REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Gastronomia

Tradições gastronómicas de Aveiro

As tradições gastronómicas de Aveiro devem-se, em boa parte, aos paladares adocicados daqueles que, ao longo do tempo, foram cozinhando as receitas que agora fazem as delícias de residente e visitantes. Um caso exemplar é o das freiras do Convento de Jesus. Deixaram um legado capaz, já disse alguém, de nos fazer "cantar louvores supremos". São os típicos ovos moles, pois claro. Símbolo de Aveiro por excelência, são servidos em barriquinhas de madeira decoradas com coloridas pinturas de temática regional ou em revestimento de hóstia imitando formas marinhas.
Percorrendo um pouco mais a doçaria aveirense, encontramos outros legados de conventos religiosos da região de igualmente fazer crescer água na boca. Deixamos aqui apenas alguns exemplos: raivas, ovos em fio, castanhas doces, bolos de vinte e quatro horas, fatias húmidas, barrigas de freira.


Mas não só em doçaria é rica a gastronomia da região. Os apreciadores da boa mesa podem regalar-se com pratos de carne e de peixe, sobretudo deste último, fruto dos bem apaladados pratos dos pescadores que povoaram, e ainda povoam, este litoral lusitano.
Comecemos pelas receitas de peixe. As sugestões são a caldeirada de enguias ou as enguias de escabeche, a raia em molho pitau, as espetadas de mexilhão e as caldeiradas de vários peixes da Ria e do mar.
Quanto às carnes, prove que não se arrepende o suculento carneiro à lampantana (assado na caçoila de barro preto), o estaladiço leitão assado, a chanfana de borrego ou de cabrito, o chouriço com grelos ou, ainda, uns apetitosos rojões.

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Eu não quero que tu fales

Covid-19. Trump usa pela primeira vez uma máscara em público
Trump resistiu sempre a usar máscara, rejeitando conselhos para que usasse uma, gozando com quem as usa e ignorando as regras de saúde pública em vários estados.

Palcos da semana
Enquanto o Maria Matos reabre com “uma Rua Sésamo em esteróides”, Serralves ilumina-se à noite. A arte pública vai aos Açores, Ponte de Lima oferece espectáculos e Olhão entra num novo FICLO.

Presidente da República promulga lei sobre elisão fiscal “embora com dúvidas”
Marcelo Rebelo de Sousa justificou ter dado luz verde à lei tendo em conta “o objectivo genérico de luta contra a evasão fiscal e o crime de colarinho branco”.

Trump usa pela primeira vez máscara em público. Índia bate recorde de infecções
Novo coronavírus já matou mais de 561 mil pessoas e infectou quase 12,6 milhões no mundo.

Testes aos forcados, lotação reduzida a metade: as novas regras para as touradas
Inspecção-Geral das Actividades Culturais actualiza normas discutidas com DGS. “Finalmente”, há “igualdade na retoma de espectáculos culturais”, diz ProToiro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade