REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Espaços Religiosos

Capela da Madre de Deus
Erigida no século XVII, possui uma fachada com cornija, donde saem gárgulas em forma de cilindro. A cúpula está revestida de azulejos polícromos do século XVII.

Capela da Ordem Terceira de S. Francisco
Data do século XVII e integra-se no conjunto arquitectural do Convento de Santo António.

Capela de Nossa Senhora da Alegria
Do primeiro traçado, só conserva o arco triunfal de estilo gótico. A nave está revestida de azulejos do século XVII.

Capela de S. Bartolomeu
Modesta construção do século XVI, de plano circular, coberta por uma cúpula hemisférica. As paredes estão revestidas com azulejos do século XVII.

Capela de S. Gonçalinho
De plano hexagonal irregular, foi construída durante o primeiro quartel do século XVIII. Em honra do santo patrono, realiza-se uma festa anual que é uma das mais características de Aveiro.

Capela do Senhor das Barrocas
Data do século XVIII. De plano octogonal, com um santuário rectangular, é uma das mais importantes construções deste tipo. O projecto deve-se ao mesmo arquitecto que fez a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. O pórtico é uma bela composição barroca.

Capela dos Santos Mártires
Edificada durante o século XVIII, foi modificada no século seguinte, perdendo as características iniciais. Um retábulo em estuque abriga as esculturas dos santos patronos.

Igreja da Misericórdia
Foi construída nos finais do século XVI e meados do século XVII e aparenta grandes afinidades com as igrejas de Coimbra. Um facto histórico que é explicado por o seu mentor, Francisco Fernandes, ter sido o mestre oficial das obras da cidade do Mondego. Destaque para a sua fachada que exibe um portal integrado na parede lisa da frontaria, que é considerado um exemplar perfeito do último período do Renascimento, já no século XVII.

Igreja das Carmelitas
Templo do antigo Convento das Carmelitas, edificado no século XVII, está revestido de riquíssima talha dourada de três épocas diferentes e de belos painéis de azulejos setecentistas. Os tectos da nave e do coro são ornados com pinturas dos séculos XVII e XVIII.

Igreja de Jesus
Majestosa decoração de talha barroca, merecendo o tecto do altar-mor uma referência especial, dado que a leveza da talha sugere o rendilhado de um trabalho de ourivesaria. Possui belos painéis de azulejos do século XVIII e um órgão monumental datado de 1739.

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação
Actual sede da freguesia da Vera-Cruz, data de duas épocas diferentes: construção na primeira metade do século XVIII e modificação na segunda metade do mesmo A fachada exibe cantarias de calcário de Ançã e dois panos de azulejos modernos com cenas hagiográficas. 
O santuário está totalmente revestido por magnifica talha dourada. Entre as estátuas, destaque para uma Virgem gótica em alabastro, feita em Nottingham.

Igreja de Santo André
Igreja matriz da freguesia de Esgueira, data do século XVII. O interior está decorado com azulejos azuis, brancos e amarelos de padrão tapeçaria, da data da construção.

Igreja do Convento de S. Domingos (Sé)
Integrava, desde a sua criação no ano 1423, o conjunto de edifícios do Convento, mas com o passar dos tempos acabou por ser a única a subsistir. Hoje funciona como Sé e é um dos monumentos mais majestosos da cidade, com um traçado finíssimo.

Igreja e Convento de Santo António 
Convento franciscano, fundado em 1524, conserva apenas a Igreja, que é nos tempos de hoje, o mais valioso edifício em termos artísticos. Destaque par a capela-mor onde se admira um retábulo em estilo D. João V, dourado e com decoração de acantos, querubins e colunas torcidas.

Igreja e Convento do Carmo
Primitivamente integrada no conjunto do mosteiro construído a mandado de D. Beatriz de Lara, em 1613, a Igreja foi o único edifício que se manteve conservado. No transepto, podem admirar-se dois altares dos séculos XVII e XVIII. Contém esculturas de valor artístico e telas representando cenas da Paixão.

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Covid-19 volta a bater recordes na Índia: já há 850 mil infectados
Novo coronavírus já matou mais de 561 mil pessoas e infectou quase 12,6 milhões no mundo.

Testes aos forcados, lotação reduzida a metade: as novas regras para as touradas
Inspecção-Geral das Actividades Culturais actualiza normas discutidas com DGS. “Finalmente”, há “igualdade na retoma de espectáculos culturais”, diz ProToiro.

Uma visita à aldeia
Não se pode visitar a Aldeia do Zé Franco sem experimentar a sua principal especialidade gastronómica. Quando lá se chega, o cheirinho invade-nos imediatamente e não há forma de não perceber que o pão com chouriço está a ser feito nos fornos de lenha da padaria. Posso constatar que é, certamente, o melhor da região.

As aguarelas de Pedro dizem Obrigado a quem enfrenta a covid-19

Ansiedade… Podemos ser amigos?
Mudar o mindset sempre que os pensamentos negativos aparecem é importante. Rodearmo-nos de pessoas que nos fazem bem – cliché, mas é verdade – é importante. Pensar que tem solução é importante e, acreditem, é tudo uma questão de perspectiva.

Costa e Marcelo lamentam “trágica” morte de bombeiro na Lousã
Trata-se do sub-chefe da corporação de Miranda do Corvo, José Augusto, com quase 40 anos de experiência.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade