REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

O que visitar

Avenidas novas
Aqui, onde o comércio é rei, sente-se a vivacidade de uma zona urbana, onde não faltam gentes que com o seu dinamismo dão vida às ruas nas várias horas do dia.

Cruzeiro de S. Domingos
Situa-se no largo fronteiro à Sé e data dos fins do século XV.

Estação dos Caminhos de Ferro
Revestido com um grande número de painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova (1916), reproduzindo motivos regionais este belo e luminoso edifício possui o mais importante conjunto de azulejaria exterior de Aveiro.

Estátua de José Estêvão
Modelada em 1886, pelo mestre Simões de Almeida, é um dos melhores exemplos da estatuária do século passado.

Fábrica Jerónimo Pereira Campos
Agora Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Indústria artesanal do sal
Subsiste em Aveiro um interessante conjunto de construções relacionadas com a presença próxima das salinas. São eles os palheiros do Canal de S. Roque, utilizados como armazéns de recolha e venda de sal, se bem que, hoje em dia, muitos deles se encontrem em deficiente estado de conservação.

Jardim e Parque Municipal Infante D. Pedro
Foi construído na cerca do antigo convento franciscano de Santo António, e oferece à cidade o colorido dos jardins que se multiplicam e a frescura do seu lago.

Mercado do Peixe
Constituído por uma estrutura em ferro continua a subsistir mostrando que a cidade combina de modo exempla o progresso com a tradição.

Museu de Aveiro
Fundado em 1458, com alguma obra-prima de estilo Barroco, o Museu de Aveiro, situado no antigo Mosteiro de Jesus, é um dos mais importantes museus de Arte Sacra. São locais a visitar a Capela de Jesus, que se distingue pela talha dourada e o túmulo barroco da Princesa Santa Joana, bem como a catedral e o cruzeiro gótico-manuelino.

Museu de caça e pesca
Situado no Parque do Infante D. Pedro, encerra uma interessante e variada colecção de animais mamíferos, aves e peixes da região de Aveiro.

Paços do Concelho
Edifício de sóbria elegância, da última década do século XVIII, tem a fachada dividida em cinco corpos toscanos, sendo a parte central, de quatro pilastras, dominada pela torre sineira. Um frontão enquadra as armas de Aveiro.

Retrato de Santa Joana
Situado no Mosteiro de Jesus, esta pintura da segunda metade do século XV representa a princesa em busto, vestida à moda da corte.

Túmulo de Santa Joana
Encontra-se no coro-santuário do Mosteiro de Jesus e é um magnífico exemplar do século XVIII, com finíssimas incrustações de mármore policromo que, dada a sua delicadeza e perfeição, parecem pinturas. 
Belo exemplar barroco do século XVIII, com coluna torsa de calcário, rematada por um capitel coríntio.

A Universidade
Quando edificado ofereceu à cidade um novo dinamismo. Trouxe consigo o desenvolvimento urbanístico, mas também uma nova vida cultural, muito mais activa, bem como a alegria da juventude e a criação de novos espaços de animação.

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Directores de faculdades que não sejam professores vão ganhar 2500 euros por mês
Governo acaba com vazio legal com 13 anos e clarifica o vencimento a atribuir a dirigentes que estão fora das carreiras académicas. Problema foi suscitado pela eleição do antigo Director-Geral das Artes Samuel Rego para a direcção da Escola Superior de Dança de Lisboa.

Açores vão “procurar por outros meios o fornecimento de vacinas” contra a covid-19
Governo da República entendeu não estarem reunidas as condições para Portugal pedir vacinas aos Estados Unidos. Perante isso, o vice-presidente do governo dos Açores diz ao PÚBLICO que a região vai começar as diligências autonomamente.

Maria Matos retoma ciclo com Cais Sodré Funk Connection e Paulo de Carvalho
O ciclo Produtores Associados no Teatro Maria Matos, em Lisboa, é retomado na próxima segunda-feira com o espectáculo Cais Sodré Funk Connection convidam Paulo de Carvalho. Às 20h.

Concelhos acima do limite de incidência mudam, mas continuam a ser 29
Há 17 concelhos com uma incidência entre 120 e 239,9 casos por 100 mil habitantes (já acima do limite imposto pelo Governo); sete que registam entre 240 e 479,9 casos; três que têm entre 480 e 959,9 casos e dois que contabilizam mais de 960 casos.

Irão já está a enriquecer urânio a 60%
Explosão na central de Natanz veio complicar as negociações para salvar o pacto internacional sobre o nuclear iraniano, mas também “acrescenta urgência” ao processo. Nova ronda já decorre em Viena.

Covid-19: Alemanha coloca Algarve e Açores na lista de zonas de risco
A medida aplica-se a partir de domingo. No entanto, os turistas provenientes do Algarve poderão interromper a quarenta ao fim de cinco dias em caso de teste negativo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade