REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Ria

Natureza

Ria

E pensar que a formosa Ria resultou de um acidente hidrográfico? É verdade e um dos mais belos da costa portuguesa. 
A Ria de Aveiro é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna. 
Esta extensão lagunar ocupa 11.000 hectares, dos quais 6.000 estão permanentemente alagados, e é composta por quatro grandes canais ramificados em esteiros que circundam um sem número de ilhas e ilhotes. Ela é também o local eleito pelos rios Vouga, Antuã e Boco para desaguar os seus caudais.
Intrinsecamente ligada ao mar, dada a sua proximidade geográfica, a Ria é ainda por ele influenciada directamente. Comunica com o "filho do oceano" através de um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e S. Jacinto, permitindo o acesso de embarcações de grande porte ao Porto de Aveiro.
Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água, locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos. E, sobretudo, é utilizada para a produção de sal. Uma actividade que já teve grande importância na economia aveirense, mas que tem vindo a perder com o decorrer dos anos a sua preponderância. Ainda assim, esta cultura continua viva, existindo actualmente dezenas de salinas em laboração. Praticada por meio de técnicas milenares, a produção de sal constitui uma das actividades tradicionais mais características de Aveiro.
Quanto ao Norte da Ria, a sua especificidade continua a dar cor à paisagem através da navegação frequente dos barcos moliceiros. Estas embarcações únicas e de linhas perfeitas, decoradas com ingénuos painéis decorativos, continuam a apanhar o moliço fertilizante de eleição, bem dentro dos mais exigentes e actuais parâmetros ecológicos, que transformou solos estéreis de areia em exuberantes terrenos agrícolas.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Eleições britânicas foram clarificadoras, comenta Marcelo
Primeiro-ministro António Costa com a expectativa de um Brexit ordenado após vitória conservadora nas legislativas de quinta-feira no Reino Unido.

Associação Portuguesa de Bancos rejeita alterações legislativas ao MB Way
Faria de Oliveira diz que “desde o início em que o MB Way foi lançado que estava prevista a aplicação de comissões na sua utilização”.

“No curto prazo os vencedores das eleições serão ou os partidos nacional-populistas ou políticos como Johnson”
Investigador britânico diz que a vitória dos conservadores confirma uma tendência, nos países ocidentais, para elegerem “líderes fortes” e fala numa adaptação bem-sucedida do primeiro-ministro à agenda populista.

Este Natal peço mais saúde para a Educação
As constantes notícias que me provocam angústia e amargura no coração só provam um diagnóstico de doença grave. Agressões verbais e físicas a professores, por parte de alunos e encarregados da, suposta, educação.

A efervescência terrena e telúrica em Vasco Mendonça
Step Right Up reúne três peças orquestrais do compositor português com o selo da Naxos. Uma sedutora porta de entrada num universo musical com uma profunda consciência dramática.

A guerra em família
Quando querem falar de si mesmos, os americanos voltam-se para o Vietname. Apocalypse Now, está de regresso, pela terceira vez, e numa terceira versão, porque devemos fazer amizade com o horror.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade