existentes: parques BUGA.
Quanto às regras gerais de utilização, fique a saber que todos os cidadãos podem pedalar nas BUGA, com excepção das crianças. E o período de utilização decorre durante o dia. Além disso, o novo veículo municipal pode circular em qualquer local da cidade, havendo, no entanto, algumas pistas apropriadas de forma a facilitar a circulação do tráfego normal.
As BUGA acabam por ser a marca de um estilo de vida mais saudável, em permanente relação com a natureza, fazendo da cidade um local privilegiado para se viver e, claro, para visitar.
Linha BUGA: 96 7050 441
http://www.cm-aveiro.pt/buga
Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net
*Fotos participantes do 1o. Concurso Fotográfico RC. Reproduzidas em concordância com o regulamento do Concurso.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
700 agentes de IA da OpenAI coordenaram o ciberataque à Hugging Face num fórum secreto Novos relatórios revelam que mais de mil agentes de inteligência artificial trocaram 70 mil mensagens e trabalharam em conjunto para contornar as restrições da OpenAI e atacar a plataforma. Enrique Gutiérrez: “A extrema-direita fez o trabalho de casa da esquerda” Professor catedrático, o coordenador da Internacional Antifascista da Educação fala do contágio do ensino por ideias extremistas e da urgência de uma pedagogia inclusiva, democrática e do bem comum. Confira o calendário das equipas portuguesas nas provas da UEFA 2026-27 FC Porto arranca com o City, Sporting com o Galatasaray, Benfica em Milão, Torreense na Noruega e Sp. Braga em Copenhaga. Roubar o que é meu Trouxe-o para casa. Não foi fácil convencê-lo, não pensem que os desesperados aceitam ajuda imediatamente, muitas vezes desconfiam de quem quer ajudar, rejeitam a mão estendida, dizem não, obrigado. Crónica de Cláudia Lucas Chéu A maior vitória da época e o mesmo FC Porto de sempre “Dragões” deram continuidade ao seu início perfeito, com um triunfo por 0-3 sobre o Académico de Viseu. Ao quinto jogo, quinta vitória e ainda zero golos sofridos. Cheias no Nepal: criança de seis anos foi resgatada depois de 60 horas presa nos escombros A criança foi encontrada nesta sexta-feira depois de quase três dias. Terá sido transportada para um hsopital em Katmandu neste sábado para receber cuidados médicos adicionais.
|