REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Natureza

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Situada no cordão litoral norte da Ria de Aveiro, esta reserva é o local por excelência da observação da fauna e flora, com destaque para as aves migratórias. Foi criada em 1979 com o intuito de proteger as dunas e o respectivo património florístico e faunístico. Um desafio que foi vencido já que além de representar uma das relíquias do ecossistema litoral do país, é uma das mais bem conservadas da Europa.
A reserva concentra elementos típicos da fauna e flora marinha e também da floresta. Isto porque as dunas estão associadas a uma mata de resinosas com cerca de 100 anos de idade, preenchida por núcleos de folhosas associados a pequenas zonas húmidas. Um espaço bastante rico e heterogéneo que por isso mesmo é considerado um ex-libris dos locais de maior interesse educativo. 
Quanto a medidas. A superfície da reserva é de 666 hectares, dos quais 90 são de reserva de recreio, 473,5 de reserva parcial e os restantes 102,5 de reserva integral.
Apreciá-la só mesmo com um passeio a pé e algumas horas disponíveis. E não faltarão atractivos neste meio natural para que a visita se torne numa das mais belas descobertas do que nos oferece a natureza. A própria reserva está preparada para receber os visitantes e ao longo do trilho foram previstas paragens em locais considerados de maior interesse e, ainda, zonas para merendas, devidamente equipadas. Dizem os técnicos que o tempo médio para percorrer a totalidade do trilho é de cerca de duas horas.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Palcos da semana
Enquanto o Maria Matos reabre com “uma Rua Sésamo em esteróides”, Serralves ilumina-se à noite. A arte pública vai aos Açores, Ponte de Lima oferece espectáculos e Olhão entra num novo FICLO.

Presidente da República promulga lei sobre elisão fiscal “embora com dúvidas”
Marcelo Rebelo de Sousa justificou ter dado luz verde à lei tendo em conta “o objectivo genérico de luta contra a evasão fiscal e o crime de colarinho branco”.

Covid-19 volta a bater recordes na Índia: já há 850 mil infectados
Novo coronavírus já matou mais de 561 mil pessoas e infectou quase 12,6 milhões no mundo.

Testes aos forcados, lotação reduzida a metade: as novas regras para as touradas
Inspecção-Geral das Actividades Culturais actualiza normas discutidas com DGS. “Finalmente”, há “igualdade na retoma de espectáculos culturais”, diz ProToiro.

Uma visita à aldeia
Não se pode visitar a Aldeia do Zé Franco sem experimentar a sua principal especialidade gastronómica. Quando lá se chega, o cheirinho invade-nos imediatamente e não há forma de não perceber que o pão com chouriço está a ser feito nos fornos de lenha da padaria. Posso constatar que é, certamente, o melhor da região.

As aguarelas de Pedro dizem Obrigado a quem enfrenta a covid-19

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade