Ilustração sobre a Localidade

Gastronomia

Tradições gastronómicas de Aveiro

As tradições gastronómicas de Aveiro devem-se, em boa parte, aos paladares adocicados daqueles que, ao longo do tempo, foram cozinhando as receitas que agora fazem as delícias de residente e visitantes. Um caso exemplar é o das freiras do Convento de Jesus. Deixaram um legado capaz, já disse alguém, de nos fazer "cantar louvores supremos". São os típicos ovos moles, pois claro. Símbolo de Aveiro por excelência, são servidos em barriquinhas de madeira decoradas com coloridas pinturas de temática regional ou em revestimento de hóstia imitando formas marinhas.
Percorrendo um pouco mais a doçaria aveirense, encontramos outros legados de conventos religiosos da região de igualmente fazer crescer água na boca. Deixamos aqui apenas alguns exemplos: raivas, ovos em fio, castanhas doces, bolos de vinte e quatro horas, fatias húmidas, barrigas de freira.


Mas não só em doçaria é rica a gastronomia da região. Os apreciadores da boa mesa podem regalar-se com pratos de carne e de peixe, sobretudo deste último, fruto dos bem apaladados pratos dos pescadores que povoaram, e ainda povoam, este litoral lusitano.
Comecemos pelas receitas de peixe. As sugestões são a caldeirada de enguias ou as enguias de escabeche, a raia em molho pitau, as espetadas de mexilhão e as caldeiradas de vários peixes da Ria e do mar.
Quanto às carnes, prove que não se arrepende o suculento carneiro à lampantana (assado na caçoila de barro preto), o estaladiço leitão assado, a chanfana de borrego ou de cabrito, o chouriço com grelos ou, ainda, uns apetitosos rojões.

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Hamas publica vídeo de refém sequestrado desde 7 de Outubro
Hersh Goldberg-Polin, de 23 anos, foi raptado de Israel no dia 7 de Outubro. No vídeo, pede pede ao governo israelita que o ajude a regressar a casa.

Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete da Romaria a Cavalo
Acidente aconteceu no campo de futebol de Landeira. De acordo com a GNR, os cavalos andaram sozinhos com a charrete e acabaram por colher as duas pessoas. Os animais ter-se-ão assustado.

Parlamento Europeu adopta directiva do trabalho em plataformas digitais
A nova directiva foi aprovada por larga maioria e tem como objectivo combater o falso trabalho por conta própria.

Aprovadas regras mais apertadas (e vinculativas) para a qualidade do ar na Europa
Parlamento Europeu aprovou finalmente limites mais rigorosos para a poluição atmosférica, que serão vinculativos e devem ser cumpridos até 2030. Cidadãos podem ser indemnizados por problemas de saúde.

Quem é Fernando Araújo, o médico e gestor que se demitiu da direcção do SNS?
Foi secretário de Estado Adjunto e da Saúde, quando Adalberto Campos Fernandes assumiu a pasta e presidiu ao conselho de administração do Hospital de São João no período mais intenso da pandemia.

Violação grave do código de conduta do Governo poderá implicar demissão
O novo código de conduta foi publicado esta quarta-feira e prevê que os membros do Governo devem respeitar a honestidade e integridade nas suas comunicações públicas, incluindo redes sociais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade