Ilustração sobre a Localidade

Características geo-fisicas

Temperatura
A temperatura média anual da cidade de Aveiro ronda os 15 graus centígrados. Os períodos mais quentes desta cidade do litoral beirão ocorrem nos meses de Junho, Julho e Agosto. Nestes meses as temperaturas disparam, ultrapassando, por vezes, os 30 C. Já o frio envolve a cidade em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, mas, mesmo assim, a temperatura média não é baixa rondando os 10 C. Por estes valores é fácil perceber que se trata de um local com um clima ameno, onde as temperaturas não sofrem grandes oscilações ao longo do ano, sendo por isso convidativo quer nos meses de Verão, quer nos de Inverno.

Humidade
Quanto a este factor climatérico, as médias anuais de humidade do ar estão compreendidas entre 79 e 88 por cento, resultando estas percentagens elevadas da evaporação permanente que se verifica na Ria e ainda da humidade trazida pelos ventos quentes que, soprando do mar, são influenciados pela Corrente do Golfo.

Pluviosidade
No que diz respeito às chuvas, elas ocorrem em maior intensidade em Janeiro (135 mm), Novembro (130 mm) e Dezembro (125 mm), ocorrendo os valores mínimos em Julho (12 mm) e Agosto (16 mm). O valor médio anual de precipitação é da ordem dos 900 mm.

Ventos
Os ventos são uma constante ao longo de todo o ano, com predominância dos ventos de Noroeste e Norte. No Inverno, há grande variedade de Fumos, com importância decrescente de Sul, Norte e Sudeste. Na Primavera, a variedade é menor, sendo predominantes os ventos de Noroeste e, menos acentuados, os do Norte, situação que se repete no período de Verão. No Outono, a predominância de Noroeste vai diminuindo, aumentando, progressivamente, a influência dos ventos de Sudeste e Sul.

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Nina Jankowicz: “A Europa está a ultrapassar os Estados Unidos no combate à desinformação”
Especialista norte-americana trabalhou no Leste da Europa a analisar desinformação russa e chegou a colaborar com a Administração Biden.

50 anos de música de intervenção: som da revolução, canções d’aqui e d’agora
O 25 de Abril teve música a acompanhá-lo, passo a passo. Chamaram-lhe de intervenção. A de ontem ganhou actualidade, a de hoje é fértil. “É música agarrada à vida”, diz A Garota Não.

Em Autopsychografia, Andrea Conangla não finge o talento que deveras tem
Jovem talento da música contemporânea, a soprano lança o seu álbum de estreia, que é também uma carta de amor à poesia de Pessoa. Esta sexta-feira, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.

Chegou ao fim a era Pinto da Costa no Futebol Clube do Porto?
Neste P24, ouvimos o jornalista Miguel Dantas.

“Taxas de juro não curaram a inflação, ela acabou simplesmente por morrer”
O economista Mark Blyth defende que a subida de taxas de juro realizada pelos bancos centrais não era necessária e prejudicou essencialmente aqueles que já sofrem mais com a inflação.

Marcelo, Montenegro, Moedas e Nuno Melo nas comemorações do 25 de Abril
A sensação que temos a ouvir Marcelo é igual à de estar ao telefone com alguém que julga ter desligado a chamada e desata a dizer coisas inconvenientes. Preferíamos não ter ouvido. Opinião de Carmo Afonso

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade