REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Festividades

Festa de S. Gonçalinho
Este é uma das festas mais apreciada das gentes de Aveiro, em especial dos habitantes do bairro da beira-mar. Tendo como padroeiro o S.Gonçalinho, realiza-se a partir da capela, com o mesmo nome do Santo, no domingo mais próximo do dia 10 de Janeiro. Um dos costumes mais vincados desta cerimónia é o pagamento de promessas ao padroeiro, atirando quilos de cavacas doces da cúpula para o público.

Entrega dos Ramos
Uma das festas que mais mobilizou durante anos as gentes da terra e curiosos sedentos de tomar parte da cultura da região. Agora a sua vivacidade está em declínio mas, no entanto, continua a realizar-se através de alegres cortejos populares de Entrega dos Ramos, símbolos de mordomia guardados em lugar de honra em casa dos Parceiros durante o ano em que estes forem responsáveis pelas Festas respectivas. 
A sua principal motivação é religiosa, tendo, à mistura, boas doses de paganismo combinadas com o estilo festivo das populações. 
As cerimónias continuam a realizar-se nas freguesias da Vera Cruz, onde a Entrega é celebrada no primeiro domingo a seguir ao Natal, e na Glória, onde a festa se realiza no primeiro domingo do ano.

Festa da Ria
Por vincar tanto o carisma das gentes da região, a Ria tem, como não podia deixar de ser, uma cerimónia especialmente criada para a louvar. Realiza-se em Julho ou Agosto, dependendo das marés, e o ponto alto da festa é uma regata de Moliceiros (barcos característicos) desde a Torreira até Aveiro, onde participam normalmente cerca de duas dezenas de equipas. Outros dos grandes momentos destas cerimónias é o concurso de painéis dos Moliceiros e as corridas de embarcações típicas, ambos no Canal das Pirâmides de Aveiro.


Festas do Município
As tradicionais festas do Município têm lugar durante o mês de Maio e são compostas por manifestações culturais, desportivas recreativas e religiosas. Um dos pontos altos das festividades é a afamada Procissão em honra da Padroeira Santa Joana Princesa, que se realiza no dia 12, em que se celebra o feriado municipal.

Feiras e Exposições
Não sendo cerimónias religiosas, as feiras e exposições são, no entanto, encontros festivos, por excelência, a par com momentos oportunos às transacções comerciais. Aveiro promove-os com frequência ao longo do ano, sobretudo porque alberga no seu centro urbano um parque propício a estas realizações. Trata-se do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, sempre muito concorrido de cada vez que se enche de stands subordinados a um tema. Em parte, este sucesso fica a dever-se à boa localização geográfica da cidade que muito cativa o interesse de agentes económicos portugueses e europeus. Término de uma das mais importantes vias rodoviárias de acesso à Europa, a IP5, e com ligação às mais importantes vias rodoviárias nacionais tais como a A1 e a IC1, Aveiro está muito bem situada territorialmente, ao que acresce ainda o facto e possuir um dos mais interessantes portos comerciais e de pesca longínqua.

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Voos “essenciais” entre Portugal, Brasil e Reino Unido voltam a ser permitidos
O Governo levantou esta sexta-feira a suspensão em vigor em relação aos voos de e para o Brasil e o Reino Unido, mas apenas no caso de viagens essenciais. As fronteiras com Espanha continuarão fechadas por pelo menos mais 15 dias.

Entidade da Transparência ainda demora pelo menos dois anos para funcionar em pleno
Presidente do Tribunal de Contas mostrou-se mais preocupado com as obras de adaptação do edifício, em Coimbra, do que em colocar a funcionar a plataforma informática que vai agregar as declarações de rendimentos, património e interesses dos políticos e altos cargos públicos.

Autarca de Moura diz que é “revoltante” a matriz imposta pelo Governo
“Pensar que Moura é igual a Lisboa ou Porto é revoltante”, diz o presidente da autarquia Álvaro Azedo.

Covid-19 em Portugal: mais quatro mortes e 553 novos casos de infecção
Há 429 pessoas hospitalizadas em Portugal, mais seis do que no dia anterior, das quais 101 se encontram nos cuidados intensivos, menos oito.

Empresário e activista Jimmy Lai condenado a 14 meses de prisão por protestos em Hong Kong
Proprietário do jornal Apple Daily é uma das vozes mais críticas da interferência do Governo chinês no território semiautónomo e enfrenta uma série de outras acusações com penas mais pesadas.

Portimão faz ensaios de venda ao “postigo” à espera do Verão em biquíni
O sol nas esplanadas vai “eclipsar-se” a partir de segunda-feira, com o recolher a passar a ser obrigatório. Mas já há algumas estratégias para contornar as restrições por parte de comerciantes e clientes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade