REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Festividades

Festa de S. Gonçalinho
Este é uma das festas mais apreciada das gentes de Aveiro, em especial dos habitantes do bairro da beira-mar. Tendo como padroeiro o S.Gonçalinho, realiza-se a partir da capela, com o mesmo nome do Santo, no domingo mais próximo do dia 10 de Janeiro. Um dos costumes mais vincados desta cerimónia é o pagamento de promessas ao padroeiro, atirando quilos de cavacas doces da cúpula para o público.

Entrega dos Ramos
Uma das festas que mais mobilizou durante anos as gentes da terra e curiosos sedentos de tomar parte da cultura da região. Agora a sua vivacidade está em declínio mas, no entanto, continua a realizar-se através de alegres cortejos populares de Entrega dos Ramos, símbolos de mordomia guardados em lugar de honra em casa dos Parceiros durante o ano em que estes forem responsáveis pelas Festas respectivas. 
A sua principal motivação é religiosa, tendo, à mistura, boas doses de paganismo combinadas com o estilo festivo das populações. 
As cerimónias continuam a realizar-se nas freguesias da Vera Cruz, onde a Entrega é celebrada no primeiro domingo a seguir ao Natal, e na Glória, onde a festa se realiza no primeiro domingo do ano.

Festa da Ria
Por vincar tanto o carisma das gentes da região, a Ria tem, como não podia deixar de ser, uma cerimónia especialmente criada para a louvar. Realiza-se em Julho ou Agosto, dependendo das marés, e o ponto alto da festa é uma regata de Moliceiros (barcos característicos) desde a Torreira até Aveiro, onde participam normalmente cerca de duas dezenas de equipas. Outros dos grandes momentos destas cerimónias é o concurso de painéis dos Moliceiros e as corridas de embarcações típicas, ambos no Canal das Pirâmides de Aveiro.


Festas do Município
As tradicionais festas do Município têm lugar durante o mês de Maio e são compostas por manifestações culturais, desportivas recreativas e religiosas. Um dos pontos altos das festividades é a afamada Procissão em honra da Padroeira Santa Joana Princesa, que se realiza no dia 12, em que se celebra o feriado municipal.

Feiras e Exposições
Não sendo cerimónias religiosas, as feiras e exposições são, no entanto, encontros festivos, por excelência, a par com momentos oportunos às transacções comerciais. Aveiro promove-os com frequência ao longo do ano, sobretudo porque alberga no seu centro urbano um parque propício a estas realizações. Trata-se do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, sempre muito concorrido de cada vez que se enche de stands subordinados a um tema. Em parte, este sucesso fica a dever-se à boa localização geográfica da cidade que muito cativa o interesse de agentes económicos portugueses e europeus. Término de uma das mais importantes vias rodoviárias de acesso à Europa, a IP5, e com ligação às mais importantes vias rodoviárias nacionais tais como a A1 e a IC1, Aveiro está muito bem situada territorialmente, ao que acresce ainda o facto e possuir um dos mais interessantes portos comerciais e de pesca longínqua.

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A efervescência terrena e telúrica em Vasco Mendonça
Step Right Up reúne três peças orquestrais do compositor português com o selo da Naxos. Uma sedutora porta de entrada num universo musical com uma profunda consciência dramática.

A guerra em família
Quando querem falar de si mesmos, os americanos voltam-se para o Vietname. Apocalypse Now, está de regresso, pela terceira vez, e numa terceira versão, porque devemos fazer amizade com o horror.

PSD pede debate de actualidade no Parlamento sobre a RTP

“Pela matilha”, os cães voltaram às urnas no Reino Unido

Actor e encenador Tiago Rodrigues vence Prémio Pessoa 2019
O actual director do Teatro Nacional D. Maria II é o vencedor da 33.ª edição do prémio. O júri consagra uma carreira de “excepcional projecção dentro e fora do país, mas também reconhece um contributo notável para o desenvolvimento do campo das artes performativas portuguesas”.

Número de desempregados com deficiência aumentou 41% numa década
Observatório da Deficiência e Direitos Humanos apresenta relatório que traça fotografia entre 2009 e 2018. Um retrato “agridoce” com evoluções e progressos inexistentes. Número de estudantes no ensino obrigatório aumentou 92% e no ensino superior 40%. Faltam recursos e fiscalização. Queixas aumentaram quase 2000%.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade