Ilustração sobre a Localidade

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Natureza

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Situada no cordão litoral norte da Ria de Aveiro, esta reserva é o local por excelência da observação da fauna e flora, com destaque para as aves migratórias. Foi criada em 1979 com o intuito de proteger as dunas e o respectivo património florístico e faunístico. Um desafio que foi vencido já que além de representar uma das relíquias do ecossistema litoral do país, é uma das mais bem conservadas da Europa.
A reserva concentra elementos típicos da fauna e flora marinha e também da floresta. Isto porque as dunas estão associadas a uma mata de resinosas com cerca de 100 anos de idade, preenchida por núcleos de folhosas associados a pequenas zonas húmidas. Um espaço bastante rico e heterogéneo que por isso mesmo é considerado um ex-libris dos locais de maior interesse educativo. 
Quanto a medidas. A superfície da reserva é de 666 hectares, dos quais 90 são de reserva de recreio, 473,5 de reserva parcial e os restantes 102,5 de reserva integral.
Apreciá-la só mesmo com um passeio a pé e algumas horas disponíveis. E não faltarão atractivos neste meio natural para que a visita se torne numa das mais belas descobertas do que nos oferece a natureza. A própria reserva está preparada para receber os visitantes e ao longo do trilho foram previstas paragens em locais considerados de maior interesse e, ainda, zonas para merendas, devidamente equipadas. Dizem os técnicos que o tempo médio para percorrer a totalidade do trilho é de cerca de duas horas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

União Europeia aperta o cerco à Shein, que passa a ser “plataforma de grande dimensão”
O Regulamento dos Serviços Digitais determina que as empresas controlem os conteúdos ilegais e nocivos nas suas plataformas, bem como os produtos de contrafacção.

Enfermeiros “ligeiramente” optimistas com abertura do Governo para resolver problemas
Próxima reunião será marcada até ao dia 27 de Maio. Na lista dos “principais” temas a discutir com o Ministério da Saúde estão “a revisão da grelha salarial” e “um acordo colectivo de trabalho”.

Previsões apontam para quebras de 40% na cereja na Terra Quente Transmontana
Frio e chuva dos primeiros meses do ano afectaram a produção de cereja. “A flor acabou por ficar na própria árvore, não dando lugar ao fruto”. A colheita de variedades temporãs começa em Maio.

Imprensa internacional destaca desfile e eventuais reparações coloniais
Desde Moçambique a Angola até Brasil, Espanha, França e Inglaterra, a imprensa internacional marcou o cinquentenário da Revolução dos Cravos.

Covid-19: Uso excessivo de antibióticos pode ter agravado resistência antimicrobiana
“Estes dados chamam a atenção para a necessidade de melhorias no uso racional de antibióticos para minimizar consequências negativas para os pacientes e as populações”, alerta responsável da OMS.

No duelo entre “as duas melhores carnes do mundo” triunfou um português
Mais de uma centena de carnívoros de vários países reuniram-se em Madrid para celebrar duas carnes únicas: o boi galego e o porco ibérico Manchado de Jabugo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade