REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Ria

Natureza

Ria

E pensar que a formosa Ria resultou de um acidente hidrográfico? É verdade e um dos mais belos da costa portuguesa. 
A Ria de Aveiro é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna. 
Esta extensão lagunar ocupa 11.000 hectares, dos quais 6.000 estão permanentemente alagados, e é composta por quatro grandes canais ramificados em esteiros que circundam um sem número de ilhas e ilhotes. Ela é também o local eleito pelos rios Vouga, Antuã e Boco para desaguar os seus caudais.
Intrinsecamente ligada ao mar, dada a sua proximidade geográfica, a Ria é ainda por ele influenciada directamente. Comunica com o "filho do oceano" através de um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e S. Jacinto, permitindo o acesso de embarcações de grande porte ao Porto de Aveiro.
Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água, locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos. E, sobretudo, é utilizada para a produção de sal. Uma actividade que já teve grande importância na economia aveirense, mas que tem vindo a perder com o decorrer dos anos a sua preponderância. Ainda assim, esta cultura continua viva, existindo actualmente dezenas de salinas em laboração. Praticada por meio de técnicas milenares, a produção de sal constitui uma das actividades tradicionais mais características de Aveiro.
Quanto ao Norte da Ria, a sua especificidade continua a dar cor à paisagem através da navegação frequente dos barcos moliceiros. Estas embarcações únicas e de linhas perfeitas, decoradas com ingénuos painéis decorativos, continuam a apanhar o moliço fertilizante de eleição, bem dentro dos mais exigentes e actuais parâmetros ecológicos, que transformou solos estéreis de areia em exuberantes terrenos agrícolas.



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Milionário americano paga empréstimos de centenas de alunos universitários
Robert F. Smith vai gastar 40 milhões de dólares para eliminar as dívidas aos bancos de 400 alunos, um problema que penaliza ainda mais a comunidade afro-americana.

Liderava rede de pedofilia a partir de sucata. Começa hoje a ser julgado
O arguido havia sido condenado a uma pena suspensa de dois anos em 2017. Pelo menos desde 2015 que o arguido geria uma darknet onde partilhava filmes de cariz sexual com crianças.

Huawei garante que decisões sobre Android não afectarão clientes
Fabricante chinês diz que eventual exclusão do Android e da Google Play Store não será problema para quem tem telemóvel Huawei

O que fica depois do fim de A Guerra dos Tronos — o adeus dos actores e o aumento das audiências
Há mais uma bebida indesejada no episódio, mas a internet ocupa-se da despedida do elenco e das suas opiniões sobre o último acto da série.

Professores têm até 30 de Junho para decidir como querem recuperar tempo congelado
Docentes podem optar por receber um terço dos dois anos, nove meses e 18 dias já em Junho, em vez de esperarem pela próxima progressão. Regra está prevista no diploma publicado hoje que estende a recuperação do tempo a outras carreiras.

Angola quer legalizar taxistas, empregadas domésticas e vendedores de rua
Legalização dos grupos de trabalhadores que geram rendimentos no mercado informal é uma prioridade para o actual executivo. 58,3 milhões de euros vão servir para criar emprego e formalizar a economia informal.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade