Ilustração sobre a Localidade

Festividades

Festa de S. Gonçalinho
Este é uma das festas mais apreciada das gentes de Aveiro, em especial dos habitantes do bairro da beira-mar. Tendo como padroeiro o S.Gonçalinho, realiza-se a partir da capela, com o mesmo nome do Santo, no domingo mais próximo do dia 10 de Janeiro. Um dos costumes mais vincados desta cerimónia é o pagamento de promessas ao padroeiro, atirando quilos de cavacas doces da cúpula para o público.

Entrega dos Ramos
Uma das festas que mais mobilizou durante anos as gentes da terra e curiosos sedentos de tomar parte da cultura da região. Agora a sua vivacidade está em declínio mas, no entanto, continua a realizar-se através de alegres cortejos populares de Entrega dos Ramos, símbolos de mordomia guardados em lugar de honra em casa dos Parceiros durante o ano em que estes forem responsáveis pelas Festas respectivas. 
A sua principal motivação é religiosa, tendo, à mistura, boas doses de paganismo combinadas com o estilo festivo das populações. 
As cerimónias continuam a realizar-se nas freguesias da Vera Cruz, onde a Entrega é celebrada no primeiro domingo a seguir ao Natal, e na Glória, onde a festa se realiza no primeiro domingo do ano.

Festa da Ria
Por vincar tanto o carisma das gentes da região, a Ria tem, como não podia deixar de ser, uma cerimónia especialmente criada para a louvar. Realiza-se em Julho ou Agosto, dependendo das marés, e o ponto alto da festa é uma regata de Moliceiros (barcos característicos) desde a Torreira até Aveiro, onde participam normalmente cerca de duas dezenas de equipas. Outros dos grandes momentos destas cerimónias é o concurso de painéis dos Moliceiros e as corridas de embarcações típicas, ambos no Canal das Pirâmides de Aveiro.


Festas do Município
As tradicionais festas do Município têm lugar durante o mês de Maio e são compostas por manifestações culturais, desportivas recreativas e religiosas. Um dos pontos altos das festividades é a afamada Procissão em honra da Padroeira Santa Joana Princesa, que se realiza no dia 12, em que se celebra o feriado municipal.

Feiras e Exposições
Não sendo cerimónias religiosas, as feiras e exposições são, no entanto, encontros festivos, por excelência, a par com momentos oportunos às transacções comerciais. Aveiro promove-os com frequência ao longo do ano, sobretudo porque alberga no seu centro urbano um parque propício a estas realizações. Trata-se do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, sempre muito concorrido de cada vez que se enche de stands subordinados a um tema. Em parte, este sucesso fica a dever-se à boa localização geográfica da cidade que muito cativa o interesse de agentes económicos portugueses e europeus. Término de uma das mais importantes vias rodoviárias de acesso à Europa, a IP5, e com ligação às mais importantes vias rodoviárias nacionais tais como a A1 e a IC1, Aveiro está muito bem situada territorialmente, ao que acresce ainda o facto e possuir um dos mais interessantes portos comerciais e de pesca longínqua.

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O que fazer neste fim-de-semana? Entrar na quadra com música, chocolate e batata-doce
À carta vão a Fortaleza de Chocolate, o Festival da Batata-Doce, a experiência The Mushroom Edit Dão, as luzes da Invicta, Sozinho em Casa em Concerto, Tim Bernardes e a dança de Olga Roriz.

Bruxelas investiga se Mapas e publicidade da Apple são monopolistas
A Comissão Europeia recebeu notificações da Apple indicando que dois serviços atingiram os limiares da Lei dos Mercados Digitais. A decisão será tomada no prazo de 45 dias.

Primeiro-ministro belga arrasa proposta “fundamentalmente errada” do empréstimo de reparações
Ursula von der Leyen prometeu apresentar proposta legislativa em breve, mas ainda não ofereceu resposta às dúvidas da Bélgica. Numa carta à Comissão, De Wever antecipa um desastre.

Uma caminhada em Lisboa para combater a violência contra as mulheres
Organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, evento se realiza neste domingo a partir da Torre de Belém. Durante hora e meia, vai percorrer quatro quilômetros à beira do Rio Tejo.

Por que uma ave rara, que desapareceu há 30 anos, pode voltar em breve ao Tennessee
Mais de três décadas após o último avistamento do pica-pau-de-topete-vermelho, em 1994, autoridades estaduais e federais dos EUA têm um plano ambicioso para levar de volta a ave ameaçada ao Tennessee.

“A extrema-direita violenta na Europa não é a maioria, mas a maioria que a tolera é cúmplice”
Historiadora Olivette Otele fala sobre racismo e do risco de a maioria silenciosa se tornar cúmplice da extrema-direita. Esteve no ICS Lisboa a falar sobre africanos europeus.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade