REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Gastronomia

Tradições gastronómicas de Aveiro

As tradições gastronómicas de Aveiro devem-se, em boa parte, aos paladares adocicados daqueles que, ao longo do tempo, foram cozinhando as receitas que agora fazem as delícias de residente e visitantes. Um caso exemplar é o das freiras do Convento de Jesus. Deixaram um legado capaz, já disse alguém, de nos fazer "cantar louvores supremos". São os típicos ovos moles, pois claro. Símbolo de Aveiro por excelência, são servidos em barriquinhas de madeira decoradas com coloridas pinturas de temática regional ou em revestimento de hóstia imitando formas marinhas.
Percorrendo um pouco mais a doçaria aveirense, encontramos outros legados de conventos religiosos da região de igualmente fazer crescer água na boca. Deixamos aqui apenas alguns exemplos: raivas, ovos em fio, castanhas doces, bolos de vinte e quatro horas, fatias húmidas, barrigas de freira.


Mas não só em doçaria é rica a gastronomia da região. Os apreciadores da boa mesa podem regalar-se com pratos de carne e de peixe, sobretudo deste último, fruto dos bem apaladados pratos dos pescadores que povoaram, e ainda povoam, este litoral lusitano.
Comecemos pelas receitas de peixe. As sugestões são a caldeirada de enguias ou as enguias de escabeche, a raia em molho pitau, as espetadas de mexilhão e as caldeiradas de vários peixes da Ria e do mar.
Quanto às carnes, prove que não se arrepende o suculento carneiro à lampantana (assado na caçoila de barro preto), o estaladiço leitão assado, a chanfana de borrego ou de cabrito, o chouriço com grelos ou, ainda, uns apetitosos rojões.

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Viagem a um Portugal desconhecido
Costa Nova II — Atlantic Soul & Funk Gems From Portugal 71-79 mostra-nos numa história que não conhecíamos desta forma, feita por nomes desconhecidos, outros esquecidos na voragem do tempo, outros que conhecemos bem, mas não neste contexto. “É uma época tão espantosa e tão rápida que eu me vi aflito para a conseguir apreender”, diz Herman José, na altura baixista e compositor, não humorista. Que país era, afinal, aquele que esta música nos revela?

Alfândega da Fé faz a Festa da Cereja no mercadinho e online
Nasce o Mercadinho Cereja&Co., que além de plataforma de vendas online irá propor actividades ao ar livre: entre gastronomias, paddle nos Lagos do Sabor, BTT e caminhadas, animação virtual e até a meia maratona da cereja.

Eduardo Cabrita garante que SIRESP vai continuar a funcionar após 30 de Junho
Ministo confirmou que a rede de comunicações de emergência continuará a funcionar de acordo com o modelo institucional que “o Governo tem neste momento já em processo legislativo”.

Telma Monteiro garante medalha nos Europeus ao apurar-se para a final
A judoca portuguesa tentará conquistar a sua 15.ª medalha da carreira na competição.

Com a ajuda da UE, Governo promete investimento público ao nível pré-troika
Fundo de recuperação europeu, novas poupanças com juros e despesa corrente a crescer menos que o PIB são, no papel, a receita do Governo para reduzir o défice ao mesmo tempo que aumenta o investimento público

Físico Vítor Cardoso ganha bolsa de 5,3 milhões de euros na Dinamarca
Além de manter o seu grupo de investigação em Lisboa, com o novo financiamento o investigador português vai poder criar um grupo em Copenhaga. E assim continuar a bisbilhotar o interior dos buracos negros.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade