Ilustração sobre a Localidade

Festividades

Festa de S. Gonçalinho
Este é uma das festas mais apreciada das gentes de Aveiro, em especial dos habitantes do bairro da beira-mar. Tendo como padroeiro o S.Gonçalinho, realiza-se a partir da capela, com o mesmo nome do Santo, no domingo mais próximo do dia 10 de Janeiro. Um dos costumes mais vincados desta cerimónia é o pagamento de promessas ao padroeiro, atirando quilos de cavacas doces da cúpula para o público.

Entrega dos Ramos
Uma das festas que mais mobilizou durante anos as gentes da terra e curiosos sedentos de tomar parte da cultura da região. Agora a sua vivacidade está em declínio mas, no entanto, continua a realizar-se através de alegres cortejos populares de Entrega dos Ramos, símbolos de mordomia guardados em lugar de honra em casa dos Parceiros durante o ano em que estes forem responsáveis pelas Festas respectivas. 
A sua principal motivação é religiosa, tendo, à mistura, boas doses de paganismo combinadas com o estilo festivo das populações. 
As cerimónias continuam a realizar-se nas freguesias da Vera Cruz, onde a Entrega é celebrada no primeiro domingo a seguir ao Natal, e na Glória, onde a festa se realiza no primeiro domingo do ano.

Festa da Ria
Por vincar tanto o carisma das gentes da região, a Ria tem, como não podia deixar de ser, uma cerimónia especialmente criada para a louvar. Realiza-se em Julho ou Agosto, dependendo das marés, e o ponto alto da festa é uma regata de Moliceiros (barcos característicos) desde a Torreira até Aveiro, onde participam normalmente cerca de duas dezenas de equipas. Outros dos grandes momentos destas cerimónias é o concurso de painéis dos Moliceiros e as corridas de embarcações típicas, ambos no Canal das Pirâmides de Aveiro.


Festas do Município
As tradicionais festas do Município têm lugar durante o mês de Maio e são compostas por manifestações culturais, desportivas recreativas e religiosas. Um dos pontos altos das festividades é a afamada Procissão em honra da Padroeira Santa Joana Princesa, que se realiza no dia 12, em que se celebra o feriado municipal.

Feiras e Exposições
Não sendo cerimónias religiosas, as feiras e exposições são, no entanto, encontros festivos, por excelência, a par com momentos oportunos às transacções comerciais. Aveiro promove-os com frequência ao longo do ano, sobretudo porque alberga no seu centro urbano um parque propício a estas realizações. Trata-se do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, sempre muito concorrido de cada vez que se enche de stands subordinados a um tema. Em parte, este sucesso fica a dever-se à boa localização geográfica da cidade que muito cativa o interesse de agentes económicos portugueses e europeus. Término de uma das mais importantes vias rodoviárias de acesso à Europa, a IP5, e com ligação às mais importantes vias rodoviárias nacionais tais como a A1 e a IC1, Aveiro está muito bem situada territorialmente, ao que acresce ainda o facto e possuir um dos mais interessantes portos comerciais e de pesca longínqua.

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

IMT assume gestão do contrato de concessão da ANA
Substituição da ANAC na gestão dos contratos está em linha com recomendação do Tribunal de Contas sobre a incompatibilidade da regulação do sector da aviação e a função de gestão em nome da tutela.

Querer dormir
O esforço para adormecer não ajudava nada, pelo contrário, servia de catalisador da insónia. Isto de adormecer não são ovelhas contadas. Folhetim de: Afonso Cruz

Yayoi Kusama encheu Serralves com os pontos coloridos da vida e da morte
Da fragilidade ao universo, passando pela cor das plantas e dos pontos, formou-se o trabalho da artista japonesa Yayoi Kusama, que expõe no museu do Porto a sua maior retrospectiva europeia.

Vamos lá, cambada
É conhecido o poder fáctico do futebol em países com instituições fracas, como Portugal. Opinião de Susana Peralta

Yayoi Kusama: “Preciso da arte para lutar contra os meus instintos de morte”
Em Serralves, Yayoi Kusama: 1945 — Hoje explora a carreira da japonesa desde os primeiros desenhos até às obras de arte imersivas mais recentes. “Kusama é Kusama”, como diz a artista ao Ípsilon.

Autoeuropa vota aumentos de 6,8% com risco de cair num impasse
Pré-acordo em referendo melhora condições salariais para 2025 e 2026, mas aprovação não está garantida. Administração frisa que acordo por três anos é inédito e dá estabilidade para a “transformação”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade