REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Ria

Natureza

Ria

E pensar que a formosa Ria resultou de um acidente hidrográfico? É verdade e um dos mais belos da costa portuguesa. 
A Ria de Aveiro é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna. 
Esta extensão lagunar ocupa 11.000 hectares, dos quais 6.000 estão permanentemente alagados, e é composta por quatro grandes canais ramificados em esteiros que circundam um sem número de ilhas e ilhotes. Ela é também o local eleito pelos rios Vouga, Antuã e Boco para desaguar os seus caudais.
Intrinsecamente ligada ao mar, dada a sua proximidade geográfica, a Ria é ainda por ele influenciada directamente. Comunica com o "filho do oceano" através de um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e S. Jacinto, permitindo o acesso de embarcações de grande porte ao Porto de Aveiro.
Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água, locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos. E, sobretudo, é utilizada para a produção de sal. Uma actividade que já teve grande importância na economia aveirense, mas que tem vindo a perder com o decorrer dos anos a sua preponderância. Ainda assim, esta cultura continua viva, existindo actualmente dezenas de salinas em laboração. Praticada por meio de técnicas milenares, a produção de sal constitui uma das actividades tradicionais mais características de Aveiro.
Quanto ao Norte da Ria, a sua especificidade continua a dar cor à paisagem através da navegação frequente dos barcos moliceiros. Estas embarcações únicas e de linhas perfeitas, decoradas com ingénuos painéis decorativos, continuam a apanhar o moliço fertilizante de eleição, bem dentro dos mais exigentes e actuais parâmetros ecológicos, que transformou solos estéreis de areia em exuberantes terrenos agrícolas.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Telma Monteiro garante medalha nos Europeus ao apurar-se para a final nos -57kg
A judoca portuguesa tentará conquistar a sua 15.ª medalha da carreira na competição.

Com a ajuda da UE, Governo promete investimento público ao nível pré-troika
Fundo de recuperação europeu, novas poupanças com juros e despesa corrente a crescer menos que o PIB são, no papel, a receita do Governo para reduzir o défice ao mesmo tempo que aumenta o investimento público

Físico Vítor Cardoso ganha bolsa de 5,3 milhões de euros na Dinamarca
Além de manter o seu grupo de investigação em Lisboa, com o novo financiamento investigador português vai poder criar um grupo em Copenhaga. E assim continuar a bisbilhotar o interior dos buracos negros.

Bispos preocupados com sustentabilidade financeira das paróquias e dos lares
Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, terminou encontro dos bispos portugueses em Fátima com alerta para a necessidade de o Ministério da Saúde reforçar o apoio aos lares de idosos.

Banco de Portugal dá pontapé de saída na simplificação das regras da banca
O BdP divulgou o relatório da consulta pública a anteprojeto de Código da Atividade Bancária, que deverá substituir o actual quadro legal da banca.

Poderão ter existido 2500 milhões de T-rex
O T-rex está entre os maiores dinossauros carnívoros. Tinha um crânio de 1,5 metros de comprimento e grandes e musculosas mandíbulas com uma força capaz de esmagar ossos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade